Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

• Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

@sinbad Obrigado pela partilha!

É exactamente este tipo de informações que para mim, que estou a começar, são muito importantes!

Perceber como fazem, escolhem (e pensam) nas alocações dos activos.

Perceber os resultados esperados vs. reais e porquê (quais as razões e conclusões)!

Perceber como controlam o vosso portfólio e como fazem a análise do mesmo!

Muito importante! Mais uma vez, obrigado!

Gostava que outros users partilhassem estas informações também! Fica o desafio!! ?

Já agora uma pergunta! Para os resultados do portfólio usas médias ponderadas relativamente aos resultados individuais e do peso de cada activo?!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, sinbad disse:

Olá,

Se usasse o que propões seria uma coisa muito aproximada porque o peso de cada ativo varia todos os dias. Assim, o que utilizo é o conceito de Taxa Interna de Rendibilidade (TIR) que de acordo com a definção é "A taxa interna de retorno ou taxa interna de rentabilidade, de sigla TIR, em inglês IRR (Internal Rate of Return), é uma taxa de desconto hipotética que, quando aplicada a um fluxo de caixa, faz com que os valores das despesas, trazidos ao valor presente, seja igual aos valores dos retornos dos investimentos, também trazidos ao valor presente." - é este o conceito que os financeiros consideram mais apropriado para medir a performance de Fundos, Portfólios, ....

Uso no Excel (em rigor uso o Open Office) a função XTIR - depende do Excel que usas e se é em Português ou em Inglês. Esta função usa 3 parâmetros, 2 obrigatórios e 1 opcional. A sintaxe é XTIR(valores, datas, [estimativa]).

Vou-te dar um exemplo simples, se tiveres um investimento que no início do ano valia 100, no último dia do ano distribuiu um dividendo/juro de 5 e no fim do ano valer 100 colocarias o seguinte no Excel:

31-Dez-17 -100
    31-Dez-18 5
    31-Dez-18 100

5,00%

Na fórmula da TIR colocarias =XTIR (coluna dos fluxos financeiros, coluna das datas, 0) e devolvia-te os 5% acima o que faz sentido. É o caso de um Depósito a prazo que no fim te devolve o capital mais 5% de juros, nesse caso a TIR é 5% redondos.

Se considerares um exemplo parecido mas em que o dividendo é pago antes, a meio do ano, em vez de no final então fica:

31-Dez-17 -100
    30-Jun-18 5
    31-Dez-18 100

5,13%

O que também faz sentido intuitivamente: como estás a receber o juro/dividendo de 5 em Junho e não em Dezembro então a TIR dada é acima de 5% reconhecendo que dinheiro na mão hoje é melhor do que dinheiro na mão daqui a 6 meses.

Nota também que o primeiro valor é sempre negativo. Isto é uma exigência do método de cálculo da TIR. É a forma que a fórmula tem de distinguir os outflows dos inflows. É como se tivesses desembolsado os 100 no ínicio do ano para os recuperares passado o ano. Em termos práticos, para calcular as performances anualmente (por exemplo para 2018) eu considero como valor negativo o valor dos ativos a 31/12/(ano anterior) e como valores positivos - com as datas corretas - os valores dos rendimentos recebidos (juros/dividendos) bem como o valor dos ativos no final do ano corrente. Isto, assumindo que não fiz investimentos durante 2018 pois caso tivesse feito reforços em 2018 colocaria esses desembolsos com sinal negativo nas suas datas corretas.

Tenta aí do teu lado colocar isto numa folha de cálculo e se tiveres dúvidas diz que eu ajudo.

Abraço,

sinbad

Sim, eu também estou familiarizado a usar a fórmula XTIR e é essa mesmo que estou a usar no meu portfólio!

A bem dizer, até agora ainda só tenho feito simulações, porque só na próxima semana irei ter o dinheiro todo disponivel na DEGIRO para fazer as minhas primeiras "compras".

Mas a minha dúvida é nos totais do portfólio a cada ano. Os valores que na tua tabela estão a negrito.

há 3 horas, sinbad disse:
      2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018
    Certificados Tesouro 6.10% Out2020 1,05% 1,01% 1,01% 13,79% 3,53% 3,52% 3,52%
    Certificados Tesouro 6.50% Dez2020 1,10% 1,08% 1,08% 15,17% 3,90% 3,90% 3,90%
    iShares Barclays Capital Euro Government Bond 1-3 Y 3,77% 3,02% 1,84% 0,83% 0,36% 0,00% -0,31%
    iShares FTSE Epra Nareit Dev Mkt Pty Yld Fd 17,62% -3,45% 37,90% 9,44% 7,57% -3,48% -2,02%
    iShares MSCI Emerging Markets Acc ETF 16,31% -7,75% 9,89% -6,01% 14,00% 20,39% -9,85%
    iShares MSCI World ACC ETF 11,64% 22,70% 20,47% 11,24% 10,90% 7,52% -4,17%
    Vanguard FTSE All World ex US Small Cap ETF 14,03% 10,53% 7,10% 10,47% 5,93% 13,12% -15,07%
    Vanguard Small Cap Value ETF 15,77% 30,01% 24,99% 5,33% 27,48% -2,76% -8,35%
    Portfolio 8,46% 9,02% 10,50% 6,76% 6,35% 4,00% -2,77%

Ou seja, eu estou a calcular a XTIR individualmente para cada um dos activos. E para esse cálculo tenho um fluxo de caixa individual para cada activo.

Assim, e fazendo a comparação com a tua tabela, obtenho os resultados de cada activo individualmente. Até aqui tudo bem!

Mas depois, como obtenho o total (o valor a negrito do portfolio todo)?

Eu, como ainda ando à "luta" com isso, peguei na tua tabela e fiz a média ponderada de cada um, mas não me dá exactamente os mesmos valores, pouca diferença, mas existe. Deve ser por causa do que disseste dos pesos dos activos variarem diáriamente!

Tu fazes um fluxo de caixa "geral" com todas as movimentações dos activos, datas e valores de entradas e saidas de todos os ETF's juntos, para calculares o XTIR anual do portfólio todo? E nesse caso deves ter outros fluxos de caixa para cada ETF individualmente, para obter o XTIR individual também, é isso?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Edge disse:

Eu, como ainda ando à "luta" com isso, peguei na tua tabela e fiz a média ponderada de cada um, mas não me dá exactamente os mesmos valores, pouca diferença, mas existe. Deve ser por causa do que disseste dos pesos dos activos variarem diáriamente!

Tu fazes um fluxo de caixa "geral" com todas as movimentações dos activos, datas e valores de entradas e saidas de todos os ETF's juntos, para calculares o XTIR anual do portfólio todo? E nesse caso deves ter outros fluxos de caixa para cada ETF individualmente, para obter o XTIR individual também, é isso?

Sim, os mesmos fluxos de caixa que se usam para calcular a TIR de cada ativo usam-se, agregadamente, para calcular a TIR do portfólio como um todo. É a única forma (que eu conheço) de fazer os cálculos 100% corretos. A outra forma, como dizes, é apenas aproximada porque estás a usar um peso relativo (por exemplo o do fim do ano) que não foi constante durante o ano todo. A magnitude da diferença será proporcional à mudança do peso relativo ao longo do ano. Por exemplo se houver muita volatilidade ou se tiveres o ativo A durante o ano completo e o ativo B durante apenas a última semana do ano, o método simplificado teria uma diferença abismal para o método da TIR de todos os fluxos que é o único que captura o timing em que ocorre cada um dos fluxos.

O que eu uso são pivot tables (tabelas dinâmicas) que sobre os mesmos dados de fluxos de caixa (uma única listagem com nome do ativo, data do fluxo, valor do fluxo, natureza do fluxo...) me dão - dependendo dos filtros de cada tabela dinâmica - ou todos os fluxos para cálculo da TIR do portfólio, ou apenas os fluxos do ativo X para cálculo da sua TIR individual. Ou seja, uma única lista global de fluxos, sobre a qual incidem diversas tabelas dinâmicas com diferentes filtros baseados no nome do ativo e é sobre os dados das tabelas dinâmicas que calculo as TIR's.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, sinbad disse:

Sim, os mesmos fluxos de caixa que se usam para calcular a TIR de cada ativo usam-se, agregadamente, para calcular a TIR do portfólio como um todo. É a única forma (que eu conheço) de fazer os cálculos 100% corretos. A outra forma, como dizes, é apenas aproximada porque estás a usar um peso relativo (por exemplo o do fim do ano) que não foi constante durante o ano todo. A magnitude da diferença será proporcional à mudança do peso relativo ao longo do ano. Por exemplo se houver muita volatilidade ou se tiveres o ativo A durante o ano completo e o ativo B durante apenas a última semana do ano, o método simplificado teria uma diferença abismal para o método da TIR de todos os fluxos que é o único que captura o timing em que ocorre cada um dos fluxos.

Muito obrigado pela explicação! Faz todo o sentido para mim! E até agora estava na dúvida de como obter os resultados do portfolio como um todo!

Mas assim, como sugeres é fácil e fiquei totalmente esclarecido!

há 13 horas, sinbad disse:

O que eu uso são pivot tables (tabelas dinâmicas) que sobre os mesmos dados de fluxos de caixa (uma única listagem com nome do ativo, data do fluxo, valor do fluxo, natureza do fluxo...) me dão - dependendo dos filtros de cada tabela dinâmica - ou todos os fluxos para cálculo da TIR do portfólio, ou apenas os fluxos do ativo X para cálculo da sua TIR individual. Ou seja, uma única lista global de fluxos, sobre a qual incidem diversas tabelas dinâmicas com diferentes filtros baseados no nome do ativo e é sobre os dados das tabelas dinâmicas que calculo as TIR's.

Pois, até agora ainda não estou a usar tabelas dinâmicas. Mas irei fazer uma nova folha para simular! E eventualmente será a maneira mais prática de obter todos os resultados!

Mais uma vez, obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, tsun4m1 disse:

como é que consegues investir/reforcar no VSS  e VBR após as novas regras europeias MIDI entrarem em vigor?

MIDI? Queres dizer MIFID? A que regras é que te referes e em que medida interferem, na tua opinião, com a minha capacidade de investir/reforçar nos 2 títulos americanos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    7 minutes ago, sinbad said:

MIDI? Queres dizer MIFID? A que regras é que te referes e em que medida interferem, na tua opinião, com a minha capacidade de investir/reforçar nos 2 títulos americanos?

Sim desculpa, MIFID. Eu deixei de poder comprar/reforcar etfs americanos na degiro/IB broker. Queria saber se tens alguma alternativa/broker que consigas usar para ultrapassar isso.

https://www.bloomberg.com/news/articles/2018-02-23/the-unforeseen-boost-to-europe-s-etfs-as-spy-no-longer-an-option

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, tsun4m1 disse:

Queria saber se tens alguma alternativa/broker que consigas usar para ultrapassar isso.

Olá, não conhecia essa limitação mas também me parece que mais cedo ou mais tarde será um assunto que será resolvido. Trata-se apenas do emitente do ETF disponibilizar um documento nos moldes que as regras europeias exigem. No entretanto, sim é um problema mas no meu caso concreto não me preocupa demasiado porque não antecipo ter de reforçar nesses ETF's e a longo prazo, como disse, acredito que o problema se resolva.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    15 minutes ago, sinbad said:

Olá, não conhecia essa limitação mas também me parece que mais cedo ou mais tarde será um assunto que será resolvido. Trata-se apenas do emitente do ETF disponibilizar um documento nos moldes que as regras europeias exigem. No entretanto, sim é um problema mas no meu caso concreto não me preocupa demasiado porque não antecipo ter de reforçar nesses ETF's e a longo prazo, como disse, acredito que o problema se resolva.

Esperemos que sim. Já estamos assim há quase 1ano. Se for como o brexit vai andar 3/4 anos a arrastar :(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas

Finalmente tenho os fundos disponiveis na Degiro e estou a avançar para as compras! :) 

Agora estou com uma dúvida e gostava da vossa opinião!

Estive por exemplo a ver o IWDA e só no último mês teve uma subida dos 42€ para os 45,83€ hoje.

A dúvida é, deverei esperar uns dias para "comprar" visto os EUA irem "actualizar" as negociações comerciais com a china no final de Janeiro?

Ou seja, pensam que nos próximos dias poderá haver "quedas" e os preços poderão cair e assim este não será o melhor dia para comprar?

Eu sei que, visto ser uma carteira buy&hold não fará "grande diferença" no longo prazo, mas de todos os livros que já li sobre o assunto, o que mais destacam (logo a seguir à alocação dos activos) é o "saber comprar" barato!

Por isso a minha dúvida! Mas claro que isto funciona para os dois lados! Eu estou a pensar em eventuais descidas de preço, mas pode acontecer exactamente o contrário! ?

E por isso gostava de saber, em circunstâncias idênticas, qual é a vossa maneira de fazer! Se na altura de comprar analizam o mercado durante alguns dias, ou se simplesmente compram logo?

E já agora, quando compram, colocam o valor limite "muito" mais baixo, do tipo 1€ ou 2€, ou é sempre "apenas" alguns centimos?

P.S.: Como o @Mouro Emprestado emprestado me disse à algum tempo atrás, se calhar estou apenas a "complicar o que é simples"! Mas apesar de toda a informação que tenho obtido através dos livros que tenho lido (e estou a ler) e também das informações aqui do tópico, esta é a minha "primeira vez". Por isso, como em todas as "primeiras vezes" da nossa vida, ficamos nervosos com os possiveis resultados e com eventualmente estarmos a fazer alguma coisa menos bem! :) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem, passei pelo que estás a passar no inicio deste mês... também no IWDA e na minha opinião, numa perspectiva de buy&hold, é comprar! Eu não adivinho o futuro, não analiso os mercados afincadamente para saber se daqui a 1 semana, 1 dia, 1 mês, o grosso das acções que compõem o IWDA vai subir ou descer, pelo que, tendo o capital disponível, decidi que o melhor é investir.

Normalmente, coloco o valor limite uns cêntimos acima das últimas transações (ou abaixo conforme a tendência do dia).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Edge disse:

Ou seja, pensam que nos próximos dias poderá haver "quedas" e os preços poderão cair e assim este não será o melhor dia para comprar?

Olá,

Vou-te dizer um conjunto de coisas que tu já sabes:

- Ninguém sabe, no curto prazo, se vai subir ou descer - no longo prazo tem subido mais do que descido. Mesmo se alguém vier com uma grande teoria acerca das negociações entre US e China ninguém sabe ao certo em que medida é que isso já está descontado no preço.

- Como dizes, no grande plano das coisas, se de fato estiveres a investir para o longo prazo não é muito relevante o preço desta primeira compra - admitindo que ao longo do tempo muitas outras compras vão ser feitas a preços alguns mais altos e outros mais baixos.

Dito isto, se fosse eu compraria já (e idealmente voltava só a olhar daqui a 1 ano...). Caso o montante seja elevado e não queiras correr o risco de comprar num pico - e caso isso te deixe mais descansado (e com menos remorço numa análise à posteriori) divide o dinheiro e compra em 2 ou 3 momentos diferentes no tempo - atenção às comissões.

Abraço,

Sinbad

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@elkefro e @Edge Se é para buy and hold (10y+) nao deviam estar sequer a questionar se compram. A probabilidade dita que se compre.

Posto isto compreendo que estejam com medo porque ainda nao estao habituados a ver o portfolio no vermelho e nesse caso ponham agora metade e no próximo mes o resto. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá a todos,

É a primeira vez que estou a escrever no forum mas já li este tópico (e outros) de ponta a ponta. E primeiro gostava de agradecer a todos pela informação aqui colocada.

Já tenho DP, CA, e FI e gostava de me iniciar em ETF´s. Abri uma conta custody na Degiro e transferi para lá investimento inicial. A ideia é fazer reforços de dois em dois meses com a estratégia de buy and hold.

Pensei em iniciar como IWDA e no Lyxor EuroMTS 5-7Y para já com 80-20, e mais tarde introduzir ouro e REIT.

Fiquei com algumas questões, primeiro, como sou novo na Degiro procurei o que pretendia mas não consigo encontrar os ETF´s de Ouro referidos no forum (tirei a checkbox de Apenas produtos populares).

Outra questão é na ordem de compra propriamente dita, pelo que li colocamos uma ordem limitada, temos de preencher os 3 campos? estava a pensar colocar o numero de unidades e o limite é por unidade, e o montante é o total, certo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, paulo76 disse:

Olá a todos,

É a primeira vez que estou a escrever no forum mas já li este tópico (e outros) de ponta a ponta. E primeiro gostava de agradecer a todos pela informação aqui colocada.

Olá Paulo! Bem vindo!

Fiquei com algumas questões, primeiro, como sou novo na Degiro procurei o que pretendia mas não consigo encontrar os ETF´s de Ouro referidos no forum (tirei a checkbox de Apenas produtos populares).

O ETF de ouro que estou a "pensar" ter na Degiro é o CH0104136319.  iShares Gold EUR Hedged (CH)

Se procurares pelo ISIN aparece logo.

Outra questão é na ordem de compra propriamente dita, pelo que li colocamos uma ordem limitada, temos de preencher os 3 campos? estava a pensar colocar o numero de unidades e o limite é por unidade, e o montante é o total, certo?

Sim. Na ordem de compra colocas ordem limitada e depois o número de UPs que pretendes e o valor unitário que queres "oferecer" por cada UP. O valor total é cálculado automáticamente!

Depois ainda podes escolherse é uma ordem do dia ou continua. Eu estou a usar ordens continuas porque quero mesmo comprar! :) 

Pensei em iniciar como IWDA e no Lyxor EuroMTS 5-7Y para já com 80-20, e mais tarde introduzir ouro e REIT.

Quanto à tua alocação, parece-me bem! :)  É muito parecida com a minha!

Eu agora como também estou na fase da compra, também irei comprar primeiro as acções e as obrigações.

A ideia é fazer reforços de dois em dois meses com a estratégia de buy and hold.

Esta parte é que não sei bem! Eu estou com uma dúvida relacionada com isto! Também quero fazer reforços regulares e tenho possibilidade de fazer todos os meses!

Mas o que estou a pensar fazer é ir acompanhando os preços, e em caso de desvalorizações, irei reforçar para me baixar o preço médio de compra! Ou seja, os reforços serão para ser conforme o mercado! Claro, com um minimo de 1 a 2 reforços anuais!

Estou a pensar fazer assim devido aos FEE's! Vamoa ver!

Boa sorte!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado @tsun4m1 e @sinbad

As "compras" estão quase feitas! Espero que os mercados me dêem um começo simpático para não me assustar já! :) 

A 23/01/2019 às 16:22, sinbad disse:

Dito isto, se fosse eu compraria já (e idealmente voltava só a olhar daqui a 1 ano...). Caso o montante seja elevado e não queiras correr o risco de comprar num pico - e caso isso te deixe mais descansado (e com menos remorço numa análise à posteriori) divide o dinheiro e compra em 2 ou 3 momentos diferentes no tempo - atenção às comissões.

É isso que estou a fazer!

Claro que isto é um "pau de dois bicos" porque se os mercados subirem, vou ficar "arrependido" é de não ter comprado tudo de uma vez!

Mas como "sugerem" a maioria dos livros que tenho lido, e também as vossas sugestões, o importante é ter a estratégia definida e mantermo-nos fiéis a ela "no matter what"!

Por isso é começar e a partir daí, ir "melhorando" para maximizar os resultados!

Vamos ver como andará o meu estomago e as minhas noites de sono nos próximos tempos! :) 

Mais uma vez, obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 hora, Edge disse:

O ETF de ouro que estou a "pensar" ter na Degiro é o CH0104136319.  iShares Gold EUR Hedged (CH)

Se procurares pelo ISIN aparece logo.

Comparação entre ter hedge e não ter hedge no caso do ouro:

Capture.jpg

Editado por Mouro Emprestado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    12 hours ago, paulo76 said:

Eu também já tinha feito essa analise e preferia um sem hedge, o meu problema é que não encontro na degiro nenhum.

Eu tenho conta na degiro.nl (vivo na Holanda) e tem o JE00B1VS3770 gratuito.

Reparem que a versao Hedge perdeu na performance quando o dolar comecou a disparar... Vai continuar assim e o dolar vai para os 1.05? ou volta as origens para 1.20s? A ver vamos.. mas era interessante ter um pouco das duas versoes e ir rebalanceando.

Editado por tsun4m1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    47 minutes ago, tsun4m1 said:

Eu tenho conta na degiro.nl (vivo na Holanda) e tem o JE00B1VS3770 gratuito.

Reparem que a versao Hedge perdeu na performance quando o dolar comecou a disparar... Vai continuar assim e o dolar vai para os 1.05? ou volta as origens para 1.20s? A ver vamos.. mas era interessante ter um pouco das duas versoes e ir rebalanceando.

Curioso, não consigo encontrar esse EFT no site da degiro, apesar de estar na lista de ETFs gratuitos. Como conseguem encontrar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Just now, paulo76 said:

Curioso, não consigo encontrar esse EFT no site da degiro, apesar de estar na lista de ETFs gratuitos. Como conseguem encontrar?

Deve ser por causa das regras MIFID. A documentacao existe apenas em Holandes/Ingles logo nao disponibilizam em Portugal?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico