Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

12 minutes ago, Mouro Emprestado said:

Diria que o risco decorre de ter uma carteira de investimento exclusivamente alocada a acções (drawdowns de 50% em 2000-2002 e 2007-2009, ou então de 20% no 4.º trimestre de 2018).

Isso ser um ETF, um fundo index ou um fundo activo acaba por ser irrelevante.

Correcto @Mouro Emprestado! O risco em si não esta associado ao facto de ser ETF ou outro qualquer tipo de producto(tal como dizes), mas da sua composição :) A escolha das palavras não foi a melhor ?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

A 12/07/2019 às 13:09, Fernandez disse:

Percebo o que dizes, no entanto, se o futuro próximo o permitir, deverei investir noutros eft´s para diversificar. Mas achas que este primeiro eft deverá ser mais abrangente?

Ou então mantens o nível de poupança de deixas uma percentagem alocada a cash (atualmente estou 20% cash).

Se existir um drawdown de 50%, carregas forte.

Depois combinamos as caipirinhas na praia :) Eu quando o mercado está em baixa ou num bull prolongado, gosto de estar quase 0% cash, quando está em máximos históricos deixo sempre uma percentagem boa de cash para poder reagir a oportunidades.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Bernardo Latino Tavares

Bom dia a todos, sou novo neste fórum e gostava de umas opiniões. Queria encontrar 2/3 fundos que me dessem uma carteira para investimento a longo prazo de risco moderado. Neste momento só tenho um Etf de ações globais o vanguard total world stock e queria mais dois. A ideia é ir reforçando mensalmente na ordem de 2000€/mês. Actualmente uso o banco big para investimento em Etf. 

A minha questão é seria prudente reforçar com um Etf de obrigações ou de uma comodity. Ouvi falar de um portefolio que sugeriam em alocar

25% accoes

25% obrigacoes

25% ouro

25% cash.

gostava de saber a vossa opinião. 

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins

Boa tarde,

Sim, ter um rácio de 60% acções e 40% obrigações é prudente e aconselhável no longo prazo. Um ETF de obrigações que faça replicação física de um índice de obrigações soberanas europeias com uma maturidade ate 10 anos é um complemento interessante ao ETF que já possui. Não sei quais as opções que o BiG oferece para um ETF dessa natureza.

Esse portfolio que refere é a configuração clássica do portfolio permanente teorizado, defendido e aplicado pelo Harry Browne. Desconheço a sua idade, mas é uma configuração que eu, pessoalmente, iria apenas considerar depois dos 55-60 anos ou quando já tivesse um capital acumulado considerável face aos meus rendimentos/gastos mensais. A ideia e objectivo fulcral é estar preparado para qualquer situação de mercado e não sofrer quedas acentuadas devido a, por exemplo, o colapso do mercado bolsista ou uma inflação desregrada.

Editado por Urso_Pardo
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 9 horas, Bernardo Latino Tavares disse:

Bom dia a todos, sou novo neste fórum e gostava de umas opiniões. Queria encontrar 2/3 fundos que me dessem uma carteira para investimento a longo prazo de risco moderado. Neste momento só tenho um Etf de ações globais o vanguard total world stock e queria mais dois. A ideia é ir reforçando mensalmente na ordem de 2000€/mês. Actualmente uso o banco big para investimento em Etf. 

A minha questão é seria prudente reforçar com um Etf de obrigações ou de uma comodity.

Obrigações são uma coisa. Comodities são outra coisa qualquer totalmente diferente.

Se é para diversificares, foca-te em obrigações soberanas europeiras de média prazo (5 a 10 anos).

há 9 horas, Bernardo Latino Tavares disse:

Ouvi falar de um portefolio que sugeriam em alocar

25% accoes

25% obrigacoes soberanas de longo prazo

25% ouro

25% cash.

Obrigado

Como o @Urso_Pardo respondeu, corresponde ao Portfolio Permanente do Harry Brown (atenção há parte sublinhada que não fazia parte do post original).

No início do tópico fala-se sobre essa carteira (acho que no 2.º ou 3.º post), e no decorrer do tópico, também se fala disso, nomeadamente como implementar a mesma na Europa.

A "vantagem", digamos assim, é de que se trata de um portfolio razoavelmente estável e que, na sua versão europeia, teve perdas pouco significativas na última crise. Para além disso, duvido que haja malta que aposte exclusivamente em fundos/ETFs e não têm nenhum património alocado a DO/DP/PPRs garantidos/Produtos do Estado. Ora, no Portfolio Permanente, esta componente corresponde aos tais 25% de "cash".

Para além disso, quem investe neste tipo de carteira, normalmente tem um 2.ª carteira (o chamado Portfolio Variável ou VP), que representa cerca de 20% (assim, números redondos, a carteira total de investimento é 20% ouro / 20% obrigações LP / 20% acções / 20% cash / 20% VP).  Ou então segue uma alternativa chamada de "Golden Butterfly", onde esses 20% são alocados a acções "small cap value". Se procurares na net por esta carteira, deves encontrar o site dum americano que editou um livro sobre o Portfolio Permanente do Harry Browne (e que se lê muito bem, diga-se de passagem). 

há 7 horas, Urso_Pardo disse:

Esse portfolio que refere é a configuração clássica do portfolio permanente teorizado, defendido e aplicado pelo Harry Browne. Desconheço a sua idade, mas é uma configuração que eu, pessoalmente, iria apenas considerar depois dos 55-60 anos ou quando já tivesse um capital acumulado considerável face aos meus rendimentos/gastos mensais. A ideia e objectivo fulcral é estar preparado para qualquer situação de mercado e não sofrer quedas acentuadas devido a, por exemplo, o colapso do mercado bolsista ou uma inflação desregrada.

As primeiras ideias para essa carteira surgiram nos anos 80 (incluiam também prata e francos suiços), mas no princípio dos anos 90 o Harry Browne simplificou para ficar esses 25% por cada um dos activos.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    A 15/07/2019 às 11:24, Bernardo Latino Tavares disse:

A minha questão é seria prudente reforçar com um Etf de obrigações ou de uma comodity. Ouvi falar de um portefolio que sugeriam em alocar

25% accoes

25% obrigacoes

25% ouro

25% cash.

Obrigado

Alguem consegue, por obséquio, sugerir uma alocação a ETFs que repliquem esta estratégia na DEGIRO (com o min de comissões possiveis, seria muito interessante)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 2 horas, garay disse:

Alguem consegue, por obséquio, sugerir uma alocação a ETFs que repliquem esta estratégia na DEGIRO (com o min de comissões possiveis, seria muito interessante)

Cash não recomendo nada (existem DP e produtos do estado para isso).

Em termos de acções: ishares core msci world (gratuíto na bolsa de Amesterdão, se não estou em erro).

Ouro:  CH0106027193 (acho que neste momento, é o único ETF/ETC de ouro, sem hedge cambial, que se consegue comprar em Portugal <facepalm>).

Obrigações europeias de Longo-Prazo: LU1287023268 ou LU0290357846

Tens ainda uma alternativa para as obrigações de longo-prazo, mas é um ETF alavancado de Bunds alemãs, que aparenta ser melhor (maior rentabilidade e menor risco aparente). Não sugiro este tipo de produtos (ETFs alavancados com replicação sintética com base em derivativos), por isso se estiveres mesmo interessado, podes usar o justetf.com para analisar esse ETF.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Mouro Emprestado disse:

Cash não recomendo nada (existem DP e produtos do estado para isso).

Em termos de acções: ishares core msci world (gratuíto na bolsa de Amesterdão, se não estou em erro).

Ouro:  CH0106027193 (acho que neste momento, é o único ETF/ETC de ouro, sem hedge cambial, que se consegue comprar em Portugal <facepalm>).

Obrigações europeias de Longo-Prazo: LU1287023268 ou LU0290357846

Eu em termos de obrigações prefiro os de médio prazo, do tipo Lyxor EUROMTS 5-7Y.

Mas é isto que o @Mouro Emprestado sugeriu.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    Mouro Emprestado
    há 14 horas, Bernardo Latino Tavares disse:

Boa noite, acham que este portfólio de etf que é indicado no início deste post ( em 2012 ) ainda poderia ser um bom portefolio?

obrigado

0E312134-9073-4E3B-84BC-D0BB569287A4.png

Sim e não.

Não, por essa versão da carteira está toda ela feita com ETFs americanos que distribuem dividendos, definitivamente não é uma boa opção de um ponto de vista fiscal.

Por outro lado, a parte das acções pode muito bem ser substituída por um ou dois ETFs de acções mundiais (com ou sem emergentes).

De resto, o modelo da carteira é tão bom como uma carteira PP ou 60/40. Importante, isso sim, é aguentar a mesma estratégia no longo-prazo, agora o tipo de carteira que se segue não deverá ser assim tão importante quanto isso.

Para pesquisar por ETFs europeus, recomendo usares o site justetf.com .

Editado por Mouro Emprestado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 57 minutos, superkinas disse:

Quais os custos de investir em etf, por exemplo na Degiro? 

Abaixo de que valores é inconveniente aplicar dinheiro em um etf, devido referidos custos? 

Depois de vários anos a investir em FI's e mantendo a estratégia, também me iniciei à relativamente pouco tempo nos ETF's para diversificação e escolhi a DEGIRO, optando por 2 ETF's sem comissões.

https://www.degiro.pt/data/pdf/pt/lista-etfs-sem-comissao.pdf

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 hora, investidorPT disse:

Depois de vários anos a investir em FI's e mantendo a estratégia, também me iniciei à relativamente pouco tempo nos ETF's para diversificação e escolhi a DEGIRO, optando por 2 ETF's sem comissões.

https://www.degiro.pt/data/pdf/pt/lista-etfs-sem-comissao.pdf

Um dia também terei de esmiuçar os ETFs sem comissão da DeGiro. ;)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    Agora mesmo, P2P Money Maker disse:

Há ali uns Vanguard e uns IShares que me deixam de pé à frente :)

Terei que analisar as comissões de gestão dos ETFs, os índices escolhidos, liquidez, Bid-Ask spreads, AUM, performances, etc

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 19 horas, Bernardo Latino Tavares disse:

Boa noite, acham que este portfólio de etf que é indicado no início deste post ( em 2012 ) ainda poderia ser um bom portefolio?

obrigado

0E312134-9073-4E3B-84BC-D0BB569287A4.png

Olha, segue os conselhos do Mouro, depois do que ele me disse, consultei vários fórum e blogs e todos vão de encontro ao que ele me disse e te diz:

- reduz o numero de etf a 3 ou 4 no máximo;

- assim, o mais adequado é cada um deles ser de 25%, no mínimo 15%.

- depois é manter a estratégia que definiste, equilibrando ao longo do tempo as percentagens.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 5 horas, superkinas disse:

Quais os custos de investir em etf, por exemplo na Degiro? 

Abaixo de que valores é inconveniente aplicar dinheiro em um etf, devido referidos custos? 

Esquecendo os ETFs gratuítos, não existe propriamente um valor mínimo, por causa das comissões:

€ 2,00 + 0,038% 

https://www.degiro.pt/data/pdf/pt/Precario.pdf

Agora, para os tais 0,038% atingirem o mínimo de 2 euros, estamos a falar de 5.263 euros. Ou seja, a partir deste montante, o custo marginal (ou seja, valor da comissão cobrada a partir de X montante) passa a ser de apenas 0,038%.

Não se esqueçam depois dos 2,5 euros anuais por bolsa investida.

Tendo algum cuidado em minimizar custos, e investirem apenas em 2 ETFs (não precisam de mais para replicar uma carteira 60-40, exemplo IE00B4L5Y983 (*) e LU1287023003 (**) ), basta escolherem a mesma bolsa e acabam por ter um custo anual de 2,5 euros. Ou, no meu exemplo, 5 euros, porque os ETFs gratuítos são transaccionados em Amesterdão e Paris.

(*) Tenho quase a certeza que é o 3.º ETF europeu com maior valor em activos, cerca de € 16b. 

(**) Não tem um grande valor de activos - cerca de € 300m - , mas no caso europeu, é difícil encontrar ETF's de obrigações soberanas que sejam "perfeitos".

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 2 horas, P2P Money Maker disse:

Há ali uns Vanguard e uns IShares que me deixam de pé à frente :)

Infelizmente, a Vanguard não tem ETFs de jeito na Europa * . Nisso, a Blackrock (iShares) vence-os aos pontos deste lado do Atlântico.

* Os ETFs sem comissões da Vanguard, ou distribuem dividendos, ou no caso do IE00BYYR0C64, tem protecção cambial para o ....gulp.... USD! :wacko:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Mouro Emprestado disse:

Esquecendo os ETFs gratuítos, não existe propriamente um valor mínimo, por causa das comissões:

€ 2,00 + 0,038% 

https://www.degiro.pt/data/pdf/pt/Precario.pdf

Agora, para os tais 0,038% atingirem o mínimo de 2 euros, estamos a falar de 5.263 euros. Ou seja, a partir deste montante, o custo marginal (ou seja, valor da comissão cobrada a partir de X montante) passa a ser de apenas 0,038%.

Não se esqueçam depois dos 2,5 euros anuais por bolsa investida.

Tendo algum cuidado em minimizar custos, e investirem apenas em 2 ETFs (não precisam de mais para replicar uma carteira 60-40, exemplo IE00B4L5Y983 (*) e LU1287023003 (**) ), basta escolherem a mesma bolsa e acabam por ter um custo anual de 2,5 euros. Ou, no meu exemplo, 5 euros, porque os ETFs gratuítos são transaccionados em Amesterdão e Paris.

(*) Tenho quase a certeza que é o 3.º ETF europeu com maior valor em activos, cerca de € 16b. 

(**) Não tem um grande valor de activos - cerca de € 300m - , mas no caso europeu, é difícil encontrar ETF's de obrigações soberanas que sejam "perfeitos".

um exemplo se adquirir ETF de acções mundiais na degiro IE00B4l5Y983 , que é gratuito, não existem custos ? a não ser os 2,5 anuais por bolsa investida ? certo

fora estes gratuitos por exemplo o de obrigações mencionado Lu1287023003 se o adquirir na degiro pago 2,5 anuais se for bolsa diferente mais 2 euros + 0,038% do valor investido ? certo ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, superkinas disse:

um exemplo se adquirir ETF de acções mundiais na degiro IE00B4l5Y983 , que é gratuito, não existem custos ? a não ser os 2,5 anuais por bolsa investida ? certo

fora estes gratuitos por exemplo o de obrigações mencionado Lu1287023003 se o adquirir na degiro pago 2,5 anuais se for bolsa diferente mais 2 euros + 0,038% do valor investido ? certo ?

O raciocínio está certo, embora no caso ambos os ETFs são gratuitos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ok obrigado.

então no caso destes dois ETF é indiferente o valor a aplicar (todos meses)  pois são gratuitos, apenas tem 2,5 ano custo cada bolsa.

suponhamos um ETF não grátis  € 2,00 + 0,038% 

não compreendi

" Agora, para os tais 0,038% atingirem o mínimo de 2 euros, estamos a falar de 5.263 euros. Ou seja, a partir deste montante, o custo marginal (ou seja, valor da comissão cobrada a partir de X montante) passa a ser de apenas 0,038%. "

no caso aplicação 5.263 euros o valor dos custos seria 2+0,038% = 2 +2 seria 4 euros de custos mais 2,5  investimento por bolsa, estou certo ?

se for assim quanto mais capital investido mais os custos associados

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 18 horas, superkinas disse:

ok obrigado.

então no caso destes dois ETF é indiferente o valor a aplicar (todos meses)  pois são gratuitos, apenas tem 2,5 ano custo cada bolsa.

suponhamos um ETF não grátis  € 2,00 + 0,038% 

não compreendi

" Agora, para os tais 0,038% atingirem o mínimo de 2 euros, estamos a falar de 5.263 euros. Ou seja, a partir deste montante, o custo marginal (ou seja, valor da comissão cobrada a partir de X montante) passa a ser de apenas 0,038%. "

no caso aplicação 5.263 euros o valor dos custos seria 2+0,038% = 2 +2 seria 4 euros de custos mais 2,5  investimento por bolsa, estou certo ?

se for assim quanto mais capital investido mais os custos associados

O que interessa é o custo marginal. Fica muito mais caro investir 1000+1000+1000+1000, ao invés de investir 4000 de uma vez.

Contudo, investimentos acima dos tais 5263 terão sempre o mesmo custo, ou seja 10000+10000+10000+10000 tem o mesmo custo que investir 40000 de uma vez.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 19 horas, Visitante MIMI disse:

Também vais pagar mensalmente um valor de conexão  para cada bolsa que estas a investir  +/- 1 € ....

Só se fizeres trading e precisares dos valores em real time. Caso contrário, não pagas nada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico