Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Deixo aqui o link para um livrinho bastante bom em PDF:

http://www.2shared.com/complete/0lYTWy4l/The_Little_Book_of_Common_Sens.html

Ando a devora-lo. Muito bom.

As a considerar apenas o peso em equities no que aos US diz respeito.

20% parece-me suficiente, acabando por dispersar os restantes noutros locais. Afinal tu não és americano, és um cidadão do "mundo" logo é preferivel ter uma exposição mais global do que meramente nos EUA.

Relativamente ao tesouro americano, acbaa por ser aquele que oferece melhores condições e segurança independentemente, mas podes sempre recorrer a um fundo que possua o emrcado de obrigações completo, algo tipo o BND da Vanguard, ou dispersar por esses dois (entre o tesouro e o Bond).

Certo. E relativamente à divida exorbitante dos EUA q n pára de crescer achas que pode ter alg impacto num futuro proximo nas bonds?  O que dizes das Bonds TIPS para protecçao contra a inflacçao?

Qual a razao da tua escolha por small-caps value? Porque nao large-caps (value ou growth)? Ou até mesmo seguir o US total market?

Sorry mta pergunta, obrigado desde já pelos teus esclarecimentos.

;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

salvador

Nao percebi como estando os etfs em usd dollars nao ha grandes problemas com o risco cambial. As aplicacoes dos etfs estao noutras moedas mas o nosso investimento estaria em usdollars. Explicas.me melhor por favor.

Comenta tambem por favor o seguinte texto:

There are several reasons not to have a foreign portfolio and 'hedge' the risk. The main one is that you cannot 'open a currency position', unless you borrow some or all of the currency and use it to finance the currency hedge position. This requires the use of leverage and a margin account at a futures or forex broker, which is a risky proposition.

For example, let's say you have some 100k euros to invest. You convert some of it into US dollars, leaving you with 20k Euros and 100k US dollars (I use these as approximate figures, to avoiding detailed calculation). You put your 100k into a US indexed lazy portfolio. Then, you put your 20k euros into a forex broker and use it as margin to sell 100k USD and buy 80k Euros. Now, what happens if USD rises 20%? Your margin account will be wiped out, and you will have to sell some of your USD assets, this incurring a taxable gain and transactions costs, in order to maintain the hedge. And this can happen each year if the currency is volatile (EURUSD has moved from 1.20 to 0.82 to 1.59 to 1.19 in the last decade or so i.e. moves of -30%, +90% etc, big swings). Furthermore, you have to sit with u euros on deposit in a margin account, earning no return. This is 20k euros you could have invested into stocks/bonds etc. So, your investment return is reduced considerably. You could use less money for margin, but then you have more risk of a margin call forcing the hedge to be liquidated. Compare this to a Euro portfolio where you just sit for 10, 20, 30 years incurring no taxes, no transactions costs, no tying up capital for margin, no margin call emergencies, and so on.

You should also bear in mind that forex brokers, as highly leveraged thinly-capitalised financial institutions, can and do go bust, in which case you will probably lose your entire funds at the brokerage. Refco, Man financial, and many other smaller firms have blown up in a matter of days, leaving forex customers out of pocket. Stocks, by contrast, are a far safer proposition, carrying very little credit risk (plus, companies like Vanguard are run very conservatively).

Additional problems are that it often costs money to borrow currency. For example, if US interest rates are 5%, and Euro rates are 2%, then maintaining a currency hedge by borrowing US dollars will cost you 3% per year - in fact, unless you are borrowing 1 million+, it will probably cost you 4-5% per year, because retail brokers charge a spread on borrowing and investing in forex (i.e. the broker will charge 0.5-1% more to borrow dollars, and pay you 0.5-1% less on your Euro cash balances). Needless to say, 3-5% annual interest costs will ruin your investment return.

Furthermore, your US portfolio will fluctuate in value, requiring you to frequently adjust the size of your forex hedge to stay fully hedged. Let's say your portfolio gains 20% one year, you sell another 20% worth of USD to hedge into Euros, then the portfolio falls back in the 2nd year, you have to buy back that 20% worth of USD to maintain the correct hedge ratio. What if the USD rose significantly between year 1 and 2? You would have a forex loss on your attempted hedge.

Finally, hedging properly takes time, adds paperwork, and is awkward to include in tax returns. Is it worth spending 20-30 hours a year fiddling around with forex when a domestic currency lazy portfolio can be maintained for 5 hours a year or less? Given that there is no reason to expect US assets to outperform European ones, when adjusted for risk (in fact European stocks may well do better in future, given that EU assets are cheaper right now), it seems strange to incur significant extra amounts of time, money, risk, paperwork, and complexity just to concentrate all your risk in one country that you don't live in.

You must ask yourself, are you trying to find the best options? Or have you already made up your mind to invest in US assets, and want me to agree with you so that you can feel you are right? In this second case, if true then you are investing for purposes other than seeking the best risk-adjusted return - rather, you are investing to satisfy an emotional impulse. If this is the case, then all advice will be totally useless, and you might as well just go and buy US funds and be done with it, then cross your fingers and hope you get lucky.

A diversified Euro portfolio will still include some US stocks. If you are so convinced that the US is a superior place to invest, then take 10 or 20% or even 30% of your capital, run it as an active portfolio, and buy US stocks with this segment of money if that is your wish. But the bedrock of your investing portfolio, if you follow the boglehead approach, should be in diversified index funds with a home country/local currency bias. Something like the portfolios I suggested has plenty of international exposure without overdoing it or messing around with costly complicated forex hedging strategies, and my advice is to keep it simple, cheap, and safe.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pensa no seguinte.

Tu tens uma casa na Europa que vale 100 mil euros imagina.

Crias um fundo, cujo activo é essa casa, e queres cotar esse fundo nos Estados Unidos.

Vamos supor que 1 euro = 1 dólar, e crias 10 mil unidades de participaçao/acções desse mesmo fundo.

Significa que cada título vai ter um valor de 10 dólares (visto que é cotado nos Estados Unidos).

Tu es Europeu e compras esses títulos.

Imagina agora que o dólar perde metade do valor versus o Euro.

Ou seja o euro passa a valer 2 dólares.

O que é que acontece aos títulos acções? Precisas de cobertura cambial?

Não.

A casa continuaria a valer os 100 mil euros. O activo do fundo continua em euros, logo não haveria qualquer impacto.

A cotação do título, para fazer face a essa mudança, passaria dos 10 d´lares por unidade para 20 dólares por unidade ( 100 mil euros = 200 mil dólares logo 200 mil dólares /10 000 unidades = 20 dólares).

Houve uma valorização de 100% na cotação em dólares, mas que adveio da movimentação cambial.

Para ti europeu, continua igual. Antes tinhas um activo que valia 10 dólares por t´tulo e que equivalia a 10 euros.

Depois, tinhas um activo que vale 20 dólares por título e continua a valer os mesmos 10 euros ( 20 / 2)

Quanto aos restantes textos depois leio e respondo ...

Espero que tenha sido esclarecedor este ponto.

Agora obviamente que vais estar exposto ao risco cambial em fundos q detenham activos cotados em dólares, como é o caso do VBR por exemplo. Mas será que vale a pena protegeres 20% da carteira? a meu ver não, porque no fundo, com os vários activos tu vais estar exposto a uma panóplia de moedas (libra esterlina, iéne, dólar, entre outros) logo não faz sentido andar a perder mt tempo com isso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@Salvador

Como é que fazes alocação do peso dos vários activos? As fórmulas da teoria de portefólio, quando temos 2 ou 3 activos são relativamente straightforward, mas quando temos mais do que 3 classes, como é que determinas o portefólio de tangência?

Ou por outro lado, será que não vale a pena dispender grande esforço nessa alocação, quem implica matrizes de covariancia gigantes, e fazer uma distribuição mais ou menos uniforme, alocando pesos semlehantes às várias classes?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@Salvador

Como é que fazes alocação do peso dos vários activos? As fórmulas da teoria de portefólio, quando temos 2 ou 3 activos são relativamente straightforward, mas quando temos mais do que 3 classes, como é que determinas o portefólio de tangência?

Ou por outro lado, será que não vale a pena dispender grande esforço nessa alocação, quem implica matrizes de covariancia gigantes, e fazer uma distribuição mais ou menos uniforme, alocando pesos semlehantes às várias classes?

Keiser,

Le também o Little Book that Saves your Assets ... também é bastante bom e segue um pc a mesma linha, e vai mais na diversificação entre várias classes de activos.

consegues arranjar link para esse? Nao encontro =|

thanks ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Salvador__

@Salvador

Exacto. Acho que não vale a pena o sacrificio andar com portfólios tangentes etc ... era uma matriz de todo o tamanho.

Para o comum mortal, uma dispersão uniforme das várias classes é suficiente.

Existe é algumas estratégias interessantes depois a nível de Paridade de Risco, onde fazes um target da volatilidade em vez de dispersar a alocação a nivel monetário.

Isto porque, podes ter 50% obrigações - 50% acções, que a nivel monetário está bem disperso, no entanto a nivel de risco de portfolio 90% é acções 10% obrigações na sua volatilidade.

Fazer uma normalização de entre todas as classes de activos ao risco, acaba por ser inteeressante. Mas lá está são metodos mais complexos e que posteriormente necessitam de alavancagem, e que acho que para o "average joe" acabam por levar ao efeito de "paralysis by analysis".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

também nao o econtro online ... talvez nos Torrentz ou assim. Eu tenho-o fisicamente. E axo que nem é mt caro .. algo como 10-12 dólares com Free Shipping.

acabei de mandar vir do amazon por £5.96 já com portes e parece que vai sair a continuação ou algo assim esse e o que os ricos fazes para ficar ricos, e o novo e o que os ricos continuam a fazer, algo assim

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para um familiar com 55 anos, estava a pensar fazer uma espécie de PPR (com gestão passiva), com objetivo de minimizar o risco/taxas de gestão/taxas de ordem/custódia de títulos, maximizando as mais valias num prazo de pelo menos 10 anos. E então o que estava prestes a fazer seria apostar:

50% num TLT/IEF (Comissão de Gestão de 0.15%);

e

50% num LQD (Comissão Gestão de 0.15%).

Ou seja só tinha custos de ordens no NYSE de 10 EUR por ETF (20 EUR/ano para rebalanceamento/reforço) - Por essa razão gostaria de ter no máximo 2 ETF - mais os 0.15% de comissão de gestão. Comissão de custódia de títulos de 0 EUR no Best Trading PRO.

Acontece que não sei se estou a cometer um erro, pois as obrigações em geral estão demasiado "quentes"..por outro lado gostaria de maximizar as mais valias, reduzindo a volatilidade ao máximo pq trata-se de uma pessoa já com 55 anos. Não acredito muito na diversificação por comodities, e os stocks é o que se sabe...pode correr muito bem, ou muito mal. Ainda temos tesouraria/monetário, mas esses têm taxas muito baixas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Que acham destas 3 carteiras? Quanto mais leio, mais fico inclinado para a 3ª...simples e baixo custo.

Sou apologista das técnicas KISS (Keep It Simple Stupid! ;-) ) por isso acho a 3a opção + interessante, nem que seja como começo e depois logo podes adicionar +ETFs. A minha questão é pq 40% TIPS ... 40% TIPS + 30% Bonds não será demasiado ... (depende se calhar do horizonte temporal que estás a planear investir).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A ideia não é 40% TIPS + 30% Bonds..isso foi a 1ª q pensei..mas ficaria demasiado defensiva.

A ideia é:

30% stocks US

30% stocks world excluding US

40% TIPS (devido aos tempos muito voláteis que vivemos..)

Futuramente talvez coloque mais 2 etf...1 de REIT e outro de bonds de longa duração (+20 anos).

E sim..tens razão, no caso do TD ameritrade não calculei a transf bancária para estrangeiro não SEPA. mas deve rondar os 16 EUR.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois e se ganha 30%? Eu penso assim, será que o dólar perderá tanto valor ao ponto de 1 americano não ter poder de compra na europa? não sei..parece-me muita futurologia! Não acredito que moedas como o dólar, libra ou euro tenham significativas alterações a longo prazo..penso q andarão sempre em ciclos, mas próximas umas das outras em termos de valor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois e se ganha 30%? Eu penso assim, será que o dólar perderá tanto valor ao ponto de 1 americano não ter poder de compra na europa? não sei..parece-me muita futurologia! Não acredito que moedas como o dólar, libra ou euro tenham significativas alterações a longo prazo..penso q andarão sempre em ciclos, mas próximas umas das outras em termos de valor.

ninguém sabe

nao fazer hedge é correr o risco

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu não sou compreendo muito bem a proteção cambial..mas para fazeres hedge a uma posição em USD não significa que se o euro desvalorizar, o que ganhas a mais na carteira, perdes no dinheiro que investes na posição forex?

Da mesma maneira se o USD desvalorizar, vendes a posição forex e ganhas dinheiro que em princípio compensará a perda no teu portfolio...

"The Downside

Every hedge has a cost, so before you decide to use hedging, you must ask yourself if the benefits received from it justify the expense. Remember, the goal of hedging isn't to make money but to protect from losses. The cost of the hedge - whether it is the cost of an option or lost profits from being on the wrong side of a futures contract - cannot be avoided. This is the price you have to pay to avoid uncertainty.We've been comparing hedging versus insurance, but we should emphasize that insurance is far more precise than hedging. With insurance, you are completely compensated for your loss (usually minus a deductible). Hedging a portfolio isn't a perfect science and things can go wrong. Although risk managers are always aiming for the perfect hedge, it is difficult to achieve in practice.

Read more: http://www.investopedia.com/articles/basics/03/080103.asp#ixzz2DVS6QDrx"

Ou seja se fizer hedging à minha carteira basicamente teria que arranjar uma quantia semelhante e apostar numa posição longa em forex. Isso é tudo muito bonito, mas e para valores mais expressivos? Usas alavancagem? e se o dólar começa a valorizar? Ficas a pagar às prestações essa alavancagem?

Não sei..não percebo muito disto. Mas parece-me muita futurologia...prefiro acreditar que o euro/dólar/libra serão moedas sempre muito próximas umas das outras..ou seja ninguém perderá substancialmente poder de compra se tiver as suas poupanças em qlq uma delas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Li o artigo por alto e gostaria em primeiro lugar de felicitar o autor pelo facto de transmitir o seu conhecimento/opinião de forma clara.

Em segundo, gostaria de saber se há possibilidade de me enviarem por email o link do livro que falam, uma vez que tenho a curiosidade de ler.

Em terceiro lugar, num cenário de uma pessoa jovem (24 anos) com conhecimentos básicos de investimentos mas com 500eur para investir, que investimentos aconselham visto que um ETF "exige" um investimento inicial de 10k.

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Li o artigo por alto e gostaria em primeiro lugar de felicitar o autor pelo facto de transmitir o seu conhecimento/opinião de forma clara.

Em segundo, gostaria de saber se há possibilidade de me enviarem por email o link do livro que falam, uma vez que tenho a curiosidade de ler.

Em terceiro lugar, num cenário de uma pessoa jovem (24 anos) com conhecimentos básicos de investimentos mas com 500eur para investir, que investimentos aconselham visto que um ETF "exige" um investimento inicial de 10k.

Cumprimentos

Acho que para quem pouco dinheiro o ideal são fundos já que não tens custos (se escolheres um banco como o Best/Activo/Big). Tens fundos bastante consistentes, de baixo risco e com pouca volatilidade. Podes seguir o Tópico dos Fundos aqui neste fórum criado pelo D@vid ou dar uma vista de olhos aos fundos do VirtuaGod no caldeiraoDaBolsa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico