Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

• Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Boas, li as primeiras páginas deste tópico, que já leva mais de 100, e fiquei com curiosidade nas ETFs, no entanto as duvidas são muitas.

Gostava de experimentar investir 1000€ em ETFs para ver como funciona e que retorno posso ter. Desta forma gostava da vossa opinião direta:

- Que banco / corretora usam para comprar e gerir a vossa carteira? Com o menor despesas possiveis.

- Como fazer o investimento?

- Para 1000€ que tipo de investimento fariam?

- Que tipo de rendimento pode gerar?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 5 horas, tmiranda disse:

Boas, li as primeiras páginas deste tópico, que já leva mais de 100, e fiquei com curiosidade nas ETFs, no entanto as duvidas são muitas.

Gostava de experimentar investir 1000€ em ETFs para ver como funciona e que retorno posso ter. Desta forma gostava da vossa opinião direta:

- Que banco / corretora usam para comprar e gerir a vossa carteira? Com o menor despesas possiveis.

O retorno dos ETFs é o mesmo que se tem com fundos de investimento (eventualmente ligeiramente maiores porque as taxas de gestão são normalmente muito mais baixas).

Posto isto, recomenda-se uma leitura a todo o tópico que responde a essas e outras perguntas, nomeadamente quais as plataformas de investimento.

há 5 horas, tmiranda disse:

Obrigado

Dependendo das carteiras, pode gerar 50% de perdas numa carteira só com acções. Ou até mais, num ETF alavancado.

Com 1.000 euros, e sem ser na degiro, os custos com transacção não compensam eventuais ganhos. 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Mouro Emprestado disse:
    há 15 horas, tmiranda disse:

O retorno dos ETFs é o mesmo que se tem com fundos de investimento (eventualmente ligeiramente maiores porque as taxas de gestão são normalmente muito mais baixas).

Posto isto, recomenda-se uma leitura a todo o tópico que responde a essas e outras perguntas, nomeadamente quais as plataformas de investimento.

Citação

Obrigado

Dependendo das carteiras, pode gerar 50% de perdas numa carteira só com acções. Ou até mais, num ETF alavancado.

Com 1.000 euros, e sem ser na degiro, os custos com transacção não compensam eventuais ganhos. 

Boas! O @Mouro Emprestado já resumiu todo o conceito.

Para 1000€, os custos serão sempre elevados.

Assim, a DEGIRO será sempre a melhor correctora para este cenário.

No tipo de investimento (para estes valores) 1 ou 2 ETFs, no máximo, e de preferência dos que são gratuitos na Degiro e que estejam na mesma bolsa (para reduzir ao máximo os custos)

Um de ações global e eventualmente combinar com um de obrigações (se a ideia for mesmo perceber como funciona e com a perspectiva de continuar e aumentar o investimento)

Quanto aos rendimentos que pode gerar, podem cair 100% ou podem subir “interminavelmente”, o que não é o mais provável, mas é possível.

Por isso deverás preparar-te mentalmente para a possibilidade de perder tudo.

Quanto aos ganhos médios “mais prováveis”, a longo termo e tendo por base o histórico do mercado como um todo, andarão entre 6% a 10%. Mas irão depender de muitos factores.

Uma das melhores maneiras de perceber este tipo de investimento será ler este tópico TODO!

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Urso_Pardo disse:

iShares Core S&P 500 UCITS ETF

ISIN IE00B5BMR087

Eu sigo este:

LU1135865084 - Lyxor S&P 500 UCITS ETF C-EUR

Acho que não estamos sujeitos ao risco cambial pois já É em euros apesar de ter um TER maior tem batido, nos últimos 3 anos por uma pequena margem, o da ishares.

Afinal é unhedged (temos o risco cambial) e é sintético vs o ishares que é físico

Editado por EagleOne
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    1 hour ago, N.Rocha said:

questão um bocado técnica, mas como desenhar uma carteira com bom sharpe ratio ( > 1.0 ), apenas versão europeia ?

ps: qual a real importancia deste número ?

Esse calculo depende sempre do histórico que quiser considerar (ou dados futuros assumidos). Seja numa janela temporal estática ou deslizante.

E´ uma das medidas existentes para "ajustar" retorno com risco assumido pelo investidor num dado periodo. Se quer ir por esse caminho, sera´ também util utilizar outras medidas dessa natureza (por exemplo, Sortino ratio). Como qualquer outra medida, tem as suas virtudes e os seus defeitos.

Editado por Urso_Pardo
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

costumo usar o backtest.curvo.eu par fazer alguns testes apenas coisas europeias, mas nunca consigo um número decente de sharpe ratio. Não sei se é falta de mais etfs na BD ou design pessoal. No portfoliovisualizer geralmente é mais facil, mas não é tão virado para a Europa (especialmente usando tickers , em vez de asset classes )

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 8/26/2019 at 1:24 PM, Perucao said:

Tal como dito pelo Smaug e Blueray, a Deco proteste é cara. A subscrição da deco são 7,50€ e a deco proteste sao mais 12€, se não estou em erro. No total é uma despesa mensal de cerca de 20€.

Relativamente ao que oferece a deco protetes, para ser sincero não vale muito a pena. Analisam algumas ações e obrigações mas nada de muito profundo, é apenas a opinião deles. Para ser sincero se perguntares e pesquisares neste fórum consegues ter a mesma informação que te dão na deco.

Eu segui os conselhos deles (não percebia muito do assunto e achei que a opinião deles sempre fosse melhor) e acabei por investir em dois etf's que eles sugeriam. Após ler mais sobre o assunto neste fórum descobri que eram exactamente a mesma coisa (associados ao mesmo índice), ou seja, andei a pagar taxas para nada. Com a ajuda do @Smaugacabei por vender esses Etf's e comprar outros dois que eram "melhores" opções.

Relativamente às vantagens de ser sócio deco normal (sem aderir à deco protetes) é na subscrição de produtos em dois bancos.

Um deles é no banco invest. Com a assinatura apenas da deco normal consegues subscrever o PPR Alves Ribeiro por apenas 1000€, em vez dos 5000€ que é a subscrição mínima exigida pelo banco.

Outra vantagem é nos preçários do banco carregosa e banco invest. Se fores sócio da deco "normal" tens acesso a um preçário diferente onde te cobram comissões mais baixas. Se procurares na net os preçários consegues ver a diferença de valores praticados.

Agora a diferença entre ser sócio deco e aderir à deco proteste. Em ambos estes bancos (carregosa e invest) tens direito a um prémio anual sobre o montante investido por ser associado deco. A diferença é que se fores apenas sócio deco o prémio é mais baixo do que se aderires à deco proteste.

A título de exemplo no banco carregosa:

Para subscritores da PROTESTE INVESTE é atribuído um prémio de fidelização à taxa anual de 0,20% sobre o montante investido e calculado diariamente.

Para subscritores das publicações da DECO PROTESTE em geral é atribuído um prémio de fidelização à taxa anual de 0,125% sobre o montante investido e calculado diariamente.

Resumindo, ser apenas sócio deco dá-te acesso a um preçário melhor nos bancos carregosa e invest (e acesso ao PPR AR por um valor mais baixo) e aderir à deco proteste dá-te um prémio de fidelização superior.

Caso o teu valor investido anualmente seja bastante elevado, podes considerar aderir à deco e deco proteste para receber estes 0,20% de prémio e assim compensar as taxas, subscrição, etc.

Caso contrário, a degiro tem um preçário melhor que estes bancos com o preçário da deco proteste. Acaba por ser uma melhor opção.

É um caso de comparares os preçários, analisar e descobrir o que dará maior retorno.

Em relação às análises, na minha opinião não valem a pena.  NO meu caso aderir à DECO e DECO PROTESTE e após algum tempo acabei por cancelar a inscrição por achar que não valia o valor que pagava. Mais vale investir esses 20€.

Alguém disponível para partilhar a deco proteste em formato digital? Estava disponível para dividir a subscrição caso fosse necessário. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, N.Rocha disse:

costumo usar o backtest.curvo.eu par fazer alguns testes apenas coisas europeias, mas nunca consigo um número decente de sharpe ratio. Não sei se é falta de mais etfs na BD ou design pessoal. No portfoliovisualizer geralmente é mais facil, mas não é tão virado para a Europa (especialmente usando tickers , em vez de asset classes )

Pessoalmente, gosto do portfoliovisualizer. O que faço é importar os dados históricos do activo europeu que quero comparar. 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vê aqui:

https://www.portfoliovisualizer.com/faq#benchmarks

Não é difícil. O que normalmente faço é ir à página do fundo fazer download do excel que disponibilizam do respectivo histórico. Depois pegas no excel de exemplo que o portfoliovisualizer dá (FAQs) e colas os valores do histórico (2 colunas: data, valor). Resta-te importar esse ficheiro na tua área pessoal tal como explicam nas FAQs.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

O meu pai tem 65 anos e é reformado, e tem capital parado para investir (dado que alguns produtos mais antigos que tinha venceram), estava pensar alocar uma parte para o Multireforma Capital Garantido do NB, e outra parte para uma carteira simples de ETF com um risco maior (25% ou 30% acções e o restante um ETF de obrigações soberanas), para um prazo mínimo de 8-10 anos. 

Será mais eficiente do que alocar por exemplo ao NB PPR dado os custos que tem? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    On 11/28/2019 at 10:18 AM, smachado said:

Bom dia,

O meu pai tem 65 anos e é reformado, e tem capital parado para investir (dado que alguns produtos mais antigos que tinha venceram), estava pensar alocar uma parte para o Multireforma Capital Garantido do NB, e outra parte para uma carteira simples de ETF com um risco maior (25% ou 30% acções e o restante um ETF de obrigações soberanas), para um prazo mínimo de 8-10 anos. 

Será mais eficiente do que alocar por exemplo ao NB PPR dado os custos que tem? 

Depende mais do prazo de investimento, se por exemplo for de 10, 15, 20 anos entao e´ muito provavel que sim.

De qualquer forma, a tributaçao das mais valias do PPR era tambem dependente desse periodo:

< 5 anos -- 21,5%

5 a 8 anos -- 17,2%

> 8 anos -- 8,6%

Ou seja, depende tambem da maneira como iria fazer o resgate da carteira de ETF e do PPR, se o englobamente fosse mais vantajoso caso estivesse num escalao de IRS mais baixo que 28% menos o acerto monetario previsto por lei. Ou se iria utilizar um esquema de resgates parciais anualmente.

Editado por Urso_Pardo
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,
    Eu já tenho à algum tempo uma carteira da DeGiro mas nunca passei de valores residuais (~2k) e agora pretendo investir mais algum dinheiro(~5k) e gostava da vossa opinião.
    De momento tenho iShares Core MSCI World UCITS ETF  e iShares MSCI Emerging Markets UCITS ETF (Acc) na bolsa de Amsterdão.

Acham que vale a pena trocar o iShares Core MSCI World UCITS ETF pelo da SPDR para baixar o TER de 0.2 para 0.12 ou entre vendas e compras gasta se mais que a poupança no TER?
    Estou a pensar em cobrir a parte de obrigações com o Lyxor EuroMTS 7-10Y Investment Grade (DR) UCITS ETF - Acc na bolsa de Paris

Mais alguma recomendação que me possam fazer em relação ao meu portfolio/portfolio to be? Tenho 30 e o investimento será a longo prazo

Obrigado

Editado por RSilva
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    22 hours ago, RSilva said:

Boas,
    Eu já tenho à algum tempo uma carteira da DeGiro mas nunca passei de valores residuais (~2k) e agora pretendo investir mais algum dinheiro(~5k) e gostava da vossa opinião.
    De momento tenho iShares Core MSCI World UCITS ETF  e iShares MSCI Emerging Markets UCITS ETF (Acc) na bolsa de Amsterdão.

Acham que vale a pena trocar o iShares Core MSCI World UCITS ETF pelo da SPDR para baixar o TER de 0.2 para 0.12 ou entre vendas e compras gasta se mais que a poupança no TER?
    Estou a pensar em cobrir a parte de obrigações com o Lyxor EuroMTS 7-10Y Investment Grade (DR) UCITS ETF - Acc na bolsa de Paris

Mais alguma recomendação que me possam fazer em relação ao meu portfolio/portfolio to be? Tenho 30 e o investimento será a longo prazo

Obrigado

Pode sempre colocar esse montante maior de uma só vez no SPDR e manter o que tem no ishares core msci world para usar o facto de ter comissões livres e fazer reforços mais pequenos, eventualmente, se for de interesse. Evita estar a incorrer em possiveis mais valias pela venda.

De resto, não vejo mais nada que lhe possa dizer face ao que já tem pensado.

Editado por Francisco_
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 01/12/2019 às 14:37, RSilva disse:

Boas,

Obrigado

Eu fazia o que Francisco Disse.

Não vendes o IWDA, mas agora essa quantia que queres investir metes no SPDR

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Alguém aqui detêm >20000€ em conta Custody na Degiro? Ou partir deste valor utilizam outro broker/banco?.

Eu tenho conta no banco Invest (onde detenho o PPR) onde o IWDA não está disponível (bem que gostava de poder subscrever os Vanguard no banco Best!)

Desde já obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, ZePAG disse:

Boa tarde,

Alguém aqui detêm >20000€ em conta Custody na Degiro? Ou partir deste valor utilizam outro broker/banco?.

Eu tenho conta no banco Invest (onde detenho o PPR) onde o IWDA não está disponível (bem que gostava de poder subscrever os Vanguard no banco Best!)

Desde já obrigado

Sim, eu tenho.

Porquê a pergunta? É devido ao valor máximo que é coberto pelo seguro?!

Também utilizo outro broker/banco para os investimentos para ter mais um nível de diversificação, mas não por causa do valor específico em cada um.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, Diogobc disse:

Eu também ando a pensar e investigar nisso para não ter tudo na Degiro. A questão é que a diferença de preços e comissões para qualquer concorrente é tão grande, que dá vontade de continuar na Degiro e "ter fé" que são uma empresa que vai cá andar para as curvas nos próximos 30 anos sem problemas... É mesmo uma questão de fé lol

Mas a melhor opção que vi até agora (usando apenas o critério de preços e comissões) é o Banco Carregosa, que tem a plataforma Gobulling. Têm balcão em Lisboa, já ando para lá ir há uns tempos mas não tenho tido tempo

Eu uso a Degiro onde está a maioria Dos meus títulos e o Best.

O valor da cobertura nas plataformas usadas (brokers e bancos) apenas “assegura” e poderá ser activado, em caso de falência ou trafulhice da própria plataforma.

Mas em ETF’s, FI’s, ações e obrigações, as plataformas são “apenas” o intermediário.

Ou seja, o risco está se a própria empresa (ou instituição) que emite os títulos for à falência e aí sim, o título dessa empresa poderá desaparecer.

No caso de um Banco onde se tenham fundos, se “não estiver cá nos próximos anos”, os títulos continuam a pertencer à pessoa, tendo estes que passar para outra entidade gestora que por cá ande.

O risco está mais na burocracia e eventuais custos desse processo.

Por isso, para mim faz mais sentido diversificar nas entidades emissoras do que nas plataformas que nos guardam os títulos.

Por exemplo, se numa carteira de 5 ETF’s, 4 deles pertencerem à Ishares, é mais arriscado do que se se mantiverem os 5 ETF’s na mesma plataforma, por exemplo Degiro.

Mas de qualquer modo, eu sou da opinião de se ter o máximo de níveis de redução de risco possível. O que inclui diversificar também nas plataformas usadas.

Mas isso depende principalmente da estratégia usada e também dos valores.

Como falaste, as comissões em alguns casos são absurdamente altas. Por isso para algumas carteiras (e valores investidos) poderá não fazer sentido diversificar as plataformas sendo que se vai perder uma grande fatia de possíveis rendimentos.

Tera de ser analisado caso a caso e fazendo alguma simulações. E claro, depende sempre de cada um!

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico