Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

• Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

5 hours ago, sinbad said:

Ok. Muito obrigado por todos os esclarecimentos.

Eu acho que se não conseguir encontrar aquele da Vanguard mas com os dividendos a acumular vou optar ou só pelo IWDA ou pelo IWDA + um de Emerging Markets.

Já agora, caso estejas interessado, há uma opção significativamente mais barata que o IEMA e que segue exactamente o mesmo índice. Um ETF da Amundi com um ER de 0.20% cujo ISIN é o LU1681045370.

1 hour ago, Mouro Emprestado said:

Eu sei. Mas não consigo não deter Emerging Markets. Estamos a falar de economias que no início dos anos 90 valiam 1% da capitalização bolsista mundial e que hoje em dia valem 10%. Assim como, por outro lado, não consigo apenas deter USA das economias desenvolvidas.

Editado por Risvol Aisas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 20 minutos, Risvol Aisas disse:

Eu sei. Mas não consigo não deter Emerging Markets. Estamos a falar de economias que no início dos anos 90 valiam 1% da capitalização bolsista mundial e que hoje em dia valem 10%. Assim como, por outro lado, não consigo apenas deter USA das economias desenvolvidas.

10% de capitalização valem assim tanto numa carteira de investimento, onde as acções não correspondem a 100%?

É que numa carteira onde as acções perfazam "apenas" 50%, estamos a falar de um activo que perfaz apenas 5%. A meu ver, totalmente irrelevante para a carteira como um todo (e ainda menos relevante se a carteira não ultrapassar, vá, uns 100k).

Mas pronto, as minhas reservas face aos emergentes também se explicam por trabalhar num país "não ocidental", dito emergente. E, ou muito me engano, ou estes países não ocidentais vão continuar a ser uma treta para investimento, porque as classes dirigentes são oligarcas, os povos demasiados estúpidos (no limite também se aplica à UE, mas é melhor não entrar por aí ah ah) e não existe um verdadeiro "rule of law".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 7 minutos, bitcoinPRO disse:

Em que brokers/bancos é que voces tem os vossos investimentos? Dão mais valor aos custos baixos ou à segurança da broker/banco que detem o vosso investimento? 

Até 25k tens protecção semelhante aos 100k de protecção nos depósitos bancários.

A partir desse valor, podes dividir os "ovos" por mais do que um "cesto":

Degiro

Best

Big

Banco Invest

Activo Bank

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, Mouro Emprestado said:

Até 25k tens protecção semelhante aos 100k de protecção nos depósitos bancários.

Degiro

Best

Big

Banco Invest

Activo Bank

Na Degiro não é só até aos 20.000€? Li isso algures.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    A 08/03/2019 às 15:22, Mouro Emprestado disse:

Degiro

Best

Big

Banco Invest

Activo Bank

20k.

Mas se abrires outra conta na Degiro em teu nome, com a mesma informação e conta bancária anexada, mas com outro nome de login, ficas com mais uma conta coberta até 20k.

Ou seja, 20k (1ª conta) + 20k (2ª conta) = 40k

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 29/03/2019 às 19:10, Blackpen disse:

20k.

Mas se abrires outra conta na Degiro em teu nome, com a mesma informação e conta bancária anexada, mas com outro nome de login, ficas com mais uma conta coberta até 20k.

Onde é que isso está escrito? Só por curiosidade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    A 29/03/2019 às 20:10, Blackpen disse:

20k.

Se assim for, é uma excelente sugestão!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 29/03/2019 às 20:10, Blackpen disse:

Eu por acaso estou nessa situação.

Tenho 2 contas na Degiro! Já tinha uma conta basic anteriormente e quando decidi usar a Degiro para fazer a minha carteira de ETF's, criei outra conta, desta vez custody.

Na altura a ideia era fechar a conta basic, mas acabou por ficar e agora estou a utiliza-la para as poupanças dos meus rebentos!

Tudo é igual, apenas criei um novo nome de login.

A única "dificuldade" é que cada vez que carrego fundos para uma das contas, faço questão de enviar um email a informar para qual é!

Isto porque na primeira vez que carreguei a segunda conta, eles ficaram "confusos" porque o dinheiro provinha da mesma conta bancária! Mas com o email, nunca mais tive problemas

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor Falhado

Ora boas tardes a todos,

já acompanho o forum há algum tempo. Já li este tópico quase todo e já li também muita coisa online e alguns livros sobre finanças e investimento. Ainda não sei grande coisa sobre isto mas estou aqui para aprender e eventualmente também ajudar :)

Depois de muito ler e pensar e acabar por concluir que se continuar a ler e a pensar à espera de ter toda a informação, nunca vou tomar a decisão de realmente investir, será esta a ideia:

20% Cash

30% Depósitos a prazo e/ou certificados do tesouro

30% ETF's

14% Acções individuais

2% criptomoeda

2% Algo sobre o Ouro

2% P2P

Isto é para a totalidade do dinheiro que eu tenho na minha vida, daí a percentagem tão alta em cash e depósitos. Mesmo assim, é demais?

Substituir os 30% de depósitos a prazo por um ETF de obrigações europeias governamentais é algo a considerar? E se sim, qual e a quanto tempo? Vi algumas sugestões nas páginas anteriores mas não cheguei a grandes conclusões. Maior maturidade = mais rendimento, mas se os juros subirem, é o oposto, certo? Devo usar um meio termo nas maturidades? ou usar por exemplo o sugerido Lyxor EuroMTS Highest Rated Macro-Weighted Government Bond sugerido pelo Edge?

Estou indeciso também entre Etf de mercados emergentes e/ou SP500 e/ou até MSCI EUROPE, visto que as acções individuais que tenho já são do mercado americano.

Ouro, não faço ideia. Os Etf sugeridos nas outras páginas não me aparecem no justeft aparecem como apenas disponíveis para cidadãos suiços...

Que vos parece? Obrigado e espero vir a participar e contribuir para este fórum!

Editado por Investidor Falhado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 08/03/2019 às 15:22, Mouro Emprestado disse:

Degiro

Best

Big

Banco Invest

Activo Bank

De que protecção estamos a falar no caso de capital não garantido? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem vindo @Diogobc

A 01/04/2019 às 18:52, Diogobc disse:

Depois de muito ler e pensar e acabar por concluir que se continuar a ler e a pensar à espera de ter toda a informação, nunca vou tomar a decisão de realmente investir

É uma grande verdade! Passei recentemente pelo mesmo!

20% Cash

30% Depósitos a prazo e/ou certificados do tesouro

30% ETF's

14% Acções individuais

2% criptomoeda

2% Algo sobre o Ouro

2% P2P

Isto é para a totalidade do dinheiro que eu tenho na minha vida, daí a percentagem tão alta em cash e depósitos. Mesmo assim, é demais?

Em termos de alocação de activos, cada um faz como acha melhor. E depende de muitos factores: duração do investimento, tolerância ao risco, necessidade de fundos a curto-médio prazo (por exemplo para compra de casa), despesas/poupanças mensais, etc. Por isso nunca irá haver alguém a dizer-te se está bem ou mal!

Mas opiniões irás receber, com certeza!

A minha opinião em relação aos DP é que não valem a pena neste momento.

Eu optei por ter a parte de cash em contas à ordem remuneradas (claro que estamos a falar de remunerações muito baixas, mas são ela por ela com os DPs) E assim tenho o dinheiro "disponível".

Assim, eliminei completamente DP's e a parcela de cash está distribuida por todas as minhas contas à ordem com movimentos mensais, que estão nesta modalidade.

Em relação ao Ouro, achas que faz sentido teres 2% alocado ao Ouro?

Numa carteira de 100.000€, são apenas 2.000€ em ouro. Não creio que irá fazer grande diferença, nem estabilizará a carteira em períodos de inflação.

Pelo que tenho lido na literatura, aconselham um mínimo de 5% em cada classe de activos para que tenham algum efeito na carteira.

Já quanto às criptomoedas e o P2P, concordo totalmente com as baixas alocações, devido a serem investimentos de alto-risco.

Substituir os 30% de depósitos a prazo por um ETF de obrigações europeias governamentais é algo a considerar? E se sim, qual e a quanto tempo? Vi algumas sugestões nas páginas anteriores mas não cheguei a grandes conclusões. Maior maturidade = mais rendimento, mas se os juros subirem, é o oposto, certo? Devo usar um meio termo nas maturidades? ou usar por exemplo o sugerido Lyxor EuroMTS Highest Rated Macro-Weighted Government Bond sugerido pelo Edge?

Eu já disse o que acho dos DP's neste momento em Portugal. Por isso, sou totalmente de acordo em substitui-los por qualquer outra coisa.

Um ETF de obrigações (ou vários) fazem sentido em complemento da componente em acções. A única desvantagem que poderei considerar é que supostamente os ETF's são para maiores prazos que os DP's.

Em relação a qual ETF's, isso também depende de muitas coisas e até gostos pessoais. Na minha opinião (e os que invisto), têm de ser de acumulação e para médios prazos. E essencialmente com custos baixos.

Tens esse Lyxor EuroMTS Highest Rated Macro-Weighted Government Bond, que sigo à algum tempo (este é para várias maturidades).

Ou Lyxor EuroMTS 5-7Y Investment Grade (DR) (LU1287023003) e Lyxor EuroMTS 7-10Y Investment Grade (DR) C-EUR (LU1287023185)

Ou iShares Euro Government Bond 3-7yr UCITS ETF (Acc) (IE00B3VTML14)

Com certeza haverão outros a explorar.

Estou indeciso também entre Etf de mercados emergentes e/ou SP500 e/ou até MSCI EUROPE, visto que as acções individuais que tenho já são do mercado americano.

Isso será sempre muito pessoal.

Eu por acaso incluí um de emergentes, apenas porque penso que nos próximos 10 anos os mercados europeus e americanos irão estar com rentabilidades médias-baixas (se não entrarmos entretanto num bear market) e os emergentes (a china em especial) poderão ganhar com isso.

Quanto aos outros, o SP500 e o MSCI Europe, depende do que pretendes. Mas se já tens o IWDA, porque não reforças esse? Custo mais baixo, performances bastante boas...

Apenas uma idéia.

Ouro, não faço ideia. Os Etf sugeridos nas outras páginas não me aparecem na Degiro e no justeft aparecem como apenas disponíveis para cidadãos suiços...

Na Degiro tens este iShares Gold EUR Hedged (CH) (CH0104136319)

Ou este UBSETF GOLD USD DIS (CH0106027193)

São da bolsa suiça e em francos suiços, mas se realmente queres ouro, poderão ser boas opções.

Se fores ver noutras correctoras encontrarás mais. Por exemplo este DE000A1E0HR8 no BIG.

Que vos parece? Obrigado e espero vir a participar e contribuir para este fórum!

Força e boa sorte com os investimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor Falhado

Agradeço a resposta detalhada @Edge

Em relação ao ouro, é mesmo porque é recomendado em todos os portfolios. Como percebo pouco do assunto, achei por bem reduzir para 2%. Mas sim de facto se o objectivo é amparar as quedas, não faz sentido ser uma parte quase insignificante do portfolio. Também pensei em petróleo ou imobiliário mas como ainda percebo menos disso...

Já as criptomoeadas, sabe-se lá porquê, estão a bombar nestes dias... Mas não vou aumentar o investimento nesta área definitivamente.

Mercados emergentes, tenho a mesma opinião. Tal como já vi aqui algures, se investimos em algo para além do iwda é porque achamos que vai bater este último.

Os Lyxor parecem-me bem, a questão é que já tenho o iwda na bolsa de amsterdam e os lyxor não estão lá...

É de facto irritante ter de tomar decisões, especialmente quando toca ao dinheiro, sem ter a informação toda. E eu sou um completo control freak... quando vou comprar um computador ou algo do género sou capaz de passar um mês a investigar o mercado ao detalhe para comprar a melhor opção possível lol. E o pior é que o faço com gosto!

Editado por Investidor Falhado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, Diogobc disse:

Também pensei em petróleo ou imobiliário mas como ainda percebo menos disso...

Eu decidi apostar num ETF de imobiliário. Mas fi-lo baseado em muita literatura lida! ?

Ja a europa, não acho que vá bater, mas era para compensar os 14% de acções americanas (e duas canadianas) que tenho.

A Europa tem tido performances mais baixas que os USA (e sou da opinião que vai continuar a ter). Mas para mim faz sentido incluir Europa devido a diversificação. Mas o IWDA já contempla tudo.

o iwda comprei ainda a 44€, devia ter logo comprado mais, agora não sei se espero por uma descida de 2% ou assim ou se compre e pronto.

Se for numa perspectiva de longo prazo, o valor é "irrelevante" e caso faças os rebalanceamentos periódicos (como quem diz - convém olhar os rácios). Claro que é melhor comprar barato! A mim aconteceu o mesmo. Na altura que estava a 42€ não tinha ainda a conta criada e quando finalmente ficou pronta, acabei por comprar a 46€

Os Lyxor parecem-me bem, a questão é que já tenho o iwda na bolsa de amsterdam e os lyxor não estão lá... mais 2.5€ por ano na degiro salvo erro, para estar noutra bolsa

Sim, são mais 2,5€ por ano por cada bolsa. Mas se fores investir em vários ETF's convém pensar em 2 ou 3 bolsas para poderes ter mais escolha. Eu tenho em 2 bolsas. Paris e Amesterdão.

Pensa que no futuro se quiseres adicionar mais ETF's já tens bolsas para escolher! :)

É de facto irritante ter de tomar decisões, especialmente quando toca ao dinheiro, sem ter a informação toda. E eu sou um completo control freak... quando vou comprar um computador ou algo do género sou capaz de passar um mês a investigar o mercado ao detalhe para comprar a melhor opção possível lol. E o pior é que o faço com gosto!

Eu sinto o mesmo e faço os possíveis para obter o máximo de informação. (leio muito: 4 a 6 livros por mês + forúms e pesquisas na internet)

Sou da opinião que, mais vale investir tempo a estudar e aprender "como se faz" e depois tomar as decisões com o máximo de informação possível, do que correr a fazer um investimento e depois passado um tempo "descobrir" que não se enquadra no nosso perfil de investidor, mesmo que isso signifique comprar um bocado mais caro. (Com sorte poderá estar mais barato :))

Estou a passar agora por essa fase para investir em FI's!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor Falhado

Não é um dado adquirido que, a não ser que tenhas milhões, os fundos de investimento não compensam? Não batem o mercado e têm custos muito elevados. Ou tudo o que eu li já está desactualizado? :s

Sem dúvida que o tempo investido a ler e aprender é essencial... mas tem de haver um equilíbrio. Bem mas antes ser desiquilibrado desta forma do que ser como muita gente que é só mergulhar de cabeça lol

Respondendo também ao último post: da minha parte, para já, não percebo praticamente nada de nenhuma commodity, portanto não penso investir em nenhuma. O Ouro é por mera recomendação da literatura.

Se considerarmos a água como commodity, tenho lido sobre o assunto e é uma possibilidade de investimento, mas é uma questão tão difícil que nem sei se quero mesmo ir por aí. Mas a investir é num etf que represente empresas de "extracção" e/ou armazenamento de águas e/ou purificação ou dessalinização da mesma. Nunca em empresas de venda de água...

Quanto ao imobiliário, um dia hei-de de me dedicar a investigar, por enquanto falta-me paciência para esse tema.

Editado por Diogobc
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, xgoldpt disse:

@Edge Só tens Ações e obrigações no tua carteira? (Não consideras Ouro nem Commodities?)

A minha carteira é composta por acções, obrigações e REIT.

Mas a totalidade do meu portfolio inclui a componente cash, (como falei anteriormente), P2P e tenho o objectivo de até ao final do ano, incluir imobiliário "real".

No inicio quando estudei e li muito sobre as diversas formas e aconselhamentos sobre como constituir um portfólio, cheguei a ponderar incluir ouro. Mas depois, com ainda mais informações, tomei a decisão de deixar esse activo de fora. Essa decisão foi tomada quando escrevi a minha politica de investimento! :) 

Quanto a commodities, cheguei a pensar em petróleo. Mas foi quando estava a $30 o barril (uns aninhos atrás). Na altura (ainda sem grandes conhecimentos financeiros) estive quase a investir 5000€ naquilo. Mas como não consegui perceber o "funcionamento da coisa", acabei por não avançar e os 5000€ continuaram parados numa conta à ordem. Agora olhando para trás, bem burro fui! Mas ainda bem que não avancei sem ter a noção do funcionamento da coisa.

Essa experiência é um dos factores que me fez (e continua a fazer) buscar e empenhar-me em ler tanta informação e tentar aprender cada vez mais!

Mas como digo, isso foi há uns anos. Por agora não considero adicionar nenhum produto desses à minha carteira.

Talvez, quando atingir o meu portfolio objectivo (depende do tempo que demore até atingi-lo), comece a direccionar alguns fundos para "brincar" aos traders. Considero alocar 1 a 2% para isto. Também faz parte da minha politica de investimento. Mas só depois do meu portfolio estar como quero!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Diogobc disse:

Não é um dado adquirido que, a não ser que tenhas milhões, os fundos de investimento não compensam? Não batem o mercado e têm custos muito elevados. Ou tudo o que eu li já está desactualizado? :s

É verdade! Historicamente não existem apostas activas que tenham batido o mercado como um todo de uma forma consistente e recorrente.

E eu sou da opinião que os ETF's disponíveis e principalmente utilizando brokers de baixo custo, tipo Degiro, são muito mais vantajosos em comparação com os FI's.

Mas numa perspectiva de diversificação, para mim faz sentido ter Fi's e ETF's. Complementam-se em termos de custos vs. rentabilidades. E para além disso, consigo cumprir com a minha estratégia: Diversificar nos activos + Diversificar nos intermediários

Por esse motivo, tenho aplicações nestes dois activos. (integrados num portfolio)

Se algum dos meus investimentos não me deixar dormir à noite, não fará sentido tê-lo na minha carteira!

Costumo perguntar-me: "Consigo por 1.000.000€ na Degiro e dormir descansado?!" Ou fico mais confortável se aplicar esse 1.000.000€ em: 100.000€ na Degiro + 100.000€ no BEST + 100.000€ no Big, etc."

Por isso, prefiro "sacrificar" um pouco nas rentabilidades esperadas e diversificar, do que ter os ovos todos no mesmo cesto!

Para além disso, investir em ETF's através de plataformas convencionais, BEST, BIG, bancos e brokers, etc, fica muito dispendioso comparado com a Degiro. Por outro lado, investir em fundos nestas plataformas, os custos acabam por ser os "normais" dos fundos de investimento: entre 1 a 2,5%

Por isso uso a Degiro para aplicações em ETF's devido aos baixos custos e uso o Best para FI's (também tenho conta no BIG, mas devido à oferta mais limitada, ainda não constitui nenhum investimento através deles)

Eu tenho um estratégia bem definida que me "permite" considerar todas estas variáveis.

Mas concordo que, se um investidor quiser "apenas" constituir uma carteira para buy&hold sem grandes preocupações, o melhor instrumento são os ETF's e através de brokers de baixo custo. Do género 3 a 5 ETF's que contemplem grande parte do mercado como um todo aplicados na Degiro (ou outra equivalente)

há 4 horas, Diogobc disse:

Sem dúvida que o tempo investido a ler e aprender é essencial... mas tem de haver um equilíbrio. Bem mas antes ser desiquilibrado desta forma do que ser como muita gente que é só mergulhar de cabeça lol

Para mim é mais o esforço que se está disposto a fazer! Eu por exemplo, tenho muitas noites de 4/5h de cama por ficar "apenas mais um bocado" a ler. Tenho dias que acordo 1h mais cedo. Mas claro, tem de haver equilíbrio. Já tive semanas de não abrir um livro (nem sequer vir ao fórum) :) 

Parte de cada um! Mas a minha máxima é: conhecer e perceber no que se está a investir!

há 5 horas, Diogobc disse:

Respondendo também ao último post: da minha parte, para já, não percebo praticamente nada de nenhuma commodity, portanto não penso investir em nenhuma. O Ouro é por mera recomendação da literatura.

Muita da literatura é direccionada para o mercado americano. Isso constitui um desafio extra para nós, que é traduzir aquilo tudo para o nosso Portugal e como poderá funcionar melhor por aqui! Nem sempre é fácil!

há 5 horas, Diogobc disse:

Se considerarmos a água como commodity, tenho lido sobre o assunto e é uma possibilidade de investimento, mas é uma questão tão difícil que nem sei se quero mesmo ir por aí. Mas a investir é num etf que represente empresas de "extracção" e/ou armazenamento de águas e/ou purificação ou dessalinização da mesma. Nunca em empresas de venda de água...

Quanto ao imobiliário, um dia hei-de de me dedicar a investigar, por enquanto falta-me paciência para esse tema.

Ouro, água, prata, titânio, petróleo, soja, milho, chá verde da mongólia, arroz carolino da figueira da foz :), etc... Existem "milhentas" commodities onde se pode investir.

O Ouro tem a vantagem de ser um "produto isento". Ou seja, não está correlacionado com outros factores como o clima, desastres naturais, excesso ou falta de produção, não é alimento, não cria energia, a maioria das vezes não se "usa" na prática (apenas serve como um barómetro), etc!

Para além disso o ouro funciona muito bem como protecção para inflações altas!

Na minha opinião, o ouro poderá faz sentido num portfolio permanente. Ou em algumas outras carteiras como protecção da inflação.

Mas qualquer outra commodity será sempre um aposta mais "activa". Por isso será sempre dependente da escolha e vontade de cada um!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 01/04/2019 às 20:43, Mouro Emprestado disse:

Fraude do broker, só isso.

Não é garantia de capital relacionado com perdas de capital no investimento. 

Edit: Ver aqui: https://ec.europa.eu/info/business-economy-euro/banking-and-finance/consumer-finance-and-payments/consumer-financial-services/investor-compensation-schemes_en 

Bom dia mouro,

esse é o grande problema, se o broker começa a derrapar e em vez de adquirir os instrumentos que os clientes compram, usar o dinheiro para tapar o buraco.

Conheces alguma forma de segurar a carteira?

Como temos uma prova da parte do broker de que a nossa conta está segregada?

Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 3 horas, frugal disse:

Bom dia mouro,

esse é o grande problema, se o Banco começa a derrapar e em vez de adquirir os instrumentos que os clientes compram, usar o dinheiro para tapar o buraco.

Conheces alguma forma de segurar a carteira?

Como temos uma prova da parte do Banco de que a nossa conta está segregada?

Obrigado!

Fixed for you.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico