Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

há 7 horas, Joao Branco disse:

Desculpem mas não entendi...que custos esta a falar o mouro emprestado nos etf que precisem dessa diluição, estando a falar p.ex de uso da degiro?

Se gastas 10€ (valor pago no Best e Invest) num investimento de 100€ estes correspondem a 10% do total. 

Se o investimento for 5000€ o custo de aquisição já é apenas 0.2% (10/5000)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

há 12 horas, Miguel C disse:

Olá malta,

sou novo aqui no fórum, mais concretamente neste excelente tópico e gostava de ouvir a vossa opinião sobre a minha intenção.

Até à presente data, tenho direcionado os meus investimentos quase na totalidade para o sector imobiliário. Pretendendo manter a mesma intensidade e dedicação nesses investimentos montando em paralelo um Lazy portfolio, de longo prazo, mínimo 10 anos, com reforços anuais, de perfil conservador/médio, diversificado e de baixo custo, nos moldes enunciados pelo Salvador no início deste tópico.

Não estou a zero neste assunto, pois tenho lido alguns livros, blogues e assistido a vídeos sobre o tema, mas percebo que teria de investir bastante tempo para conseguir nadar sem braçadeiras nesta praia, e não é para já essa a minha intenção e disponibilidade, pelo menos a curto prazo.

Alguém me quer assessorar ou ajudar a montar o meu portfolio?

Olá Miguel, bem vindo. Já tens uma ideia acerca da tua alocação alvo? Qual a divisão entre Equity/Dívida que pretendes?

Já leste o suficiente para saber o que fazer em caso de queda abrupta do mercado? Ex.: Tens uma alocação de 60/40 (Equity/Divida) e o mercado accionista cai 50% fazendo com que o teu portfólio caia 30%. O que fazes (teoria vs prática)?

Abraço,

sinbad

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
      há 11 horas, Joao Branco disse:

Desculpem mas não entendi...que custos esta a falar o mouro emprestado nos etf que precisem dessa diluição, estando a falar p.ex de uso da degiro?

Se gastas 10€ (valor pago no Best e Invest) num investimento de 100€ estes correspondem a 10% do total. 

Se o investimento for 5000€ o custo de aquisição já é apenas 0.2% (10/5000)

João, normalmente os brokers têm comissões mínimas (para garantir que se as pessoas fizerem transações muito pequenas são penalizadas) e para montantes mais elevados paga-se uma comissão em % do montante negociado. O que convém ver é no broker que usas qual o valor negociado que faz com que a comissão a pagar em % seja igual ao valor de comissão mínima - esse seria o valor negociado de indiferença.

Ex.: imagina que no teu broker existe uma comissão mínima de 10 eur e a comissão em % é de 0.1% do valor transaccionado (valores exemplificativos) - se fosse esse o caso o montante negociado de indiferença seria igual a 10.000 eur (10 eur / 0.1%) pois 10.000*0.1% = 10 eur e como tal não deverias, na minha opinião, fazer transações de valor inferior a 10.000 eur (neste exemplo) pois estarias a pagar uma comissão cujo custo em % seria superior ao que irias suportar caso respeitasses o montante mínimo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, sinbad disse:

Olá Miguel, bem vindo. Já tens uma ideia acerca da tua alocação alvo? Qual a divisão entre Equity/Dívida que pretendes?

Já leste o suficiente para saber o que fazer em caso de queda abrupta do mercado? Ex.: Tens uma alocação de 60/40 (Equity/Divida) e o mercado accionista cai 50% fazendo com que o teu portfólio caia 30%. O que fazes (teoria vs prática)?

Abraço,

sinbad

Sinbal, desde logo muito obrigado,

Sim tenho, o propósito do investimento é ser num futuro de sensivelmente 15 anos um complemento de reforma ou suporte à formação dos meus filhos.

Sim a relação que tenho em mente é essa de 60/40 e talvez manter ao longo do tempo, não indo assim acompanhando a relação com a minha idade, ficar sempre nos 40 anos rsrs.

Se o mercado accionista cair, a estratégia é ir reequilibrando e manter, tendo como base o historial de que a longo prazo existe "sempre" valorização.

muito obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, sinbad disse:

OK, na página 131 deste mesmo tópico tens lá uma entrada minha onde podes ver o meu portfólio bem como os resultados desde o momento em que implementei a estratégia até ao agora. Tenho tido uma alocação em torno de 50/50 mas o meu objetivo é também convergir para 60/40. Olhando para trás gostaria de ter tido mais peso em acções mas só é assim porque a componente equity tem subido imenso e fico com a sensação de que poderia ter ganho mais, mas enfim escolher uma alocação é isto mesmo: é escolher a que nos permite participar nos ganhos do mercado ao mesmo tempo que nos permite dormir à noite (eat well vs sleep well).

Como podes ver dos ETF's que uso são essencialmente o IWDA (índice de ações mundial) para a parte equity e o IBGS (Dívida pública europeia) para a parte da dívida (ignorando os Certificados de Tesouro). Além disso (e seguindo info de diversos livros) acrescentei umas pequenas posições, em torno de 5%, a REIT (Real Estate), Emerging Markets, Small Caps e Value. Com base nos meus resultados (amostra temporal muito curta) estas adições só prejudicaram. Como no passado recente "Big Caps" tem sido o que mais valorizou mais valia ter, na parte Equity, só usado o IWDA, mas nunca sabemos como será no futuro. Pode ser que no futuro Emerging Markets, Small Caps, Value, REIT ganhem mais do que Big Caps, nunca sabemos. Mas quem queira mantém o seu portfólio super simples (pelo menos para começar - para ganhar mais experiência e juntar mais cash para investir) não me faz confusão que na componente Equity só use o IWDA.

Na componente de Dívida eu pessoalmente considero que esta deve ser o mais defensiva possível (ter o menos risco possível) e portanto, mesmo prejudicando a rendibilidade, não possuo dívidas de empresas (corporate) mas apenas de Estados/Países (Sovereign). Como podes ver na pág 131 os resultados do IBGS não têm sido famosos mas é, na minha opinião, o preço a pagar pela segurança que dá. Eventualmente se tivesse ETF's com dívida de empresas teria rendibilidades mais interessantes nessa componente mas num hipotético cenário de crise teria perdas não só na componente Equity mas também na de dívida perdendo-se, assim, um pouco do papel de "porto seguro" que as Obrigações/Dívida pretendem ser. Há quem pense diferente.

Enfim, aqui fica a minha contribuição baseada na minha experiência. Aconselho-te que continues a ler muito sobre este assunto (Swedroe, Bogle, Malkiel, Ferri, William Bernstein) para cada vez mais ganhares confiança no tema para que quando os mercados comecem a cair (2020? quem sabe?) tenhas confiança na estratégia que escolheste e não te comeces a questionar e, pior do que isso, vender na pior altura.

Muito obrigado Sinbal,

vou estudar com atenção o que escreveste. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas, o que acham de um portfolio de 10.000€ ser distribuido desta forma em ETFs

40% SPDR MSCI World UCITS ETF

60% iShares Core Global Aggregate Bond UCITS ETF EUR Hedged

Não gosto de correr muitos riscos e nunca investi antes em ETFs mas pelo que estive a analisar essas 2 parecem me bem, mas não sei... Gostava de uma segunda opinião

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    14 hours ago, Nonothing said:

Boas, o que acham de um portfolio de 10.000€ ser distribuido desta forma em ETFs

Não gosto de correr muitos riscos e nunca investi antes em ETFs mas pelo que estive a analisar essas 2 parecem me bem, mas não sei... Gostava de uma segunda opinião

Eu não vejo assim nada de fundamentalmente mal com as escolhas. Depende um pouco que correctora/banco será utilizado, se é para fazer reforços regulares ou não.

Para ter uma ideia geral do risco associado às distribuições de percentagem entre acções e obrigações pode ver aqui:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    On 1/6/2020 at 12:45 AM, Guest ZeTeixeira said:

Quanto a REITs é bom para se ter? Num cenário em que tenho apenas 1000€ para colocar num portfolio da DEGIRO seria uma boa ideia comprar WPG que é um REIT e paga dividendos de $1 ? Vi um video no youtube a falar que era um investimento muito bom e fiquei com dúvidas, obrigado desde já 

Obs: O video a que me refiro é este: https://youtu.be/QyEpqgsuJ6s?t=44

Não vejo como nesse cenário seria um bom investimento, basicamente se existir o dividendo como descrito será em grande parte o seu próprio capital investido a ser retornado por fases com pagamento de tributação na sua totalidade.

Editado por Francisco_
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 20 horas, Nonothing disse:

Tens de ver  se os spreads bid-ask compensam esse ETF versus o iShares Core MSCI World (que ainda por cima é gratuito na Degiro).

há 20 horas, Nonothing disse:

Pessoalmente, obrigações apenas soberanas, de preferência de países com potencial de não se virem a tornar em failed-states.

Por exemplo: https://www.justetf.com/de-en/etf-profile.html?groupField=none&cmode=compare&sortField=name&sortOrder=asc&from=search&isin=LU0378818131

Eventualmente para teres uma ideia do risco, procura pelo índice seguido pelo iShares Core Global Aggregate Bond para veres como se portou em 2007-2009.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 06/01/2020 às 23:55, Nonothing disse:

Sou a favor do SPDR MSCI World UCITS ETF, boa escolha,

É atualmente o meu ETF de equity preferido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    15 hours ago, Mouro Emprestado said:

Eventualmente para teres uma ideia do risco, procura pelo índice seguido pelo iShares Core Global Aggregate Bond para veres como se portou em 2007-2009.

Screenshot_2020-01-07_23-22-29.png.0fe03952038efe63620f02355e1b96f3.png

Como pode interessar a mais pessoas que vejam o tópico, aqui fica a informação vinda do índice. Neste caso seria a coluna mais `a direita, a EUR Hedged.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 hora, Francisco_ disse:

Screenshot_2020-01-07_23-22-29.png.0fe03952038efe63620f02355e1b96f3.png

Como pode interessar a mais pessoas que vejam o tópico, aqui fica a informação vinda do índice. Neste caso seria a coluna mais `a direita, a EUR Hedged.

Onde arranjaste isso?

Eu aqui há procura e só encontro no site da bloomberg, onde só existe histórico para 5 anos ? ? ? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde a todos,

Correndo o risco de estar a tornar este tópico uma vez mais repetitivo, porque esta conversa já aconteceu em vários momentos ao longo do mesmo, a verdade é que no momento do nosso próprio investimento, o normal é querermos falar dele, e escutar opiniões acerca dele.

Ponto prévio, já li todo este tópico, e da mesma forma não chego aqui a zeros. Tenho aquilo a que se pode chamar um conhecimento básico sobre Etf´s, fruto de algumas leituras. Mas não tenho qualquer tipo de conhecimento prático, nunca negociei nem nunca investi.

Tenho grande parte do meu dinheiro em depósitos a prazo. Tenho ainda subscrito o ARPPR que reforço anualmente. Uma vez que sou cliente do banco Invest, gostaria de investir em Etfs através desse banco.

Seguindo a lógica mais convencional pretendo adquirir um etf de acções globais, bem como um etf de obrigações globais.

Estou inclinado para estes dois : XTRACKERS MSCI WORLD UCITS ETF

XTRACKERS II GLOBAL AGGREGATE BOND SWAP

A alocação seria de 60/40, investimento inicial 10000.00€, reforços anuais 4000€.

Quem utiliza o banco Invest, recomendaria algo de diferente? O Etf de obrigações é um Swap, no entanto no Invest não existe nenhum etf disponível de obrigações globais e com um tamanho interessante que não seja Swap.

Qual é o verdadeiro risco de adquirir um Swap?

Agradeço todas as considerações que considerarem pertinentes. Por tudo o que já li neste fórum, não tenho dúvidas de que existem pessoas com enormes conhecimentos por aqui.

O meu muito obrigado desde já

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Moedinha disse:

Boa tarde a todos,

Correndo o risco de estar a tornar este tópico uma vez mais repetitivo, porque esta conversa já aconteceu em vários momentos ao longo do mesmo, a verdade é que no momento do nosso próprio investimento, o normal é querermos falar dele, e escutar opiniões acerca dele.

Ponto prévio, já li todo este tópico, e da mesma forma não chego aqui a zeros. Tenho aquilo a que se pode chamar um conhecimento básico sobre Etf´s, fruto de algumas leituras. Mas não tenho qualquer tipo de conhecimento prático, nunca negociei nem nunca investi.

Tenho grande parte do meu dinheiro em depósitos a prazo. Tenho ainda subscrito o ARPPR que reforço anualmente. Uma vez que sou cliente do banco Invest, gostaria de investir em Etfs através desse banco.

Seguindo a lógica mais convencional pretendo adquirir um etf de acções globais, bem como um etf de obrigações globais.

A alocação seria de 60/40, investimento inicial 10000.00€, reforços anuais 4000€.

Quem utiliza o banco Invest, recomendaria algo de diferente? O Etf de obrigações é um Swap, no entanto no Invest não existe nenhum etf disponível de obrigações globais e com um tamanho interessante que não seja Swap.

Agradeço todas as considerações que considerarem pertinentes. Por tudo o que já li neste fórum, não tenho dúvidas de que existem pessoas com enormes conhecimentos por aqui.

Só uma nota que não sei se tens conhecimento ou não, o XTRACKERS MSCI WORLD UCITS ETF segue o índice MSCI World que só tem ações de 23 países desenvolvidos.

Se a tua ideia for essa, parece-me uma opção aceitável, mas eu pessoalmente preferia o SPDR MSCI World UCITS ETFISIN IE00BFY0GT14

Se quiseres um que siga o mercado do mundo inteiro, tens de escolher um ETF que siga outro índice, como o FTSE All world, por exemplo o Vanguard FTSE All-World UCITS ETF

Boa sorte com os investimentos.

Editado por CountingCents
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 hora, Moedinha disse:

Boa tarde a todos,

Se procurares na net, encontrarás artigos sobre os riscos de se investir em ETFs de replicação sintética.

Ainda para mais é o DB, sabe-se lá o que vai acontecer na próxima crise financeira.

Posto isto, e se fazes mesmo mas mesmo questão de investires apenas via Invest, tens uma alternativa física a esse ETF (ainda para mais com dívida apenas pública): LU0378818131

A 5 anos, ambos têm uma performance muito semelhante por exemplo:

chart-9.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 4 minutos, CountingCents disse:

Só uma nota que não sei se tens conhecimento ou não, o XTRACKERS MSCI WORLD UCITS ETF segue o índice MSCI World que só tem ações de 23 países desenvolvidos.

Se a tua ideia for essa, parece-me uma opção aceitável, mas eu pessoalmente preferia o SPDR MSCI World UCITS ETFISIN IE00BFY0GT14

Se quiseres um que siga o mercado do mundo inteiro, tens de escolher um ETF que siga outro índice, como o FTSE All world, por exemplo o Vanguard FTSE All-World UCITS ETF

Boa sorte com os investimentos.

... mas que equivale 85% da capitalização bolsista mundial.

Para ter também acções emergentes, e para se investir no Invest, tem sempre o SPDR MSCI ACWI UCITS ETF.

Comparação entre os 2, e com o iShares Edge MSCI World Min Vol também disponível no Invest (usei o iShares Core MSCI World como proxy do xtrackers porque tem maior historial):

chart-10.jpg

E, para não spammar muito o tópico, fica aqui uma comparação do mais recente período de correcção (4.º trimestre de 2018):

chart-11.jpg

O índice minimum volatility teve uma queda de quase 9%, enquanto que no MSCI World genérico as perdas chegaram sensivelmente aos 16%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite

Em primeiro lugar o meu agradecimento a todos os que contribuem para que este fórum seja um local onde se pode aprender e partilhar.

Tenho uma questão.

Estou a rever alguns fundos de investimento que subscrevi há uns anos (entre 3 e 5 anos) e alguns que na altura tinham boas performances mas que atualmente deixam a desejar na sua categoria. 

Querendo manter o investimento na mesma classe valerá a pena resgatar o fundo que tenho e voltar a comprar outro fundo (igualmente de ações ou obrigações da mesma área)? É que o novo fundo à partida terá melhor rentabilidade mas entretanto tenho de resgatar, pagar imposto sobre as mais valias (diferido no tempo, é certo, mas terei de o fazer) e reinvestir o que daí resulta (que é menos do que lá está agora).

Que vos parece?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Mouro Emprestado disse:

Posto isto, e se fazes mesmo mas mesmo questão de investires apenas via Invest, tens uma alternativa física a esse ETF (ainda para mais com dívida apenas pública): LU0378818131

Obrigado pelas respostas Mouro. Costumo seguir com interesse as tuas considerações. Se bem entendi consideras que investir via Invest é questionável, ou no mínimo limitador? Interpretei bem? Se sim podes explicar-me porquê?

há 5 horas, Mouro Emprestado disse:

... mas que equivale 85% da capitalização bolsista mundial.

Para ter também acções emergentes, e para se investir no Invest, tem sempre o SPDR MSCI ACWI UCITS ETF.

Para ti, tendo em conta o montante inicial de 10.000€ faz sentido diversificar também por emergentes? Eu agora não tenho a certeza, mas penso ter visto ao longo do tópico a estratégia de investimento que segues. Se não estiver errado, podes indicar-me esse post?

há 5 horas, CountingCents disse:

CountingCents, muito obrigado pelos alertas. Em relação à questão de seguir accçoes de 23 países, sinto-me confortável com isso, porque tal como o Mouro referiu, representa uma grande fatia do mercado.

Gostava que me explicasses a razão da tua preferência se possível.

Muito obrigado aos dois, e agradeço todas as opiniões que possam ainda surgir.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 26 minutos, Moedinha disse:

Obrigado pelas respostas Mouro. Costumo seguir com interesse as tuas considerações. Se bem entendi consideras que investir via Invest é questionável, ou no mínimo limitador? Interpretei bem? Se sim podes explicar-me porquê?

Apenas limitador, porque existem outras alternativas que, para valores baixos de investimento, acabam por ser mais baratos (Degiro)..

Também tenho conta no Invest, onde também invisto em ETFs (para espalhar os "ovos").

Para ti, tendo em conta o montante inicial de 10.000€ faz sentido diversificar também por emergentes?

Confesso que não sou fã de países emergentes, porque em termos de risco/retorno, não me parece que compense.

Para todos os efeitos apenas dei uma alternativa de um ETF que investe em mercados desenvolvidos e emergentes. 

Eu agora não tenho a certeza, mas penso ter visto ao longo do tópico a estratégia de investimento que segues. Se não estiver errado, podes indicar-me esse post?

Eu invisto 80% da minha poupança no portfolio permanente do Harry Browne (25% acções, 25% obrigações soberanas de longo-prazo, 25% ouro e 25% em "cash"), versão adaptada para europeus.

Já escrevi sobre este portfolio númeras várias vezes, mas sinceramente não me apetece ir agora procurar no tópico onde escrevi sobre o mesmo, podes sempre usar a função pesquisa do fórum.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    17 hours ago, Wusu said:

Boa noite

Em primeiro lugar o meu agradecimento a todos os que contribuem para que este fórum seja um local onde se pode aprender e partilhar.

Tenho uma questão.

Estou a rever alguns fundos de investimento que subscrevi há uns anos (entre 3 e 5 anos) e alguns que na altura tinham boas performances mas que atualmente deixam a desejar na sua categoria. 

Querendo manter o investimento na mesma classe valerá a pena resgatar o fundo que tenho e voltar a comprar outro fundo (igualmente de ações ou obrigações da mesma área)? É que o novo fundo à partida terá melhor rentabilidade mas entretanto tenho de resgatar, pagar imposto sobre as mais valias (diferido no tempo, é certo, mas terei de o fazer) e reinvestir o que daí resulta (que é menos do que lá está agora).

Que vos parece?

Depende das condiçoes dos fundos actuais e quais as condiçoes dos novos fundos que tem em mente (custos, encargos, comissoes, etc). Isto supondo que, como diz, estao compostos por activos similares e a estrategia e´ a mesma. Quais os ISIN dos fundos? Porque diz que ´a partida o novo fundo tera´ melhor rentabilidade?

Depende tambem muito dos anos que ainda tem como horizonte de investimento.

Editado por Francisco_
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 10/01/2020 às 17:33, Mouro Emprestado disse:

Se procurares na net, encontrarás artigos sobre os riscos de se investir em ETFs de replicação sintética.

Ainda para mais é o DB, sabe-se lá o que vai acontecer na próxima crise financeira.

Bom dia,

Obrigado pelo aviso. De facto a replicação sintética é até demasiado complexa para eu a poder entender, com a questão dos third party´s, collaterals, etc. E como realmente não entendo, o melhor é não me meter nisso.

Após pesquisa mais aprofundada, encontro dois ETf,s de obrigações públicas que me parecem interessantes.

DBX II GLOBAL SOVERGN EUR 1C ----- ISIN LU0290355717

XTRACKERS II EUROZONE GOVERNMENT BOND  ----ISIN LU0378818131 Já assinalado pelo @Mouro Emprestado

Entre estas duas opções, existe alguma consideração a ter? Algo que considerem pertinente?

Muito obrigado e um abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá  a todos,

Queria pedir a vossa ajuda na reestruturação da minha carteira. Tenho diversas aplicações espalhadas por algumas entidades bancárias e pretendo a pouco e pouco ir fechando as posições que tenho para organizar a minha carteira de forma coerente e a longo prazo (mín. 18 anos).

Nesse sentido, tenho pensado uma estratégias assente num portefólio Harrie Brown, adaptado para europeus. 

Precisava da vossa ajuda, para já, na escolha de um ETF de obrigações que encaixasse nessa estratégia. 

Tenho pensado no  

- Lyxor Euro Government Bond 15+Y (DR) UCITS ETF (ISIN LU1287023268) - Disponível no Best

ou

- Lyxor EUROMTS 5-7Y Investment Grade (DR) UCITS ETF - C-EUR (EUR) MTC - Disponível no Best

A minha questão prende-se com as maturidades, se neste tipo de estratégia é mais conveniente um ou outro (ou eventualmente os dois). O plano é fazer 2 rebalanceamentos anuais.

Obrigado pela vossa ajuda

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico