Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Mouro Emprestado
    há 13 horas, sapo disse:

Olá  a todos,

Queria pedir a vossa ajuda na reestruturação da minha carteira. Tenho diversas aplicações espalhadas por algumas entidades bancárias e pretendo a pouco e pouco ir fechando as posições que tenho para organizar a minha carteira de forma coerente e a longo prazo (mín. 18 anos).

Nesse sentido, tenho pensado uma estratégias assente num portefólio Harrie Brown, adaptado para europeus. 

Precisava da vossa ajuda, para já, na escolha de um ETF de obrigações que encaixasse nessa estratégia. 

Tenho pensado no  

- Lyxor Euro Government Bond 15+Y (DR) UCITS ETF (ISIN LU1287023268) - Disponível no Best

ou

- Lyxor EUROMTS 5-7Y Investment Grade (DR) UCITS ETF - C-EUR (EUR) MTC - Disponível no Best

A minha questão prende-se com as maturidades, se neste tipo de estratégia é mais conveniente um ou outro (ou eventualmente os dois). O plano é fazer 2 rebalanceamentos anuais.

Obrigado pela vossa ajuda

Estás a falar do Portfolio Permanente do Harry Browne, certo?

Nesse sentido, vais adoptar uma estratégia barbell, de juntar a componente de cash e de obrigações de longo prazo num único produto cuja duração média das obrigações seja semelhante a um prazo intermédio? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

há 1 hora, Mouro Emprestado disse:

Estás a falar do Portfolio Permanente do Harry Browne, certo?

Nesse sentido, vais adoptar uma estratégia barbell, de juntar a componente de cash e de obrigações de longo prazo num único produto cuja duração média das obrigações seja semelhante a um prazo intermédio?

Sim, do Harry Browne.

A componente de "cash" consistiria na parte dos DP (5%) e CTPM (cerca de 20%), com um peso total a rondar os 25%. Estou a pensar, em momento posterior, alocar uma parte a Ouro, mas ainda está em estudo. 

Estou um pouco indeciso quanto às obrigações, não sei se devo avançar para as de maturidade mais longa >15 anos? Que acha?

Depois também precisava da opinião relativamente a obrigações de dívida soberana que neste momento possuo. Falamos de Dívida de Portugal com maturidade em 2034. Nesta caso, se decidir mantê-la por mais algum tempo (por causa do juro) que ponderação lhe hei-de dar na carteira?

Se calhar ficou tudo um pouco confuso ?

Obrigado pela ajuda. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 8 minutos, sapo disse:

Sim, do Harry Browne.

A componente de "cash" consistiria na parte dos DP (5%) e CTPM (cerca de 20%), com um peso total a rondar os 25%. Estou a pensar, em momento posterior, alocar uma parte a Ouro, mas ainda está em estudo. 

Estou um pouco indeciso quanto às obrigações, não sei se devo avançar para as de maturidade mais longa >15 anos? Que acha?

Depois também precisava da opinião relativamente a obrigações de dívida soberana que neste momento possuo. Falamos de Dívida de Portugal com maturidade em 2034. Nesta caso, se decidir mantê-la por mais algum tempo (por causa do juro) que ponderação lhe hei-de dar na carteira?

Se calhar ficou tudo um pouco confuso ?

Obrigado pela ajuda. 

Não me leve a mal, mas que grande confusão que para aí vai.

O Portfolio Permanente só faz sentido com um all-in: 25% cash, 25% ouro, 25% obrigações de LP e 25% acções.

Esqueça a análise a cada uma das componentes do PP em separado, o PP só faz sentido analisando-se o todo, dado ser mais do que a soma das partes.

Variações disso fazem da carteira ser uma outra coisa qualquer que não o PP.

Ou seja, ou avança logo com o ouro, ou não avança e assim terá uma carteira a tender para os Bogleheads (o que não tem mal nenhum!): acções + obrigações de prazo intermédio, com uma parte alocada a "fundos de emergência".

Se avançar com o PP, para as obrigações não há dúvidas: prazo longo, quanto mais longo melhor!

Quanto às obrigações portuguesas que tem, poderão ser alocadas à parte das obrigações de longo-prazo. Quando estiver a 10 anos do resgate (lá para 2024 e contando que o PS e os restantes burgessos caviares não f***** outra vez o país), venda essas obrigações e compre novas obrigações (ou um ETF que faça isso por si!) com maturidade mais longa.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Mouro Emprestado disse:

(lá para 2024 e contando que o PS e os restantes burgessos caviares não f***** outra vez o país9

Esperemos que não!!! ?

há 3 minutos, Mouro Emprestado disse:

Ou seja, ou avança logo com o ouro, ou não avança e assim terá uma carteira a tender para os Bogleheads (o que não tem mal nenhum!): acções + obrigações de prazo intermédio, com uma parte alocada a "fundos de emergência".

Sim, tem razão, também me parece que está a pender mais para esse lado. 

Um abraço e obrigado pelas dicas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem! Um grande obrigado a todos os intervenientes deste tópico, desde o Salvador que me cativou a ler isto tudo desde o inicio, até ao Mouro e companhia que ultimamente têm sido muitíssimo activos.

Tenho 23, e cerca de 10k para investir, e até aqui, andava sempre a colocar o dinheiro na conta poupança do BIG, ou seja, a inflação fez com que eu perdesse até dinheiro. Sendo eu novo, vou entrar numa perspectiva de 80/20, mas que só irei efectivar realmente esta estratégia quando começar a receber rendimentos certos, que é, em principio no final de este ano, dado que iniciarei o meu percurso profissional. Até lá, vou colocar cerca de 30% alocados diretamente a acções de uma empresa que acho que está literalmente em saldos, e que acho que deverá triplicar ou quadruplicar o valor de cada UP em 2 anos. Escrevi sobre esta no tópico das acções.

Colocando 30% diretamente em acções, restam-me 70% da poupança para alocar a um portfólio 80/20.

Será simples e composto por

80% Acções

60% IWDA - https://www.justetf.com/de-en/etf-profile.html?isin=IE00B4L5Y983 ou SPDR https://www.justetf.com/de-en/etf-profile.html?cmode=compare&groupField=none&sortField=name&sortOrder=asc&from=search&isin=IE00BFY0GT14

Estou na duvida entre os 2, será que compensa o segundo pela ter mais baixa dem 0,08%? É bastante mais pequeno e recente.

20% S&P500 - https://www.justetf.com/de-en/etf-profile.html?query=IE00B3XXRP09&groupField=index&from=search&isin=IE00B3XXRP09

Aqui qualquer um que siga o índice SP500 servirá, mas escolhi este porque estou inclinado para o IWDA que é cotado na bolsa EAM e este também.

20% Obrigações

Ainda estou um pouco na dúvida porque não compreendo completamente o que é, mas quero algo tipo Obrigações governamentais médio prazo.

Sugerem algum em especial? E porque? Sou mesmo sincero que a parte das obrigações é a que me custa mais a perceber.

Aparte disto, andei a brincar na Degiro com os tais 30% para ver o mecanismo e testar a APP. Sou um rapaz com alta tolerância ao risco que começou a brincar nos mercados das Criptos aos 18 e desde aí já apanhou muitos sustos, e aprendeu que relaxar e que acreditar no futuro é quase sempre o melhor remédio. Neste momento, sinto que aguentaria perfeitamente um drawdown de 40%, dado que tive mais que isso nas cripto e continuei! Agora até estão a dar um resultado porreiro :)

Fiz conta basic na degiro e criei agora custody, pois não tinha entendido a 100% o que eram as diferenças das duas.

Daqui para a frente, irei começar a varrer todos os livros de "leituras recomendadas" do tópico ao lado e espero crescer em conhecimento sobre investimento para poder  vir acrescentar qualquer coisa ao tópico. Não sou da área da Gestão, mas sim de engenharia e gestão, onde aplicamos os poucos conceitos que aprendemos no ensino académico apenas a nível industrial. Deste modo, pretendo aprender como aplicar os melhores princípios financeiros de forma a que me possa reformar do trabalho 8-19h relativamente cedo.

Editado por Capital
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, ZePAG disse:

É assim,

A partir do momento em que colocas 30% numa acção o teu portfólio passa efectivamente a ser 86/14. E porque motivo achas que essa ação está em saldo? De certeza que o preço dela não reflecte já isso? Tens assim tanto a certeza que vai triplicar da valor?

Se estás a pensar numa óptima de longo prazo acho que deves abandonar essa perspectiva de investimento (o que não invalida que seja correcta!). Agora que colocar 30% do teu património numa única aposta acho um exagero. Digo o mesmo para a escolha do ETF do SP500, com essa decisão vais estar a sobrecarregar o teu portólio nos EUA.

Obrigado Ze!

Referi o porque de achar que a acção está em saldo no tópico das acções. Não posso ter a certeza que vai triplicar, mas poderei dizer que estou mesmo muito "crente" que irá subir bastante no próximo ano. É uma empresa com as qual tive relações profissionais o ano passado e que percebi o porque da queda abrupta, e que também estou a par dos programas implementados para que esta volte a estar numa subida ascendente. A eletrificação irá contribuir muitíssimo para que esta acção valorize.

O meu patrimonio é muito pequeno, são só ~10k e eu só tenho 23 anos. Estou disposto a correr riscos e toda a gestão emocional que fiz o ano passado (de retirar em quedas) ensinou-me a acreditar que mais vale esperar. Aliás, já estou a recuperar perdas nas cripto ao ser bem mais paciente e racional, embora saiba que isto é especulativo as sh*t.

As acções já estão compradas e penso que daqui por um mês já as podia vender com um bom lucro (+5%). Restam-me 6.5k para colocar nos ETF's e estou bastante indeciso nas obrigações.

Neste momento, arrisco imenso porque ainda estou em casa dos pais e tenho a tranquilidade de estar seguro, mesmo em caso de perdas grandes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, Mouro Emprestado disse:

Depende das margens bid/ask. Sendo o IWDA mais antigo e com mais activos, essa margem deve ser mais pequena. É o tal custo residual que não aparece em nenhum back-test, mas que é importante depois na nossa carteira real.

Para além disso, a iShares empresta parte dos activos para recuperar parte do valores do fee de gestão face ao índice. Tanto que me lembro de o comparar para outros ETFs com fees de gestão mais baixos, sendo que ainda assim tinha um crescimento superior (mas muito muito residual).

Quero isto dizer que há mais vida para além do valor dos fees de gestão ?

Portanto, achas que no futuro o SP500 terá um melhor desempenho que o MSCI World (dado que as empresas que compõem o SP500 também estão no índice mundial).

Sendo assim, porque investes nos 2?

Não vais estar a diversificar, quanto muito vais estar a fazer uma aposta activa no índice americano face às empresas do resto do mundo. Pode correr bem ou correr menos bem para o futuro (na 1.ª década do sec XXI o SP500 teve pior desempenho, nesta década que está prestes a terminar teve melhor desempenho, para o futuro, logo se vê).

No tópico já foram dadas alternativas, mas o melhor é analisar o histórico de cada índice, isto no pressuposto que diferentes ETFs de obrigações soberanas europeias de prazo intermédio seguem índices diferentes.

Para todos os efeitos, sendo o activo seguro, quanto maior a % alocada aos países desenvolvidos da UE (Holanda, Alemanha, Áustria, etc) melhor.

Se queres que te diga, ter umas noções de macro economia, micro economia, economia monetária ou de finanças é irrelevante para efeitos da análise de investimento (diria até que quanto menos se sabe melhor).

Posto isto, não é através do investimento que uma pessoa se pode reformar mais cedo.

Para isso é preciso primeiro que tudo criar riqueza, de forma a que essa riqueza, a partir de certo valor, valorize o suficiente para cobrir os gastos mensais actuais (e futuros).

Acho que já vi por aí um valor de 640.000 euros para se viver confortavelmente em Portugal, desde que se tenha a casa paga (estamos a falar de cerca de 18k de rendimento anual líquido, considerando uma taxa média de valorização de 4% e um imposto de 28%). Difícil difícil é chegar a esse valor trabalhando em Portugal. Pelo menos com os colectivistas que mandam neste país desde os tempos imemoriais, porque o 'tuga médio é estúpido e ignorante e está sempre à espera de uma migalha do estado (que mais não faz do que roubar a uns para distribuir a outros). Enquanto a nossa mentalidade não mudar, vamos sempre ficar na mesma!

Ou seja, aconselhas o IWDA ou o SPDR? :)))

2º - Acredito que o SP500 seja uma aposta tão boa quanto o MSCI, e também acredito muito na américa e que empresas como Apple Amazons e afins nunca vão perder o valor que já têm nos próximos 10 anos. Eu sei que o MSCI já as tem, mas acredito tanto nestas que acho que ter ainda mais exposição ao SP500 é uma boa aposta.

Quanto às obrigações, já foram dadas bastantes alternativas sim, mas como eu não compreendo realmente o conceito de obrigação como gostava, não sei distinguir com capacidade analítica "real" um ETF de acções medio prazo ou longo prazo, pedia uma certa ajuda na escolha do ETF de obrigações para compor o portefólio.

3º - Eu gosto de saber um pouco de tudo, quero perceber de mercados financeiros, civil, industrial, obras, aviação, e até de agricultura, e planei-o dedicar-me a esta aos 40's, quando me "reformar"...

Eu penso que é também através do investimento que uma pessoa se reforma mais cedo. Se uma pessoa juntar 200k e tiver estes 200k a render numa idade ainda nova (45-), tem capacidade para chegar à reforma mais cedo que os restantes. Acho que o investimento é crucial para quem se quer realmente reformar mais cedo.

Criar riqueza é o que estou a tentar fazer agora. Estou na area de empreendedorismo a criar uma solução para resolver um problema que afecta grande parte dos utilizadores de um mercado especifico. Penso que o que estou a desenvolver me permitirá ganhar bastante dinheiro nos 20's, mas para já são tudo planos. Assim, queria ter capacidade para saber onde aplicar o guito que virá da minha "Empresa", dado que esta não será algo muito escalavel.

Não acredito que Portugal mude nem acredito que 640k em investimentos financeiros dê para alguém viver. Talvez com investimentos no imobiliário dê. Tenho familia que investiu ha 2 anos em apartamentos e com bem menos que esse valor, tira mais de 18k anuais. Logicamente que depois vem o estado XUXA e comuna e come grande fatia.

De momento quero realmente correr riscos e fazer um portfólio mais ambicioso,  tenho familia direta com grande estabilidade financeira o que me dá uma certa vantagem, dado que a reforma, por si só, está relativamente assegurada. Mas quero ser "rico" bastante mais cedo :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 8 minutos, larbac disse:

Boas

O que acham deste ETF gratuito na Degiro, baseado no SP500?

ISHARES S&P 500 IE0031442068

Segue o SP500 e tem um montante elevado de AUM.

Não faço apostas nas acções pelo que prefiro acções mundiais.

há 8 minutos, larbac disse:

É preferivel um investimento em ETF maioritariamente ou mais em Acçoes?

Obrigado

Não se percebe a pergunta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Mouro Emprestado disse:

Segue o SP500 e tem um montante elevado de AUM.

Não faço apostas nas acções pelo que prefiro acções mundiais.

O que é AUM?? EHHEHE

Não se percebe a pergunta.

O que pergunto é se é preferivel fazer mais investimento em ETF's ou em Acçoes ditas normais?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

AUM = assets under management

"é se é preferivel fazer mais investimento em ETF's ou em Acçoes ditas normais?" 

Quando se investe em acções, corremos basicamente 2 riscos:

- risco do mercado

- risco da empresa

Ora, no caso dos ETFs, o "risco da empresa" é residual / inexistente.

O que achas melhor: investir na Enron ou no SP500?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E no caso de um ETF, se quem gere esse ETF, gerir mal a coisa e falir, ficamos sem nada, certo?

No caso de uma gestão pessoal de acçoes variada por várias empresas, se uma for abaixo, não se perde tudo... Digo eu...

O AUM é "coisa má"? Desculpa-me estas questões...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, Francisco_ disse:

Nao, num ETF quanto mais AuM melhor (economia de escala, mais liquidez, margens de compra/venda de unidades mais curtas e apertadas)

Ah, então este ETF ISHARES S&P 500 IE0031442068 será uma boa aposta, certo?

Outra questão: as ETF pagam dividendos? Como é que eu sei ver isso na documentação?

Editado por larbac
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    39 minutes ago, larbac said:

Ah, então este ETF ISHARES S&P 500 IE0031442068 será uma boa aposta, certo?

Outra questão: as ETF pagam dividendos? Como é que eu sei ver isso na documentação?

Depende dos seus objectivos, mas se pretende um ETF de capitalização que siga o índice S&P 500 existe também o "primo" desse fornecido pela iShares que acumula automaticamente os dividendos com eficiência fiscal: IE00B5BMR087.

Normalmente vejo a informaçao do ETF ou no JustETF, onde diz "Distribution policy" em conjunto com "Distribution frequency":

Screenshot_2020-01-20_08-51-16.thumb.png.0103b173edae2174f1b424e485c4d12a.png

ou na ficha informativa do produto onde diz "Use of Income"  em conjunto com "Distribution Frequency":

Screenshot_2020-01-20_08-51-49.png.01d08f7ad8e01b3c18fa5cf233c99378.png

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Neste ETF especifico que coloquei eles põem o dividendo assim:

Current dividend yield

Current dividend yield Premium Feature
    Dividends (last 12 months) EUR 0.43

Historic dividend yields

Period Dividend in EUR Dividend yield in %
    1 Year EUR 0.43 Premium Feature
    2019 EUR 0.43
    2018 EUR 0.37
    2017 EUR 0.34
    2016

EUR 0.29

Esse valor de 0.43€ é sobre o total do investimento ou percentagem?

Editado por larbac
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    3 hours ago, larbac said:

Neste ETF especifico que coloquei eles põem o dividendo assim:

Current dividend yield

Current dividend yield Premium Feature
    Dividends (last 12 months) EUR 0.43

Historic dividend yields

Period Dividend in EUR Dividend yield in %
    1 Year EUR 0.43 Premium Feature
    2019 EUR 0.43
    2018 EUR 0.37
    2017 EUR 0.34
    2016

EUR 0.29

Esse valor de 0.43€ é sobre o total do investimento ou percentagem?

Nesse exemplo que citou no ultimo ano ao somar as quatro entregas foram 0.43€ por cada unidade do ETF que tem em carteira, antes de impostos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    1 hour ago, larbac said:

Seriam então 0.43€ por unidade anual ou por trimestre?

A cada trimestre e´ realizada uma distribuiçao, o valor a distribuir nesse trimestre e´ dado por cada unidade que detiver do ETF ´a data da distribuiçao. No JustETF consegue ver o historico dos valores distribuidos a cada trimestre.

Para o que referiu, por exemplo se durante um ano inteiro (nas quatro distribuiçoes) tivesse mantido unidades do ETF, entao teria recebido 0.43 € (antes de taxas e impostos) no total por cada unidade detida.

Editado por Francisco_
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    58 minutes ago, larbac said:

Fazendo contas rapidas:

se investir 1000€, vai dar cerca de 33 unidades. Essas 33 unidades x 0.43, vai dar 14.19€ anuais.

É isso?

Sim, mas isso antes de taxas/comissões do intermediário financeiro e da tributação decorrente (dupla tributação, vai ter depois de acertar contas com a AT em Portugal, por exemplo, ou ate outros). O valor liquido trimestral entregue na sua conta ja' vai estar liquido dessas implicações, ´a cabeça, o trabalho dos acertos depois e´ seu.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico