Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

• Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Bom dia,

Estou a pensar investir num ETF de obrigações, para balancear a carteira que conta apenas com o IWDA.

Entre estes abaixo (e outros que queiram pf sugerir), qual seria a melhor opção, na vossa opinião?

Lyxor EuroMTS 1-3Y Investment Grade (DR) UCITS ETF

Lyxor EuroMTS 5-7Y Investment Grade (DR) UCITS ETF C-EUR

Lyxor EuroMTS 10-15Y Investment Grade (DR) UCITS ETF

Lyxor EuroMTS All-Maturity Investment Grade (DR) UCITS ETF

Lyxor EuroMTS Inflation Linked Investment Grade (DR) UCITS ETF

Lyxor EuroMTS Highest Rated Macro-Weighted Government Bond DR UCITS ETF C-EUR

DBZB Xtrackers Global Sovereign UCITS ETF 1C (EUR hedged)

Amundi ETF Govt Bond EuroMTS Broad Investment Grade 1-3 UCITS ETF

Amundi ETF Govt Bond EuroMTS Broad Investment Grade 3-5 UCITS ETF

Amundi ETF Govt Bond EuroMTS Broad Investment Grade 7-10 UCITS ETF

Amundi ETF Govt Bond EuroMTS Broad Investment Grade 10-15 UCITS ETF

Obrigado desde já pelas respostas!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

@sinbad obrigado.

Realmente, devia haver uma chamada de atenção pública por causa desses "conselhos" de investimentos muito pouco criteriosos.

A quem perguntou se valia a pena ter conta, se for por esses "conselhos" da treta, definitivamente não!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 hora, Ricardo2028 disse:

Bom dia,

Estou a pensar investir num ETF de obrigações, para balancear a carteira que conta apenas com o IWDA.

Entre estes abaixo (e outros que queiram pf sugerir), qual seria a melhor opção, na vossa opinião?

Diria que entre os Amundis e Lyxors semelhantes (euro, soberanos, maturidade igual), é olhar para o seu historial e activos sobre gestão (quanto maior melhores).

Os 2 outliers correspondem ao Lyxor TIPS ao DB Global Hedged. 

Sobre o primeiro, não sei para que serve (já o disse imensas vezes que obrigações indexadas à inflação não me parecem ser o melhor tipo de investimentos, basta olhar para o seu historial).

Quando ao segundo, pode fazer sentido ter um ETF de obrigações soberanas globais, com protecção cambial, porque ganhas diversificação e ao menos ficas protegido das variações cambiais nas obrigações que não se encontram denominadas em euros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As carteiras da deco com a optimize são muito parecidas com BlackRock Strategic Funds - Managed Index Portfolios ****  A2 EUR, incluindo as rentabilidades.

A vantagem das carteiras DECO é o minimo de subscrição que são 10 euros ao passo BlackRock são 5000 Euros.

São boas para quem não percebe muito ou não quer ter tempo para construir carteira.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, Ricardo2028 disse:

Bom dia,

Penso que para balancear com o IWDA o recomendável é um ETF de obrigações europeias de médio prazo.

Por exemplo o Lyxor 5-7 anos ou o Amundi 7-10.

há 18 horas, Mouro Emprestado disse:

Diria que entre os Amundis e Lyxors semelhantes (euro, soberanos, maturidade igual), é olhar para o seu historial e activos sobre gestão (quanto maior melhores).

Para além da recomendação do @Mouro Emprestado eu acrescentaria comparares as FEE's. Neste caso, quanto menores, melhor.

há 18 horas, Mouro Emprestado disse:

Realmente, devia haver uma chamada de atenção pública por causa desses "conselhos" de investimentos muito pouco criteriosos.

A quem perguntou se valia a pena ter conta, se for por esses "conselhos" da treta, definitivamente não!

Concordo inteiramente!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • O Mouro Emprestado disse quase tudo.
    • Tem em consideração o fee, dá preferência a replicação física (em vez de sintética), e vê se estão na lista grátis da degiro (pois poupas nas comissões de compra ou venda).
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 08/06/2019 às 08:43, Mouro Emprestado disse:

Sobre o primeiro, não sei para que serve (já o disse imensas vezes que obrigações indexadas à inflação não me parecem ser o melhor tipo de investimentos, basta olhar para o seu historial).

Fiquei curioso com esta observação. Do que já tinha lido de TIPS achei interessante. Então se temos os 3% ou seja o que for que a obrigação promete, e ainda por cima vêm ajustados à inflação ganhamos sempre, achava eu. 

E encontrei este artigo que faz uma análise interessante. 

https://www.morningstar.com/articles/801922/20-years-in-have-tips-delivered.html

Portanto é como se as TIPS fossem mais um veículo de guardar o dinheiro e evitar que ele desvalorize do que um investimento propriamente dito?

Editado por DAMP
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 11 horas, DAMP disse:

Fiquei curioso com esta observação. Do que já tinha lido de TIPS achei interessante. Então se temos os 3% ou seja o que for que a obrigação promete, e ainda por cima vêm ajustados à inflação ganhamos sempre, achava eu. 

E encontrei este artigo que faz uma análise interessante. 

https://www.morningstar.com/articles/801922/20-years-in-have-tips-delivered.html

Portanto é como se as TIPS fossem mais um veículo de guardar o dinheiro e evitar que ele desvalorize do que um investimento propriamente dito?

É capaz de ser isso.

2 testes:

Capturar-Euro-vs-TIPS.jpg

World-Euro-Hedged-vs-TIPS.jpg

Um com obrigações europeias vs versão respectiva TIPS.

Outro com obrigações mundiais com cobertura cambial vs versão respectiva TIPS.

Talvez no futuro, se a inflação aumentar, poderá ser vantajoso este tipo de fundos. Contudo, com os actuais problemas na Europa, duvido que a inflação venha a aumentar nos próximos tempos.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Estou aqui a ver os ETFs sem comissão da Degiro, mas só existem em EUR, e mts deles têm TER's mais altos comparativamente a outros fora dessa lista: https://www.degiro.pt/data/pdf/pt/lista-etfs-sem-comissao.pdf

Eu queria um ETF Emergent: https://www.justetf.com/uk/find-etf.html?assetClass=class-equity&index=MSCI%2BEmerging%2BMarkets&sortField=ter&sortOrder=asc&groupField=none&tab=overview

Mts andam à volta de 0.20% TER.

Parece-me que o unico na Degiro é este: DE000ETFL342 DK MSCI EMERGING MARKETS, que tem 0.65 TER, ou seja um TER 3x superior.

Uma vez que a comissão é na compra/venda, e não há taxa de custódia, mais vale ir para os TER's mais baixos em vez de tentar aproveitar a comission-free da Degiro certo?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Tenho lido informação sobre os ETF, mas surgiu-me uma dúvida.

Pretendo expandir os meus investimentos aos ETF e, como tal, gostaria de saber como funciona esta situação: no que diz respeito aos impostos, este tipo do fundos têm de ser declarados só no final, quando decidir vender, ou no caso de haver dividendos anuais, por exemplo, terei de o fazer também anualmente mesmo sem venda? 

Desde já obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, seffar disse:

Boa tarde,

Tenho lido informação sobre os ETF, mas surgiu-me uma dúvida.

Pretendo expandir os meus investimentos aos ETF e, como tal, gostaria de saber como funciona esta situação: no que diz respeito aos impostos, este tipo do fundos têm de ser declarados só no final, quando decidir vender, ou no caso de haver dividendos anuais, por exemplo, terei de o fazer também anualmente mesmo sem venda? 

Desde já obrigado

dividendos não precisas, impostos só qnd venderes no final (julgo eu)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas tardes,

Comparando estes 2 ETF's, a escolha óbvia seria o Xtrackers. Contudo, o da iShares não tem comissão de compra na Degiro. Sendo que o objetivo é buy& hold, o Xtrackers continua a compensar certo?

Obrigado pela atenção

comp_EmergMark.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Neste momento tenho cerca de 20% da minha carteira em cash após o término de alguns certificados do tesouro e ando já a planear há algum tempo começar a comprar ETF's nomeadamente o iShares Core MSCI World ETF.

A questão prende-se com o factode me custar entrar com uma percentagem significativa quando o valor está em máximos. Será preferível ir alocando progressivamente ao longo dos próximos meses?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 21/06/2019 às 21:29, seffar disse:

Nesse artigo menciona o ETF que pretendo comprar: iShares S&P 500 EUR Hedged UCITS ETF (Acc) EUR

Algum feedback? 

Eu tenho o Ishares S&P500 EUR “normal” para um dos meus rebentos. O meu objetivo é muito longo prazo (ela tem agora 6 anos e pelo menos até aos 18 irá estar alocado assim)

Eu prefiro sem hedge cambial, mas é a minha opinião.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, ZePAG disse:

Boa tarde,

Neste momento tenho cerca de 20% da minha carteira em cash após o término de alguns certificados do tesouro e ando já a planear há algum tempo começar a comprar ETF's nomeadamente o iShares Core MSCI World ETF.

A questão prende-se com o factode me custar entrar com uma percentagem significativa quando o valor está em máximos. Será preferível ir alocando progressivamente ao longo dos próximos meses?

Caro @ZePAG,

Eu passei exactamente pelo mesmo. Quando estava a entrar no mercado, o Ishares Worls estava nos máximos. Desde essa altura já bateu várias vezes esse máximo.

Por isso, a minha recomendação é (igual à que me deram por aqui na altura), se for para longo prazo o importante é entrares o mais rápido possível.

Mas, se te deixar mais confortável, faz um esquema de entradas do tipo, divides o montante disponível para entradas regulares de X meses. Hoje entras com X e daqui a um mês entras com Y, e assim sucessivamente.

Posso-te dizer que pela minha experiência (e também por alguma literatura) é melhor entrar de uma só vez e depois seguir o plano de investimentos (numa perspectiva de longo prazo)

Acima de tudo e o mais importante é entrar!!!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 28/06/2019 às 15:52, CountingCents disse:

Comparando estes 2 ETF's, a escolha óbvia seria o Xtrackers. Contudo, o da iShares não tem comissão de compra na Degiro. Sendo que o objetivo é buy& hold, o Xtrackers continua a compensar certo?

Aconselho a fazeres uma folha de Excel com as várias simulações.

À primeira vista, o Xtrakers tem fees mais baixas o que me parece bem. Para além disso é ACC e replicação física (como o Ishares).

Já viste se existe na DEGIRO? Eu não consigo agora confirmar

A comissão de compra na DEGIRO é relativamente baixa. Por isso aconselho-te  a pegares numa folha de Excel, colocares o montante inicial a investir e os possíveis reforços. Depois juntas as comissões ao longo do tempo e vais ver qual fica mais barato!

É a melhor maneira!!!

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    CountingCents
    há 2 horas, Edge disse:

Aconselho a fazeres uma folha de Excel com as várias simulações.

À primeira vista, o Xtrakers tem fees mais baixas o que me parece bem. Para além disso é ACC e replicação física (como o Ishares).

Já viste se existe na DEGIRO? Eu não consigo agora confirmar

A comissão de compra na DEGIRO é relativamente baixa. Por isso aconselho-te  a pegares numa folha de Excel, colocares o montante inicial a investir e os possíveis reforços. Depois juntas as comissões ao longo do tempo e vais ver qual fica mais barato!

É a melhor maneira!!!

Existem ambos na Degiro, mas o Xtrackers pelo que percebi não existe na bolsa de Amesterdão, o que me levaria a pagar ainda mais 2.5€ por ano por investir em bolsas diferentes.

Portanto agora tenho que conseguir fazer as contas todas entre Comissões de compra, TER maior, comissões de bolsa e os vários ETFs que tenho se valem a pena mudar de bolsa... que confusão ehehe, onde me fui meter!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, CountingCents disse:

Portanto agora tenho que conseguir fazer as contas todas entre Comissões de compra, TER maior, comissões de bolsa e os vários ETFs que tenho se valem a pena mudar de bolsa... que confusão ehehe, onde me fui meter!

Dá um bocadinho de trabalho! Mas depois ficas com uma ferramenta para comparar quaisquer ETF's. E vale a pena o esforço. ?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 7 horas, CountingCents disse:

Existem ambos na Degiro, mas o Xtrackers pelo que percebi não existe na bolsa de Amesterdão, o que me levaria a pagar ainda mais 2.5€ por ano por investir em bolsas diferentes.

É a parte complicada dos ETFs vs os fundos de investimento (quem nos dera ter acesso a Index Funds, sem comissões e que acumulassem dividendos ? )

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico