Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

há 31 minutos, superkinas disse:

No caso de compra inicial ou reforço quais os valores ideais para compra de modo a minimizar os custos de transaçãoes em bolsa, 1000 euros ?

qual o intermediario mais barato, de giro, gobulling ou outro ?

Eu penso que a Degiro é a mais barata actualmente.

Os valores "ideais" de compra inicial e/ou reforços dependem de cada um.

Mas existe uma "regra" (sugestão) que foi várias vezes mencionada aqui no tópico que é: as comissões totais não devem exceder 0,5% do valor total investido.

Ou seja, se por exemplo investirmos 5.000€, as comissões não devem exceder 25€ no total (FEE's + Comissões do banco/correctora).

Isto é "dificil" em Portugal e após todas as simulações que fiz, conclui que a Degiro é a mais barata e, para valores mais baixos, a única que fica abaixo dos 0,5% de comissões.

Mas quanto mais alto é o valor, mais fácil é baixar as comissões!

Eu por exemplo criei a minha "regra" que é: inventimento inicial nunca menor que 10.000€ e reforços minimos de 5.000€.

Mas como disse, depende de cada um! :) 

É importante ter atenção aos custos dos fundos. Por exemplo, na Degiro existem fundos que não têm comissões, logo ficam mais atractivos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

há 1 hora, Mouro Emprestado disse:

Há este, que pode ser subscrito pelos tugas: CH0106027193 

Este de ouro é interessante. Fee baixa (0,23%) e grande volume!

Para mim tem um problema. É de distribuição!

Mas continua debaixo de olho!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 23 minutos, Edge disse:

Este de ouro é interessante. Fee baixa (0,23%) e grande volume!

Para mim tem um problema. É de distribuição!

Mas continua debaixo de olho!

Desde que existe nunca distribuiu rendimentos.

O que faz sentido, porque ao contrário das acções (dividendos) e obrigações (cupões), o ouro não gera qualquer tipo de rendimento passivo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, faz sentido!

Então achas que mesmo sendo considerado de "distribuição" isso não terá impacto na carteira em relação aos de acumulação porque o ouro não gera rendimento passivo?

Sendo assim, este fica mais interessante que o iShares Gold EUR Hedged (CH)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, superkinas disse:

No caso de compra inicial ou reforço quais os valores ideais para compra de modo a minimizar os custos de transaçãoes em bolsa, 1000 euros ?

Normalmente o que eu faço é determinar qual o valor ideal (mínimo) de transação que não me penaliza a comissão. Normalmente (eventualmente dependendo das corretoras) as comissões seguem um esquema do tipo MAX (ValorTransação*%Comissão; X). Ou seja, a comissão é determinada por aplicação de %Comissão ao Valor de Transação mas com um mínimo de X. Assim, para valores de transação pequenos acabas por pagar X o que te penaliza. Então o que eu faço (simulando) é ver qual o valor de Transação que faz com que ValorTransação*%Comissão = X. Esse é o ponto de indiferença. A partir desse momento, dada a magnitude de ValorTransação, começas a pagar ValorTransação*%Comissão em vez de X, nesse momento já não há incentivo (em termos de redução da comissão paga) para fazer trades maiores.

Não sei se a explicação ficou complexa mas o conceito é simples (e eficaz).

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 hora, sinbad disse:

Normalmente o que eu faço é determinar qual o valor ideal (mínimo) de transação que não me penaliza a comissão. Normalmente (eventualmente dependendo das corretoras) as comissões seguem um esquema do tipo MAX (ValorTransação*%Comissão; X). Ou seja, a comissão é determinada por aplicação de %Comissão ao Valor de Transação mas com um mínimo de X. Assim, para valores de transação pequenos acabas por pagar X o que te penaliza. Então o que eu faço (simulando) é ver qual o valor de Transação que faz com que ValorTransação*%Comissão = X. Esse é o ponto de indiferença. A partir desse momento, dada a magnitude de ValorTransação, começas a pagar ValorTransação*%Comissão em vez de X, nesse momento já não há incentivo (em termos de redução da comissão paga) para fazer trades maiores.

É mesmo isso que eu faço. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, sinbad disse:

No caso por exemplo de ETF's na Degiro: € 2,00 + 0,038%, quanto maior a transação melhor, se bem que por exemplo para 1k euros, os 2€ fixos representam muito pouco

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

Estou a pensar investir algum dinheiro nos mercados de capitais e tenho um conjunto de dúvidas que gostaria de esclarecer convosco antes de o fazer.

1. Que correctoras recomendam? Gostaria de diversificar os meus investimentos não só ao nível dos instrumentos financeiros que compro mas também ao nível das corretoras que utilizo. No entanto, confesso que com baixos custos de transacção só conheço a Degiro.

2. A partir de quanto é que o Expense Ratio de um ETF passa a ser considerado muito e deixa de valer a pena deter esse ETF? Há alguma rule of thumb que sigam? Expense Ratio vs Dividend Yield, por exemplo?

3. Que dizem deste portfólio de ETFs/Acções?

ETFs: VGK (Europa), VOO (S&P 500), ITA (Indústria de Defesa & Aeroespacial dos EUA), FXI (China), VWO (Mercados Emergentes), IAU (Ouro).

Acções: Berkshire Hathaway Classe B, Gazprom, Yandex, Tencent.

Os pesos de cada ainda estão por determinar.

4. Para comprar acções da BRK.B, que estão denominadas em dólares, preciso de primeiro converter o meu dinheiro, que estará em euros, para dólares? Ou seja, criar uma carteira em dólares, ou ao clicar para comprar BRK.B a conversão processa-se de forma automática e grátis?

5. Existe alguma diferença em termos de impostos sobre ganhos de capital e dividendos entre comprar um ETF do S&P 500 denominado em euros vs um denominado em dólares?

6. Se tiver comprado algo denominado em dólares a desvalorização do dólar face ao euro favorece-me ou não?

7. Posso ter problemas por causa das sanções à Rússia se comprar acções da Gazprom e da Yandex?

Editado por Risvol Aisas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia @Risvol Aisas

A 26/01/2019 às 08:24, Risvol Aisas disse:

1. Que correctoras recomendam? Gostaria de diversificar os meus investimentos não só ao nível dos instrumentos financeiros que compro mas também ao nível das corretoras que utilizo. No entanto, confesso que com baixos custos de transacção só conheço a Degiro.

Eu estou a usar a Degiro e estou satisfeito. Em relação às comissões, a Degiro é uma das mais baratas (senão a mais barata) a actuar em Portugal. Também tens o BEST e o INVEST que têm comissões baixas relativamente à restante oferta nacional.

2. A partir de quanto é que o Expense Ratio de um ETF passa a ser considerado muito e deixa de valer a pena deter esse ETF? Há alguma rule of thumb que sigam? Expense Ratio vs Dividend Yield, por exemplo?

Acho que depende do tipo e da categoria de cada ETF. Eu até agora apenas uso a "comparação" entre expense ratio de ETF's. Ou seja, entre 2 ETF's similares (que tenham interesse para mim) tendo a escolher o que é mais barato. E, a minha rule of thumb é: o total dos FEE's + Comissões da correctora tento que não ultrapasse 0,5% do valor total investido.

Mas nos sites a seguir podes encontrar alguma informação que pode ajudar.

"around 0.25% for exchange-traded funds, which historically offer lower fees, costs and expense ratios than traditional mutual funds"

https://www.investopedia.com/ask/answers/032715/when-expense-ratio-considered-high-and-when-it-considered-low.asp

https://www.thestreet.com/investing/etfs/expense-ratio-14686652

3. Que dizem deste portfólio de ETFs/Acções?

ETFs: VGK (Europa), VOO (S&P 500), ITA (Indústria de Defesa & Aeroespacial dos EUA), FXI (China), VWO (Mercados Emergentes), IAU (Ouro).

Acções: Berkshire Hathaway Classe B, Gazprom, Yandex, Tencent.

Os pesos de cada ainda estão por determinar.

Se não estou em erro, todos esses ETF's apenas são negociados nos EUA e no México.

Na Degiro não estão disponiveis. Não sei se noutras correctoras Portuguesas disponibilizam estes ETF's. Mas é um caso de procurar.

Na minha opinião, falta-te a "segurança" e estabilidade das obrigações na tua carteira (caso seja para longo prazo). Tens o ouro que pode dar alguma segurança para periodos de inflação.

Quanto às acções, tens a China separadamente e, se não estou em erro, o de mercados emergentes já contempla a China, por isso penso que estás a "sobrepor o investimento". Deduso que seja uma aposta pessoal que estás a fazer, a pensar no crescimento da China independentemente.

Quanto à industria de Defesa&Aeroespacial, não tenho opinião formada. A única coisa que acho é que é muito especifico. Pode ser uma excelente aposta, se estivermos a pensar que o Trump disse que iria "disponibilizar" fundos à NASA sem restrição, para chegar a Marte no seu mandato! :) 

Mas mais uma vez, a composição da carteira depende de cada um e das suas apostas e/ou gerenciação do risco!

4. Para comprar acções da BRK.B, que estão denominadas em dólares, preciso de primeiro converter o meu dinheiro, que estará em euros, para dólares? Ou seja, criar uma carteira em dólares, ou ao clicar para comprar BRK.B a conversão processa-se de forma automática e grátis?

Nas correctoras, se abrires uma conta em euros e quiseres comprar um produto que está é disponibilizado em dólares, eles fazem automáticamente a conversão. E nunca é grátis! Não há "almoços grátis". A conversão é feita com base no valor do dia e tem sempre associada um comissão, que normalmente é "pequena".

Por exemplo, no meu banco onde tenho conta em dólares e conta em euros, eles cobram aproximadamente 1% do valor a ser convertido. Mas isto é apenas entre contas.

Para saberes ao certo, o melhor é perguntares junto das correctoras como se processam essas transações. Ou o que é mais vantajoso. Porque vai sempre depender e diferir de correctora para correctora.

5. Existe alguma diferença em termos de impostos sobre ganhos de capital e dividendos entre comprar um ETF do S&P 500 denominado em euros vs um denominado em dólares?

Penso que não. A única diferença deverá ser na conversão do dólar para euros ou vice versa. Ou seja, os 28% a declarar serão "garantidos".

Mas deverá haver aqui no forum users que já tenham tido essa experiência e que possam responder com conhecimento de causa.

6. Se tiver comprado algo denominado em dólares a desvalorização do dólar face ao euro favorece-me ou não?

Sim, assim como o contrário também irá ser verdade!

Ou seja, estarás sempre "dependente" do mercado cambial que muda "diáriamente". Na minha opinião, é "somar" mais um factor de risco!

7. Posso ter problemas por causa das sanções à Rússia se comprar acções da Gazprom e da Yandex?

Ninguém te saberá responder a isso! :) 

É mais ou menos a mesma coisa que comprar algo em dólares à espera que a moeda caia devido às negociações comerciais com a China ou o eventual Brexit do Reino Unido e as consequências no mercado económico mundial. Ninguém consegue prever isso!

Mas poderá existe mais risco de isso acontecer! O "truque" está em perceber ou antecipar e projectar esse "acréscimo" de risco e saber se nos "compensa" na nossa estratégia!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    22 hours ago, Edge said:

Bom dia,

Antes de mais, muito obrigado pela resposta. Segue-se a minha com algumas coisas que ainda não consegui perceber muito bem.

3. Se não estou em erro, todos esses ETF's apenas são negociados nos EUA e no México. Na Degiro não estão disponiveis.

Não estão disponíveis naquela lista de 200 ETFs com custos de transacção grátis uma vez por mês ou é mesmo impossível comprar os ETFs que referi através da Degiro? Supostamente a Degiro permite negociar nas bolsas de Nova Iórque.

Na minha opinião, falta-te a "segurança" e estabilidade das obrigações na tua carteira

Sim, claro. Isto é só a parte das acções (e do ouro, que também quero incluir, pelo menos até 5% do valor total da minha carteira). A parte das obrigações ainda estou a ver. Provavelmente irei escolher um ETF diversificado de government bonds. Qual é que ainda não sei.

Quanto às acções, tens a China separadamente e, se não estou em erro, o de mercados emergentes já contempla a China, por isso penso que estás a "sobrepor o investimento". Deduso que seja uma aposta pessoal que estás a fazer, a pensar no crescimento da China independentemente.

Sim, exactamente.

No fundo, a minha estratégia é a seguinte: deter um ETF de um grande índice de cada região (e estes formariam o ‘core’ da minha carteira) + uma ou outra acção individual (como por exemplo, a Tencent, a Berkshire, a Gazprom) ou ETF de indústrias específicas.

4. Nas correctoras, se abrires uma conta em euros e quiseres comprar um produto que está é disponibilizado em dólares, eles fazem automáticamente a conversão. E nunca é grátis! A conversão é feita com base no valor do dia e tem sempre associada um comissão, que normalmente é "pequena".

Certo, obrigado. Na Degiro essa comissão é de quanto? No preçário do tipo de conta que abri (Active/Basic/Trader) tem lá o seguinte:

“Divisas Estrangeiras:

Todas as divisas via transação manual: €10,00 + 0,02%

Todas as divisas com o operador Auto FX: 0,10%”

6. Sim, assim como o contrário também irá ser verdade!

Confesso que não percebi. Se tiver comprado algo denominado em dólares a desvalorização do dólar face ao euro favorece-me e o contrário (a valorização do dólar) também?

Editado por Risvol Aisas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 horas, Risvol Aisas disse:

3. Se não estou em erro, todos esses ETF's apenas são negociados nos EUA e no México. Na Degiro não estão disponiveis.

Não estão disponíveis naquela lista de 200 ETFs com custos de transacção grátis uma vez por mês ou é mesmo impossível comprar os ETFs que referi através da Degiro? Supostamente a Degiro permite negociar nas bolsas de Nova Iórque.

A Degiro permite negociar em várias bolsas, mas eu tentei pesquisar os ETF's que mencionaste e não encontrei nenhum! 

4. Nas correctoras, se abrires uma conta em euros e quiseres comprar um produto que está é disponibilizado em dólares, eles fazem automáticamente a conversão. E nunca é grátis! A conversão é feita com base no valor do dia e tem sempre associada um comissão, que normalmente é "pequena".

Certo, obrigado. Na Degiro essa comissão é de quanto? No preçário do tipo de conta que abri (Active/Basic/Trader) tem lá o seguinte:

“Divisas Estrangeiras:

Todas as divisas via transação manual: €10,00 + 0,02%

Todas as divisas com o operador Auto FX: 0,10%”

Pois, eu nunca fiz uma transação com productos noutras divisas.

Mas noutro forum, Caldeirão da Bolsa, o @ruicarlov mensionou:

"Como disse na página anterior, comprei um ETF no mercado americano, o DBC. A comissão de câmbio está implícita quando se faz uma transação em moeda estrangeira. No histórico de ordens aparece o valor da transação em USD, mas o dinheiro que nos retiram de conta em € penso que vem acrescido dos 0.1% do câmbio. Infelizmente, como não ficou registado o câmbio utilizado não posso afirmar com toda a certeza."

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=83907&start=50

Penso que pode ajudar a tirar algumas dúvidas!

6. Sim, assim como o contrário também irá ser verdade!

Confesso que não percebi. Se tiver comprado algo denominado em dólares a desvalorização do dólar face ao euro favorece-me e o contrário (a valorização do dólar) também?

Não!

O que eu queria dizer é que se comprares algo em dólares irás estar exposto às alterações cambiais, que na minha opinião, acrescentam mais um nivel de risco.

Ou seja, se o dolar desvalorizar ganhas, mas se valorizar perdes. E como as alterações cambiais dependem de inumeros factores, penso que o risco é elevado!

Claro que é uma opinião pessoal!

Mas existem "técnicas" para minimizar esse risco, já aqui faladas no tópico por outros users. É um caso de simulares vários senários e veres o que se adapta melhor a ti!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 1/29/2019 at 8:18 AM, Edge said:

A Degiro permite negociar em várias bolsas, mas eu tentei pesquisar os ETF's que mencionaste e não encontrei nenhum! 

Pesquisaste pelo ticker? É pelo ticker que se pesquisa? Seja como for, obrigado pela informação. Vou ter que rever a minha estratégia, então. Há alguma maneira de ver todos os ETFs que estão disponíveis na Degiro? Independentemente de fazerem parte ou não daquela lista de 200 que não têm custos de transacção.

Pois, eu nunca fiz uma transação com productos noutras divisas.

Ok, obrigado. Só tens activos denominados em euros?

O que eu queria dizer é que se comprares algo em dólares irás estar exposto às alterações cambiais, que na minha opinião, acrescentam mais um nivel de risco. (…) Mas existem "técnicas" para minimizar esse risco.

Sim, eu sei. Mas acho que fazer isso é estar a acrescentar toda uma nova camada de preocupações. Mais vale re-pensar a minha estratégia para só incluir activos denonimados em euros.

Ou seja, se o dolar desvalorizar ganhas, mas se valorizar perdes.

Ok, muito obrigado. Era isto que queria perceber.

Editado por Risvol Aisas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A forma simples de pensarmos sobre isto é: qualquer coisa que compremos, se desvaloriza então perdemos.

Quando compramos um ativo (equity, por exemplo) denominado em USD então ficamos longos (investidos em termos ativos) em USD. Se o USD desvaloriza (em relação à nossa moeda, nesta caso o EUR) então perdemos. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, sinbad disse:

A forma simples de pensarmos sobre isto é: qualquer coisa que compremos, se desvaloriza então perdemos.

Quando compramos um ativo (equity, por exemplo) denominado em USD então ficamos longos (investidos em termos ativos) em USD. Se o USD desvaloriza (em relação à nossa moeda, nesta caso o EUR) então perdemos. 

É Isso!

Obrigado pela correcção @Mouro Emprestado e explicação @sinbad

Pesquisaste pelo ticker? É pelo ticker que se pesquisa? Seja como for, obrigado pela informação. Vou ter que rever a minha estratégia, então. Há alguma maneira de ver todos os ETFs que estão disponíveis na Degiro? Independentemente de fazerem parte ou não daquela lista de 200 que não têm custos de transacção.

Sim! Tentei pesquisar pelo ticker, pelo nome e pelo ISIN.

Não consegui encontrar nenhum.

Para ver todos os ETF's na DEGIRO é ir à aba "Preços" e escolher os ETF's

image.png.79c1dab91f7c6de73cb63716b7e9748c.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    22 minutes ago, sinbad said:

Muito obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Que vos parece este ETF: DE0005933931

Ou melhor, qual será o desempenho da economia alemã, e será este um "bom" instrumento para seguir a sua performance?

Com isto do Brexit, estou mais virado para um instrumento alemão que por exemplo o IE00B4K48X80 (mais de 25% em ações UK).

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, cmns disse:

O que dizem do S&P500 no longo prazo?

Esperava-se que a tendência do mês de Dezembro se iria traduzir numa nova recessão, mas o inicio de ano parece que trouxe a recuperação.

Na vossa opinião vamos continuar com bull market?

Obrigado. 

Na minha opinião e tendo em conta que o ciclo nos estados unidos está maduro, penso que vão existir melhores oportunidades para comprar do que agora.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vou ser mais um chato que necessita de uma pequena ajuda:

Tenho 31 anos. A minha mulher tem a mesma idade. Temos casa própria, que estamos a pagar ao banco, embora a taxa de esforço seja mínima. Adquirimos o apartamento em plena crise e, entretanto, os nossos rendimentos brutos do trabalho duplicaram e fomos renegociando o spread em baixa.

Mesmo sendo ambos da área da economia e da gestão, durante anos fomos descurando as nossas poupanças. Fomos uns nabos, portanto. A minha mulher é também estupidamente avessa ao risco e pôs a responsabilidade nas minhas mãos.

Eu fui-me mexendo, com calma e um passinho de cada vez. Comecei por fazer ppr para obter o benefício fiscal, meti-me, a medo, nos empréstimos P2P e, entretanto, adquiri o meu primeiro ETF, o famoso IWDA.

Tenho, entretanto, um depósito a prazo (daqueles de boas-vindas com uma taxa razoável prestes a expirar). A decisão está tomada e pretendo pegar nesse dinheiro e investir em ETF.

Pretendo reforçar o IWDA. Gostaria também de adquirir um equivalente para mercados emergentes. Relativamente a commodities, creio que ainda é cedo para mim. Não me sinto, para já confortável em fazê-lo. Subsiste a dúvida se devo, ou não, investir em etf de obrigações ou dívida soberana. Vale a pena? A rentabilidade compensa o risco? Como funcionam? Vou recebendo os cupões em cash ou são reinvestidos?

Adicionalmente, que etf devo adquirir tendo em conta que pretendo acumulação de dividendos e que os títulos mais baratos, para mim, são os cotados na euronext?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico