Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

• Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

há 40 minutos, Urso_Pardo disse:

Imediata, a subdivisão das taxas aplicadas à posição do ETF são ajustadas em conformidade (mas não com retroativos, bem entendido).

Tenho umas quantas participações de algumas destas Vanguard no portfolio do ETFmatic... ;)

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

há 25 minutos, mkr disse:

Que plataforma/ferramenta usam para comparar ETFs e ver a sua sobreposição? Já encontrei alguns sites mas nunca encontro os ETFs que tenho ?

JustETF ou Morningstar...

Sinto-me muito limitado na escolha de REITs. não encontro nenhuma europeia que se foque maioritariamente em residencial...

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já acompanho o tópico há algum tempo e com a minha pergunta espero não me repetir muito. Vou ter a breve prazo uma grande disponibilidade de liquidez disponível (Certificados  do Tesouro que vão vencer) e queria aumentar a alocação da minha carteira de ETF's.

Tenho vindo a adquirir o iShares MSCI World contudo tenho tido dificuldades em escolher qual o ETF de obrigações que mais se adequa. A  perspectiva de investimento é de longo prazo (>10 ano) e com tolerância ao risco.

Os dois que tenho em mente são os seguintes:

- Lyxor EuroMTS 5-7Y Investment Grade (DR) UCITS ETF C-EUR (LU1287023003)

- Xtrackers Eurozone Government Bond UCITS ETF 1C (LU0290355717)

Ambos tem TER aceitáves (0.15 vs 0.17) e o  Lyxor tem a vantagem de estar disponível gratuitamente pela Degiro.

A principal dúvida  prende-se com o facto de ter dificuldades em justificar a escolha de um ETF de obrigações governamentais de médio longo prazo VS um ETF com todas as maturidades  e perceber qual se adequa melhor aos meus objectivos (não olhando unicamente para o facto de estar disponível gratuitamente na Degiro ou não...).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    41 minutes ago, ZePAG said:

Já acompanho o tópico há algum tempo e com a minha pergunta espero não me repetir muito. Vou ter a breve prazo uma grande disponibilidade de liquidez disponível (Certificados  do Tesouro que vão vencer) e queria aumentar a alocação da minha carteira de ETF's.

Tenho vindo a adquirir o iShares MSCI World contudo tenho tido dificuldades em escolher qual o ETF de obrigações que mais se adequa. A  perspectiva de investimento é de longo prazo (>10 ano) e com tolerância ao risco.

Os dois que tenho em mente são os seguintes:

- Lyxor EuroMTS 5-7Y Investment Grade (DR) UCITS ETF C-EUR (LU1287023003)

- Xtrackers Eurozone Government Bond UCITS ETF 1C (LU0290355717)

Ambos tem TER aceitáves (0.15 vs 0.17) e o  Lyxor tem a vantagem de estar disponível gratuitamente pela Degiro.

A principal dúvida  prende-se com o facto de ter dificuldades em justificar a escolha de um ETF de obrigações governamentais de médio longo prazo VS um ETF com todas as maturidades  e perceber qual se adequa melhor aos meus objectivos (não olhando unicamente para o facto de estar disponível gratuitamente na Degiro ou não...).

A diferença nesse prazo de investimento mais alargado será basicamente uma possibilidade de retorno ligeiramente acima por parte do ETF que tem todas as maturidades com o respectivo ligeiro incremento na volatilidade que poderá causar um retorno ligeiramente abaixo. Isso face ao que tem maturidades entre os 5 e os 7 anos. Fica um pouquinho mais exposto a variações da taxa de juro e por isso pode (ou não) ter um retorno maior nesse prazo alargado. Em todo o caso, seja para mais ou para menos, a diferença de retorno acumulado nesse prazo de investimento não será tremenda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva. Eu também acompanho o tópico há bastante tempo. Aprendi muito com todos e por isso um agradecimento especial a quem dedica um pouco do seu tempo a partilhar o seu conhecimento e experiência.

Hoje decidi escrever o meu primeiro post porque estou bastante confuso com uma questão e gostaria de poder contar com as vossas opiniões.

Tenho conta no BancoInvest faz precisamente 1 ano e a principal motivação foi o PPR AR. Para além do AR investi nos seguintes ETF's:

- IE00B3XXRP09 - Vanguard S&P500 UCITS ETF

- IE00B3VVMM84 - Vanguard FTSE Emerging Markets UCITS 

IE00B9F5YL18 - Vanguard Asia Pacific EX Japan

- LU1650489385 - LYXOR EUROMTS 10-15Y Investment Grade

Todos os ETF’s de ações, i.e. os da Vanguard são de Distribuição. No BancoInvest eles cobram 5€ de comissão cada vez que há distribuição, de 4 em 4 meses ficam com 15€.

Por essa razão e por ouvir aqui de forma reiterada a sugestão por ETF’s de acumulação estou a pensar vender para comprar:

- iShares Core MSCI World UCITS ETF (acc) TER 0,20% - IE00B4L5Y983

ou

- Lyxor Core MSCI World (DR) UCITS ETF (acc) TER 0,12% - LU1781541179

Agora a parte em que estou confuso: 

Analisando no justETF dois ETF do mesmo índice, como por exemplo S&P500, sendo um de distribuição e outro de acumulação;

Por exemplo o IE00B3XXRP09 Vanguard S&P500 UCITS ETF de distribuição e o IE00B5BMR087 iShares Core S&P 500 UCITS ETF de acumulação;

Não percebo razão de os dois terem o mesmo retorno. Pensava que o de acumulação teria um retorno ligeiramente superior. 

Se é mesmo assim, então mais vale não vender e receber uns euros de 4 em 4 meses.

Para além disso há a questão do imposto sobre as mais valias se vender agora para comprar.

Acham que se justifica? Como se explica a questão que coloco sobre acumulação vs distribuição?

Obrigado mais uma vez.

Bom fim-de-semana.

Editado por Gus
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 22 horas, Gus disse:

Agora a parte em que estou confuso: 

Analisando no justETF dois ETF do mesmo índice, como por exemplo S&P500, sendo um de distribuição e outro de acumulação;

Por exemplo o IE00B3XXRP09 Vanguard S&P500 UCITS ETF de distribuição e o IE00B5BMR087 iShares Core S&P 500 UCITS ETF de acumulação;

Não percebo razão de os dois terem o mesmo retorno. Pensava que o de acumulação teria um retorno ligeiramente superior. 

The devil is in the details

No justetf, o retorno dos fundos de distribuição assume o reinvestimento dos dividendos sem qualquer tipo de tributação.

Ou seja, estranho seria se ambos os ETFs tivessem uma rentabilidade diferente!

Isto porque cada país da UE tem a sua regra sobre a tributação sobre os dividendos, pelo que a única forma dessas comparações serem fiáveis seja de apresentar 0 de tributação.

No entanto, não podes ter qualquer dúvida que os ETFs de acumulação são muito melhores de um ponto de vista fiscal para o investidor português.

Na dúvida, abres uma folha no excel e experimentas.

Posto isto, escolhe um ETF único para o mundo inteiro (e se quiseres, adicionas um de Mercados Emergentes) e não mexas mais ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 horas, Gus disse:

Para além disso há a questão do imposto sobre as mais valias se vender agora para comprar.

Se isto for um problema não vendas nada e direcciona apenas o dinheiro adicional (futuras entregas) para os ETFs que consideres melhores e mais adequados para a tua estratégia. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    5 hours ago, Mouro Emprestado said:

The devil is in the details

No justetf, o retorno dos fundos de distribuição assume o reinvestimento dos dividendos sem qualquer tipo de tributação.

Ou seja, estranho seria se ambos os ETFs tivessem uma rentabilidade diferente!

Isto porque cada país da UE tem a sua regra sobre a tributação sobre os dividendos, pelo que a única forma dessas comparações serem fiáveis seja de apresentar 0 de tributação.

No entanto, não podes ter qualquer dúvida que os ETFs de acumulação são muito melhores de um ponto de vista fiscal para o investidor português.

Na dúvida, abres uma folha no excel e experimentas.

Posto isto, escolhe um ETF único para o mundo inteiro (e se quiseres, adicionas um de Mercados Emergentes) e não mexas mais ?

Não fazia a minima ideia disso, por essa razão não estava a perceber. Mas agora compreendo e faz sentido.

Vou ver se os vendo.

Obrigado pelo esclarecimento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    4 hours ago, sinbad said:

Se isto for um problema não vendas nada e direcciona apenas o dinheiro adicional (futuras entregas) para os ETFs que consideres melhores e mais adequados para a tua estratégia. 

Sim, mas se calhar aproveitava o facto de o S&P500 estar em máximo para o vender e investir na próxima correcção e assim via-me livre desse ETF de distribuição.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 19 horas, Gus disse:

Sim, mas se calhar aproveitava o facto de o S&P500 estar em máximo para o vender e investir na próxima correcção e assim via-me livre desse ETF de distribuição.

Qual o valor da correcção? 5% face aos actuais máximos? 10%? 20%? 

E se essa correcção não surgir nos próximos 6, 12 ou 18 meses?

Se é para trocares, faz agora a troca.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    4 hours ago, Mouro Emprestado said:

Qual o valor da correcção? 5% face aos actuais máximos? 10%? 20%? 

E se essa correcção não surgir nos próximos 6, 12 ou 18 meses?

Se é para trocares, faz agora a troca.

Penso que vou seguir as tuas recomendações, obrigado.

Já agora, o que acham do novo (2019) ETF da Vanguard que segue o índice FTSE All-World (desenvolvidos+emergentes) e tem um TER de 0,22% ?

IE00BK5BQT80 Vanguard FTSE All-World UCITS ETF (USD) (Acc)   

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 7 minutos, Gus disse:

Já agora, o que acham do novo (2019) ETF da Vanguard que segue o índice FTSE All-World (desenvolvidos+emergentes) e tem um TER de 0,22% ?

Se queres ter acesso aos mercados emergentes, é mais simples do que teres 2 ETFs (mercados desenvolvidos + mercados emergentes).

Certamente há muitos piores ETFs por aí ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Gus disse:

Tou a pensar investir neste ETF também, apesar de ter TER maior que o SPDR MSCI e que o SWDA...

Alguém tem algum site sobre que via seguir?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    20 hours ago, CountingCents said:

Tou a pensar investir neste ETF também, apesar de ter TER maior que o SPDR MSCI e que o SWDA...

Alguém tem algum site sobre que via seguir?

Esta' em duvida se deve incluir ou nao mercados emergentes no seu investimento? Ou e' apenas uma questao do(s) veiculo(s) de investimento para o realizar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Urso_Pardo disse:

Esta' em duvida se deve incluir ou nao mercados emergentes no seu investimento? Ou e' apenas uma questao do(s) veiculo(s) de investimento para o realizar?

Quero Emergentes no portefólio, não sei é qual o melhor veículo como referes...

o SPDR e o EMIM têm TER de 0.12 e 0.18 respetivamente,  e existem os 2 na Euronext Amsterdam, não tendo eu de pagar mais do que 1 taxa de conexão em bolsas diferentes... O VWCE não está presente nessas bolsas e tem 0.22 de TER... Penso que não faça sentido, mas pode haver alguma vantagem em reduzir a 1 ETF apenas que não esotu a ver!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    10 hours ago, CountingCents said:

o SPDR e o EMIM têm TER de 0.12 e 0.18 respetivamente,  e existem os 2 na Euronext Amsterdam, não tendo eu de pagar mais do que 1 taxa de conexão em bolsas diferentes... O VWCE não está presente nessas bolsas e tem 0.22 de TER... Penso que não faça sentido, mas pode haver alguma vantagem em reduzir a 1 ETF apenas que não esotu a ver!

Excluindo o detalhe de a combinaçao de indices MSCI World + MSCI EM IMI nunca poder ser totalmente equivalente ao FTSE All World, dependera' do seu objectivo.

Logo 'a partida vejo tres caminhos (podem existir outros):

1 - Pretende fazer uma aposta em que os mercados emergentes vao ter um retorno de investimento maior que os desenvolvidos no seu periodo de investimento e por isso define um peso relativo diferente da capitalizaçao bolsista actual e mantem essa opcao por um periodo largo de tempo (10 ou mais anos, com eventual reavaliaçao) com os rebalanceamentos anuais. Sera uma estrategia inerente 'a sua carteira de investimentos que neste caso consegue realizar com a combinacao do SPDR MSCI World + iShares MSCI EM IMI.

2 - Quer seguir ao mais baixo custo actual e na medida dos possiveis os pesos relativos da capitalizaçao bolsista mundial. A ideia sera' ajustar (semi)anualmente as percentagens dos pesos do SPDR MSCI World + iShares MSCI EM IMI na sua carteira para reflectir o melhor possivel os pesos que o indice MSCI AWCI expressa. Sera uma aproximacao suficiente que requer um pouco mais de trabalho e pesquisa.

3 - Deseja ter exposiçao a mercados emergentes mas sempre no peso relativo definido pelas regras do indice e pela evolucao efectiva do mercado mundial accionista sem estar preocupado em ajustar de x em x tempo com rebalanceamentos para equilibrar entre desenvolvidos e emergentes. Neste momento a opcao mais barata que vejo e' o Vanguard FTSE All World.

Editado por Urso_Pardo
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    A 04/11/2019 às 22:09, Mouro Emprestado disse:

Só uma nota, o SP500 em euros bateu hoje novos recordes (já vai em mais de 400% de ganhos acumulados desde o último mínimo histórico, Março de 2009).

E será que é hoje que finalmente ultrapassa os 3.100 pontos? :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 11/5/2019 at 12:35 AM, CountingCents said:

Parece-me muito interessante e bem a baixo dos 0,22% do Vanguard FTSE All-World. Contudo, não me aparece a Euronext Amsterdam disponível na Degiro. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico