Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

rui_marreiros
    há 8 horas, MachineD disse:

Correto. Mas a correlação é a mesma. Preço do ouro sobe, valor das empresas que mineram sobe também :)

Já agora deixo aqui a minha carteira para quem quiser estar interessado. Aceito comentários e sugestões!

5.00%    Bonds    IE00B3VWN393    CBU7    iShares USD Treasury Bond 3-7yr UCITS ETF (Acc)
    15.00%    Bonds    IE00B1FZSC47    TIPS    iShares USD TIPS UCITS ETF USD (Acc)
    5.00%    Commodity    IE00B4WPHX27    COMF    L&G Longer Dated All Commodities UCITS ETF
    10.00%    Gold    IE00B3CNHG25    AUCO    L&G Gold Mining UCITS ETF
    7.50%    SP500    IE00B5BMR087    CSPX    iShares Core S&P 500 UCITS ETF (Acc)    
    10.00%    Europe    IE00B4K48X80    IMAE     iShares MSCI Europe UCITS ETF    
    15.00%    Small-cap    IE00B3VWM098    SXRG    iShares MSCI USA Small Cap UCITS ETF (Acc)    
    10.00%    REIT    LU1437018838    EPRU    Amundi ETF FTSE EPRA NAREIT Global UCITS ETF DR    
    10.00%    Pacific    IE00B52MJY50    CPXJ    iShares Core MSCI Pacific ex Japan UCITS ETF (Acc)    
    12.50%    Emerging    IE00B4L5YC18    IEMA     iShares MSCI Emerging Markets UCITS ETF    

Tive de fazer alterações à carteira inicial US mode pois fui afetado como muitos outros pelo PRIIPS...

Objectivo é de ter fundos de acumulação sediados na Euronext amesterdam (pela questão dos custos na Degiro), apenas um deles é na XETRA, o de Small-Caps. O SP500 não estava incluido e tinha mais Ouro e Comms mas preferi ter mais risco. 

Olha as sugestões do Mouro, reduz o número de etf, porque existe muita correlação entre eles. O ouro é moda, se vires a 10 anos, não existe grande valorização, as obrigações e ações foram mais rentáveis, junta o ouro e as obrigações e aposta só num de obrigações. Reduz para no máximo 4 etfs, no mínimo 15%. Só se tiveres muito $$$. Depois  das sugestões dele, estudei os vários etf que pensava alinhar, tinha para ai uns 8, e acabei em 3 (um de obrigações, um de telecomunicações e outro de blue chips).

Por exemplo tens um etf pacific ex. japão e depois um emergents (vê se os dois não são a mesma coisa

No de ações escolhe os sectores que no futuro pensas serem mais rentáveis, e aposta ai, se estiveres enganado, com o passar do tempo corrigis, com um novo etf.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

há 1 hora, rui_marreiros disse:

Olha as sugestões do Mouro, reduz o número de etf, porque existe muita correlação entre eles. O ouro é moda, se vires a 10 anos, não existe grande valorização, as obrigações e ações foram mais rentáveis, junta o ouro e as obrigações e aposta só num de obrigações. Reduz para no máximo 4 etfs, no mínimo 15%. Só se tiveres muito $$$. Depois  das sugestões dele, estudei os vários etf que pensava alinhar, tinha para ai uns 8, e acabei em 3 (um de obrigações, um de telecomunicações e outro de blue chips).

Por exemplo tens um etf pacific ex. japão e depois um emergents (vê se os dois não são a mesma coisa

No de ações escolhe os sectores que no futuro pensas serem mais rentáveis, e aposta ai, se estiveres enganado, com o passar do tempo corrigis, com um novo etf.

Obrigado pelo comentário. Sim, já tem algum volume o portfolio, dai a diversificação (~150k).

Neste caso o ouro tem um historial de correlação média com obrigações ~0.4 e de não significância para os outros activos.

Verifica aqui:image.thumb.png.a420f83d6eeca363e2c170675968b065.png

No caso dos emergentes e da região pacifico, o CPXJ (MSCI pacific) apanha os países desenvolvidos na zona do Pacifico,  Austrália, Nova Zelandia, Singapura, HK. Entretanto o MSCI Emerging apanha os BRIC e mais alguns (+Mexico, Africa Sul, etc), ou seja países em crescimento.

Tipicamente invisto por zona do globo,  pois como alguns dos experts da coisa (e eu estou bastante longe de o ser) o afirmam, tirando cenários extremos tipicamente não acontece destruição de valor, o $ apenas é movimentado entre diferentes regiões.  

Infelizmente para portfolio backtesting europeus não conheço nenhuma ferramenta como o https://www.portfoliovisualizer.com, era excelente para facilmente conseguirmos comparar drawdowns,  racio de sharpe (o portfolio que ai coloquei tem um bastante alto >3). 

A minha carteira que ai coloquei teve este ano IRR: 25.46%, Return: 15.37%, Drawdown de 3.1%. Mas este ano também era dificil falhar...logo veremos os próximos anos. Quando sobe estamos relaxados quando cai é que aperta :). Anyhow, concordo contigo caso o valor a investir fosse <10k. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, pfcustodio disse:

Obrigado pela resposta.

Não sabia do MSCI em €. Fui procurar  e penso que  é este que referes: iShares MSCI World EUR Hedged UCITS ETF (Acc). Este acaba por ter um TER de 0.55% enquanto que o outro tem 0.2%. Paga-se o Hedged!

Sobre o PPR, vou seguir a tua sugestão.

Não, não é o Hedged.

Na degiro é o iShares Core MSCI World UCITS ETF  (IE00B4L5Y983).

Se procurares na pesquisa irão aparecer todas estas opções:

image.thumb.png.d56c56ff4b242610c55e08a640daff35.png

Se escolheres a bolsa de milão, amesterdão ou xetra, são cotados em Euros. (o segundo, terceiro e último)

E assim, não vais ter "despesas"  e risco extra nas compras e/ou vendas devido ao cambio.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 1 hora, MachineD disse:

Obrigado pelo comentário. Sim, já tem algum volume o portfolio, dai a diversificação (~150k).

Neste caso o ouro tem um historial de correlação média com obrigações ~0.4 e de não significância para os outros activos.

Verifica aqui:image.thumb.png.a420f83d6eeca363e2c170675968b065.png

No caso dos emergentes e da região pacifico, o CPXJ (MSCI pacific) apanha os países desenvolvidos na zona do Pacifico,  Austrália, Nova Zelandia, Singapura, HK. Entretanto o MSCI Emerging apanha os BRIC e mais alguns (+Mexico, Africa Sul, etc), ou seja países em crescimento.

Tipicamente invisto por zona do globo,  pois como alguns dos experts da coisa (e eu estou bastante longe de o ser) o afirmam, tirando cenários extremos tipicamente não acontece destruição de valor, o $ apenas é movimentado entre diferentes regiões.  

Infelizmente para portfolio backtesting europeus não conheço nenhuma ferramenta como o https://www.portfoliovisualizer.com, era excelente para facilmente conseguirmos comparar drawdowns,  racio de sharpe (o portfolio que ai coloquei tem um bastante alto >3). 

A minha carteira que ai coloquei teve este ano IRR: 25.46%, Return: 15.37%, Drawdown de 3.1%. Mas este ano também era dificil falhar...logo veremos os próximos anos. Quando sobe estamos relaxados quando cai é que aperta :). Anyhow, concordo contigo caso o valor a investir fosse <10k. 

ok, mas não vejo Utilities na tua carteira, por alguma razão? Pelo que li, em caso de queda é o que cai menos, e o futuro parece promissor com a chegada da eletrificação dos meios de transporte.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Certamente. Neste caso julgo já estar exposto. Imagina, se uma utility se tornar um player regional será englobado num dos ETFs regionais. Repare, eu não quero bater o mercado, apenas quero surfar a onda. Julgo que o mesmo raciocinio poderia ser aplicado a Healthcare, IT, Logistics, etc. Imagino que seja possivel fazer um portfolio exposto as maiores areas desta forma.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá Pessoal!

Sou novo no fórum e tenho lido bastante dos posts mais antigos, agradecendo desde já a partilha de informação que é bastante útil.

Iniciei os meus investimentos à cerca de 2 meses atrás sem conhecimento deste fórum pelo que fiz alguns investimentos através das poucas informações que encontrei na net e através de algumas sugestões que o meu gestor de conta deu (conforme já li aqui, nem sempre as melhores).

De momento o meu portefólio está distribuído da seguinte forma:

image.png.e4974e0df620192858a8297fc6170145.png

1. PPR: O PPR é o Alves Ribeiro PPR e está com um valor elevado devido ao valor de subscrição. Está com uma subscrição mensal de 50€ que irei manter. O objectivo é aumentar o investimento nos restantes pontos de forma a reduzir a percentagem do investimento no PPR.

2. Fundos de Investimento (FI): Nos fundos de investimento segui os conselhos do meu gestor de conta e de algumas informações que vi na net e acabei por investir em dois FI da CaixaGest: Ações de Líderes Globais e Ações EUA. Investi nestes dois FI devido à isenção de custos de subscrição e de resgate, caso tenha o investimento por um período superior a 365 dias. Verifiquei também que o retorno tem sido elevado pelo que na altura me pareceu um bom investimento: rentabilidade de 10,29% no primeiro e 12,84% no segundo (5 anos anualizado).

3. ETF: Continuei a pesquisar sobre investimentos e descobri os ETF's. Nesta parte socorri-me da Deco investe e investi nos ETF's recomendados por eles. Neste caso tenho dois etf's associados ao mesmo índice: Vanguard S&P 500 e Lyxor S&P 500. Através da DECO investi no banco carregosa (cobra uma comissão fixa de 5€ na compra e 5€ na venda) mas já verifiquei que estes dois são grátis na degiro que descobri através deste fórum pelo que podia ter poupado na comissão.

4. Mintos: Como não percebia muito sobre FI e ETF's acabei por alocar maior parte do portefólio na mintos, que me pareceu um bocadinho menos arriscado. Apenas invisto em loans com buyback guarantee e rating elevado.

5. Cash: Esta percentagem em cash é aquela que me permite "sobreviver" durante 6 meses caso alguma coisa corra mal pelo que pretendo manter este valor. O dinheiro que conseguir poupar nos próximos meses vai ser para investir, sendo que esta % diminui.

O meu objectivo neste momento é alocar mais investimento nos FI e ETF's de forma a reduzir as % de cash e % na mintos e criar uma carteira mais equilibrada.

Pedia por isso por favor comentários relativamente à minha carteira e sugestões de quais FI's ou ETF's juntavam de forma a diversificar este portefólio.

Caso alguém conheça, pedia também por favor sugestões de leitura sobre ETF's de forma a ter mais conhecimento deste produtos. Já andei à procura mas não existem muitos livros sobre este tema.

Desde já o meu muito obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 16/04/2019 às 23:23, Mouro Emprestado disse:

há 1 hora, Perucao disse:

. Nesta parte socorri-me da Deco investe e investi nos ETF's recomendados por eles. Neste caso tenho dois etf's associados ao mesmo índice: Vanguard S&P 500 e Lyxor S&P 500. Através da DECO

Na minha opinião apenas precisas de um. Qual é a razão para pagares comissão de compra da mesma coisa 2x?

Aliás, eu no teu lugar repensava também a existência do fundo de ações USA da caixa. Tens 3 instrumentos a investir no mesmo. 

Só estás a dar dinheiro em comissões. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá a todos

Após leitura deste tópico e livros cheguei à seguinte carteira que penso que se adequa ao meu perfil de risco e ao que pretendo para o futuro. A intenção era manter o fundo cerca de 20 anos alocando mensalmente algumas centenas de euros para investimento neste portfolio.

45% IE00B4L5Y983 - iShares Core MSCI World UCITS ETF USD (Acc) (STOCKS)

15% LU1437018838 - Amundi ETF FTSE EPRA NAREIT Global UCITS ETF DR (REIT)

40% LU1287023003 - Lyxor EuroMTS 5-7Y Investment Grade (DR) UCITS ETF C-EUR (BONDS)

Aceito qualquer sugestão que achem adequada. Tenho algumas dúvidas se deva alocar 15% a REIT ou talvez reduzir para 10% e subir as accões mundiais. Não sei se poderá ser significativamente relevante a longo prazo.

Editado por msoares101
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, Smaug disse:

Na minha opinião apenas precisas de um. Qual é a razão para pagares comissão de compra da mesma coisa 2x?

Aliás, eu no teu lugar repensava também a existência do fundo de ações USA da caixa. Tens 3 instrumentos a investir no mesmo. 

Só estás a dar dinheiro em comissões. 

Olá Smaug, Obrigado.

Realmente nem me apercebi mas sim, tenho 3 instrumentos a investir no mesmo.

Penso que vou deixar apenas o Vanguard s&p 500 e procurar outros dois etfs para distribuir o restante montante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vê se fiscalmente esse será o melhor para ti. 

Esse da Vanguard distribui dividendos que o António Costa e companhia têm o gosto de taxar a 28%. Não será melhor um que acumule os dividendos? A longo prazo pode fazer muita diferença. 

Não sei se o da Lyxor é de distribuição ou de acumulação... 

Outra coisa, dizem os entendidos que os etf de replicação física do índice são menos arriscados. Esse lyxor não é de replicação por swaps ou outra coisa semelhante? Já consideraste por exemplo o cspx também por 5 euros no carregosa? É de acumulação de dividendos e de replicação física.. 

É só uma sugestão, claro. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 minutos, Smaug disse:

Vê se fiscalmente esse será o melhor para ti. 

Esse da Vanguard distribui dividendos que o António Costa e companhia têm o gosto de taxar a 28%. Não será melhor um que acumule os dividendos? A longo prazo pode fazer muita diferença. 

Não sei se o da Lyxor é de distribuição ou de acumulação... 

Outra coisa, dizem os entendidos que os etf de replicação física do índice são menos arriscados. Esse lyxor não é de replicação por swaps ou outra coisa semelhante? Já consideraste por exemplo o cspx também por 5 euros no carregosa? É de acumulação de dividendos e de replicação física.. 

É só uma sugestão, claro. 

São ambos de distribuição, o Lyxor é de replicação fisica e esta questão dos dividendos é algo que estava a analisar.

Na altura não estava muito preocupado em pagar os 28% e receber o dividendo mas agora que recebi dos dois etf's e li o forum percebi que é mau. Alem da taxa de 28% (que é logo retirada pelo carregosa) o dividendo é pago em $ e por isso pago uma taxa de conversão.

Esse da ishares, parece-me uma opção bastante interessante. é de acumulação e a taxa é a mesma dado que é da bolsa holandesa.

Vou vender os dois que tenho agora (o Vanguard e Lyxor S&P 500) e adquirir estes dois:

iShares Core S&P 500 UCITS ETF USD (Acc) (EUR) | CSPX

iShares MSCI Europe UCITS ETF EUR (Acc) (Eur) |  IMAE

Desta forma já diversifico os ETFS na carregosa e fico com um nos USA e outro da Europa.

Relativamente aos da cgd, vou repensar na estratégia também.

Obrigado Smaug!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois, convém analisar se justifica manter os da CGD. Só se for por uma questão de diversificação e de manter alguma relação com o banco, embora isso valha o que vale... 

Há quem recomende uma estratégia ainda mais simples, que é comprar o iwda. É de replicação física, acumula dividendos e cobre todo o mundo desenvolvido com o peso ponderado de cada empresa no mercado global. 

E já agora, para pensar mais um pouco sobre a constituição do portfólio: o PPR do Invest já tem exposição à Europa, quer em ações quer em obrigações... 

Será que ter mais exposição noutro etf não é estar a sobrepor a Europa? Ainda por cima normalmente anda a reboque do que acontece nos EUA... 

Atenção, eu gosto de manter as coisas simples, não estou a recomendar nada, apenas a dar algumas ideias para reflectir. Às vezes queremos diversificar tanto que como dizem os americanos só estamos a  fazer diworsefication ?

Além de que ter menos instrumentos ajuda a rebalancear nos momentos em que é necessário. A não ser que o portfólio já seja gordo e o valor a investir frequentemente seja alto. Se estivermos a falar em valores médios ou moderados, quanto mais simples o portfólio, na minha opinião, melhor. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 minutos, Smaug disse:

Pois, convém analisar se justifica manter os da CGD. Só se for por uma questão de diversificação e de manter alguma relação com o banco, embora isso valha o que vale... 

Há quem recomende uma estratégia ainda mais simples, que é comprar o iwda. É de replicação física, acumula dividendos e cobre todo o mundo desenvolvido com o peso ponderado de cada empresa no mercado global. 

E já agora, para pensar mais um pouco sobre a constituição do portfólio: o PPR do Invest já tem exposição à Europa, quer em ações quer em obrigações... 

Será que ter mais exposição noutro etf não é estar a sobrepor a Europa? Ainda por cima normalmente anda a reboque do que acontece nos EUA... 

Atenção, eu gosto de manter as coisas simples, não estou a recomendar nada, apenas a dar algumas ideias para reflectir. Às vezes queremos diversificar tanto que como dizem os americanos só estamos a  fazer diworsefication ?

Além de que ter menos instrumentos ajuda a rebalancear nos momentos em que é necessário. A não ser que o portfólio já seja gordo e o valor a investir frequentemente seja alto. Se estivermos a falar em valores médios ou moderados, quanto mais simples o portfólio, na minha opinião, melhor. 

Agradeço imenso as dicas!

Realmente tens razão, quanto mais simples for o portefólio melhor.

Esse IWDA também parece uma boa solução e na Degiro é grátis! Em vez de investir em dois apenas investir num com uma maior cobertura.

Nesse caso pode ser uma boa solução vender tudo o que tenho agora (carregosa e cgd) e comprar o IWDA (fica com USA e Europa e sem comissões) e investir noutro ETF de um mercado diferente (p.e. nos emergentes o IEMA). Dessa forma tenho menos ETFS e FI mas garanto a diversificação do portefólio com dois ETFS de mercados distintos.

Vou ler mais sobre estes etfs para analisar qual a melhor solução mas aproveitando as tuas dicas SMAUG, o que te parece melhor?

Editado por Perucao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Primeiro tens de saber durante quanto tempo pensas manter o investimento. 

Segundo, qual é o motivo que te leva a constituir o PPR? 

Terceiro, qual a frequência com que pretendes reforçar a carteira. 

Quarto, que percentagem de quedas achas que aguentas antes de te pores a vender tudo ?

Achas que consegues estar a perder por exemplo 30 por cento e continuar a investir? 

Tens algum valor de rendibilidade em mente? Claro que quanto mais melhor, mas ficas contente com 3, 5, 10 %? 

Não sei a composição do agregado familiar, mas tens seguro de saúde e acidentes pessoais que te permitam fazer face a uma situação inesperada sem teres que vender os investimentos? Normalmente as coisas más acontecem sempre em alturas más nos investimentos ?. É a vida a acontecer... 

Depois de pensares em tudo isto é que pensas em construir uma carteira de investimento... 

Os mercados emergentes e os etf de small cap são teoricamente mais rentáveis a loooongo prazo, mas a volatilidade... 

Só tu é que te conheces. E normalmente depois de investires há algum tempo vais descobrir que não te conhecias assim tão bem ?

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Smaug disse:

Primeiro tens de saber durante quanto tempo pensas manter o investimento. 

Segundo, qual é o motivo que te leva a constituir o PPR? 

Terceiro, qual a frequência com que pretendes reforçar a carteira. 

Quarto, que percentagem de quedas achas que aguentas antes de te pores a vender tudo ?

Achas que consegues estar a perder por exemplo 30 por cento e continuar a investir? 

Tens algum valor de rendibilidade em mente? Claro que quanto mais melhor, mas ficas contente com 3, 5, 10 %? 

Não sei a composição do agregado familiar, mas tens seguro de saúde e acidentes pessoais que te permitam fazer face a uma situação inesperada sem teres que vender os investimentos? Normalmente as coisas más acontecem sempre em alturas más nos investimentos ?. É a vida a acontecer... 

Depois de pensares em tudo isto é que pensas em construir uma carteira de investimento... 

Os mercados emergentes e os etf de small cap são teoricamente mais rentáveis a loooongo prazo, mas a volatilidade... 

Só tu é que te conheces. E normalmente depois de investires há algum tempo vais descobrir que não te conhecias assim tão bem ?

1. O horizonte de investimento é 5-10 anos. No mínimo pretendo ter este dinheiro investido 5 anos.

2. O PPR foi por desconhecimento de outras coisas. Assim que se pensa investir toda a gente fala do PPR e por isso é que investi nele. Também é o plano para a reforma. Ter um rendimento extra a receber durante a reforma e que me obriga a ter o dinheiro investido até essa altura dai continuar a fazer os reforços mensais.

3. O reforço será mensal. uma parte do ordenado será para investir.

4. Tenho mesmo em mente o horizonte de 5 anos e consulto os investimentos o mínimo possível (para garantir que não fico alarmado ou alguma coisa). o objectivo é mesmo o tempo, ter investido 5 anos para garantir que a variação com a volatilidade dos mercados é menor.

4. Pois, como dizes quanto mais melhor mas estou a apontar para uma rendibilidade na ordem dos 10% no valor global dos investimento.

5. Para agora apenas tenho namorada. Tenho 44% do dinheiro que tenho está numa conta poupança. Este valor é o que me permite "sobreviver" durante 6-8 meses caso alguma coisa aconteça. P.S. estou neste momento também a estudar os seguros de saúde a ver qual é o melhor pelo que se tiveres alguma sugestão agradeço.

Vi também esses small caps e são bastante interessantes mas tb vi que a volatilidade é gigante. ??

Penso que vou manter o plano que indiquei ali em cima: investir no IWAD na degiro sem comissões e no IEMA.

Os small caps podem ficar para um futuro investimento num terceiro ETF.

Obrigadíssimo pelas dicas SMAUG!

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acho que a ishares tem um etf de mercados emergentes com menos custos que esse. Vai ao site Justetf e pesquisa e compara custos e rentabilidade. Não sei é se é grátis na degiro. 

Quanto ao iwda não ficas mal servido, apenas estás a sobrepor a Europa com o investimento no ppr. 

Boa sorte para os teus investimentos e o importante é investir sempre, nem que os resultados sejam inferiores ao esperado/sonhado. Pelo menos ganhas disciplina e em princípio tens mais retorno do que em depósitos. 

E continua a estudar e a ler. E conhece te a ti próprio. 

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguém sabe se euronext paris + euronext Amsterdão contam como duas ligações na Degiro (ou seja, se pagam 2x os 2,5€)?

Pergunto porque tenho estado a olhar para os muito falados ETFs aqui no forum (iShares Core MSCI World UCITS ETF & Lyxor EuroMTS 5-7Y Investment Grade (DR) UCITS ETF - Acc), ambos estão via Degiro na bolsa de Milão mas os grátis da Degiro são os da Euronext Amesterdão e Euronext paris, um em cada... Para além disso, o Lyxor na de Paris tem muito menos volume de troca do que na de Milão, o que também estou a achar esquisito...

Abraço !

Editado por Ribinhas
    mais detalhe
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Perucao disse:

4. Pois, como dizes quanto mais melhor mas estou a apontar para uma rendibilidade na ordem dos 10% no valor global dos investimento.

Não contes com 10% num portfólio 60/40... Se tivermos 5% já é bom.

Não incluas expetativas de rendibilidade muito altas nos teus planos nem te coloques numa situação em que necessites delas.

Abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Aconselho ainda o SPPW.

É muito semelhante ao IWDA mas tem uma TER mais baixa, até foi neste post que o descobri e realmente é uma boa compra, principalmente para quem tenciona investir valores relativamente grandes esporadicamente.

Relativamente ao Fundo de Emergência, tu define-lo como Cash no teu portefolio, tem só o cuidado de olhares para esse dinheiro mesmo como fundo de emergência e não para investimentos (de risco, não falo de algo de capital garantido, isso é uma ótima aposta claro).

Tens um ETF de emergentes melhor que esse, é o EMIM, IE00BKM4GZ66.

Boa sorte!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, Visitante sinbad disse:

Não contes com 10% num portfólio 60/40... Se tivermos 5% já é bom.

Não incluas expetativas de rendibilidade muito altas nos teus planos nem te coloques numa situação em que necessites delas.

Abraço

Pois, depois de ler este fórum já percebi que 10% é muito optimista. Mas o meu objectivo é que renda mais do que parado no banco por isso qualquer coisa acima de 0.005% já é bom. Quanto mais melhor.

há 13 horas, CountingCents disse:

Aconselho ainda o SPPW.

É muito semelhante ao IWDA mas tem uma TER mais baixa, até foi neste post que o descobri e realmente é uma boa compra, principalmente para quem tenciona investir valores relativamente grandes esporadicamente.

Relativamente ao Fundo de Emergência, tu define-lo como Cash no teu portefolio, tem só o cuidado de olhares para esse dinheiro mesmo como fundo de emergência e não para investimentos (de risco, não falo de algo de capital garantido, isso é uma ótima aposta claro).

Tens um ETF de emergentes melhor que esse, é o EMIM, IE00BKM4GZ66.

Boa sorte!

Obrigado Counting Cents!

Relativamente ao fundo de emergência, dei-lhe o nome de cash apenas para ser mais fácil mas é dinheiro que está parado numa conta poupança e não tem qualquer tipo de despesa associado. Esse dinheiro é mesmo para ficar parado até existir a urgência. De resto para despesas mensais, pagamentos etc. sai tudo da conta à ordem logo o Fundo não vai ser mexido.

Relativamente aos ETF's, segui o conselho do @Smauge fui ver o justetf para comparaR os diversos fundos da ishares para mercados emergentes.

Curiosamente dei com esse que tem uma ter muito mais baixa (EMIM=0,18% e IEMA=0,68%), uma diferença de 0,5%. Acabei por investir no EMIM.

Relativamente ao SPPW obrigado pela dica, não o conhecia. Pelo que li replica a mesma coisa que o IWDA mas é bastante recente (fevereiro de 2019). A diferença da ter é de 0,08%. Outra diferença é que o IWDA é grátis na DEGIRO enquanto que o SPPW não.

Vou comparar melhor os dois fundos e ver qual me compensa mais.

Muito obrigado pelas dicas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 19/08/2019 às 07:51, Edge disse:

Concordo com o @Mouro Emprestado.

60/40 é uma boa carteira. Mas consideras ter o MSCI em dólares?

Esse ETF existe em euros e em dólares e, na minha opinião, para nós portugueses é melhor usar em euros para evitar os custos com as transações cambiais.

Eu investiria inicialmente apenas nos ETF’s e só depois, nos reforços, faria a divisão.

Ou seja, na minha opinião, investiria inicialmente os tais 10.000€ no portfólio 60/40.

Depois, aquando do primeiro reforço (digamos após 1 ano) abriria o PPR com esse valor (falas dos 1200€) ou mais baixo.

E a partir do segundo ano, os tais reforços anuais de 1200€ iriam reforçar a carteira de ETF’s.

Isto considerando que os 1200€/ano que falaste são exclusivamente para reforçar esta carteira.

Caso este valor seja para fazer os reforços também do PPR, faria uma divisão do género 80/20 - 80% para os ETF e 20% para o PPR.

Quanto à periocidade dos reforços, concordo em ser anual para esses valores. 

Uma questão: cheguei a contactar o invest para este ppr e disseram que, para isso, tinha de abrir conta e ter lá 5000€... ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ainda nao estou convencido que ETF's de acumulação são melhores que de distribuição. A logica entendo, mas depois a comparação dos ETF's deixa-me na duvida. Alguem me consegue ajudar ?

Ora vejam, como é que sendo os dois iguais, o de acc rende menos que o de dist ?

UK: Aqui o de DIST ganha sempre ao de ACC:

image.png.16fb25f77a9ceab26a2bfed275f3d5c9.png

USA: aqui a diferença é quase nula e as vezes o ACC até ganha menos que o DIST.

image.png.5333eb79256243352fe5b201ae0e8d27.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 3 horas, cibernauta disse:

ainda nao estou convencido que ETF's de acumulação são melhores que de distribuição. A logica entendo, mas depois a comparação dos ETF's deixa-me na duvida. Alguem me consegue ajudar ?

Ora vejam, como é que sendo os dois iguais, o de acc rende menos que o de dist ?

UK: Aqui o de DIST ganha sempre ao de ACC:

image.png.16fb25f77a9ceab26a2bfed275f3d5c9.png

USA: aqui a diferença é quase nula e as vezes o ACC até ganha menos que o DIST.

image.png.5333eb79256243352fe5b201ae0e8d27.png

Esses ganhos é considerando os dividendos brutos, sem tributação.

Podes comparar nos gráficos com e sem dividendos, verás que sem dividendos as versões INC têm menor rentabilidade (a qual respeita à dividend yeld).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 22/08/2019 às 14:29, Ribinhas disse:

Alguém sabe se euronext paris + euronext Amsterdão contam como duas ligações na Degiro (ou seja, se pagam 2x os 2,5€)?

Pergunto porque tenho estado a olhar para os muito falados ETFs aqui no forum (iShares Core MSCI World UCITS ETF & Lyxor EuroMTS 5-7Y Investment Grade (DR) UCITS ETF - Acc), ambos estão via Degiro na bolsa de Milão mas os grátis da Degiro são os da Euronext Amesterdão e Euronext paris, um em cada... Para além disso, o Lyxor na de Paris tem muito menos volume de troca do que na de Milão, o que também estou a achar esquisito...

Abraço !

Olá,

Sim posso-te confirmar que contam como duas bolsas para os custos de conectividade. Nesse caso eu apostaria nos ETFs grátis da Degiro uma vez que € 2,00 + 0,038% é quando pagas por transação para esses ETFs na bolsa de Milão, por isso penso que compensa o custo de conexão de 2 bolsas. Por curiosidade onde viste essa informação do volume?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico