Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Francisco Martins
    3 hours ago, Mouro Emprestado said:

E será que é hoje que finalmente ultrapassa os 3.100 pontos? :D

Ainda lambeu o valor, esteve nos 3.097,77!

Pequeno aparte: esta recuperacao fulgurante e sobreelevaçao miraculosa desde o ponto baixo da crise de 2007-2009 foi uma liçao perigosa para o tempo que pode demorar a recuperacao numa futura crise.

2 hours ago, Gus said:

Parece-me muito interessante e bem a baixo dos 0,22% do Vanguard FTSE All-World. Contudo, não me aparece a Euronext Amsterdam disponível na Degiro. 

Nao tem acesso a transações de produtos da bolsa EAM na DeGiro?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

há 12 minutos, Urso_Pardo disse:

Ainda lambeu o valor, esteve nos 3.097,77!

Pequeno aparte: esta recuperacao fulgurante e sobreelevaçao miraculosa desde o ponto baixo da crise de 2007-2009 foi uma liçao perigosa para o tempo que pode demorar a recuperacao numa futura crise.

até dói ter que investir com o mercado assim, mas quando não há grandes alternativas..

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, Urso_Pardo said:

Tenho, mas o SPDR MSCI World UCITS ETF e o iShares Core MSCI EM IMI UCITS EFT que foram referidos como estando disponíveis na EAM a mim só me aparece a bolsa de MIL e SWX respectivamente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    15 minutes ago, Gus said:

Tenho, mas o SPDR MSCI World UCITS ETF e o iShares Core MSCI EM IMI UCITS EFT que foram referidos como estando disponíveis na EAM a mim só me aparece a bolsa de MIL e SWX respectivamente.

Ja experimentou colocar o ISIN naquela pequena barra de procura no canto superior direito? Veja as seguintes imagens, sao logo as primeiras opçoes em ambos os casos.

Screenshot_2019-11-08_00-01-32.png

Screenshot_2019-11-08_00-02-52.png

Editado por Urso_Pardo
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    7 minutes ago, Urso_Pardo said:

Ja experimentou colocar o ISIN naquela pequena barra de procura no canto superior direito? Veja as seguintes imagens, sao logo as primeiras opçoes em ambos os casos.

Agora sim !!! Quando pesquiso pelo nome (copy paste) i.e. SPDR MSCI World UCITS só aparece a Italiana, mas através do ISIN aparecem todas. É estranho o critério de pesquisa dar resultados diferentes mas é o caso. Obrigado pela ajuda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quando falamos em custos com comissões fico com algumas dúvidas. Consideremos como exemplo a comparação dos seguintes investimentos:

a) 100% = 80% SPDR MSCI World UCITS ETF @ TER 0,12% + 20% iShares Core MSCI EM IMI UCITS EFT @ TER 0,18%

TER aproximada 0,13%

b) 100% Vanguard FTSE All-World UCITS ETF @ TER 0,22% 

A diferença é de 0,09%. Num investimento de 50.000€ significa uma diferença de 45€? Anual?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 12 horas, Gus disse:

Quando falamos em custos com comissões fico com algumas dúvidas. Consideremos como exemplo a comparação dos seguintes investimentos:

a) 100% = 80% SPDR MSCI World UCITS ETF @ TER 0,12% + 20% iShares Core MSCI EM IMI UCITS EFT @ TER 0,18%

TER aproximada 0,13%

b) 100% Vanguard FTSE All-World UCITS ETF @ TER 0,22% 

A diferença é de 0,09%. Num investimento de 50.000€ significa uma diferença de 45€? Anual?

Sim.

Mas se estás preocupado com 45 euros num investimento, então não estás preparado para variações de 5.000 euros (10% sobre 50.000).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    5 hours ago, Mouro Emprestado said:

Sim.

Mas se estás preocupado com 45 euros num investimento, então não estás preparado para variações de 5.000 euros (10% sobre 50.000).

Ainda bem que as contas batem certo. Estava preocupado era em perceber se a diferença tinha algum tipo de expressão ou estava a escapar-me algo. Obrigado pela resposta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Gus disse:

Ainda bem que as contas batem certo. Estava preocupado era em perceber se a diferença tinha algum tipo de expressão ou estava a escapar-me algo. Obrigado pela resposta.

Só acrescentar que esse custo recai sobre os Assets under management (AUM) do fundo. Ou seja, se os teus 50.000€ valorizarem, os custos também aumentam. Se projectares isso num prazo de 20 ou 30 anos podes imaginar o impacto que esses custos têm no resultado final.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    14 hours ago, Patrone said:

Só acrescentar que esse custo recai sobre os Assets under management (AUM) do fundo. Ou seja, se os teus 50.000€ valorizarem, os custos também aumentam. Se projectares isso num prazo de 20 ou 30 anos podes imaginar o impacto que esses custos têm no resultado final.

qual impacto? qual a rentabilidade dos ETF's a 20 ou 30 anos?

se a previsão financeira fosse assim tão simples..

@Gus

a única certeza que tens é mesmo essa: o TER de 80% SPDR + 20% iShares é menor que o TER de 100% Vanguard
    quanto ao desempenho do combo SPDR + iShares vs Vanguard ... está no lado não desenhado do gráfico

analisa a composição de cada ETF e tenta concluir qual das hipóteses se encaixa no teu perfil/plano de investimento.

eu, que não percebo nada disto, acho o da Vanguard muito interessante!

Editado por Soviet
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, Soviet disse:

qual impacto? qual a rentabilidade dos ETF's a 20 ou 30 anos?

se a previsão financeira fosse assim tão simples..

faz vários cenários, a ideia é perceber como os custos afectam o investimento não é calcular um valor exacto

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

o TER é algo que vai afetar todos os anos as perdas que tens dos teus fundos... 

Quanto mais baixo melhor, 45€ todos os anos compostos... dá algum dinheiro ao final de uns tempos!

Por isso prefiro SPDR e EMIM, mas isso sou eu...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

cenários dos tais 50.000€ a 20 anos:

1. (80% SPDR + 20% EMIM) = 11% rent anual e (100% Vanguard FTSE) = 8% rent anual

2. (80% SPDR + 20% EMIM) = 8% rent anual e (100% Vanguard FTSE) = 11% rent anual

3. (80% SPDR + 20% EMIM) = 10% rent anual e (100% Vanguard FTSE) = 10% rent anual

4. ...

TER quanto mais baixo melhor, será?

estamos a comprar ETF's ou combinações, com alocações/distribuições um tanto distintas.

como não sabemos qual a performance de qualquer dos produtos,  não me parece que essa variável seja o factor absoluto na escolha.

Editado por Soviet
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, Soviet disse:

cenários dos tais 50.000€ a 20 anos:

1. (80% SPDR + 20% EMIM) = 11% rent anual e (100% Vanguard FTSE) = 8% rent anual

2. (80% SPDR + 20% EMIM) = 8% rent anual e (100% Vanguard FTSE) = 11% rent anual

3. (80% SPDR + 20% EMIM) = 10% rent anual e (100% Vanguard FTSE) = 10% rent anual

4. ...

TER quanto mais baixo melhor, será?

estamos a comprar ETF's ou combinações, com alocações/distribuições um tanto distintas.

como não sabemos qual a performance de qualquer dos produtos,  não me parece que essa variável seja o factor absoluto na escolha.

Esse argumento é igualmente válido para um fundo de gestão ativa com um TER de 2%. Qual é o melhor? Não sabemos. A questão é lidar com aquilo que já se conhece, que são os custos. 

O meu comentário não foi no sentido de dizer que uma opção era melhor que a outra. Foi mesmo para o user que perguntou perceber como são calculados os custos, uma vez que até perguntou se os tais 45€ eram anuais. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa Tarde Pessoal,

Com a ajuda do @Smaug fiz um ajuste ao meu porfólio. De momento está da seguinte forma:

image.png.eaa45729f6e4aafde0aec1693cc8c0fd.png

Com as ultimas questões da mintos, retirei algum dinheiro de lá e com algumas poupanças fiquei com um valor livre de 37.43 % para investir.

Sei que em termos de etf está bastante desequilibrado dado que os desenvolvidos devia ter uma % de pelo menos 80% e os emergentes no máx de 20%. A minha ideia agora é reforçar os desenvolvidos e alocar uma % a obrigações. 

Os ETF's que tenho de momento são os seguintes:

1. 1. Desenvolvidos = iShares Core MSCI World UCITS (IWDA)
    2. 2. Emergentes = iShares Core MSCI EM IMI UCITS ETF (EIMI)

O meu prazo de investimento é no minimo de 5 anos mas estou a apontar para os 10 anos.

Em quais obrigações me sugerem investir e qual acham que é a % ideal para colocar agora em desenvolvidos e obrigações? Já li aqui que a % de obrigações devia ser igual à idade mas sendo ainda "jovem" (28 anos) pretendo ter uma carteira um pouco mais agressiva, com menos obrigações.

Aproveito também para questionar se acham que faz sentido alocar uma % a um FI que li à pouco no outro tópico aqui do fórum: o CA Património Crescente.

Dado que se trata de um FI que não está associado a ações nem obrigações, parece ser uma boa alternativa para ter mais diversidade.

Desde já muito obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 19 minutos, Perucao disse:

Boa Tarde Pessoal,

Com a ajuda do @Smaug fiz um ajuste ao meu porfólio. De momento está da seguinte forma:

image.png.eaa45729f6e4aafde0aec1693cc8c0fd.png

Com as ultimas questões da mintos, retirei algum dinheiro de lá e com algumas poupanças fiquei com um valor livre de 37.43 % para investir.

Sei que em termos de etf está bastante desequilibrado dado que os desenvolvidos devia ter uma % de pelo menos 80% e os emergentes no máx de 20%. A minha ideia agora é reforçar os desenvolvidos e alocar uma % a obrigações. 

Os ETF's que tenho de momento são os seguintes:

1. 1. Desenvolvidos = iShares Core MSCI World UCITS (IWDA)
    2. 2. Emergentes = iShares Core MSCI EM IMI UCITS ETF (EIMI)

O meu prazo de investimento é no minimo de 5 anos mas estou a apontar para os 10 anos.

Em quais obrigações me sugerem investir e qual acham que é a % ideal para colocar agora em desenvolvidos e obrigações? Já li aqui que a % de obrigações devia ser igual à idade mas sendo ainda "jovem" (28 anos) pretendo ter uma carteira um pouco mais agressiva, com menos obrigações.

Historicamente, as carteiras 60/40 têm tido melhores rentabilidades que carteiras com uma alocação superior em acções.

Vale o que vale para o futuro.

Em termos de ETF, algo que tenha apenas obrigações soberanas europeiras, de prazo intermédio (5 a 10 anos), de preferência que capitalize dividendos.

Algo como LU1287023185 ou IE00B3VTN290

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

há 8 minutos, Mouro Emprestado disse:

Historicamente, as carteiras 60/40 têm tido melhores rentabilidades que carteiras com uma alocação superior em acções.

Em termos de ETF, algo que tenha apenas obrigações soberanas europeiras, de prazo intermédio (5 a 10 anos), de preferência que capitalize dividendos.

Muito Obrigado @Mouro Emprestado.

O IE00B3VTN290 penso estar fora de questão sendo da bolsa inglesa e por isso vou pagar uma comissão mais alta por ele, além de ser em £.

O LU1287023185 até parece bem, pode ser uma boa escolha.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 15 minutos, Perucao disse:

Muito Obrigado @Mouro Emprestado.

O IE00B3VTN290 penso estar fora de questão sendo da bolsa inglesa e por isso vou pagar uma comissão mais alta por ele, além de ser em £.

Estranho, no justetf.com aparece-me também admitido na bolsa de frankfurt e de amesterdão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Mouro Emprestado disse:

Estranho, no justetf.com aparece-me também admitido na bolsa de frankfurt e de amesterdão.

Tens razão, também me aparece frankfurt e amesterdão.

Sendo assim tão os dois cima da mesa! Vou analisar e comparar os dois.

Vi que comentaste o outro tópico dos fundos de investimento. Apenas por curiosidade, que te parece aquele FI da CA?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 20 minutos, Perucao disse:

Vi que comentaste o outro tópico dos fundos de investimento. Apenas por curiosidade, que te parece aquele FI da CA?

No idea.

Não sou profissional, não tenho de saber de tudo, às vezes a ignorância é mesmo uma benção :-)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Mouro Emprestado disse:

No idea.

Não sou profissional, não tenho de saber de tudo, às vezes a ignorância é mesmo uma benção ?

Claro, nem assumi o contrário.

Pensei apenas que podias ter uma opinião formada.

Muito obrigado pela ajuda!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Mouro Emprestado disse:

Após comparar os dois fundos, verifico que são ambos muito parecidos, tendo retornos bastante próximos.

A grande diferença é no fund size (o lyxor é muito superior), na ter (apesar de muito próxima) e um é sampling e o outro é physical replication.

Tendo em conta que o lyxor tem um fund size muito superior, uma ter mais baixa e é grátis na degiro penso que irei optar por ele LU1287023185

Muito obrigado pela ajuda @Mouro Emprestado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    A 04/11/2019 às 21:09, Mouro Emprestado disse:

Só uma nota, o SP500 em euros bateu hoje novos recordes (já vai em mais de 400% de ganhos acumulados desde o último mínimo histórico, Março de 2009).

E hoje lá quebrou a barreira dos 3100 pontos, tendo fechado nos 3120 pontos.

Em euros, o SP500 este ano está com uma rentabilidade acima de 30% eheheheheh.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá Pessoal!

Sou novo neste forum e é a primeira vez que escrevo um post aqui.

Tenho 22 anos e como alguns dos meus CTPM vão vencer em Jan2020 estou a pensar em investir uma parte das minhas poupanças (+/- 25%) em ETF's na degiro ( ainda não criei uma conta) para um investimento de longo prazo.

Pelo que estive a ler estou a pensar investir num ETF que replique o S&P500 e que seja de acumulação. A minha dúvida é se é melhor escolher um fundo em dolares ou em euros? Há alguma diferença para além da TER? Tenho de pagar alguma coisa para converter de dolares para euros?

Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 17/11/2019 às 13:58, Afonso_ disse:

Olá Pessoal!

Sou novo neste forum e é a primeira vez que escrevo um post aqui.

Tenho 22 anos e como alguns dos meus CTPM vão vencer em Jan2020 estou a pensar em investir uma parte das minhas poupanças (+/- 25%) em ETF's na degiro ( ainda não criei uma conta) para um investimento de longo prazo.

Pelo que estive a ler estou a pensar investir num ETF que replique o S&P500 e que seja de acumulação. A minha dúvida é se é melhor escolher um fundo em dolares ou em euros? Há alguma diferença para além da TER? Tenho de pagar alguma coisa para converter de dolares para euros?

Obrigado!

Em relação às cotações em USD, a DeGiro cobra um Spread de Moeda Estrangeira de 0,10%.

Relativamente a outras diferenças, lê a última questão deste post para perceberes melhor:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico