Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

• Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Sim, embora ainda não tenha aberto conta, não posso dar a opinião, mas já pesquisei muito e em princípio devo ir para o TD Ameritrade, pelos custos reduzidos e porque já tem uma longa história (iniciou-se nos anos 70). São muito rápidos a responder (nunca demoraram mais de 3 horas, por email). Vamos lá ver se corre tudo bem. Vou apostar 50% das minhas poupanças em ETF - devo começar com 5 ETF da lista que eles lá têm dos 100 gratuitos (preço da ordem = 0 eur)

Vanguard Total Stock Market ETF - 30%

Vanguard Mid Cap ETF - 15%

Vanguard Total Bond Market ETF - 30%

Vanguard REIT Index ETF - 10%

Vanguard Small Cap Growth ETF - 15%

Estou indeciso se coloco também dinheiro num 6º ETF de ouro, ou deixo este mercado cair - estou a assumir que neste momento o ouro está super valorizado, e em breve deverá rebentar - e só depois aposto nesse etf.

Se alguém acha que a minha táctica está errada ou pode ser melhorada, por favor valem agora ou durante as próximas 2 semanas ;D  Obrigado pela atenção.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

https://personal.vanguard.com/us/funds/snapshot?FundId=0970&FundIntExt=INT#hist=tab%3A2

Vanguard Total Stock Market ETF (VTI)

https://personal.vanguard.com/us/funds/snapshot?FundId=3141&FundIntExt=INT#hist=tab%3A2

Vanguard Total World Stock ETF (VT)

Não será o contrário? trocar o VTI pelo VT ? ;D  Não sei..tou indeciso.

Matérias-Primas não percebo nada..não sei q ETF devo apostar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Salvador

Terá o rakmoz alguma razão em relação ao Ouro e seria talvez esperar que a queda da cotação deste activo antes de entrar ou entrarias já?

Obrigado

Em teoria um investidor puramente passivo não deveria sequer olhar para o mercado tentado escolher o melhor momento para entrar e sair.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, embora ainda não tenha aberto conta, não posso dar a opinião, mas já pesquisei muito e em princípio devo ir para o TD Ameritrade, pelos custos reduzidos e porque já tem uma longa história (iniciou-se nos anos 70). São muito rápidos a responder (nunca demoraram mais de 3 horas, por email). Vamos lá ver se corre tudo bem. Vou apostar 50% das minhas poupanças em ETF - devo começar com 5 ETF da lista que eles lá têm dos 100 gratuitos (preço da ordem = 0 eur)

Estou indeciso se coloco também dinheiro num 6º ETF de ouro, ou deixo este mercado cair - estou a assumir que neste momento o ouro está super valorizado, e em breve deverá rebentar - e só depois aposto nesse etf.

Se alguém acha que a minha táctica está errada ou pode ser melhorada, por favor valem agora ou durante as próximas 2 semanas ;D  Obrigado pela atenção.

Não duvido da credibilidade da TD Ameritrade, e até acredito que seja uma boa solução, no entanto desconheço completamente.

O facto de datar dos anos 70 a sua fundação não me sossega nada, o período que atravessamos é de águas tão agitadas que isso vale muito pouco, o caso do Lehman  penso que diz isso mesmo... e um oceano de distância é muita água... penso que tudo estará bem se correr bem... porque se assim não for será muito difícil e caro de resolver...

penso eu de que...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Então apostar em que? Best trading Pro é a única com preços menos maus...todas as outras são caríssimas e têm custódia de títulos. Orey, Gobulling acho que não..mas tem sempre preços bem elevados de transação.

Depois temos a Interactive Brokers, mas q tb tem alguns custos para investidores passivos, e até em termos de história é mais curta que a TD Ameritrade.

A TD Ameritrade...ou no máximo a zecco têm preços minimamente razoáveis.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Então apostar em que? Best trading Pro é a única com preços menos maus...todas as outras são caríssimas e têm custódia de títulos. Orey, Gobulling acho que não..mas tem sempre preços bem elevados de transação.

Depois temos a Interactive Brokers, mas q tb tem alguns custos para investidores passivos, e até em termos de história é mais curta que a TD Ameritrade.

A TD Ameritrade...ou no máximo a zecco têm preços minimamente razoáveis.

As que tenho de baixo de olho no mercado americano sao a TD Am. e a Zecco. A IB para investidores passivos não é aconselhada, como dizes.

Eu considero ter a conta do lado de lá do oceano uma vantagem - expostos a riscos diferente - mas alguns preferem ter tudo em PT. Acho que cada um deve fazer a sua avaliação e avançar com aquilo que o deixa dormir descansado todas as noites.

Não gosto é dos custos de transferir fundos para os US, que estava a ser um aspecto que eu tinha deixado de lado, pelo que vejo o que se poupa em comissões de compra/venda/custódia perde-se em comissões de transf. :(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Rakmoz e BL

A conclusão que cheguei é que comparando a Best Trading Pro (onde tenho um custo anual de 140 USD para um portfolio de 10 ETFS, considerando que mexo anualmente em todas as posições) e outra solução como por exemplo a Ameritrade que pelo que percebi apenas há a considerar o custo da transferência internacional e que poderá representar 40 ou 50 USD anuais, considerando uma transferência anual, é de cerca de 100 USD por ano.

Sendo dinheiro não me parece que seja condicionante e terá mais ou menos expressão dependendo do valor total do portfólio.

Ou seja a escolha na minha perspectiva terá de ser sobre a opção que nos dê mais tranquilidade (custos controlados entenda-se), em PT, nos US ou noutro lugar qualquer.

A nível europeu conhecem algum intermediário que valha a pena considerar?.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ruif, tem razão...é isso que ainda me faz hesitar. Ainda há outro problema que estou a tentar esclarecer relativa à dupla tributação:

repare a minha dúvida é o seguinte: o que sai mais barato?

- TD Ameritrade: com apenas custos de transferências bancárias (de PT para US é 16 EUR no BEST...e de US para PT é 25 USD); mais custos de tributação nos US - pelo que ando a perceber o modelo W8N não isenta a tributação...apenas reduz, certo? ;

- BTP: com custos de transacção de ETF (10 USD); Não há custos de transferência bancária; Não há custos de tributação dupla.

A tributação em Portugal é comum a qlq um dos players que escolhemos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como se designa esse portfolio que vais adoptar?

Vou estuda-lo para obter opinião.

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Salvador_

Voces tão a fazer um bixo de 7 cabeças com a cena dos impostos.

Tenham conta cá em PT ou fora vão pagar os mesmos impostos.

Se tiverem conta em PT, e venderem (que de acordo com este tópico acontece muito pouco) com mais valia, pagarão no final do ano o imposto de acordo com essa mais valia.

Em dividendos pagam 25% retidos na fonte.

Se tiverem nos EUA, o imposto de mais valia é o mesmo que em PT no vosso IRS nao existe qualquer retenção na fonte!

Em dividendos, numa conta dos EUA é-vos retido 15% na fonte, e posteriormente teem de declarar no vosso IRS, sendo que pagam no total algo como 30%.

Relativamente às comissões, apesar de se pagar transferencia para os EUA, não esquecer que, lá não pagam comissões nos ditos ETFs, e cá pagam 15 dólares como MÍNIMO. Ou seja, se tiverem uma conta dita maior pagam o que for maior (15 dólares ou 0,15% salvo erro, logo uma posição digamos de 20 mil euros = 30 dólares.

Se a conta por sua vez é pequena, pagar 15 dólares por cada posição é muito "pesado". é preferivel pagar uma vez 15-20 dólares pela transferência e depois poder abrir 10 ou 20 posições, do que estar a pagar 150 dólares para essas posições.

Quanto a' possibilidade da Zecco e TD Ameritrade, a Zecco foi comprada pela TD Ameritrade, logo a primeira vai ser absorvida.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho algumas questões para relançar aqui o debate e quem perceba de asset allocation (sou nabiça ainda) que se chegue à frente e contribua com a sua sabedoria :)

@Salvador_

Relativamente ao teu portfolio tens 20% alocado em obrigaçoes:

TLT - Barclays 20+ Year Treasury Bond Fund – 15%

ITE - SPDR Barclays Capital Intermediate Term Treasury ETF – 5%

Não será demasiada exposiçao ao tesouro EUA? Qual seria a tua escolha caso tivesses de distribuir estes 20% também em obrigaçoes de empresas?

Tendo o mercado accionista EUA grande peso a nivel global não faria sentido ter também um maior peso no portfolio e assim replicar melhor o mercado? Seria demasiado arriscado incluir um indexing do SP500 e substituir pelo VBR que tens no teu portfolio?

obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Novo portfolio a ver se o Salvador está mais de acordo :P

-> Atenção que este portfolio é escolhido considerando apenas os 100 ETF de trading gratuito do TD Ameritrade - Tenho 28 anos:

http://research.tdameritrade.com/grid/public/etfs/commissionfree/commissionfree.asp?fromSectionLeftNav=true

10% - iShares Barclays TIPS Bond Fund;

20% - Vanguard Intermediate-Term Bond ETF;

30% - Vanguard Small Cap ETF;

30% - FTSE All-World ex-US Small Cap ETF;

10% - Vanguard REIT index ETF;

-> Este portfolio seguinte é para um familiar mais velho (55 anos) que quer apostar em ETF pelo BEST - ou seja considerem apenas os ETF presentes no BEST:

60% - iShares Barclays 7-10 year treasury Bond fund;

30% - Vanguard Total World Stock index ETF;

10% - Vanguard REIT index ETF;

Que acham? Podem criticar/sugerir tudo o que quiserem!

Fico com a sensação que tanto num como noutro portfolio estou muito exposto aos US...mas não sei como diversificar melhor esta estratégia utilizando os brokers em questão :/

Em termos de asset alocation é a mesma coisa..não sei como diversificar melhor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vais combater o risco combial com uma posiçao em Forex?

Ter uma posição no valor da carteira em Forex é ter mais gastos com comissões, e muito dinheiro parado.

Salvador_ podes dar uma opinião mais aprofundada, dos valores que esta cobertura de risco envolve e do que pode acontecer se não se fizer hedging.

cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho algumas questões para relançar aqui o debate e quem perceba de asset allocation (sou nabiça ainda) que se chegue à frente e contribua com a sua sabedoria :)

@Salvador_

Relativamente ao teu portfolio tens 20% alocado em obrigaçoes:

TLT - Barclays 20+ Year Treasury Bond Fund – 15%

ITE - SPDR Barclays Capital Intermediate Term Treasury ETF – 5%

Não será demasiada exposiçao ao tesouro EUA? Qual seria a tua escolha caso tivesses de distribuir estes 20% também em obrigaçoes de empresas?

Tendo o mercado accionista EUA grande peso a nivel global não faria sentido ter também um maior peso no portfolio e assim replicar melhor o mercado? Seria demasiado arriscado incluir um indexing do SP500 e substituir pelo VBR que tens no teu portfolio?

obrigado.

Tas a considerar apenas o peso em equities no que aos US diz respeito.

20% parece-me suficiente, acabando por dispersar os restantes noutros locais. Afinal tu não és americano, és um cidadão do "mundo" logo é preferivel ter uma exposição mais global do que meramente nos EUA.

Relativamente ao tesouro americano, acbaa por ser aquele que oferece melhores condições e segurança independentemente, mas podes sempre recorrer a um fundo que possua o emrcado de obrigações completo, algo tipo o BND da Vanguard, ou dispersar por esses dois (entre o tesouro e o Bond).

Respondendo a outra dúvida falaram que se fica exposto muitissimo ao USD.

Mentira, não olhem para o facto de os ETFs estarem cotados em dólares. Muitos deles, apesar de estarem cotados em dólares, os activos que possuem estão noutras moedas (é o caso do Vanguard Europe onde apesar de estar cotado em dólares, voces naõ estão expostos a dolares mas sim a Euros e Libra Esterlina) E Vanguard Pacific ao iéne e por ai fora ...

Logo, não acho que haja grande motivação para andar a fazer grandes protecções.

Pode existir lugar a protecções cambiais por exemplo em momentos extremos, mas só e somente se tiverem um método que permita ter um edge sobre o mercado. Tipo proteger o cambio em pontos extremos como foi o Euro a 1.20 aqui há uns 2 meses ... sempre motivou uns ganhos interessantes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico