Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

• Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Qual é a vantagem do IE00B4L5Y983 (iShares Core MSCI World UCITS ETF USD (Acc)) que normalmente é recomendado por aqui em relação ao IE00BFY0GT14 (SPDR MSCI World UCITS ETF)? Fora o tamanho do fundo (16000m vs 300m) parecem-me exatamente iguais, sendo que o segundo tem um TER 0,08pp mais baixo.

Tudo bem que o da iShares está na lista de ETFs grátis, mas ainda assim a comissão da DeGiro é "só" 2€ + 0,028%.

Alguma coisa que me esteja a escapar? Acham que o da SPDR pode ter problemas de liquidez? Só tem 6 meses por isso talvez seja uma questão de tempo até atingir alguma dimensão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, sergomes disse:

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comuniquem!

-Quais as diferenças entra a conta custody e basic na DeGiro?
    No perfil Custody os teus ativos são mantidos numa entidade de custódia separada e não são passíveis de empréstimo a terceiros. Produtos derivados não podem ser negociados neste perfil e existem outras comissões associadas, nomeadamente no processamento de dividendos.
    https://www.degiro.pt/data/pdf/pt/Precario.pdf
    https://www.degiro.pt/data/pdf/pt/Precario_CUSTODY.pdf

-Como alterar o tipo de conta na DeGiro?
    Não é possível alterar o tipo de conta para Custody. No entanto, é possível ter mais do que uma conta com o mesmo nome e dados bancários, cuja única diferença é o username. O tipo de conta Custody é escolhido no último passo da criação de novas contas.
    De salientar que, no caso de teres mais do que uma conta, sempre que fizeres uma transferência bancária, deves indicar o username no descritivo da transferência.
    https://www.degiro.ie/helpcenter/faq/my-account/1120#2108/is-it-possible-to-open-multiple-accounts-with-the-same-details

-Como declarar os rendimentos no IRS?
    As mais-valias ou menos-valias obtidas na venda de ETF's durante o ano, à semelhança do que acontece com acções, devem ser declaradas preenchendo o Quadro 9.2A do Anexo J com o código G01 - "Alienações de ações / partes sociais".

-Qual a diferença entre um ETF de acumulação (Acc) e de distribuição (Dist)?
    Na Europa, os fundos que pagam dividendos podem-no fazer de duas formas diferentes.
    Os dividendos podem ser distribuídos periodicamente e serem creditados diretamente na tua conta da entidade onde tens o fundo subscrito (ex: DeGiro). Desta forma, é possível obter um rendimento regular com o fundo. De notar que os dividendos são considerados mais-valias e devem ser declarados no IRS.
    No caso do fundo ser de acumulação, significa que todos os dividendos que o mesmo pagar, serão automaticamente reinvestidos no próprio fundo. Neste caso, não há necessidade de declarar essa quantia no IRS (tributação apenas no acto da venda) e, por outro lado, é a forma de maximizar o rendimento futuro.
    De notar que, à data de hoje, não existem ETF's americanos de acumulação.
    https://www.justetf.com/en/news/etf/distributing-or-accumulating-etfs-how-to-handle-investment-income.html

-Qual o impacto na exposição cambial da moeda do fundo ou da bolsa onde está cotado?
    Um ETF pode estar constituído numa determinada moeda e estar cotado em diferentes bolsas em diferentes moedas. No entanto, nenhum destes factos influencia o risco de exposição cambial. O que determina verdadeiramente este risco é a moeda dos ativos que constituem esse fundo.
    Exemplo: "Amundi ETF S&P 500 UCITS ETF DR - EUR" - este fundo tem como moeda-base o EUR e é cotado, consoante a bolsa, em EUR ou USD. Nenhum destes fatores é relevante. O importante é avaliar qual a moeda dos ativos do fundo que, neste caso, é 100% constituído por acções americanas transacionadas em USD. Concluímos que, apesar do fundo ter uma base de EUR ou ser cotado em EUR, a exposição ao USD é 100%.
    https://www.justetf.com/uk/news/etf/the-effect-of-currencies-on-etfs.html

Dividendos não são mais-valias, são rendimentos. E na sua distribuição há retenção na fonte, pelo que a declaração no IRS só é obrigatória no caso de englobamento de rendimentos da categoria E.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, niceboy disse:

Dividendos não são mais-valias, são rendimentos. E na sua distribuição há retenção na fonte, pelo que a declaração no IRS só é obrigatória no caso de englobamento de rendimentos da categoria E.

Certo. Podem ser considerados mais-valias ou menos-valias. Eu estava a considerar as situações que têm sido descritas aqui como investidor de longo-prazo sem vendas, em que o único rendimento é a emissão de dividendos que, neste caso, são mais-valias. Vou completar, obrigado.

Em relação à retenção na fonte, estás a falar de corretoras nacionais certo? Em relação à DeGiro percebi que não estava a ser feito.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, sergomes disse:

Certo. Podem ser considerados mais-valias ou menos-valias. Eu estava a considerar as situações que têm sido descritas aqui como investidor de longo-prazo sem vendas, em que o único rendimento é a emissão de dividendos que, neste caso, são mais-valias. Vou completar, obrigado.

Em relação à retenção na fonte, estás a falar de corretoras nacionais certo? Em relação à DeGiro percebi que não estava a ser feito.

Errado! Mais-valias ou menos-valias são rendimentos da categoria G. Distribuição de Dividendos são rendimentos da categoria E.

Correctoras nacionais fazem retenção na fonte. A DeGiro não sei, e não sei se posteriormente é de declaração obrigatória.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, niceboy disse:

Errado! Mais-valias ou menos-valias são rendimentos da categoria G. Distribuição de Dividendos são rendimentos da categoria E.

Correctoras nacionais fazem retenção na fonte. A DeGiro não sei, e não sei se posteriormente é de declaração obrigatória.

Percebido! Obrigado, corrigi e acrescentei mais informação na FAQ.

Editado por sergomes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 13/08/2019 às 09:56, Darien disse:

Qual é a vantagem do IE00B4L5Y983 (iShares Core MSCI World UCITS ETF USD (Acc)) que normalmente é recomendado por aqui em relação ao IE00BFY0GT14 (SPDR MSCI World UCITS ETF)? Fora o tamanho do fundo (16000m vs 300m) parecem-me exatamente iguais, sendo que o segundo tem um TER 0,08pp mais baixo.

Tudo bem que o da iShares está na lista de ETFs grátis, mas ainda assim a comissão da DeGiro é "só" 2€ + 0,028%.

Alguma coisa que me esteja a escapar? Acham que o da SPDR pode ter problemas de liquidez? Só tem 6 meses por isso talvez seja uma questão de tempo até atingir alguma dimensão.

Bom ETF.

As principais vantagens do IWDA já as disseste: - Alta Liquidez, compra gratuita na DeGiro (ideal para quem faz pequenos investimentos mensais) e estar presente na EuroNext Amesterdam.

De resto o SPDR é realmente uma melhor aposta a longo prazo devido à baixa TER se forem feitos investimentos anuais ou em grandes quantidades.

Aqui em baixo segue a comparação (reduzida devido a ser tão recente) da diferença entre os 2

pote.JPG

Edit: Acrescento ainda que o SPDR na Degiro só está disponível na Borsa Italiana (acho?), pelo que implica quase certamente mais 2,5€ em comissões anuais

Editado por CountingCents
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só recentemente descobri os ETF's e tenho tentado ler o máximo possível desde então.

Já criei conta na Degiro (Custody) e estou a pensar no seguinte portefólio (investimento inicial de 5000€).

• iShares Core MSCI Emerging Markets IMI UCITS ETF - ISIN IE00BKM4GZ66 - 53%
    • iShares Core MSCI World UCITS ETF USD (Acc) - ISIN IE00B4L5Y983 - 7%
    • Lyxor EuroMTS 5-7Y Investment Grade (DR) ISIN LU1287023003 - 40%

Gostaria da vossa opinião nas seguintes perguntas / questões:

1 -  Consideram um portefólio adequado, tendo em conta que tenho 41 anos e não pretendo mexer até à reforma?

2 - Pretendo fazer reforços na ordem dos 1200€/anuais. Devo fazer com que periodicidade? (mensal/trimestral, semestral ou anual)

3 - Pondero colocar outros 5000€ no AR PPR (Banco Invest). Acham que faço bem ou seria mais benéfico colocar todo o valor neste portefólio?

Nota: A questão de ponderar o AR PPR é mais no sentido de não colocar todos os ovos no mesmo cesto.

Desde já, obrigado.

Editado por pfcustodio
    Erro ortográfico
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 hora, pfcustodio disse:

Só recentemente descobri os ETF's e tenho tentado ler o máximo possível desde então.

Já criei conta na Degiro (Custody) e estou a pensar no seguinte portefólio (investimento inicial de 5000€).

• iShares Core MSCI Emerging Markets IMI UCITS ETF - ISIN IE00BKM4GZ66 - 53%
    • iShares Core MSCI World UCITS ETF USD (Acc) - ISIN IE00B4L5Y983 - 7%
    • Lyxor EuroMTS 5-7Y Investment Grade (DR) ISIN LU1287023003 - 40%

Gostaria da vossa opinião nas seguintes perguntas / questões:

1 -  Consideram um portefólio adequado, tendo em conta que tenho 41 anos e não pretendo mexer até à reforma?

53% nos emergentes e 7% apenas nos mercados desenvolvidos? Vou considerar que foi um lapso e que devia ser ao contrário.

Posto isto, 7% numa carteira não servem para nada. Tornam a carteira mais complexa (sempre é mais um ETF), mais remorsos se correr mal face ao MSCI World, etc.

De resto, 60/40 é uma boa carteira.

2 - Pretendo fazer reforços na ordem dos 1200€/anuais. Devo fazer com que periodicidade? (mensal/trimestral, semestral ou anual)

Deves investir com o mínimo de custos possíveis. Assim, assumindo esses valores, diria anual, a não ser que o ETF de obrigações seja gratuito na degiro (o iShares Core MSCI World já o é).

3 - Pondero colocar outros 5000€ no AR PPR (Banco Invest). Acham que faço bem ou seria mais benéfico colocar todo o valor neste portefólio?

Eu talvez fizesse ao contrário.

2000 no AR PPR (se pretendes obter o benefício fiscal) e o restante na carteira de ETFs.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pela resposta às questões. 

há 2 horas, Mouro Emprestado disse:

53% nos emergentes e 7% apenas nos mercados desenvolvidos? Vou considerar que foi um lapso e que devia ser ao contrário.

Posto isto, 7% numa carteira não servem para nada. Tornam a carteira mais complexa (sempre é mais um ETF), mais remorsos se correr mal face ao MSCI World, etc.

Sim, as percentagens estão trocadas.

Vou seguir a sugestão e eliminar nesta 1ª fase, o ETF emergente.

há 2 horas, Mouro Emprestado disse:

2000 no AR PPR (se pretendes obter o benefício fiscal) e o restante na carteira de ETFs.

Talvez seja o melhor!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, Mouro Emprestado disse:

Concordo com o @Mouro Emprestado.

60/40 é uma boa carteira. Mas consideras ter o MSCI em dólares?

Esse ETF existe em euros e em dólares e, na minha opinião, para nós portugueses é melhor usar em euros para evitar os custos com as transações cambiais.

há 11 horas, Mouro Emprestado disse:
    Citação

2000 no AR PPR (se pretendes obter o benefício fiscal) e o restante na carteira de ETFs

Eu investiria inicialmente apenas nos ETF’s e só depois, nos reforços, faria a divisão.

Ou seja, na minha opinião, investiria inicialmente os tais 10.000€ no portfólio 60/40.

Depois, aquando do primeiro reforço (digamos após 1 ano) abriria o PPR com esse valor (falas dos 1200€) ou mais baixo.

E a partir do segundo ano, os tais reforços anuais de 1200€ iriam reforçar a carteira de ETF’s.

Isto considerando que os 1200€/ano que falaste são exclusivamente para reforçar esta carteira.

Caso este valor seja para fazer os reforços também do PPR, faria uma divisão do género 80/20 - 80% para os ETF e 20% para o PPR.

Quanto à periocidade dos reforços, concordo em ser anual para esses valores. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, Mouro Emprestado disse:

Isso não é ouro, são empresas que mineram ouro.

Correto. Mas a correlação é a mesma. Preço do ouro sobe, valor das empresas que mineram sobe também :)

Já agora deixo aqui a minha carteira para quem quiser estar interessado. Aceito comentários e sugestões!

5.00%    Bonds    IE00B3VWN393    CBU7    iShares USD Treasury Bond 3-7yr UCITS ETF (Acc)
    15.00%    Bonds    IE00B1FZSC47    TIPS    iShares USD TIPS UCITS ETF USD (Acc)
    5.00%    Commodity    IE00B4WPHX27    COMF    L&G Longer Dated All Commodities UCITS ETF
    10.00%    Gold    IE00B3CNHG25    AUCO    L&G Gold Mining UCITS ETF
    7.50%    SP500    IE00B5BMR087    CSPX    iShares Core S&P 500 UCITS ETF (Acc)    
    10.00%    Europe    IE00B4K48X80    IMAE     iShares MSCI Europe UCITS ETF    
    15.00%    Small-cap    IE00B3VWM098    SXRG    iShares MSCI USA Small Cap UCITS ETF (Acc)    
    10.00%    REIT    LU1437018838    EPRU    Amundi ETF FTSE EPRA NAREIT Global UCITS ETF DR    
    10.00%    Pacific    IE00B52MJY50    CPXJ    iShares Core MSCI Pacific ex Japan UCITS ETF (Acc)    
    12.50%    Emerging    IE00B4L5YC18    IEMA     iShares MSCI Emerging Markets UCITS ETF    

Tive de fazer alterações à carteira inicial US mode pois fui afetado como muitos outros pelo PRIIPS...

Objectivo é de ter fundos de acumulação sediados na Euronext amesterdam (pela questão dos custos na Degiro), apenas um deles é na XETRA, o de Small-Caps. O SP500 não estava incluido e tinha mais Ouro e Comms mas preferi ter mais risco. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, mkr disse:

Em que te baseias para dizer isso? Olha que futurologia é difícil..

Baseio-me no facto de haver pelo menos 2 ppr com melhores rentabilidades nos últimos anos, futuro não conheço, mas passado conhecemos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 11 minutos, Josefernando disse:

Baseio-me no facto de haver pelo menos 2 ppr com melhores rentabilidades nos últimos anos, futuro não conheço, mas passado conhecemos.

Com o mesmo risco? Mais risco? Menos risco?

Porque se é para ir por aí (só contam as rentabilidades para se compararem fundos), desde 2011 a única estratégia viável era investir-se no Amundi Leveraged MSCI USA. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    54 minutes ago, Josefernando said:

Uma das máximas da maioria dos investimentos sem capital garantido é que "taxas de rendimento obtidas no passado não garantem, de modo algum, um rendimento semelhante no futuro."

Afirmar que um fundo já deu o que tinha a dar porque os resultados dos últimos 3-5 anos foram inferiores aos de um fundo concorrente é prematuro. Ainda mais num investimento como um PPR de risco que para a maior parte dos subscritores tipicamente tem um horizonte temporal de várias décadas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 47 minutos, Mouro Emprestado disse:

Com o mesmo risco? Mais risco? Menos risco?

Porque se é para ir por aí (só contam as rentabilidades para se compararem fundos), desde 2011 a única estratégia viável era investir-se no Amundi Leveraged MSCI USA. 

GNB PPR Risco 4

Volatilidade a 3 anos: 3,98

Sharpe: 1,96

Alfa: 4,57

AR PPR Risco 4

Volatilidade a 3 anos: 4,83 ( maior volatilidade )

Sharpe: 1,40 ( menor )

Alfa: 2,42 ( menor )

Qual a dúvida do melhor PPR?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Rockatansky disse:

Uma das máximas da maioria dos investimentos sem capital garantido é que "taxas de rendimento obtidas no passado não garantem, de modo algum, um rendimento semelhante no futuro."

Afirmar que um fundo já deu o que tinha a dar porque os resultados dos últimos 3-5 anos foram inferiores aos de um fundo concorrente é prematuro. Ainda mais num investimento como um PPR de risco que para a maior parte dos subscritores tipicamente tem um horizonte temporal de várias décadas.

Pensei que quem investe em fundo seja por ou noutros caso, o objectivo fosse ganhar dinheiro, se não o é peço desculpa, 3 anos já é um horizonte temporal razoável, a 4 anos só fazendo contas.

O GNB PPR tem média de 6,72% desde o início 1991!!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Edge disse:

Concordo com o @Mouro Emprestado.

60/40 é uma boa carteira. Mas consideras ter o MSCI em dólares?

Esse ETF existe em euros e em dólares e, na minha opinião, para nós portugueses é melhor usar em euros para evitar os custos com as transações cambiais.

Obrigado pela resposta.

Não sabia do MSCI em €. Fui procurar  e penso que  é este que referes: iShares MSCI World EUR Hedged UCITS ETF (Acc). Este acaba por ter um TER de 0.55% enquanto que o outro tem 0.2%. Paga-se o Hedged!

Sobre o PPR, vou seguir a tua sugestão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Josefernando disse:

GNB PPR Risco 4

Volatilidade a 3 anos: 3,98

Sharpe: 1,96

Alfa: 4,57

AR PPR Risco 4

Volatilidade a 3 anos: 4,83 ( maior volatilidade )

Sharpe: 1,40 ( menor )

Alfa: 2,42 ( menor )

Qual a dúvida do melhor PPR?

O invest ar ppr tem a maioria da sua carteira na Europa, com 15% no Reino unido. O nb ppr tem por exemplo 41%da carteira EUA. Este pode ser uma das explicações para algumas diferenças rentabilidade últimos anos. Por exemplo _ 2012 este facto foi uma grande vantagem para o Invest. São ambos bons ppr. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico