Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Tal como outros aqui no fórum, também eu me estou a iniciar no fantástico mundo dos ETFs :)

Quero desde já agradecer aos esclarecimentos e contributos que têm feito neste tópico. Tenho aprendido muitas coisas interessantes.

Como tenho em mente alguns ETFs americanos e a DeGiro não tem praticamente nenhum, estou a analisar a situação da plataforma e se não há mesmo uma solução com comissões baixas.

Alguém tem a experiência de ser investidor numa plataforma americana? Também me lembrei da hipótese etoro que tem os ETFs que pretendo. Já coloquei várias questões ao suporte do etoro sobre ETFs e aguardo respostas. Alguém já fez comparação entre fees de etoro/degiro/gobulling?

Obrigado! 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

A 30/07/2019 às 19:57, Mouro Emprestado disse:

Infelizmente, a Vanguard não tem ETFs de jeito na Europa * . Nisso, a Blackrock (iShares) vence-os aos pontos deste lado do Atlântico.

* Os ETFs sem comissões da Vanguard, ou distribuem dividendos, ou no caso do IE00BYYR0C64, tem protecção cambial para o ....gulp.... USD! :wacko:

Boas noites, 

Li algures que a Vanguard já teria ETF's de capitalização de dividendos na Irlanda.

Alguém sabe algo sobre isso ou é só rumor?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia.

Tenho três dúvidas em relação à distribuição de dividendos dos ETFs que gostaria que me esclarecessem, se for possível.

1) No caso de eu deter um ETF cujos dividendos são a 'acumular', isso, na prática, quer dizer o quê? Que no final do ano o fundo faz a média do dividend yield de todas as empresas que são detidas pelo ETF e a cotação do ETF aumenta essa quantia? 

2) No caso de eu deter um ETF cujos dividendos são a 'distribuir', isso, na prática, também quer dizer o quê? Que quando os dividendos são pagos, os mesmos são creditados na minha conta com a correctora?

3) Ainda sobre os ETFs cujos dividendos são a 'distribuir', do ponto de vista fiscal, é necessário fazer alguma coisa? Se sim, o quê?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 horas, Risvol Aisas disse:

Bom dia.

Tenho três dúvidas em relação à distribuição de dividendos dos ETFs que gostaria que me esclarecessem, se for possível.

1) No caso de eu deter um ETF cujos dividendos são a 'acumular', isso, na prática, quer dizer o quê? Que no final do ano o fundo faz a média do dividend yield de todas as empresas que são detidas pelo ETF e a cotação do ETF aumenta essa quantia? 

2) No caso de eu deter um ETF cujos dividendos são a 'distribuir', isso, na prática, também quer dizer o quê? Que quando os dividendos são pagos, os mesmos são creditados na minha conta com a correctora?

3) Ainda sobre os ETFs cujos dividendos são a 'distribuir', do ponto de vista fiscal, é necessário fazer alguma coisa? Se sim, o quê?

Obrigado.

1 - Quer dizer que quando as empresas pagam os dividendos, tu em vez de receberes a tua parte, esse valor é imediatamente reinvestido e compram-te mais ações.

2 - Exatamente o que respondeste

3- Eles são taxados duplamente se forem dos USA, 30% lá e 28% cá. Podes preencher o formulário W8-BEN para reduzires esta dupla taxa .

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    4 hours ago, CountingCents said:

1 - Quer dizer que quando as empresas pagam os dividendos, tu em vez de receberes a tua parte, esse valor é imediatamente reinvestido e compram-te mais ações.

2 - Exatamente o que respondeste

3- Eles são taxados duplamente se forem dos USA, 30% lá e 28% cá. Podes preencher o formulário W8-BEN para reduzires esta dupla taxa .

1- Automaticamente compram-me mais acções do ETF? Confesso que continuo a não perceber.

2- Ok, obrigado.

3- Ou seja, para acções estrangeiras o melhor, por causa dessa dupla tributação dos dividendos, é adquirir ETFs com aplicação automática de dividendos, certo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, Risvol Aisas disse:

1- Automaticamente compram-me mais acções do ETF? Confesso que continuo a não perceber.

2- Ok, obrigado.

3- Ou seja, para acções estrangeiras o melhor, por causa dessa dupla tributação dos dividendos, é adquirir ETFs com aplicação automática de dividendos, certo?

1 - Um ETF é um fundo de Investimento. As pessoas põem lá o seu dinheiro e os gestores do fundo usam esse dinheiro para comprar ações/obrigações...

Digamos que investiste 10.000€ num fundo de investimento que tem um valor total de 100.000€. Tu tens 10% do valor do Fundo.

Um ETF é um fundo de investimento que compra todas as ações de um certo índice (S&P500 p. ex), com o dinheiro dos investidores (tu). 

Seguindo o exemplo acima, Se o Fundo tiver 100.000€, quando receber dividendos das ações que detém, tu vais receber 10% desses Dividendos (10K/100K = 10%).

Esse dinheiro (os dividendos), digamos que são 1.000€ (valor imaginativo para facilitar cálculos), num ETF de acumulação, vai ser usado para investir novamente no fundo. Ou seja, neste Momento tu tens 11.000€ investidos num fundo que detém um valor de 110.000€ . Num ETF de distribuição, tu receberias esses 1.000€ no teu broker (menos taxas, portanto só recebias 570€).

Consegui explicar-me mais ou menos bem? eheh alguma pergunta força

3 - Yap, em Portugal Capitalização é sempre melhor.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    A 02/08/2019 às 21:19, sergomes disse:

Tal como outros aqui no fórum, também eu me estou a iniciar no fantástico mundo dos ETFs :)

Quero desde já agradecer aos esclarecimentos e contributos que têm feito neste tópico. Tenho aprendido muitas coisas interessantes.

Como tenho em mente alguns ETFs americanos e a DeGiro não tem praticamente nenhum, estou a analisar a situação da plataforma e se não há mesmo uma solução com comissões baixas.

Alguém tem a experiência de ser investidor numa plataforma americana? Também me lembrei da hipótese etoro que tem os ETFs que pretendo. Já coloquei várias questões ao suporte do etoro sobre ETFs e aguardo respostas. Alguém já fez comparação entre fees de etoro/degiro/gobulling?

Obrigado! 

Mas pretendes investir em ETFs americanos porque alguma razão em especial?

Para além de serem bem menos eficientes de um ponto de vista fiscal (porque não existem ETFs de acumulação nos EUA), ficas sujeito ao imposto "sobre a morte" se tiveres activos domiciliados nos EUA superiores a $ 60k.

A 03/08/2019 às 01:38, CountingCents disse:

Boas noites, 

Li algures que a Vanguard já teria ETF's de capitalização de dividendos na Irlanda.

Sim. Tem meia-dúzia deles.

No site irlandês da Vanguard consegues ver essa informação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 30/07/2019 às 19:46, Mouro Emprestado disse:

Esquecendo os ETFs gratuítos, não existe propriamente um valor mínimo, por causa das comissões:

€ 2,00 + 0,038% 

https://www.degiro.pt/data/pdf/pt/Precario.pdf

Agora, para os tais 0,038% atingirem o mínimo de 2 euros, estamos a falar de 5.263 euros. Ou seja, a partir deste montante, o custo marginal (ou seja, valor da comissão cobrada a partir de X montante) passa a ser de apenas 0,038%.

Não se esqueçam depois dos 2,5 euros anuais por bolsa investida.

Tendo algum cuidado em minimizar custos, e investirem apenas em 2 ETFs (não precisam de mais para replicar uma carteira 60-40, exemplo IE00B4L5Y983 (*) e LU1287023003 (**) ), basta escolherem a mesma bolsa e acabam por ter um custo anual de 2,5 euros. Ou, no meu exemplo, 5 euros, porque os ETFs gratuítos são transaccionados em Amesterdão e Paris.

(*) Tenho quase a certeza que é o 3.º ETF europeu com maior valor em activos, cerca de € 16b. 

(**) Não tem um grande valor de activos - cerca de € 300m - , mas no caso europeu, é difícil encontrar ETF's de obrigações soberanas que sejam "perfeitos".

Estou a pensar em entrar na Degiro e investir inicialmente na IE00B4L5Y983 (a longo prazo), para além dos custos mencionados acima, qual seria a diferença entre uma conta Basic e Custody da Degiro? E qual recomendam?

Pergunto isso porque na calculadora de custos deles aparece mais uns custos que não compreendo (https://www.degiro.pt/precario/calculadora-de-custos.html)

Para um investimento menor que 20 000€ talvez a basic seja a recomendada?

Editado por RockMac
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Eu tenho conta custody, porque assim garanto que os meus activos não estão em "nenhum saco" em conjunto com os activos de outros utilizadores. 

Ver aqui: https://www.degiro.pt/helpcenter/faq/abertura-de-conta/954#786/qual-a-diferen-a-entre-um-perfil-standard-e-um-perfil-custody 

Relativamente a investir num ETF de acções. Errr... you sure?

Mesmo para longo-prazo, sabem que as carteiras 60-40 têm tido historicamente melhores retornos que as carteiras "all-in" ?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    44 minutes ago, Mouro Emprestado said:

Eu tenho conta custody, porque assim garanto que os meus activos não estão em "nenhum saco" em conjunto com os activos de outros utilizadores. 

Ver aqui: https://www.degiro.pt/helpcenter/faq/abertura-de-conta/954#786/qual-a-diferen-a-entre-um-perfil-standard-e-um-perfil-custody 

Sabes se é possível alterar o perfil da conta de Basic para Custody?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acho que já foi aqui falado, mas alguém pode dar a sua opinião sobre a melhor forma de investir aquele dinheiro que pode ser considerado uma almofada financeira, que possa ser utilizado para uma emergência ou para investir em tempos que surjam grandes oportunidades?

Por exemplo, qual é a vossa opinião sobre PPRs vs Etfs de obrigações, tendo em conta a eficiência em termos fiscais na altura de resgatar etc.? Ou aconselham outro instrumento financeiro para este propósito?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    54 minutes ago, Conrad Hart said:

Já agora, é possível transferir títulos entre as 2 contas?

Não sei responder a isso pois nunca tentei, mas diria que não. Em qualquer caso entra em contacto o suporte da Degiro para ver se é possível.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, mkr said:

@Risvol Aisas não é possível fazer a alteração. Mas podes criar outra conta custody sem problema nenhum. Eu tenho duas contas (uma básica e outra custody).

A sério? Com o mesmo nome, mesma conta bancária associada, etc?

Já agora, se não é indiscrição, porque é que tens duas contas? O que é que transaccionas em cada?

Obrigado.

Editado por Risvol Aisas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    37 minutes ago, Risvol Aisas said:

Já agora, se não é indiscrição, porque é que tens duas contas? O que é que transaccionas em cada?

Obrigado.

A razão é muito simples: quando criei conta, enganei-me e criei conta básica e queria conta custody! ?

Falei com o suporte e disseram-me que podia ter mais que uma sem problema, e então criei a conta custody depois. Mas basicamente não tenho nada na conta básica, só uso a custody para já. Em relação à conta bancária, tenho a mesma associada às duas contas, mas quando transfiro dinheiro ponho o username na descrição e até agora sempre foi para à conta correcta :) 

Source: https://www.degiro.co.uk/helpcenter/faq/my-account/1064

image.png.049ff0d22e1e3fabc6dc5996e30983ce.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Patrone disse:

Acho que já foi aqui falado, mas alguém pode dar a sua opinião sobre a melhor forma de investir aquele dinheiro que pode ser considerado uma almofada financeira, que possa ser utilizado para uma emergência ou para investir em tempos que surjam grandes oportunidades?

Por exemplo, qual é a vossa opinião sobre PPRs vs Etfs de obrigações, tendo em conta a eficiência em termos fiscais na altura de resgatar etc.? Ou aconselham outro instrumento financeiro para este propósito?

Pessoalmente nunca ponho dinheiro que posso vir a precisar num período até 5 anos na bolsa... Demasiado instável.

Normalmente as minhas opções para o meu fundo de emergência é uma conta poupança de resgate imediato e sem perca de juros, as melhores opções que conheço são: a conta Mais Ordenado do Bankinter (5% TANB no 1º ano), a Conta Poupança Livre do CTT (1% TANB) e a conta do BNI Europa (1% TANB). As 3 têm alguns  pormenores e requisitos: Bankinter necessita ordenado superior a 800€ domiciliado ; CTT necessita Ordenado Domiciliado OU 3 débitos diretos naquela conta; Bankinter tem 5% TANB no 1 ano e 2% no 2º ano.

As 3 contas são à ordem, sem penalização de juros, e o valor que pagam juros é a média diária do saldo da conta. As 3 contas só pagam juros até 5000€, o que é um valor mais que suficiente para um fundo de emergência.

Desta forma tenho sempre dinheiro livre no caso de alguma eventualidade.

Relativamente a outros fundos que esteja à espera de investir, normalmente tenho-os em certificados do Tesouro ou Certificados de Aforro, à espera de, por exemplo, uma compra de casa ou de um crash do mercado bolsista. No fundo é dinheiro que é para utilizar em breve mas que não quero que fique parado.

Os ETF's para mim são investimentos a muito longo prazo, 20 anos no mínimo, razão pela qual não considero esse dinheiro sequer para o meu dia-a-dia...

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Risvol Aisas disse:

Sim! Eu também tenho 2 contas na Degiro. Uma Basic e outra Custody.

Passei mais ou menos pelo mesmo que o @mkr. Inicialmente enganei-me e depois decidi manter as duas. Uma delas utilizo como “conta de investimento” para os meus rebentos.

A única coisa que tem de ser diferente é o username. E quando fizeres reforços terás de indicar para qual user é o reforço.

há 2 horas, mkr disse:
    há 3 horas, Conrad Hart disse:

Já agora, é possível transferir títulos entre as 2 contas?

Não sei responder a isso pois nunca tentei, mas diria que não. Em qualquer caso entra em contacto o suporte da Degiro para ver se é possível.

Eu penso que seja possível. Mas irá ser como uma transferência de fundos “normal”. Ou seja, irás pagar as taxas de transferência de títulos da Degiro.

Mas nada como confirmar com o suporte!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 02/08/2019 às 21:19, sergomes disse:

Alguém já fez comparação entre fees de etoro/degiro/gobulling?

Quando me iniciei nos ETF’s lembro-me de fazer esta análise.

Mas na altura não organizei isso é agora não encontro.

Mas a minha conclusão foi avançar através da Degiro!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 03/08/2019 às 01:38, CountingCents disse:

Boas noites, 

Estes seriam dois fundos muito apetecidos que poderiam ser replicados em ETF's:

https://www.vanguardinvestor.co.uk/investments/vanguard-us-equity-index-fund-accumulation-shares/price-performance

https://www.vanguardinvestor.co.uk/investments/vanguard-global-bond-index-fund-pound-sterling-hedged-accumulation-shares/price-performance

É possível investir diretamente através da Vanguard?

https://global.vanguard.com/portal/site/kiids/pt/pt/documents

Editado por sergomes
    não são ETF's mas sim fundos
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 05/08/2019 às 13:32, Mouro Emprestado disse:

Mas pretendes investir em ETFs americanos porque alguma razão em especial?

Para além de serem bem menos eficientes de um ponto de vista fiscal (porque não existem ETFs de acumulação nos EUA), ficas sujeito ao imposto "sobre a morte" se tiveres activos domiciliados nos EUA superiores a $ 60k.

Queria investir nos americanos por terem uma rentabilidade maior e considerar que se deverão manter uma das maiores economias.

Já percebi que a tributação dos americanos não é fácil. Daí as recomendações daqui do tópico passarem pelos europeus.

Entretanto, já estive a analisar vários ETF's europeus comparáveis aos que tinha em mente. De qualquer das formas, falta explorar a opção eToro. Eles unificaram todas as taxas  de ETF e acções para um spread único de 0,09% mas restam algumas perguntas que ainda não obtive resposta. Poderia ser uma alternativa interessante...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Edge disse:

Quando me iniciei nos ETF’s lembro-me de fazer esta análise.

Mas na altura não organizei isso é agora não encontro.

Mas a minha conclusão foi avançar através da Degiro!

As comissões foram alteradas em Maio... não sei se a análise foi posterior ou não.

Agora só existe a tal comissão única de spread 0,09%.

https://www.etoro.com/trading/free-stocks/

https://www.etoro.com/pt-pt/trading/market-hours-fees/?category=etfs

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    5 hours ago, mkr said:

A razão é muito simples: quando criei conta, enganei-me e criei conta básica e queria conta custody! ?

Falei com o suporte e disseram-me que podia ter mais que uma sem problema, e então criei a conta custody depois. Mas basicamente não tenho nada na conta básica, só uso a custody para já. Em relação à conta bancária, tenho a mesma associada às duas contas, mas quando transfiro dinheiro ponho o username na descrição e até agora sempre foi para à conta correcta :) 

Source: https://www.degiro.co.uk/helpcenter/faq/my-account/1064

image.png.049ff0d22e1e3fabc6dc5996e30983ce.png

Hmm... Interessante. Obrigado. Sendo assim acho que vou fazer isso. Sabes se dá para transferir a carteira de uma para a outra?

4 hours ago, Edge said:

Sim! Eu também tenho 2 contas na Degiro. Uma Basic e outra Custody.

Passei mais ou menos pelo mesmo que o @mkr. Inicialmente enganei-me e depois decidi manter as duas. Uma delas utilizo como “conta de investimento” para os meus rebentos.

A única coisa que tem de ser diferente é o username. E quando fizeres reforços terás de indicar para qual user é o reforço.

Eu penso que seja possível. Mas irá ser como uma transferência de fundos “normal”. Ou seja, irás pagar as taxas de transferência de títulos da Degiro.

Mas nada como confirmar com o suporte!

Ok, obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 17/07/2019 às 22:41, Edge disse:

Eu em termos de obrigações prefiro os de médio prazo, do tipo Lyxor EUROMTS 5-7Y.

Mas é isto que o @Mouro Emprestado sugeriu.

Preferes esse de médio prazo aos de longo prazo por estar incluídos nos ETF's sem comissão ou há mais alguma razão?

É que em termos de rendimento, os de longo prazo têm tido uma performance muito superior.

image.thumb.png.a8a9fc6c008e8d19a72ece3d526aa558.png

Queria ainda deixar outra questão. Investindo num fundo que replica o índice S&P 500, fará mais sentido optar por um segundo de bonds americanas por estarem relacionados? Ou não vêem problema em optar por um de bonds europeias?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico