Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

há 7 minutos, Mouro Emprestado disse:

Já comparaste esses ETFs com FI's? É que esses ETFs distribuem dividendos, o que não é nada eficiente.
    Em alternativa, tens também este ETF na Degiro: LU1437018838

Não! Com os FI's ainda não comparei. Mas irei tentar pesquisar.

Esse ETF da Amundi na Degiro já tinha visto (porque também já foi mencionado aqui no tópico).

É dos poucos (raros) de imobiliário de acumulação, com FEE  de 0,24% e em EUR. Mas como nada é perfeito, esse apenas tem 52m de "tamanho" e é recente (começou em 2016).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Bom dia,

Quero investir num ETF que siga o sp500, ja tenho um na Degiro (IE00B3XXRP09), mas tem distribuição de dividendos e queria vender e investir num de acumulação.

Existe algum gratuito na Degiro nessa modalidade, ou será melhor manter?

cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 25 minutos, smachado disse:

Quando seleciono o filtro dos gratuitos esse não aparece.

Não sei que filtro é esse.

Mas no seguinte link, se pesquisares por "SP 500", aparecem 2 ETF (há um terceiro mas acho que tem hedge cambial):

https://www.degiro.pt/data/pdf/pt/lista-etfs-sem-comissao.pdf 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 33 minutos, smachado disse:

Tem razão, não faz parte da lista dos gratuitos.

há 10 minutos, Mouro Emprestado disse:

Não sei que filtro é esse.

Mas no seguinte link, se pesquisares por "SP 500", aparecem 2 ETF (há um terceiro mas acho que tem hedge cambial):

https://www.degiro.pt/data/pdf/pt/lista-etfs-sem-comissao.pdf 

na plataforma da DeGiro, quando fazemos um search a ETF's podemos selecionar apenas ETF's gratuitos:

image.jpeg.e56bab0f2f320e723580bbf97d58c52f.jpeg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, smachado disse:

Tens esses todos que o @elkefro postou anteriormente. No filtro tens que tirar o "ticket" da caixa "apenas produtos populares"

Não te esqueças que na Degiro paga-se 2,5€ /ano por cada bolsa em que negoceias. Um custo a acrescentar para a escolha do ETF

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado  @elkefro e @Edge

Sim sei que tenho de pagar os 2,5€, ja estive a ver os disponiveis e temos o Amundi ETF S&P 500  - LU1681048804, será de acumulação?

Vejo que é um ETF recente, eu neste momento tenho o da Vanguard, mas distribui dividendos...

Editado por smachado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

É de acumulação, mas trata-se de um ETF de replicação sintética: https://www.justetf.com/de-en/etf-profile.html?query=LU1681048804&groupField=index&from=search&isin=LU1681048804

Se for para andares a comprar e vender e evitar comissões, OK, fair enough, porque o tempo de detenção deverá ser curto.

Se for para buy&hold, tens de ver se não vale a pena pagares as comissões de 2,5€ para teres outro ETF, mas de replicação física (a 10 anos isso representa 0,25€, perdes bem mais com as diferenças entre o bid e o ask).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Moneymaker disse:

Alguem recomenda um comentário deste grupo sobre as diferenças nos tipos de ETF's? replicação física, sintética, etc.. 

https://www.justetf.com/en/academy/what-is-an-etf.html

https://www.justetf.com/en/news/etf/how-do-etfs-work.html

https://www.justetf.com/en/news/etf/what-are-synthetic-etfs-for.html

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 04/01/2019 às 20:47, Mouro Emprestado disse:

Exemplo no Degiro de um ETF de ouro: CH0106027193. É cotado em CHF, mas o ouro é como se fosse uma moeda, o ETF estar cotado em CHF, GBP, EUR ou USD é exactamente igual. Podes perder ali uns pintelhos nos câmbios, mas seriamente, acho que se perde mais dinheiro com os ratios bid/asks eehehehehehe.

Tenho andado à procura de ETF's de ouro para a minha carteira, mas ao que parece na DEGIRO apenas encontro esse que sugeriste: CH0106027193

Acham que será uma boa aposta para esta carteira 45% acções + 30% Obrigações + 10% Imobiliário + 15% Ouro?

Já estive a pensar noutras opções para substituir o ETF de ouro na minha carteira:

1ª hipótese: Em vez de ouro ter um ETF de commodities

Problema: Não estou a encontrar nada na DEGIRO que ache que possa "valer" a pena

2ª hipótese: Em vez de um ETF ter um FI (na DEGIRO) que seja hipótese ao ETF de ouro

Problema: Encontrei este BlackRock Global Funds World Gold Fund D2 EUR LU0252963623 mas estou com muitas dúvidas

3ª hipótese: Não incluir ouro na minha carteira e distribuir pelos outros activos (pelo menos para inicio)

Ou seja, em vez de uma carteira de 45% acções + 30% Obrigações + 10% Imobiliário + 15% Ouro, passaria a ter algo do género:

50% Acções + 40% Obrigações + 10% Imobiliário

Problema: Ainda em estudo

Gostava se saber as vossas opiniões para, 1º manter o Ouro na carteira com o ETF CH0106027193, ou 2º as várias hipóteses?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Que aconteceu em 2011 ao ouro?

image.png.7978b6b637b3cccb98562765d6ab6375.png

Já agora é este ETF: CH0104136319 que existe na plataforma da DeGiro.

Se por exemplo pegar no IE00B4L5Y983, 2011 teve uma quebra mas.... bolas que isto é de doidos ;)

image.thumb.jpeg.3a33409135100d51ba9585e94f4e1253.jpeg

Editado por elkefro
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 17 minutos, elkefro disse:

Que aconteceu em 2011 ao ouro?

Pergunta antes, o que aconteceu ao ouro em 2001 e 2011?

PS: O que aconteceu em 2011 foi "apenas" uma correcção ao seu valor, porque o risco do mercado accionista começou a diminuir, logo menor apetência por activos refúgio como o ouro. É por isso que o ouro é utilizado nas carteiras risco-paridade (Portfolio Permanente, All-Weather), porque historicamente o ouro é descorrelacionado com o mercado bolsista. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Mouro Emprestado disse:

Pergunta antes, o que aconteceu ao ouro em 2001 e 2011?

PS: O que aconteceu em 2011 foi "apenas" uma correcção ao seu valor, porque o risco do mercado accionista começou a diminuir, logo menor apetência por activos refúgio como o ouro. É por isso que o ouro é utilizado nas carteiras risco-paridade (Portfolio Permanente, All-Weather), porque historicamente o ouro é descorrelacionado com o mercado bolsista. 

Pois, comparando com o gráfico faz muito sentido o que diz, e voltou a repetir-se em 2015/2016... desce o MSCI World sobe o ouro. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, elkefro disse:

Julgo que esse é de distribuição. tente este: CH0104136319

há 1 hora, elkefro disse:

Já agora é este ETF: CH0104136319 que existe na plataforma da DeGiro.

Obrigado. Não estava fácil encontrar um na Degiro :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma dúvida com a Degiro:

image.jpeg.16f25c6a50e844955fe7af3c83e2efd1.jpeg

isto na prática, e após ter lido a FAQ, significa que como a DeGiro não pode guardar "dinheiro", todo o dinheiro que temos na plataforma, mas que não foi investido em produtos, é aplicado automaticamente num fundo?

Editado por elkefro
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 7 horas, Edge disse:

Tenho andado à procura de ETF's de ouro para a minha carteira, mas ao que parece na DEGIRO apenas encontro esse que sugeriste: CH0106027193

Acham que será uma boa aposta para esta carteira 45% acções + 30% Obrigações + 10% Imobiliário + 15% Ouro?

Já estive a pensar noutras opções para substituir o ETF de ouro na minha carteira:

1ª hipótese: Em vez de ouro ter um ETF de commodities

Problema: Não estou a encontrar nada na DEGIRO que ache que possa "valer" a pena

2.º problema. O ouro não tem nada a ver com commodities. É que não tem nada a ver.

Pensa no ouro como se fosse uma moeda, tipo teres um depósito à ordem em USD ou CHF. O Ouro é a mesma coisa (ou quase).

há 7 horas, Edge disse:

2ª hipótese: Em vez de um ETF ter um FI (na DEGIRO) que seja hipótese ao ETF de ouro

Problema: Encontrei este BlackRock Global Funds World Gold Fund D2 EUR LU0252963623 mas estou com muitas dúvidas

Já falei sobre isso. Os fundos e ETFs de acções em empresas que mineram ouro têm um comportamento bem diferente do comportamento do ouro.

Nota que não há fundos de ouro, porque de acordo com as regras europeias, um fundo (ou ETF!) não pode estar exposto a um único activo.

Assim, para investir em ouro, normalmente usa-se um ETC (cujas regras são mais relaxadas). Excepto na Suiça, que permitem que os ETFs invistam apenas em ouro. 

Para todos os efeitos, em substância, ETC = ETF.

há 7 horas, Edge disse:

3ª hipótese: Não incluir ouro na minha carteira e distribuir pelos outros activos (pelo menos para inicio)

Ou seja, em vez de uma carteira de 45% acções + 30% Obrigações + 10% Imobiliário + 15% Ouro, passaria a ter algo do género:

50% Acções + 40% Obrigações + 10% Imobiliário

Problema: Ainda em estudo

Gostava se saber as vossas opiniões para, 1º manter o Ouro na carteira com o ETF CH0106027193, ou 2º as várias hipóteses?

Já te deram alternativas para o ouro, é veres se vale a pena teres uma exposição de 15% ao ouro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    19 hours ago, elkefro said:

Uma dúvida com a Degiro:

image.jpeg.16f25c6a50e844955fe7af3c83e2efd1.jpeg

isto na prática, e após ter lido a FAQ, significa que como a DeGiro não pode guardar "dinheiro", todo o dinheiro que temos na plataforma, mas que não foi investido em produtos, é aplicado automaticamente num fundo?

"DEGIRO believes that it is important that clients understand how the structure of these money market funds works. DEGIRO is not a bank but an investment firm. In the Netherlands, investment firms are not allowed to hold the money of clients. Therefore, when you become a client of DEGIRO, you give a standing order to invest money into a money market fund from either Morgan Stanley Investment Management or FundShare." Um Money Market fund é um fundo que investe em obrigacoes com maturidade curta e tem muita liquidez. 

Editado por tsun4m1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, tsun4m1 disse:

Um Money Market fund é um fundo que investe em obrigacoes com maturidade curta e tem muita liquidez. 

Obrigado!

Sendo assim, o capital que tenha na DeGiro aplicado em Money Market Fund sofre as oscilações do fundo, podendo eventualmente valorizar.

Desta forma, vamos imaginar que tenho 1k ou 2k que não quero aplicar pois estão destinados a algo daqui a um mês ou dois, será razoável transferir para a DeGiro na espectativa de ganhar com a valorização do fundo?

Editado por elkefro
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 horas, Mouro Emprestado disse:

2.º problema. O ouro não tem nada a ver com commodities. É que não tem nada a ver.

Pensa no ouro como se fosse uma moeda, tipo teres um depósito à ordem em USD ou CHF. O Ouro é a mesma coisa (ou quase).

Pois! E nesse caso, será totalmente diferente. Assim, esta hipótese está fora de questão.

Já falei sobre isso. Os fundos e ETFs de acções em empresas que mineram ouro têm um comportamento bem diferente do comportamento do ouro.

Nota que não há fundos de ouro, porque de acordo com as regras europeias, um fundo (ou ETF!) não pode estar exposto a um único activo.

Assim, para investir em ouro, normalmente usa-se um ETC (cujas regras são mais relaxadas). Excepto na Suiça, que permitem que os ETFs invistam apenas em ouro. 

Para todos os efeitos, em substância, ETC = ETF.

Outra hipótese fora de questão.

Já te deram alternativas para o ouro, é veres se vale a pena teres uma exposição de 15% ao ouro.

Sim, já tenho algumas alternativas e já está escolhido um possivel "candidato". Obrigado a todos pelas sugestões!

Na minha carteira acho que o Ouro faz sentido para fazer face a eventuais períodos de inflação futuros. (que penso que irão existir nos próximos tempos). Como tem fraca correlação com as acções torna-se interessante para a diversificação da carteira e minimização do risco.

Em relação aos 15% de peso na carteira, sinceramente não sei, acho que só com o tempo é que poderei ver o comportamento da carteira como um todo!

Mas penso que está equilibrada para começar: 45% acções + 30% Obrigações + 10% Imobiliário + 15% Ouro

Quanto mais simulações faço (e quanto mais leio acerca do assunto), mais me convenço que não valerá a pena inventar muito face a uma carteira deste estilo.

E como tenho aprendido na vida, a melhor maneira para aprender é fazer. :)  Por isso, o meu principal objectivo é começar e ir estudando, aprendendo e (espero) melhorando.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como disse anteriormente penso que a minha carteira está equilibrada: 45% acções + 30% Obrigações + 10% Imobiliário + 15% Ouro

Claro que será para ir "ajustando" ao longo do tempo, na altura dos rebalanceamentos, conforme os mercados e as suas "tendências".

Andei por estes dias a fazer algumas simulações de outros tipos de carteiras com a minha "futura" carteira.  ?

Em baixo está a comparação entre a minha carteira (portfolio 1) com uma Portfólio Permanence (portfolio 2) e outra David Swensen Lazy Portfolio (portfolio 3)

Inv. Inicial: 10.000

Reforços Anuais: 2.000

https://www.portfoliovisualizer.com/backtest-portfolio#analysisResults

Para a minha carteira: 45% acções + 30% Obrigações + 10% Imobiliário + 15% Ouro usei os mesmos ETF's usados no PP + VNQ para o imobiliário

image.thumb.png.a13758b65dc02539cf52598c311a0069.png

Tendo obtido estes resultados:

image.thumb.png.6016d0cf700d609def9dd5e9da354a64.png

image.thumb.png.c805a68949694769b6ea78c559a87fd1.png

Claro que com os ETF's que estou a pensar usar actualmente na minha carteira, será diferente. Mas para ver o comportamento das diferentes carteiras acho que já dá para ter uma idéia!

Espero estar a fazer as simulações como deve ser :) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 1/11/2019 at 12:02 PM, elkefro said:

Obrigado!

Sendo assim, o capital que tenha na DeGiro aplicado em Money Market Fund sofre as oscilações do fundo, podendo eventualmente valorizar.

Desta forma, vamos imaginar que tenho 1k ou 2k que não quero aplicar pois estão destinados a algo daqui a um mês ou dois, será razoável transferir para a DeGiro na espectativa de ganhar com a valorização do fundo?

Normalmente sim mas neste momento como as taxas de juro estao tao baixas é praticamente indiferente ou até contra produtivo. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico