Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

há 8 horas, Mouro Emprestado disse:

É a parte complicada dos ETFs vs os fundos de investimento (quem nos dera ter acesso a Index Funds, sem comissões e que acumulassem dividendos ? )

Isso é que era!!! Mas como vivemos aqui neste cantinho do mundo, meio esquecidos, acho que ainda vai demorar uns tempos até termos uma boa oferta dessas!!! ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Francisco Martins

Boa noite!

Estava a passear pelo JustETF e a considerar diversificar o portfolio com um ETF ligado ao ouro e deparei-me com este:

EUWAX Gold ISIN DE000EWG0LD1, WKN EWG0LD

https://www.justetf.com/de-en/find-etf.html?query=DE000EWG0LD1

Tem uma taxa TER 0% e replica fisicamente em ouro, podendo até ser trocado nessa forma mediante condições.

Existe alguma diferença, para além da dimensão e da moeda (um em EUR e outro em USD), em relação a este?

iShares Physical Gold ETC ISIN IE00B4ND3602, WKN A1KWPQ

que tem uma TER de 0,25%.

Editado por Urso_Pardo
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 10 horas, Urso_Pardo disse:

Boa noite!

Estava a passear pelo JustETF e a considerar diversificar o portfolio com um ETF ligado ao ouro e deparei-me com este:

EUWAX Gold ISIN DE000EWG0LD1, WKN EWG0LD

https://www.justetf.com/de-en/find-etf.html?query=DE000EWG0LD1

Tem uma taxa TER 0% e replica fisicamente em ouro, podendo até ser trocado nessa forma mediante condições.

Existe alguma diferença, para além da dimensão e da moeda (um em EUR e outro em USD), em relação a este?

iShares Physical Gold ETC ISIN IE00B4ND3602, WKN A1KWPQ

que tem uma TER de 0,25%.

Creio que não consegues comprar nem um nem outro em Portugal, por causa das regras da treta da UE que entraram em vigor em 2018 (mas posso estar errado).

Para todos os efeitos, se bem me lembro os spreads no EUWAX são estupidamente altos. Para além de que o histórico não é melhor que aquele do ishares.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Acho que podes comprar um ETF de Ouro no Big (sem hedge cambial).

A alternativa é a Degiro, onde tens pelo menos um ETF de Ouro sem hedge cambial (CH0106027193 .... não não distribui dividendos, não obstante o seu nome!).

Para veres esse ETF no justetf.com, escolhe a Suiça;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá,

tenho conta no Invest e pretendo investir num ETF de acções mundial, tipo o IWDA. Pela disponibilidade no banco Invest, a alternativa que me parece melhor é o

db x-trackers MSCI World Index UCITS DR 1C (XDWD)

Há alguma diferença entre esse e o IWDA?

iShares Core MSCI World UCITS (IWDA)

Por curiosidade agora fui ver como se estavam a portar hoje, e um está a descer e outro a subir (nada muito substancial). É normal existirem estas pequenas diferenças?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    2 hours ago, Mouro Emprestado said:

Acho que podes comprar um ETF de Ouro no Big (sem hedge cambial).

A alternativa é a Degiro, onde tens pelo menos um ETF de Ouro sem hedge cambial (CH0106027193 .... não não distribui dividendos, não obstante o seu nome!).

Para veres esse ETF no justetf.com, escolhe a Suiça;)

Boa tarde!

Obrigado pelas informações, não tinha conhecimento desse ETF na DeGiro, bem apanhado! O que motivou estar com ideias de colocar algo num ETF desta natureza era a TER ser nula, naquela optica conhecida de protecção para situações muito especificas do mercado e diminuição da correlação com o que já tenho em carteira.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    37 minutes ago, SliPeR said:

Olá,

tenho conta no Invest e pretendo investir num ETF de acções mundial, tipo o IWDA. Pela disponibilidade no banco Invest, a alternativa que me parece melhor é o

db x-trackers MSCI World Index UCITS DR 1C (XDWD)

Há alguma diferença entre esse e o IWDA?

iShares Core MSCI World UCITS (IWDA)

Por curiosidade agora fui ver como se estavam a portar hoje, e um está a descer e outro a subir (nada muito substancial). É normal existirem estas pequenas diferenças?

Obrigado

Tamanho, volume e numero de transações diárias. É possível que essas pequenas diferenças sejam introduzidas pela negociação e spreads que cada um tem em bolsa.

A TER do XDWD é mais baixa 0,01%, fora isso seguem o mesmo índice, da mesma forma e com empréstimo a outras instituições.

Na DeGiro o IWDA tem direito a uma transação mensal sem custos (aplicável também em transações seguintes acima de 1000€ na mesma direcção). Desconheço as condições que o Invest oferece a cada um destes ETF.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    49 minutes ago, Urso_Pardo said:

Tamanho, volume e numero de transações diárias. É possível que essas pequenas diferenças sejam introduzidas pela negociação e spreads que cada um tem em bolsa.

A TER do XDWD é mais baixa 0,01%, fora isso seguem o mesmo índice, da mesma forma e com empréstimo a outras instituições.

Na DeGiro o IWDA tem direito a uma transação mensal sem custos (aplicável também em transações seguintes acima de 1000€ na mesma direcção). Desconheço as condições que o Invest oferece a cada um destes ETF.

Obrigado pela resposta.

O IWDA não existe no Invest, existem estes:

ISHARES MSCI WORLD SMALL CAP UCITS ETF                
    ISHARES EDGE MSCI WORLD QUALITY FACTOR                

ISHARES MSCI WORLD MINIMUM VOLATILITY UC

No Invest fica um pouco mais caro... tem uma TER de 0.19%, e cada transação (compra/venda) custa 0.15% (minimo 12.5€). Como tenciono seguir uma estratégia mais passiva, buy and hold, com rebalanceamento anual, acho que prefiro manter-me numa instituição que já conheço e acarretar esses € extra.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 15 minutos, SliPeR disse:

Obrigado pela resposta.

O IWDA não existe no Invest, existem estes:

ISHARES MSCI WORLD SMALL CAP UCITS ETF                
    ISHARES EDGE MSCI WORLD QUALITY FACTOR                

ISHARES MSCI WORLD MINIMUM VOLATILITY UC

No Invest fica um pouco mais caro... tem uma TER de 0.19%, e cada transação (compra/venda) custa 0.15% (minimo 12.5€). Como tenciono seguir uma estratégia mais passiva, buy and hold, com rebalanceamento anual, acho que prefiro manter-me numa instituição que já conheço e acarretar esses € extra.

Atenção que esses ETFs seguem índices diferentes do MSCI World genérico, por isso terão uma performance diferente (não muito).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 minute ago, Mouro Emprestado said:

Atenção que esses ETFs seguem índices diferentes do MSCI World genérico, por isso terão uma performance diferente (não muito).

Exacto. Daí estar inclinado para o X-trackers World Index (XDWD).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 01/07/2019 às 01:13, CountingCents disse:

Existem ambos na Degiro, mas o Xtrackers pelo que percebi não existe na bolsa de Amesterdão, o que me levaria a pagar ainda mais 2.5€ por ano por investir em bolsas diferentes.

Portanto agora tenho que conseguir fazer as contas todas entre Comissões de compra, TER maior, comissões de bolsa e os vários ETFs que tenho se valem a pena mudar de bolsa... que confusão ehehe, onde me fui meter!

Conforme disse o Edge eu também acho muito mais importante considerar um TER sempre mais baixo do que dar muita importância às comissões de compra e de bolsa, especialmente no caso da degiro. O TER será permanente e sempre sobre o património total. A menos que a estratégia passe por investir em montes de bolsas e muito frequentemente com montantes pequenos (que é o oposto do que se defende aqui) as restantes comissões não me parecem sequer relevantes. (No caso da degiro)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom noite,

Alguém me pode explicar como é o funciona dos ETF de obrigações?

Por exemplo o ETF Lyxor EuroMTS 5-7Y Investment Grade (DR), investe em obrigações de 5-7Y.

Quando as obrigações passam de 5Y para 4Y o ETF vende essas obrigações e compra novas com vencimento entre 5 e 7Y?

O cenário das taxas de juro na europa são de manter os níveis das taxas de juro ou até baixar mais. Mas num caso de subida das taxas de juros as obrigações do ETF não podem desvalorizar e este ter um rendimento negativo?

Editado por Armando Santos
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins

Boa tarde,

Nesse caso especifico, a serie EuroMTS da Lyxor nas suas diferentes maturidades, o ETF faz a replicação fisica e o mais transparente/cegamente possivel de uma gama de indices FTSE que por sua vez têm regras bem definidas de investimento em obrigações no mercado MTS. Esse indice faz rebalanceamentos mensais com base nos anos de maturidade e rendibilidade das aplicações que detém em carteira e condições de elegibilidade das obrigações existentes no mercado nessa data. Neste caso são elegíveis apenas as de taxa fixa, pode encontrar as restantes condições e outros detalhes se procurar por "FTSE MTS Eurozone Government Bond Investment Grade".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, Fernandez disse:

Boas.

Se tivessem 2k para investir, investiam em 2 ETF´s (um de acções e outro de obrigações), ou investiam apenas em um?

Obrigado.

Qual é a tua idade? É um investimento para quantos anos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, 5coroas disse:

Qual é a tua idade? É um investimento para quantos anos?

36.

Este será o meu primeiro eft e será para longo prazo (se possível até à reforma) e para reforçar quando possível. Eventualmente poderei depois investir em novos eft´s para diversificar.

Editado por Fernandez
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    9 minutes ago, Fernandez said:

36.

Este será o meu primeiro eft e será para longo prazo (se possível até à reforma) e para reforçar quando possível. Eventualmente poderei depois investir em novos eft´s para diversificar.

A resposta standard: iShares Core MSCI World UCITS ETF USD (Acc) (EUR) | IWDA (IE00B4L5Y983)

Se usares Degiro, este ETF não tem comissão de compra uma vez por mês .

Editado por mkr
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 51 minutos, mkr disse:

A resposta standard: iShares Core MSCI World UCITS ETF USD (Acc) (EUR) | IWDA (IE00B4L5Y983)

Se usares Degiro, este ETF não tem comissão de compra uma vez por mês .

Então, aconselhas começar com apenas um neste momento?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    5 minutes ago, Fernandez said:

Então, aconselhas começar com apenas um neste momento?

Sim, não vejo neste momento vantagem em mais do que o IWDA (tendo em conta o montante de 2k). Desde que estejas ciente do risco de investir em ETFs.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 57 minutos, mkr disse:

Sim, não vejo neste momento vantagem em mais do que o IWDA (tendo em conta o montante de 2k). Desde que estejas ciente do risco de investir em ETFs.

Diria que o risco decorre de ter uma carteira de investimento exclusivamente alocada a acções (drawdowns de 50% em 2000-2002 e 2007-2009, ou então de 20% no 4.º trimestre de 2018).

Isso ser um ETF, um fundo index ou um fundo activo acaba por ser irrelevante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, Mouro Emprestado disse:

Diria que o risco decorre de ter uma carteira de investimento exclusivamente alocada a acções (drawdowns de 50% em 2000-2002 e 2007-2009, ou então de 20% no 4.º trimestre de 2018).

Isso ser um ETF, um fundo index ou um fundo activo acaba por ser irrelevante.

Percebo o que dizes, no entanto, se o futuro próximo o permitir, deverei investir noutros eft´s para diversificar. Mas achas que este primeiro eft deverá ser mais abrangente?

Editado por Fernandez
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico