Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Olá  a todos!

Tenho 34 anos Iniciei-me neste mundo a cerca de dois meses quando investiguei qual seria a melhor maneira de realizar investimentos de forma passiva com um horizonte de investimento de longo prazo.

Descobri o investimento através de ETFs poderia ser uma solução e optei por investir uma pequena parte do meu património.

Comecei por escolher ETFs em EURs, Acumulativos, disponíveis no DEGIRO e com baixos custos de manutenção. Inicialmente tentei optar só por ETFs físicos, mas acabei por selecionar alguns sintéticos com boa performance. Segui principalmente o documento identificado no link - https://www.investmenteurope.net/research/4002305/morningstar-publishes-guided-tour-europe-etf-market.

A minha carteira inicial ficou com a seguinte configuração:

• 40% - Amundi ETF S&P 500 - LU1681048804 - (0.15%)
    • 24% - XTR.II EUROZONE GOV.BOND - LU0290355717- (0.15%)
    • 28% - AMUNDI ETF MS EUR - LU1681042609- (0.15%)
    • 8% - ISHARES CORE MSCI EM IMI UCITS ETF ACC - IE00BKM4GZ66- (0.18%)

Neste momento o meu objectivo seria aumentar a minha exposição e organizar o portfolio da seguinte forma:

• 20% - Amundi ETF S&P 500 - LU1681048804 - (0.15%)
    • 30% - XTR.II EUROZONE GOV.BOND - LU0290355717- (0.15%)
    • 15% - AMUNDI ETF MS EUR - LU1681042609- (0.15%)
    • 08% - ISHARES CORE MSCI EM IMI UCITS ETF ACC - IE00BKM4GZ66- (0.18%)
    • 12% - Small Caps Value
    • 15% - Ouro

Antes de avançar com a implementação deste portfolio tenho algumas dúvidas que gostaria de esclarecer e nesse sentido que escrevo esta publicação.

Small Caps Value

O melhor ETF que descobri para este ativo foi o ISHS VII-MSCI USA S.CAP UC.ETF - IE00BKM4GZ66, no entanto o seu custos de manutenção é 0.48%, que é 3 vezes maior que restantes que escolhi e quase 7 vezes maior que o ETF da Vanguard (VBR – Vanguard Small-Cap Value ETF - 0.07%)

As duas questões que me surgiram foram as seguintes:

• Faz sentido adicionar esta classe de ativos ao meu portfolio?
    • Faz sentido abrir conta em algum outro broker que me possibilite o acesso ao ETF da Vanguard?

Ouro

O melhor ETF que encontrei para seguir o ouro foi Lyxor MSCI ACWI Gold UCITS ETF - C-EUR - LU0854423687 com um custo de manutenção de cerca 0.5%.
    Após alguma investigação encontrei outra forma de investir neste ativo através da empresa BullionVault (https://www.bullionvault.com/), em que os custos são 0.5% por cada operação de compra ou venda e de 0.12% anualmente.
    Numa perspectiva de investir a longo prazo parece-me uma solução mais interessante. Realizando umas contas por alto, fiquei com a sensação que seria necessário encontrar um ETF com comissões perto dos .27% para compensar a utilização de ETFs neste tipo de investimento. Abaixo apresento o exercício realizado:

Valores a assumir para simulação:

• Valor a investir - 10000
    • Anos de investimento - 10 anos
    • Ajuste do rebalanceamento - 10% do capital investido - 1000 
    • Capital no final da simulação - 10000

Custos:

• Comissão de compra inicial - 10000*.005 = 50
    • Comissão de compra ou venda anuais = 1000*.005 = 5
    • Comissão de venda final - 10000*.005 = 50
    • Comissão de gestão anual total - 10*10000*0.0012 = 120
    • Total de comissões = 270 (2,7%) 

A minha questão é a seguinte, nível de rentabilidade esta solução parece-vos interessante?

Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Francisco Martins

Boa tarde,

Ficam alguns comentários ao considerar a sua carteira inicial e as alteracoes que pretende efectuar:

- Porque razão decidiu dividir em EUA e Europa nessas proporcoes e nao aglomerar essas parcelas num ETF que siga o MSCI World? Existe um ETF desse indice com TER 0,12%.

- Se prefere dividir, porque nao utilizar antes o conjunto iShares Core S&P 500 UCITS ETF (Acc) ISIN IE00B5BMR087 e iShares Core MSCI Europe UCITS ETF EUR (Acc) ISIN IE00B4K48X80, que tem cerca de metade em TER e a importante replicaçao fisica?
      Mesmo considerando que esses ETF da Amundi tem uma transacao mensal gratuita na DeGiro, a nao ser que esteja a pensar efectuar reforços com periodicidade (quase) mensal?

- A parcela de 8% em accoes de mercados emergentes foi derivada de algum calculo? Porque razao estar a incluir esse fraccionamento se praticamente so ira trazer mais custos (quer em TER, quer nos rebalanceamentos) e quase nenhum impacto no desempenho da carteira?

- O investimento num vector/factor como o Small Cap Value dos EUA resulta da observacao do historico? Se sim, de quantos anos? De facto podera criar a mecanica entre o Large Cap Blend (do SP500) com o Small Cap Value, mas se isso ira trazer algum beneficio nos proximos 10, 20 ou 30 anos e uma incognita subjacente a qualquer factor muito especifico como este.  Adicionalmente, aplicam-se os mesmos comentarios que efectuei para o ponto dos mercados emergentes.

Quanto ao investimento em Ouro, repare que existem algumas questoes relacionadas com o que apresentou:

- Investir em accoes de empresas cuja actividade esta dependente do ouro nao e de todo equivalente ou similar a investir em ouro fisico.
      As accoes dessas empresas vao estar em grande parte correlacionadas com o preço do ouro, mas vai ficar exposto a todo um conjunto de outros riscos associados
      a actividade e modelo de negocio dessas empresas em especifico. Nao aconselhavel, especialmente com o objectivo e papel que esta associado ao ouro numa carteira de investimento como a sua.

- A utilizacao do BullionVault oferece varias vantagens e proteccoes para os finos detalhes subjacentes ao investimento em ouro, mas os custos apresentam pormenores que julgo nao ter considerado nos seus calculos:

Storage & insurance for as long as you hold.
    0.12% per year on gold, billed monthly and subject to monthly minimum of $4.

Funds wire fee
    Most UK withdrawals are free. Where we pay our bank to remit funds to you (e.g. US and international transfers) there is a fee. The fee depends on the currency and destination of the transfer, but will not typically be in excess of $30.

PS: peço desculpa pela falta de acentos devido ao teclado que estou a utilizar.

Editado por Urso_Pardo
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    15 hours ago, Diogobc said:

Não percebo nada de obrigações e portanto tenho adiado o investimento nesta parcela há meses... vou lendo vou lendo mas acho que não compreendo verdadeiramente...

Correndo o risco de dizer disparates:

Ora se a inflacção sobre, as obrigações são menos rentáveis. Se a inflação desce (ou é menor do que a previsão), são mais rentáveis. Esta parte eu percebo.

Se os juros sobem, as obrigações descem. Se os juros descem, o preço das obrigações sobe. Esta parte já percebo menos. Ora se os juros estão a subir, as obrigações não ficam mais atractivas? Ou a questão aqui é que, se os juros estão a subir, então as obrigações já emitidas perdem valor pois as novas têm um potencial de rentabilidade maior. Ou seja as obrigações baixam de preço pois irão ter um retorno inferior às obrigações mais recentes.

Ora então se acharmos que os juros vão subir, devemos comprar obrigações de curto prazo. Consequentemente, entramos nas de longa maturidade se acharmos que os juros vão descer.

Concluindo, neste momento a ideia é a de que os juros não vão descer mais e portanto mais tarde ou mais cedo irão surgir obrigações com melhor rentabilidade? Ou como não se avizinha uma melhoria da economia, ninguém pensa que os juros vão subir nos próximos anos? Mais concretamente, como é que isto se relaciona com o comportamento das obrigações nestes últimos dias, após o anúncio do BCE?

O meu investimento é no longo prazo e é para government bonds europeias em ETF. Tinha a ideia, errada talvez, de que a melhor aposta seria um etf que tivesse várias maturidades ou então num de médio prazo. No entanto olho para esta lista:

https://www.justetf.com/ch-en/find-etf.html?assetClass=class-bonds&groupField=none&region=Europe&bondType=Government&tab=rollreturn&sortField=fiveYearReturnCHF&sortOrder=desc

e os melhores resultados são os de longo prazo, em qualquer tempo que analisemos, desde a um mês até 5 anos. Isto faz sentido porque a perspectiva era a de que os juros iriam baixar mais? Logo obrigações de curto prazo seriam menos rentáveis?

Os fundos de obrigações estão sujeitos ao valor de mercado das obrigações que têm em carteira num dado momento. O valor de mercado de uma obrigação existente varia com as taxas de juro, logo o valor de carteira do fundo também ira sofrer esse impacto. Note que os fundos de obrigações por norma não ficam com as obrigações até estas atingirem a maturidade, logo a unica forma de determinar o valor da carteira detida é pelo valor de mercado actual.

Em todo o caso, para um investidor comum que tem como objectivo o longo prazo, andar a alterar a sua carteira de fundos de obrigações com base nas expectativas/ideias/sentimentos que tem da evolução futura da taxa de juro é algo extremamente arriscado e terá um impacto negativo quase garantido no valor da sua carteira de investimento a longo prazo. Por exemplo, não vai agora colocar todo o seu investimento em obrigações de curto prazo porque julga que a taxa de juro já não vai baixar mais e que ao inves deve é subir, para daqui a uns 3 ou 4 anos estar a trocar esse investimento todo por obrigações de longo prazo porque pensa que a taxa de juro vai descer.

Repare, as melhores equipas de gestão de fundos activos pertecentes a instituições financeiras fazem estas e outras apostas/decisões e em cada ano que passa apenas uns 15% ou 20% é que consegue melhores resultados que a média do mercado. Ou seja, não só lutam contra 85%-80% hipoteses de ter piores resultados a cada ano, como ainda por cima no ano ou periodo seguinte a probabilidade de serem os mesmos a ter melhores resultados que a média do mercado é ainda mais diminuta. Agora pense no caso de um investidor comum, a pensar pela sua cabeça carregada de palpites e emoções, com pouco tempo, com pouco conhecimento e com pouca informação. Eu incluo-me neste ultimo grupo e sei que o melhor que faço é ser humilde em relação ao mercado.

Como pode ler pelo histórico deste tópico, está bem encaminhado quando escolhe fundos que detenham obrigações soberanas europeias. Quanto à sua observação sobre o histórico de 5 anos das obrigações de longo prazo, pense também que esse ganho teve uma volatilidade consideravelmente maior. A escolha dependerá sempre da interacção com a sua carteira de investimento actual e da sua propensão em aportar mais risco para ter (possivelmente) maior retorno. Lembre-se sempre que ter ganhos em linha com a média do retorno do mercado é confortavel, já ter perdas acima da média do retorno do mercado é extremamente desagradavel.

Da minha parte ficam as sugestões que já tinha referido em outros comentários nas páginas anteriores: intermédio, agregado ou a combinação de curto e longo prazo em partes iguais. Qualquer que seja a escolha, mantenha a TER resultante o mais baixo possivel  (em torno dos 0,10-0,15%), isso é aquilo que pode controlar e que tem um impacto muito significativo num investimento de longo prazo.

Editado por Urso_Pardo
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins

Eu não sei se disse só disparates porque não cheguei a perceber bem a sua intenção ao misturar tantos conceitos.

O que lhe posso fazer é voltar a colar aqui o que eu referi sobre a influência da taxa de juro nos fundos de obrigações e juntar o que eu também já tinha referido em um outro comentário anterior:

As obrigações geram dinheiro pelo cupão e pelo valor de capital em mercado actual face às variações na taxa de juro nas diferentes maturidades.

Os fundos de obrigações estão sujeitos ao valor de mercado das obrigações que têm em carteira num dado momento. O valor de mercado de uma obrigação existente varia com as taxas de juro, logo o valor de carteira do fundo também ira sofrer esse impacto. Note que os fundos de obrigações por norma não ficam com as obrigações até estas atingirem a maturidade, logo a unica forma de determinar o valor da carteira detida é pelo valor de mercado actual.

O valor actual de mercado das obrigações varia na razão inversa do juro de uma forma não linear, ou seja, uma descida da taxa de juro actual de 2% para 1% causa uma variação com peso diferente de uma descida de 1% em direcção aos 0%. Esta variação na curva de yield da obrigação é tanto maior quanto a duração ate maturidade. Ou seja, quanto maior a duração da obrigação, mais sensivel esta é a variações actuais na taxa de juro. Se os juros descem o valor de mercado sobe, acontecendo o inverso caso as taxas de juro subam.

Editado por Urso_Pardo
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

BMO Responsible Global Equity Fund A Inc EUR

BlackRock Global Funds - World Technology Fund E2 (EUR)

JPMorgan Funds - US Technology Fund D (acc) - EUR

Entre estes 3 fundos tecnologicos, qual aconselhariam?

Editado por Ricardo Machado
    Falta de elementos
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, Urso_Pardo disse:

Boa tarde,

Essa pergunta está formulada de um modo estranho, mas pode consultar histórico e diversas informações sobre ETF neste site:

https://www.justetf.com/en/find-etf.html

Porque estranho? Estou a pensar incluir um fundo tecnológico na minha carteira de alto risco, e estou indeciso entre esses 3, só fiz pedi uma opinião. A performance dos 3 é muita parecida. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins

Boa tarde,

Eu respondi ao larbac.

O seu comentario deve ter sido feito na mesma altura em que coloquei a resposta, por esse motivo não ficou seguido.

Quanto os produtos que refere, julgo que deve fazer essa pergunta no topico dos fundos de investimento mobiliario.

Editado por Urso_Pardo
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tendo eu 30 anos e tencionando fazer uma alocação:

Acções - 45%

Mercados Emergentes - 15%

REIT - 10%

Obrigações - 30% 

Devo fazer uma realocação à medida que vou avançando na idade, aumentando a exposição a obrigações e diminuindo as acções ou mantenho as percentagens actuais pelos 20 ou 30 anos que pretendo manter o investimento?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pelo que percebo, o objetivo é fazer um balanceamento anual através dos reforços para as percentagens ficarem corretas e ao mesmo tempo ajustar essa diferença de 1%.

No entanto, isso é só um guia. Se achares que deves ir 25% obrigações podes fazê-lo, tal como podes achar que preferes 35% obrigações. Podes achar que preferes manter as obrigações nos 30% durante 5 ou 10 anos e só depois aumentar.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 12 horas, msoares101 disse:

Tendo eu 30 anos e tencionando fazer uma alocação:

Acções - 45%

Mercados Emergentes - 15%

REIT - 10%

Obrigações - 30% 

Devo fazer uma realocação à medida que vou avançando na idade, aumentando a exposição a obrigações e diminuindo as acções ou mantenho as percentagens actuais pelos 20 ou 30 anos que pretendo manter o investimento?

Se te sentires confortável com perdas que possam atingir os 35% a 40%, hoje e daqui a 20 ou 30 anos, então podes manter essa alocação ao longo da vida.

Editado por Mouro Emprestado
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@Urso_Pardo Muito Obrigado pela tua analise :) 

Abaixo envio a resposta às tuas questões.

On 9/13/2019 at 2:00 PM, Urso_Pardo said:

Boa tarde,

Ficam alguns comentários ao considerar a sua carteira inicial e as alteracoes que pretende efectuar:

- Porque razão decidiu dividir em EUA e Europa nessas proporcoes e nao aglomerar essas parcelas num ETF que siga o MSCI World? Existe um ETF desse indice com TER 0,12%.

Li em algum lado que se se deveria alocar parte do portfolio ao mercado "local" e foi por essa razão que tinha colocado a parcela da Europa. Entretanto após alguns comentários que foram partilhados comigo e uma nova análise da questão verifiquei que os indices dos EUA, Europa e Mundo estão bastante correlacionados.

Assim neste momento vou optar por alocar a parte da carteira de ações inteiramente ao ETF iShares Core S&P 500 UCITS ETF que tem um TER de 0,07%. A outra opção seria o utilizar o INVESCO MSCI WORLD UCITS ETF com um TER de 0.12% onde conseguiria diversificar melhor o risco, questão que irei re-analisar no próximo re-balanceamento.

- Se prefere dividir, porque nao utilizar antes o conjunto iShares Core S&P 500 UCITS ETF (Acc) ISIN IE00B5BMR087 e iShares Core MSCI Europe UCITS ETF EUR (Acc) ISIN IE00B4K48X80, que tem cerca de metade em TER e a importante replicaçao fisica?
      Mesmo considerando que esses ETF da Amundi tem uma transacao mensal gratuita na DeGiro, a nao ser que esteja a pensar efectuar reforços com periodicidade (quase) mensal?

Foi um erro de análise! Na altura dei mais importância ao facto da transacção ser gratuita no DeGiro. Concordo contigo, o  ETF iShares Core S&P 500 UCITS ETF faz mais sentido nesta estratégia.

- A parcela de 8% em accoes de mercados emergentes foi derivada de algum calculo? Porque razao estar a incluir esse fraccionamento se praticamente so ira trazer mais custos (quer em TER, quer nos rebalanceamentos) e quase nenhum impacto no desempenho da carteira?

Tens razão. Vou retirar este ativo da minha estratégia.

- O investimento num vector/factor como o Small Cap Value dos EUA resulta da observacao do historico? Se sim, de quantos anos? De facto podera criar a mecanica entre o Large Cap Blend (do SP500) com o Small Cap Value, mas se isso ira trazer algum beneficio nos proximos 10, 20 ou 30 anos e uma incognita subjacente a qualquer factor muito especifico como este.  Adicionalmente, aplicam-se os mesmos comentarios que efectuei para o ponto dos mercados emergentes.

Essa ideia surgiu da leitura do seguinte artigo:

Realizei alguns back-tests e efectivamente haveria alguns ganhos utilizando 10% a 20% de alocação da carteira. No entanto vou optar inicialmente por uma carteira mais simplicada e abandonar este ativo nesta fase.

- A utilizacao do BullionVault oferece varias vantagens e proteccoes para os finos detalhes subjacentes ao investimento em ouro, mas os custos apresentam pormenores que julgo nao ter considerado nos seus calculos:

Storage & insurance for as long as you hold.
    0.12% per year on gold, billed monthly and subject to monthly minimum of $4.

Funds wire fee
    Most UK withdrawals are free. Where we pay our bank to remit funds to you (e.g. US and international transfers) there is a fee. The fee depends on the currency and destination of the transfer, but will not typically be in excess of $30.

PS: peço desculpa pela falta de acentos devido ao teclado que estou a utilizar.

Tinha-me escapado esse pormenor do custo mínimo de $4. Fiz alguns cálculos e cheguei à conclusão que só será interessante (pelo menos a nível de retorno) utilizar o BullionVault para valores acima de cerca de 15000.

Após várias considerações, apresento abaixo a configuração final da carteira:

• 45% - iShares Core S&P 500 UCITS ETF - (0,07%)
    • 35% - XTR.II EUROZONE GOV.BOND - LU0290355717- (0.15%)
    • 20% - Ouro

Entretanto verifiquei que existiam mais duas opções no mercado interessantes para optar em vez do XTR.II EUROZONE GOV.BOND que apresento abaixo:

• Vanguard EUR Eurozone Government Bond UCITS ETF (TER - 0,12%) - LU1437024729
    • Amundi ETF Barclays Global Aggregate 500m UCITS ETF DR (TER - 0,10%) - IE00BH04GL39

Têm alguma opinião sobre os ETFs referidos acima? Ambos são mais baratos que o XTR.II EUROZONE GOV.BOND, mas o seu tamanho também é substancialmente menor:

image.png.a44c3e8c6e683ffcdedac174c7601641.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    5 hours ago, Dancing Investor said:

@Urso_Pardo Muito Obrigado pela tua analise :) 

Entretanto verifiquei que existiam mais duas opções no mercado interessantes para optar em vez do XTR.II EUROZONE GOV.BOND que apresento abaixo:

• Vanguard EUR Eurozone Government Bond UCITS ETF (TER - 0,12%) - LU1437024729
    • Amundi ETF Barclays Global Aggregate 500m UCITS ETF DR (TER - 0,10%) - IE00BH04GL39

Têm alguma opinião sobre os ETFs referidos acima? Ambos são mais baratos que o XTR.II EUROZONE GOV.BOND, mas o seu tamanho também é substancialmente menor:

Boa noite,

Atenção que o IE00BH04GL39 não é comparável aos outros dois, é significativamente diferente.

É uma pena esse LU1437024729 não ganhar dimensão, mas talvez num futuro próximo seja uma opção mais viável.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde a todos,

Depois de muito ler neste excelente tópico, tomei a decisão de investir em ETF's seguindo algumas das "dicas" que fui vendo ao longo do tópico.

Tenho 30 anos e irei investir, por agora, 10k €. Sendo um valor algo pequeno, penso que o melhor seria ter apenas 2 ETF's - 1 de ações e 1 de obrigações. Já tenho a conta na Degiro criada.

Aproveitando os ETF's grátis que podem ser comprados na Degiro estava a pensar fazer a seguinte carteira:

• 70% iShares Core MSCI World UCITS ETF USD (Acc) (EUR) | IWDA | IE00B4L5Y983
    • 30% Lyxor EUROMTS 5-7Y Investment Grade (DR) UCITS ETF - C-EUR (EUR) | MTC | LU1287023003

Penso que para já não faça muito sentido investir em mais ETF's. Eventualmente, mais para a frente, investir num ETF de ações emergente e/ou ouro.

Poderiam opinar sobre este portfólio, por favor? Faz sentido a minha ideia?

Obrigado desde já pela ajuda e obrigado a todos os que têm respondido neste tópico.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    A 25/09/2019 às 15:03, Visitante Pimba disse:

Boa tarde a todos,

Depois de muito ler neste excelente tópico, tomei a decisão de investir em ETF's seguindo algumas das "dicas" que fui vendo ao longo do tópico.

Tenho 30 anos e irei investir, por agora, 10k €. Sendo um valor algo pequeno, penso que o melhor seria ter apenas 2 ETF's - 1 de ações e 1 de obrigações. Já tenho a conta na Degiro criada.

Aproveitando os ETF's grátis que podem ser comprados na Degiro estava a pensar fazer a seguinte carteira:

• 70% iShares Core MSCI World UCITS ETF USD (Acc) (EUR) | IWDA | IE00B4L5Y983
    • 30% Lyxor EUROMTS 5-7Y Investment Grade (DR) UCITS ETF - C-EUR (EUR) | MTC | LU1287023003

Penso que para já não faça muito sentido investir em mais ETF's. Eventualmente, mais para a frente, investir num ETF de ações emergente e/ou ouro.

Poderiam opinar sobre este portfólio, por favor? Faz sentido a minha ideia?

Obrigado desde já pela ajuda e obrigado a todos os que têm respondido neste tópico.

É um tipo de carteira que é recomendado por aqui.

Mas só tu é que sabes se a % alocada faz ou não sentido, porque apenas tu é que consegues dizer se estás confortável em ter perdas nas ordens dos 35%, por causa do valor alocado às acções (70%). 

Se achas essas perdas demasiado elevadas, diminui o peso das acções e investe mais nas obrigações.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 51 minutos, larbac disse:

Todos os ETF "sofrem" desse problema?

Eu ainda ando a tentar perceber bem como investir em ETF....

Não invistas em nada ainda. Não deves investir em nada que não percebas e aparentemente ainda tens muita aprendizagem a fazer.

Com sorte, ainda és novo e tens tempo. O tempo, também nos investimentos, é o maior ativo que os jovens têm.

Aproveita esse tempo para ler livros sobre o assunto. Acho que este post (em algumas páginas atrás já tem livros sugeridos mas tudo escrito por Bogle, Malkiel, Swedroe, Ferri é bom).

Nota que "ETF" é apenas o "pacote" em que os investimentos estão. Convém perceber como funcionam o mercado de obrigações e de acções. Como funcionaram do passado, como cairam os preços desses ativos quando passámos pelas últimas crises (..., 2000, 2008). Depois podes preocupar-te sobre as especificidades do "pacote" ETF, mas o que interessa é perceber o que está lá dentro...

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico