Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

há 20 horas, Smaug disse:

Eu uso a plataforma Gobulling do banco Carregosa... 

Para ETF da Euronext cada transacção custa 5 euros. 

Até agora tem corrido tudo bem. Já uso há três ou 4 anos. Antes usava o Big mas é mais caro, tem comissões de guarda de títulos e de processamento de dividendos. 

O meu receio é sempre a médio / longo prazo. Procuramos sempre a inst. Financeira que nos dê mais garantias e que nós permita dormir mais tranquilo à noite. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

E o que é que para si lhe dá mais garantias? 

Tamanho? Antiguidade? Rácios de solvabilidade? É tudo relativo. O carregosa já é banco desde o século XIX. Será que é garantia de alguma coisa? Duvido. Basta olhar para o BES ou para o Lehman. O Big tem boas contas. Por agora. Não sabemos o futuro. No caso dos ETF o banco apenas toma conta deles, não são deles. Por isso acho que é escolher o mais barato. Ou o que estiver mais à mão. Como diria o outro, se quiser garantia, compra uma torradeira. ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Sobre a questão do risco das correctoras, a partir de certos valores elevados (para diminuir o custo marginal do investimento) é distribuir "os ovos" (ETFs) por "várias cestas" (correctoras):

- Degiro

- Invest

- Best

- Big

- GoBulling

Para casais, eventualmente criar uma conta com o nome da "Maria" e do "Zé" (ou "Zé1" e "Zé2" e "Maria1" e "Maria2" que não sou nada homofóbico ? ), atendendo aos 25k do fundo de resolução para eventuais casos de falcatruas nas correctoras (não conheço nenhum caso de alguma vez isso tenha acontecido, mas o futuro nunca é igual ao passado, claro).

==//==

Entretanto o ano está quase a finalizar. Uma carteira acções 50/50 teve um retorno de sensivelmente 20% e o EUPP quase 18%. Parabéns aqueles que meteram "muita carne no assador" no início do ano ? ? ? ? 

Editado por Mouro Emprestado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 59 minutos, Smaug disse:

E o que é que para si lhe dá mais garantias?

Tamanho? Antiguidade? Rácios de solvabilidade? É tudo relativo. O carregosa já é banco desde o século XIX. Será que é garantia de alguma coisa? Duvido. Basta olhar para o BES ou para o Lehman. O Big tem boas contas. Por agora. Não sabemos o futuro. No caso dos ETF o banco apenas toma conta deles, não são deles. Por isso acho que é escolher o mais barato. Ou o que estiver mais à mão. Como diria o outro, se quiser garantia, compra uma torradeira. ?

Pois, e mesmo isso. Depois de "BES" e companhia temos de estar sempre atentos. Claro que a relação de confiança com determinada inst. financeira pode, à partida, estar minada por efeitos psicológicos irracionais. Mas é assim... 

há 44 minutos, Mouro Emprestado disse:

Para casais, eventualmente criar uma conta com o nome da "Maria" e do "Zé" (ou "Zé1" e "Zé2" e "Maria1" e "Maria2" que não sou nada homofóbico ? ), atendendo aos 25k do fundo de resolução para eventuais casos de falcatruas nas correctoras (não conheço nenhum caso de alguma vez isso tenha acontecido, mas o futuro nunca é igual ao passado, claro).

Por acaso é essa a estratégia que tenho usado até agora. Mas como tenho algum capital disponível para investir e está aí um novo ano à porta, estou à procura das melhores soluções. 

Um abraço e bom ano!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, superkinas disse:

para quem usa a degiro como será depois quando for tempo de resgate, 35% ou 28% ?

Nesse caso é uma mais valia. A degiro não cobra nada. O valor deve ser declarado ao estado que leva 28% se se optar pela taxa liberatória (nas condições actuais; no futuro poderão ser diferentes)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 12/28/2019 at 1:34 PM, Mouro Emprestado said:

Sobre a questão do risco das correctoras, a partir de certos valores elevados (para diminuir o custo marginal do investimento) é distribuir "os ovos" (ETFs) por "várias cestas" (correctoras):

- Degiro

- Invest

- Best

- Big

- GoBulling

Relativamente a estas soluções a guarda dos títulos fica a cargo destas instituições ou  que acontece por exmplo de o banco invest for à vida?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 hora, msoares101 disse:

Relativamente a estas soluções a guarda dos títulos fica a cargo destas instituições ou  que acontece por exmplo de o banco invest for à vida?

Se o Invest for à vida, os activos continuam na tua posse.

Ao contrário dos depósitos, onde o banco faz com o dinheiro aquilo que bem entende (e se for à vida, lá se vai o dinheiro), com os ETF ou Fundos o Banco (ou correctora) não pode usar os nossos activos para fazer o que bem lhe apetece (isto não é totalmente verdade em algumas correctoras, por isso é melhor ler-se sempre as letras miudinhas dos contratos).

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Qual é a vossa opinião em relação à replicação de um ETF?

Compreendo que seja difícil existir um ETF de ações globais que faça uma replicação física total, mas também não me sinto totalmente confortável com ETFs que façam sampling ou mesmo replicação sintética (ainda mais desconfortável). A realidade é que não sabemos que tipo de securities é que o ETF segura e, pelo que li, por norma não têm muita liquidez, o que em caso de crise pode agravar as perdas já que dificultará a sua transação. Sinto-me um pouco no escuro em relação a este tipo de produtos.

Faz lembrar a crise imobiliária dos CDO. Já ouvi e li algumas opiniões em relação ao "perigo?" que o investimento passivo em ETFs pode estar a causar no mercado, o que para mim pode estar relacionado com este tipo de ETFs de sampling/replicação sintética para além de não haver "price discovery" por parte de quem faz o investimento passivo...??

Editado por mkr
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 2 horas, mkr disse:

Qual é a vossa opinião em relação à replicação de um ETF?

Compreendo que seja difícil existir um ETF de ações globais que faça uma replicação física total, mas também não me sinto totalmente confortável com ETFs que façam sampling ou mesmo replicação sintética (ainda mais desconfortável).

A replicação em "sampling" mais não é que uma forma de diminuir os custos do próprio ETF (o que é bom, sobra mais para o investidor). 

Porquê?

Porque das 1700 acções do MSCI World, haverá talvez algumas que tenham um valor e uma liquidez tão pequena que acabam por não afectar o índice e, consequentemente, o próprio ETF.

Impacto marginal? Zero.

No que respeita à replicação sintética, são cada vez menos os ETFs com esse tipo de replicação na Europa. A não ser que procures algum índice de um sector específico mega-hiper-XPTO (ou então ETFs alavancados!), certamente haverá sempre um ETF que replicação física como alternativa.

há 2 horas, mkr disse:

A realidade é que não sabemos que tipo de securities é que o ETF segura e, pelo que li, por norma não têm muita liquidez, o que em caso de crise pode agravar as perdas já que dificultará a sua transação. Sinto-me um pouco no escuro em relação a este tipo de produtos.

A regra básica é: "nunca investir naquilo que não percebes".

Para todos os efeitos, não existem diferenças entre ETFs ou Fundos de Investimento, a única diferença - excluindo os ETFs de replicação sintética - é que uns são transaccionados em Bolsa e outros Over the Counter sobre o NAV. Mas, os investimentos subjacentes continuam a ser as acções ou obrigações (100, 200, 1000) onde cada ETF ou Fundo de Investimento se encontra investido.

há 2 horas, mkr disse:

Faz lembrar a crise imobiliária dos CDO. Já ouvi e li algumas opiniões em relação ao "perigo?" que o investimento passivo em ETFs pode estar a causar no mercado, o que para mim pode estar relacionado com este tipo de ETFs de sampling/replicação sintética para além de não haver "price discovery" por parte de quem faz o investimento passivo...??

O que é que o investimento passivo é diferente do investimento activo? Num caso, não se fazem apostas (investimento passivo), noutro caso os gestores fazem apostas nas acções ou obrigações a investir (e fazem-se cobrar por isso na maioria dos casos). 

Em que é que isso pode afectar o "price discovery"?

Ou é apenas aquela conversa de encher chouriços dos gestores de fundos activos (também tens fundos passivos, tal como também tens ETFs de gestão activa!) cujos bónus diminuem todos os anos porque as pessoas estão a abrir os olhos para produtos mais rentáveis?

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    21 hours ago, Mouro Emprestado said:

A replicação em "sampling" mais não é que uma forma de diminuir os custos do próprio ETF (o que é bom, sobra mais para o investidor). 

Correto. Não sei porque mas quando escrevi o meu comentário estava com a sensação errada que em replicação física em sampling também poderia haver compra de derivativos, swaps etc..

21 hours ago, Mouro Emprestado said:

O que é que o investimento passivo é diferente do investimento activo? Num caso, não se fazem apostas (investimento passivo), noutro caso os gestores fazem apostas nas acções ou obrigações a investir (e fazem-se cobrar por isso na maioria dos casos). 

Em que é que isso pode afectar o "price discovery"?

Ou é apenas aquela conversa de encher chouriços dos gestores de fundos activos (também tens fundos passivos, tal como também tens ETFs de gestão activa!) cujos bónus diminuem todos os anos porque as pessoas estão a abrir os olhos para produtos mais rentáveis?

Conversa de gestor não é porque não falo com eles ? mas simplesmente tenho ouvido alguns podcasts e lido algumas coisas na área e gosto de discutir o tema. Sou um novato nisto e por isso gosto de perceber vários pontos de vista. Pessoalmente também sigo um investimento passivo neste momento, mas na minha cabeça, se no limite, todo o investimento for passivo os retornos seriam 0%, pois para alguns ganharem, alguns têm de perder.

Em relação ao "price discovery", no caso do mercado de acções, o investimento, independentemente de ser passivo ou activo, é suportado (ou deveria ser) pelo valor ou potencial valor de uma empresa, e quando se deixa de ter isso em conta podemos estar perante uma sobrevalorização sem racional. O que, e mais uma vez na minha cabeça, pode levar a uma bolha especulativa e que deixará de ser atrativa para quem faz investimento activo (assumindo que são estes na sua maioria que fazem o mercado mexer?).

O investimento passivo tem tido muito sucesso nas ultimas décadas, o que levou a um natural crescimento deste tipo de investimentos. Isto quer dizer que o mercado está a mudar para algo novo, nunca antes experiênciado...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 29/12/2019 às 22:48, Mouro Emprestado disse:

Se o Invest for à vida, os activos continuam na tua posse.

Ao contrário dos depósitos, onde o banco faz com o dinheiro aquilo que bem entende (e se for à vida, lá se vai o dinheiro), com os ETF ou Fundos o Banco (ou correctora) não pode usar os nossos activos para fazer o que bem lhe apetece (isto não é totalmente verdade em algumas correctoras, por isso é melhor ler-se sempre as letras miudinhas dos contratos).

Viva Mouro!

Como sabes que não estão também a fazer falcatrua com os ETF's?

Que prova essas corretoras que mencionaste dão de que os ETF's são nossos e não estão numa conta JUMBO ?

Como comprovamos que as nossas posições estão segregadas e que são mesmo nossas?

Muito obrigado.

Este tema é muito importante e poucos pensam nele.

1 bom ano!!!

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 14 minutos, frugal disse:

Viva Mouro!

Como sabes que não estão também a fazer falcatrua com os ETF's?

Que prova essas corretoras que mencionaste dão de que os ETF's são nossos e não estão numa conta JUMBO ?

Meu caro, a única certeza na vida são impostos e a morte. 

Se no contrato que assinas, a conta diz que os teus activos estão segregados e não numa conta Jumbo, tens de confiar, caso contrário, p**** e vinho verde e não se fala mais nisso.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma dúvida se alguém souber ...

Queria subscrever um ETF que acompanhasse o valor de mercado da prata. Já vi uma série deles, mas com as normas de terem que ter documentação em português para serem comercializados cá não encontro nenhum na Degiro. Existe alguma solução que me esteja a escapar? 

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 14 horas, pedro_sousa disse:

Uma dúvida se alguém souber ...

Queria subscrever um ETF que acompanhasse o valor de mercado da prata. Já vi uma série deles, mas com as normas de terem que ter documentação em português para serem comercializados cá não encontro nenhum na Degiro. Existe alguma solução que me esteja a escapar? 

Obrigado

Tens este: CH0183135992

Pelo menos se tiveres conta active deves ter acesso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 02/01/2020 às 22:42, Mouro Emprestado disse:

Meu caro, a única certeza na vida são impostos e a morte. 

Se no contrato que assinas, a conta diz que os teus activos estão segregados e não numa conta Jumbo, tens de confiar, caso contrário, p**** e vinho verde e não se fala mais nisso.

e está lá escrito? 

quais as melhores brokers tugas?

abc

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas, passei cerca de 3 horas a ler este tópico e devo dizer que já aprendi bastante sobre este assunto, no entanto tenho ainda algumas duvidas e espero que alguém da área me possa ajudar, não sou formado em finanças nem nada no género apenas descobri o fórum ao pesquisar sobre a mintos, após ter lido bastante do que foi aqui falado fiquei a perceber o que é um portfolio 60/40 (60% investido em ações e 40% em obrigações) alguém que me corrija se estiver errado, pelo que percebi a melhor opção para quem reside em portugal será abrir conta na degiros ou então utilizar as plataformas pro disponibilizadas por alguns bancos (menores comissões)

Eu sou completamente novato neste assunto mas tenho algum capital parado e que gostava de investir, basicamente buy & hold. 

O que são ETFs de acumulação? 

Com €5K que tipo de ETFs adicionavam a um portfolio para que fosse 60/40 ?

Abraço.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 4 horas, Visitante Filipe disse:

Boas, passei cerca de 3 horas a ler este tópico e devo dizer que já aprendi bastante sobre este assunto, no entanto tenho ainda algumas duvidas e espero que alguém da área me possa ajudar, não sou formado em finanças nem nada no género apenas descobri o fórum ao pesquisar sobre a mintos, após ter lido bastante do que foi aqui falado fiquei a perceber o que é um portfolio 60/40 (60% investido em ações e 40% em obrigações) alguém que me corrija se estiver errado, pelo que percebi a melhor opção para quem reside em portugal será abrir conta na degiros ou então utilizar as plataformas pro disponibilizadas por alguns bancos (menores comissões)

Eu sou completamente novato neste assunto mas tenho algum capital parado e que gostava de investir, basicamente buy & hold. 

O que são ETFs de acumulação? 

Com €5K que tipo de ETFs adicionavam a um portfolio para que fosse 60/40 ?

Abraço.

Também recomendo uma leitura mais alargada ao tópico.

Para todos os efeitos os ETFs de acumulação não distribuem os dividendos, o quais são reinvestidos automaticamente.

Com 5k não investiria em ETFs (menos que 5k os ganhos são residuais para diluir os custos). Com 5k perdia mais tempo a poupar outros 5k e só depois é que investiria.

Ou então investiria com fundos de investimento sem comissões de compra e venda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá malta,

sou novo aqui no fórum, mais concretamente neste excelente tópico e gostava de ouvir a vossa opinião sobre a minha intenção.

Até à presente data, tenho direcionado os meus investimentos quase na totalidade para o sector imobiliário. Pretendendo manter a mesma intensidade e dedicação nesses investimentos montando em paralelo um Lazy portfolio, de longo prazo, mínimo 10 anos, com reforços anuais, de perfil conservador/médio, diversificado e de baixo custo, nos moldes enunciados pelo Salvador no início deste tópico.

Não estou a zero neste assunto, pois tenho lido alguns livros, blogues e assistido a vídeos sobre o tema, mas percebo que teria de investir bastante tempo para conseguir nadar sem braçadeiras nesta praia, e não é para já essa a minha intenção e disponibilidade, pelo menos a curto prazo.

Alguém me quer assessorar ou ajudar a montar o meu portfolio?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante ZeTeixeira

Quanto a REITs é bom para se ter? Num cenário em que tenho apenas 1000€ para colocar num portfolio da DEGIRO seria uma boa ideia comprar WPG que é um REIT e paga dividendos de $1 ? Vi um video no youtube a falar que era um investimento muito bom e fiquei com dúvidas, obrigado desde já 

Obs: O video a que me refiro é este: https://youtu.be/QyEpqgsuJ6s?t=44

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico