Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

• Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Com estas questões sobre a tributação, surgiu-me uma dúvida. Se eu fizer esta carteira de ETF's na IB, apenas me será debitada a tributação cobrada nos EUA, certo? Ou seja, a IB não me vai tributar também os impostos que seriam cobrados em Portugal. Se estiver certo, então mais vale fazermos esta carteira de investimentos nos EUA e assim elimana-se o problema da dupla tributação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Salvador_

Bom, tu como contribuinte tens sempre a obrigação de declarar esse rendimento ... agora se depois na prática o fazes ou não a coisa é outra, mas é de estares ciente que estás a incorrer em prática ilegal.

Frugal, quanto a' rentabilidade esta tributação é sobre os dividendos!! Não sobre as mais valias de capital.

Ou seja, uma dupa tributação (que a ir só é aos 30-35% no total) só tem um impacto de cerca de 0,6% pontos percentuais no retorno (entre um 10% e 9,4%).

O imposto nao incide sobre a carteira nem o retorno total mas sim sobre o rendimento desse mesmo capital.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom, tu como contribuinte tens sempre a obrigação de declarar esse rendimento ... agora se depois na prática o fazes ou não a coisa é outra, mas é de estares ciente que estás a incorrer em prática ilegal.

Frugal, quanto a' rentabilidade esta tributação é sobre os dividendos!! Não sobre as mais valias de capital.

Ou seja, uma dupa tributação (que a ir só é aos 30-35% no total) só tem um impacto de cerca de 0,6% pontos percentuais no retorno (entre um 10% e 9,4%).

O imposto nao incide sobre a carteira nem o retorno total mas sim sobre o rendimento desse mesmo capital.

SALVADOR_

se não incide sobre a mais valia que pode haver na venda, então não é grave.

No entanto não foi essa a informação que me deram.

Cumprimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Antes de mais um agradecimento ao Salvador_ por este excelente tópico. Este é um assunto do qual não domino, à medida que fui lendo este tópico algumas duvidas foram sendo dissipadas, mas outras que não fiquei totalmente esclarecido.

1) Como feita a simulação dos portefólios (por exemplo o abaixo) quando a data d criaçao desses fundos sao posteriores a 1972?

(...)

Finalmente chegamos ao nosso portfólio. Um portfólio que considero estar devidamente diversificado em várias classes de activos, assim como geograficamente.

TLT - Barclays 20+ Year Treasury Bond Fund – 15%; -------------------------------------> Obrigações de longo prazo

ITE - SPDR Barclays Capital Intermediate Term Treasury ETF – 5%; -----------------------> Obrigações de médio prazo

GLD/SGOL - SPDR Gold Shares /Physical Swiss Gold Shares – 15%; ------------------------> Ouro

DBC - PowerShares DB Commodity Index Tracking Fund – 7.5%; --------------------------> Matérias Primas

VNQ/VNGI - Vanguard REIT ETF/ Vanguard Global ex-U.S. Real Estate ETF – 10% ----------> Imobiliário

VBR – Vanguard Small-Cap Value ETF – 15%; --------------------------------------------> Acções empresas de pequena capitalização na optica de valor (Comprar empresas baratas)

VPL - Vanguard MSCI Pacific ETF – 10%; ------------------------------------------------> Empresas em acções da área do pacífico dos desenvolvidos

VGK - Vanguard MSCI Europe ETF – 10%; -----------------------------------------------> A Velhinha Europa

VWO - Vanguard MSCI Emerging Markets ETF – 12.5%; -----------------------------------> Mercados Emergentes

Retorno anual:

12.91% ao ano com um risco de 11%

Drawdown máximo em 2008 onde teriamos visto a nossa conta perder 18,9% mas já a teria recupeerado e aliás já estamos 28% acima do topo de 2008.

unledcte.png

(...)

2) Outra questão que ainda tenho duvidas está relacionada com a tributação fiscal de um fundo.

paga-se 28% sobre os dividendos.... com uma taxa média de dividendos de 2% em regra num portfólio significa q por ano 0,4%-0,5% vao para o estado do valor do portfólio.

Segundo percebi sao tributaveis os dividendos e as mais valias provenientes da venda de um fundo. Estou certo? E os dividendos d que se fala provem dos fundos indexados a indices bolsistas? Como se "chega" a essa taxa média de 2% ?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Salvador_

Keiser,

Os dados dos ETF's que não existiam antes, foram utilizadas as suas versões em modo "fundo de investimento", ou seja, fundos de investimento normais que replicavam o índice. A Vanguard acaba por ser a source de muitos dos dados dado que possuiam fundos em várias classes desde a década de 70.

Na falta de fundos de investimento, recorro ao índice em si descontado das comissões de gestão expectáveis e possível slippage.

Sim a questão fiscal é que é stributado no rendimento assim como na mais valia da venda.

A mais valia da venda só acontecerá no final da vida do teu portfólio e mesmo assim, nunca será todo será sempre aos poucos ano a ano que se vai vendendo.

Sim, os dividendos provêm de todas as empresas que distribuem os seus rendimentos aos accionistas, ora sendo um ETF sobre índice uma carteira de milhares de empresas, esses dividendos provem dessas empresas. Os 2% é meramente a média da taxa de dividendo actual do mercado actualmente, isto pelo menos no americano.

Nuim portfolio diversificado como este, não andará também mt longe desse número.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Salvador, ou outro que saiba responder:

Tentei abrir conta no TD Ameritrade (por ter 100 ETF de subscrição gratuita), mas pede para abrir conta num banco americano.. Isso é possível? Gostava de me iniciar no mundo dos ETF, mas parece tão complicado abrir conta num broker com baixos custos. Depois temos os portugueses, mas esses têm comissões caríssimas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No meu caso não me deixaram abrir conta pq não operam no país onde sou residente fiscal ...

Details, details ... :(

Salvador, ou outro que saiba responder:

Tentei abrir conta no TD Ameritrade (por ter 100 ETF de subscrição gratuita), mas pede para abrir conta num banco americano.. Isso é possível? Gostava de me iniciar no mundo dos ETF, mas parece tão complicado abrir conta num broker com baixos custos. Depois temos os portugueses, mas esses têm comissões caríssimas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Através do BIG Online comprei 3 ETF. A oferta de ETF neste banco não é muito extensa e já houve ocasiões em que queria comprar um determinado ETF e não aparecia na listagem de disponíveis. Numa ocasião, depois de ter pedido, o ETF foi acrescentado e pude comprar, noutros casos informaram-me que devido à pouca procura o banco não os comercializa.

Eu também sou adepto da estratégia passiva e por isso essencialmente a minha carteira consiste em 3 ETFs: um segue o indice MSCI World, o outro o MSCI Emerging Markets e o terceiro é um ETF que segue o indice EuroMTS AAA Government Bonds.

O problema do meu portefolio é que, sendo os ETF cotados na bolsa de Paris, portanto em EUR, e os indices MSCI em dolares, fico exposto ao cambio EUR/USD. No ultimo ano a variação cambial foi-me (bastante) favoravel, mas queria eliminar essa exposição. Existem ETF, nomeadamente da iShares, que fazem o hedging da exposição cambial, mas infelizmente o BIG não os disponibiliza. Outro questão que quando fizer o rebalanceamento queria resolver é que os meus ETFs distribuem os dividendos, em vez de os reinvestirem.mm

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Através do BIG Online comprei 3 ETF. A oferta de ETF neste banco não é muito extensa e já houve ocasiões em que queria comprar um determinado ETF e não aparecia na listagem de disponíveis. Numa ocasião, depois de ter pedido, o ETF foi acrescentado e pude comprar, noutros casos informaram-me que devido à pouca procura o banco não os comercializa.

Eu também sou adepto da estratégia passiva e por isso essencialmente a minha carteira consiste em 3 ETFs: um segue o indice MSCI World, o outro o MSCI Emerging Markets e o terceiro é um ETF que segue o indice EuroMTS AAA Government Bonds.

O problema do meu portefolio é que, sendo os ETF cotados na bolsa de Paris, portanto em EUR, e os indices MSCI em dolares, fico exposto ao cambio EUR/USD. No ultimo ano a variação cambial foi-me (bastante) favoravel, mas queria eliminar essa exposição. Existem ETF, nomeadamente da iShares, que fazem o hedging da exposição cambial, mas infelizmente o BIG não os disponibiliza. Outro questão que quando fizer o rebalanceamento queria resolver é que os meus ETFs distribuem os dividendos, em vez de os reinvestirem.mm

Eu enviei email para o Big, com estes fundos sugeridos pelo Salvador, e disseram-me que os comercializam todos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

• Comissão de guarda de títulos trimestral    6€/trim. (xii)
    • Ordem executada Estados Unidos até 12.500$    14,95$ (i)(ii)
    • Pagamento de Dividendos: <= 500€/$: 2,5€ / > 500€/$ 1,00%  de dividendo recebido (Acresce IVA à taxa em vigor (n.o 1 do art. 4.o do CIVA) (5) (6)

Notas

(i)    Acresce 4% de imposto de selo sobre valor da comissão.

(ii)    No caso de operações que impliquem compra/venda de moeda, o spread câmbial versus o câmbio médio é, indicativamente, de 0,25%, devendo o cliente validar a taxa de câmbio final no momento da operação.

(xii)    Este preçário não se aplica a clientes institucionais ou equiparados, que estão sujeitos a um preçário definido de acordo com valores em custódia.Inclui stock splits, exchange offers e fusões e aquisições. Cobrado no início de cada trimestre civil, caso tenha havido títulos em carteira no trimestre anterior. No caso dos ADR’s pode ainda acrescer comissão de depositário anual cobrada por entidades terceiras.Comissão cobrada com base na data valor da venda dos títulos. Comissão cobrada no inicio de cada trimestre e referente ao trimestre anterior.

(5) Calculado sobre o rendimento líquido. Se o rendimento líquido for inferior a 2,50 €, a comissão é ajustada a esse valor. Para dividendos pagos em valores mobiliários a comissão é aplicada sobre o valor de mercado de entrada desses títulos na carteira.

(6)No caso de pagamentos de dividendos no mercado Norte Americano podem ainda acrescer custos relativos ao serviço de depositário cobrado por terceiros.

Visto aqui e aqui.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

• Comissão de guarda de títulos trimestral    6€/trim. (xii)
    • Ordem executada Estados Unidos até 12.500$    14,95$ (i)(ii)
    • Pagamento de Dividendos: <= 500€/$: 2,5€ / > 500€/$ 1,00%  de dividendo recebido (Acresce IVA à taxa em vigor (n.o 1 do art. 4.o do CIVA) (5) (6)

Notas

(i)    Acresce 4% de imposto de selo sobre valor da comissão.

(ii)    No caso de operações que impliquem compra/venda de moeda, o spread câmbial versus o câmbio médio é, indicativamente, de 0,25%, devendo o cliente validar a taxa de câmbio final no momento da operação.

(xii)    Este preçário não se aplica a clientes institucionais ou equiparados, que estão sujeitos a um preçário definido de acordo com valores em custódia.Inclui stock splits, exchange offers e fusões e aquisições. Cobrado no início de cada trimestre civil, caso tenha havido títulos em carteira no trimestre anterior. No caso dos ADR’s pode ainda acrescer comissão de depositário anual cobrada por entidades terceiras.Comissão cobrada com base na data valor da venda dos títulos. Comissão cobrada no inicio de cada trimestre e referente ao trimestre anterior.

(5) Calculado sobre o rendimento líquido. Se o rendimento líquido for inferior a 2,50 €, a comissão é ajustada a esse valor. Para dividendos pagos em valores mobiliários a comissão é aplicada sobre o valor de mercado de entrada desses títulos na carteira.

(6)No caso de pagamentos de dividendos no mercado Norte Americano podem ainda acrescer custos relativos ao serviço de depositário cobrado por terceiros.

Visto aqui e aqui.

Para um pequeno investidor vai-se o dinheiro em comissões (guarda e dividendos) ... [pelo menos é a minha opinião]

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A informação que tenho via BEST é que aderindo à plataforma Best Trading Pro os custos são os seguintes:

- guarda de títulos -isento

- comissão sobre dividendos - isento

- custos transacção - minimo 14 USD (ETF >$10 = 5 cêntimos por acção (mínimo: USD14,00)ETF <$10 = 3 cêntimos por acção (mínimo: USD14,00)

O que não sendo óptimo tb não me parece mau...

Alguém tem melhor opção entre "operadores" nacionais?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A informação que tenho via BEST é que aderindo à plataforma Best Trading Pro os custos são os seguintes:

- guarda de títulos -isento

- comissão sobre dividendos - isento

- custos transacção - minimo 14 USD (ETF >$10 = 5 cêntimos por acção (mínimo: USD14,00)ETF <$10 = 3 cêntimos por acção (mínimo: USD14,00)

O que não sendo óptimo tb não me parece mau...

Alguém tem melhor opção entre "operadores" nacionais?

foi também a minha conclusão, de que não vale a pena enviar dinheiro para os Estados Unidos, ficando ainda mais fora do nosso alcance

pelas comissões penso que não vale a pena

pelo risco de bancarrota também não porque o dinheiro estaria investido nos ETF's

cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

foi também a minha conclusão, de que não vale a pena enviar dinheiro para os Estados Unidos, ficando ainda mais fora do nosso alcance

pelas comissões penso que não vale a pena

pelo risco de bancarrota também não porque o dinheiro estaria investido nos ETF's

cumprimentos

Eu estava a considerar o mercado americano como uma protecção extra, fora da zona Euro. Sinceramente acho que não se sabe o que vai acontecer ao Euro (muitos países a puxar em direcções diferentes). O Dollar só depende de um país - da maior economia mundial.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico