Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

há 18 horas, Mouro Emprestado disse:

Não se consegue ver.

Os ETF's que encontrei para obrigações longo prazo foram estes. Infelizmente têm activos sob gestão no valor de ~ 60M.

Long-Term Bond    
    BEST Lyxor Euromts 10-15Y Investment Grade (DR) UCITS ETF - C-EUR (EUR) TEM TEM LU1650489385
    INVEST MULTI UN.LUX-L.EU.15+Y I.G.DR U.ETF-ACC MTF
    LU1287023268
    Citação

E não agrada porquê, já agora?

Não acreditas nas obrigações soberanas alemãs, holandesas, finlandesas? 

Não agrada por ficar concentrado apenas numa área geográfica. Confesso que não tenho conhecimento para formular uma opinião informada sobre o assunto, daí querer diversificar.

As obrigações longo prazo interessam-me como activos descorrelacionados de forma a "amenizar" a volatilidade. No "Bogleheads" não são muito de acordo com esta teria, colocando em causa tanto o All Weather como o Permanent Portfolio!

Alguém construiu algum destes porfólios? Que ETF's utilizou para as obrigações?

Excluindo as Obrigações de Longo Prazo (e a descorrelação que procurava), poderei utilizar um ETF Global de Obrigações como o DBX II GLOBAL SOVERGN EUR 1C (DBZB). Aí abordaria o clássico 60/40, sendo que o drawdown é superior ao dos 2 portfólios em cima mencionados.

Muito obrigado pela ajuda!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

As obrigações devem servir para estabilizar o portfolio da volatilidade dos investimentos mais arriscados.

Ao expor a parte fixa do portfolio a uma taxa de cambio variável, na minha opinião esse estabilizador perde-se.

Faria sentido provavelmente se não tivessemos a trabalhar numa moeda de reserva, mas sendo o Euro a segunda maior moeda de reserva do mundo (podendo ser a primeira se alguns problemas estruturais forem resolvidos - mais uma vez, na minha opinião), não faz sentido aumentar o risco do portfolio, quando a maior probabilidade é o Euro subir vs as outras moedas do mundo.

Editado por IceMan1910
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 3 horas, In. Fin. disse:

Os ETF's que encontrei para obrigações longo prazo foram estes. Infelizmente têm activos sob gestão no valor de ~ 60M.

Long-Term Bond    
    BEST Lyxor Euromts 10-15Y Investment Grade (DR) UCITS ETF - C-EUR (EUR) TEM TEM LU1650489385
    INVEST MULTI UN.LUX-L.EU.15+Y I.G.DR U.ETF-ACC MTF
    LU1287023268

2 boas (não excelentes, porque não as há infelizmente) apostas-

Sendo que no 2.º caso as obrigações têm uma duração superior ao 1.º.

Não agrada por ficar concentrado apenas numa área geográfica. Confesso que não tenho conhecimento para formular uma opinião informada sobre o assunto, daí querer diversificar.

É assim. No dia que existir um ETF de treasuries a longo-prazo com hedge cambial para o Euro, é o dia que eu diversificarei. Sem dúvida alguma, porque me agradaria ter treasuries de longo-prazo mas sem efeito cambial! Ou obrigações soberanas da suiça ou do Japão também com Hedge Cambial (acho que nem sem Hedge ah ah).

Até lá, acho que não faz sentido, por causa do efeito monetário.

Se calhar não tenho razão, mas cada um com as suas manias eheheheh

As obrigações longo prazo interessam-me como activos descorrelacionados de forma a "amenizar" a volatilidade. No "Bogleheads" não são muito de acordo com esta teria, colocando em causa tanto o All Weather como o Permanent Portfolio!

O Bogleheads é bom para ir aprendendo muita teoria (que acho totalmente desnecessária e quiçá contraproducente para investir, mas como sou da área económica, acaba por funcionar como um hobby, onde se perde tempo e provavelmente dinheiro ahahaha).

Não quer dizer que concorde em tudo com eles.

E nisso, não concordo. O Portfolio Permanente é um tipo de carteira muito boa. Não é excelente, mas é muito boa. Tal como é uma carteira 60/40.

O que é excelente? Ir poupando (muito) para ir investindo. Se depois a valorização é 5% ou 6%, não é isso que na reforma terá grande impacto (mais uma vez, é pegar num excel e fazer uns cálculos teóricos, não custa nada e provavelmente aprende-se mais conhecimento empírico do que estar a ler o que estranhos - como eu - escrevem nos fóruns)

Alguém construiu algum destes porfólios? Que ETF's utilizou para as obrigações?

Portfolio Permanente, versão Europeia.

Já falei neste tópico muito sobre isso, incluindo uns testes a 10 anos desde meados de 2007 e comparação do mesmo com outro tipo de carteiras de investimento.

Excluindo as Obrigações de Longo Prazo (e a descorrelação que procurava), poderei utilizar um ETF Global de Obrigações como o DBX II GLOBAL SOVERGN EUR 1C (DBZB). Aí abordaria o clássico 60/40, sendo que o drawdown é superior ao dos 2 portfólios em cima mencionados.

Muito obrigado pela ajuda!

Não desgosto, por causa do hedge cambial.

Se tivesse uma carteira 60/40 (ou 50/50 ou 70/30), seria um ideal candidato para mim.

400M de AUM, acumula dividendos e é de replicação física. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Mouro Emprestado disse:

A não ser que tenhas para aí mais de 50k de activos, a minha sugestão seria ter tudo no mesmo sítio. Até para te ires ambientando a negociares ETFs (acho a ferramenta do Invest uma aberração mas enfim, ou sou eu que tenho sempre azar ao negociar o MTF).

Gostava de ter 50k em activos, mas ainda não é esse o caso. :)  Eu também prefiro ter tudo no mesmo sítio. Por isso é que ainda considero o BIG.

Não te fies cegamente naquilo que leste escrito por um estranho na internet. Testa se faz sentido.

Isto aplica-se aos conselhos que eu, enquanto total estranho, estou a dar aqui eh eh eh.

Pelos meus testes posso bem tirar os TIPS. Visto bem, até acho que faz mais sentido.

Esqueci-me no post anterior referir que acho 15% no imobiliário muito.

Se somares às acções, quer dizer que o imobiliário representa 25% do total sobre activos accionistas. Acho que estás a desviar muito da capitalização bolsista dos mercados (lá está, é uma aposta activa :) ).

Pois, também já tinha pensado nisso. Depois de mais algumas simulações cheguei a isto: 45% Acções; 30% Obrigações; 10% de Imobiliário; 15% Ouro

Gold producers não tem nada a ver com Ouro. Compara a performance de ambos entre meados de 2008 a Abril de 2009. O ouro subiu (em contraciclo com as acções) cerca de 30% , já os gold producers (LU0259322260) desvalorizaram 16% (mesmo assim nada mal, as acções mundiais levaram para aí uma desvalorização de 50%).

Exemplo no Degiro de um ETF de ouro: CH0106027193. É cotado em CHF, mas o ouro é como se fosse uma moeda, o ETF estar cotado em CHF, GBP, EUR ou USD é exactamente igual. Podes perder ali uns pintelhos nos câmbios, mas seriamente, acho que se perde mais dinheiro com os ratios bid/asks eehehehehehe.

Ok. Percebi! Esse ETF que falas na DEGIRO até me parece bem. (mais um para a lista dos possiveis, obrigado).

Terá essa pequena desvantagem nos cambios, mas não se pode ter tudo. :) 

Dass, a guarda de títulos ainda é naquela, é igual ao BEST (30 euros anuais nem chega a uma jantar com a Maria na tugalândia nos dias de hoje).

Mas mínimo 25 euros por cada compra e venda? Dass, não sabia!!

Pois, é o grande problema do BIG. Mas vou continuar a procurar. Se encontrar todos os activos para fazer a minha carteira no BIG irei ponderar. (Apenas porque me sinto bastante confortável com este banco e como já tenho conta é só avançar!!

Só uma nota final

Este tópico embora seja sobre ETFs, para mim é bem mais global do que isso.

Onde quero chegar é que pode-se muito bem investir em acções mundiais num ETF como o iShares Core MSCI World como num fundo de investimento índice.

Até há bem pouco tempo, não havia nada disso em Portugal, mas a Fidelity lançou um fundo índice com uns custos anuais de gestão de 0,07% que segue o MSCI World.

Os FI's têm a vantagem do seu valor é sempre o equivalente ao Net Asset Value, pelo que são muito mais práticos porque não temos de andar a gastar tempo a lançar ordens em bolsa, que por vezes não avançam (been there, done that). Quero 5.000 euros exactos de acções mundiais? Pimbas, invisto logo 5.000 num fundo.

Isto nos ETF's não é verdade, porque temos sempre de adquirir múltimos de 1 unidade de participação e nunca temos 5.000 (temos sempre um bocadinho menos). 

Outra vantagem, deixa de se pagar comissões de guarda de títulos.

Desvantagem? Pelo vistos o BEST cobra 1% de comissão de aquisição. Mas se for para 10 anos, esses 1% diluem-se em 0,1% anuais (menos até que os 0,20% do ishares equivalente).

De que falo?

Disto: Fidelity MSCI World Index Fund EUR P Acc - IE00BYX5NX33

Eu não estou de maneira nenhuma "agarrado" aos ETF's, mas pelo que tenho vindo a conhecer, são um produto bastante interessante. E como os FI's costumam ter comissões de gestão altas, não tenho andado a ver.

Mas esse é realmente interessante.

O que sugeres seria a "troca" do ETF  iShares Core MSCI World eventualmente por este fundo, e manter o restante da carteira com ETF's?

Já agora, pelo que li no forum entendi que não utilizas a DEGIRO. Mas qual é a tua opinião?

Eu por um lado tenho algum receio quando penso que numa situação de "crise" nem um balcão tenho para ir (chamem-me velha guarda) :)

Mas por outro lado, a DEGIRO já cá anda desde 2014 e até agora não ouvi nada que activasse as sirenes!!!

E em boa verdade, no geral eles são mais baratos (mesmo com as comissões "escondidas") e é fácil encontrar os ETF's que se adaptem à carteira que tenho pensado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 8 minutos, Edge disse:

Já agora, pelo que li no forum entendi que não utilizas a DEGIRO. Mas qual é a tua opinião?

Tenho sim, conta custody.

A plataforma deles é bem melhor que a do Invest.

Sempre numa perspectiva de diversificação  (e custos mais baixos eh eh) e porque até hoje não li nada sobre falcatruas (a meu ver, o maior risco no investimento, se soubermos minimamente o que fazer e evitarmos investir em tonterias de obrigações seniores de bancos, papel comercial e eteceteras).

há 8 minutos, Edge disse:

Eu por um lado tenho algum receio quando penso que numa situação de "crise" nem um balcão tenho para ir (chamem-me velha guarda) :)

Mas por outro lado, a DEGIRO já cá anda desde 2014 e até agora não ouvi nada que activasse as sirenes!!!

E em boa verdade, no geral eles são mais baratos (mesmo com as comissões "escondidas") e é fácil encontrar os ETF's que se adaptem à carteira que tenho pensado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 03/01/2019 às 22:27, Mouro Emprestado disse:

Para que vais apostar em TIPS? Alguma razão em especial?

Porque "alguém" disse que sim?

Qual o historial?

E tenho 15% de TIPS na minha carteira porque fiz uma adaptação do "David Swensen's lazy portfolio". Este artigo, "Basics of Treasury Inflation Protected Securities Work (TIPS)" explica o TIPS, embora do ponto de vista dos EUA. 

Não tem directamente a haver com os TIPS mas só agora li este artigo que me pareceu interessante "Individual bonds vs a bond fund" da bogleheads. Não é fácil de ler, mas ajuda a compreender a importância do conceito de duração (duration).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, In. Fin. disse:

O David Swensen, para o seu "David Swensen's lazy portfolio" sugere a utilização de obrigações com duração de 5 anos, neste artigo "David Swensen - US Treasury Bonds duration"

Numa altura de taxas de juro muito baixas parece-me que as obrigações de longo prazo são de grande risco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 horas, Mouro Emprestado disse:

Tenho sim, conta custody.

A plataforma deles é bem melhor que a do Invest.

Sempre numa perspectiva de diversificação  (e custos mais baixos eh eh) e porque até hoje não li nada sobre falcatruas (a meu ver, o maior risco no investimento, se soubermos minimamente o que fazer e evitarmos investir em tonterias de obrigações seniores de bancos, papel comercial e eteceteras).

Eu tenho conta basic.

Estive a tentar "criar" outra conta para ser custody, mas não consegui. Tenho de ver melhor isso!

há 16 horas, Edge disse:

Pois, também já tinha pensado nisso. Depois de mais algumas simulações cheguei a isto: 45% Acções; 30% Obrigações; 10% de Imobiliário; 15% Ouro

Para as obrigações, encontrei estes 2 ETF's os 2 no BIG:

Lyxor EuroMTS 15+Y Investment Grade (DR) UCITS ETF C-EUR      Ticket: MTF          LU1287023268           Size: 61 m          FEE: 0,170%           ACC         Physical

Xtrackers Eurozone Government Bond UCITS ETF 1C                        Ticket: XGLE        LU0290355717           Size: 2143 m     FEE: 0,150%           ACC          Physical

O primeiro é o mesmo que o @In. Fin. encontrou.

O que acham?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, pfonseca disse:

O David Swensen, para o seu "David Swensen's lazy portfolio" sugere a utilização de obrigações com duração de 5 anos, neste artigo "David Swensen - US Treasury Bonds duration"

Numa altura de taxas de juro muito baixas parece-me que as obrigações de longo prazo são de grande risco.

Em questão ao curto/médio prazo ou longo prazo para as obrigações, ainda estou a estudar os prós e os contras. Ou seja, ainda não me decidi!

Mas, juntamente com os ETF's de longo prazo que encontrei (mencionados no meu post anterior) também encontrei estes 2 para curto/médio prazo:

Lyxor EuroMTS 1-3Y Investment Grade (DR) UCITS ETF         MTA                   LU1650487413          Size: 761 m                   Fee: 0,170%                     ACC              Physical

iShares Euro Government Bond 3-7yr UCITS ETF (Acc)          CBE7                  IE00B3VTML14          Size: 321 m                   Fee: 0,200%                    ACC               Physical

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    A 05/01/2019 às 11:54, pfonseca disse:

E tenho 15% de TIPS na minha carteira porque fiz uma adaptação do "David Swensen's lazy portfolio". Este artigo, "Basics of Treasury Inflation Protected Securities Work (TIPS)" explica o TIPS, embora do ponto de vista dos EUA. 

É por eu achar que a inflação nos próximos tempos (com uma população nos países desenvolvidos, excepto EUA, com tendência de diminuir) nunca estará muito acima dos 2% daquela que o BCE considera como melhor para a economia, é por isso que não considero as TIPS como relevantes.

A 05/01/2019 às 11:54, pfonseca disse:

Não tem directamente a haver com os TIPS mas só agora li este artigo que me pareceu interessante "Individual bonds vs a bond fund" da bogleheads. Não é fácil de ler, mas ajuda a compreender a importância do conceito de duração (duration).

Yep.

Na carteira do Portfolio Permanente, onde se sugere deter obrigações do tesouro americanas a 30 anos, o Harry Browne defendia que todos os anos se devia comprar as obrigações novas e vender as obrigações antigas, para manter a duração perto dos 30 anos. 

Naturalmente, dentro de um fundo de investimento ou ETF, não temos de fazer isso (dado que é a própria gestora que vai ajustando a carteira para manter a duração pretendida).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 22 horas, Edge disse:

Eu tenho conta basic.

Estive a tentar "criar" outra conta para ser custody, mas não consegui. Tenho de ver melhor isso!

Manda um email para o suporte deles, costumam responder rápido.

há 22 horas, Edge disse:

Para as obrigações, encontrei estes 2 ETF's os 2 no BIG:

Lyxor EuroMTS 15+Y Investment Grade (DR) UCITS ETF C-EUR      Ticket: MTF          LU1287023268           Size: 61 m          FEE: 0,170%           ACC         Physical

Xtrackers Eurozone Government Bond UCITS ETF 1C                        Ticket: XGLE        LU0290355717           Size: 2143 m     FEE: 0,150%           ACC          Physical

O primeiro é o mesmo que o @In. Fin. encontrou.

O que acham?

Penso que o segundo correspondam as obrigações de médio prazo (5 a 7 anos). 

Nota que, para mim, as obrigações de longo-prazo só fazem sentido nas carteiras de risco-paridade (PP, All-weather). Para uma normal carteira 60-40, eu escolheria sempre obrigações de médio-prazo.

há 1 hora, cmns disse:

Bom dia.

O que dizem do CSPX da iShares?

Corresponde a 55-60% do MSCI World. Nuns anos será melhor, noutros pior. No longo-prazo, ninguém sabe.

há 1 hora, cmns disse:

Estou também a analisar o IHI...

A minha ideia seria entrar agora e ir reforçando periodicamente. O que acham? 

Obrigado 

IHI? Isso é marca de turbos dos motores da Subaru...

http://www.ihi-turbo.com/

Talvez com o ISIN, seja mais fácil sabermos a que respeita.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Mouro Emprestado disse:

Penso que o segundo correspondam as obrigações de médio prazo (5 a 7 anos). 

Nota que, para mim, as obrigações de longo-prazo só fazem sentido nas carteiras de risco-paridade (PP, All-weather). Para uma normal carteira 60-40, eu escolheria sempre obrigações de médio-prazo.

Corresponde a 55-60% do MSCI World. Nuns anos será melhor, noutros pior. No longo-prazo, ninguém sabe.

IHI? Isso é marca de turbos dos motores da Subaru...

http://www.ihi-turbo.com/

Talvez com o ISIN, seja mais fácil sabermos a que respeita.

O IHI que indiquei é o iShares U.S. Medical Devices ETF

https://www.ishares.com/us/products/239516/ishares-us-medical-devices-etf

Obg.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

E porquê esse ETF? Achas que no longo-prazo esse sub-sub-sub sector vai ter melhores retornos (com o mesmo risco!) que o MSCI World?

Se achares que sim, investe. Se achares que não, não invistas.

E leste os comentários sobre deter ETFs cotados em bolsas americanas? Se não leste, faz um favor a ti próprio.

Relê este tópico.

Duas vezes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 04/01/2019 às 21:01, Mouro Emprestado disse:

É assim. No dia que existir um ETF de treasuries a longo-prazo com hedge cambial para o Euro, é o dia que eu diversificarei. Sem dúvida alguma, porque me agradaria ter treasuries de longo-prazo mas sem efeito cambial! Ou obrigações soberanas da suiça ou do Japão também com Hedge Cambial (acho que nem sem Hedge ah ah).

Depois de ponderar, confesso que não me sinto confortável com uma alocação de 25% - 40% a obrigações de longo prazo europeias. Como mencionaste, quando (e se) existir o tal ETF, avanço nessa direcção.

Acabei de ler o "Millionaire Expat" e aqui ele aborda as obrigações a longo prazo da seguinte forma:

"Yes, you will find bond ETFs with better historical returns. Long‐term bond market ETFs include bonds with longer‐term maturities. But bonds aren't meant to be big money makers. A short‐term bond market index will beat inflation over time. It's main purpose, however, is to stabilize the portfolio. No matter what happens to bond prices or interest rates, it should beat inflation. It also provides dry powder for the rebalancing process when stocks hit the skids.

That said, you could also select an intermediate bond market index instead of a short‐term index. An intermediate‐term bond market index, such as iShares € Gov't Bond 3– 7 yr Euro ETF (CBE7), will probably earn better returns than the short‐term bond market index. But it will also be more volatile. Whatever you do, don't let historical returns seduce you into buying a long‐term bond market index. When inflation rears its head and when bond prices fall, such an index could lose (when measured against inflation) for many years in a row."

Hallam, Andrew. Millionaire Expat (Kindle Locations 8351-8359). Wiley. Kindle Edition. 

Reforço que se tivesse um ETF diversificado de obrigações a longo prazo, não hesitaria em seguir o All Weather!

A 04/01/2019 às 21:01, Mouro Emprestado disse:

Não desgosto, por causa do hedge cambial.

Se tivesse uma carteira 60/40 (ou 50/50 ou 70/30), seria um ideal candidato para mim.

400M de AUM, acumula dividendos e é de replicação física. 

Muito obrigado pela tua opinião. 

O autor que referi em cima aborda o seguinte portfólio:

image.thumb.png.47408df33dc85c08e1e960e13e051644.png

Este portfólio é de todo idêntico ao que pretendo criar. Resta-me aumentar a alocação ao IWDA (que já possuo) e vender todos os FIGA.

O que me intriga é a utilização de inflation linked bonds. Acabei por não conseguir averiguar a diferença entre Obrigações nominais vs. Obrigações "Inflation Linked" (além de que as últimas estão indexadas à taxa de inflação.)! 

Li também, que as TIPS em caso de deflação, garantem o montante depositado. O mesmo já não sei se acontece com obrigações (inflation-linked) emitidas por outros países.

Ao comparar o Total Bond Market (US) com TIPS [2001 - 2018], verifico que as últimas têm uma correlação superior com o US Mkt (-0.12 vs 0.02), um Max. Drawdown 4x superior (3.99 vs 12.5) e uma rentabilidade ligeiramente superior (4.24% vs 4.71%).

Entre um ETF de Global Inflation Linked Govt Bond e um de Global Government Bond, qual escolheriam e porquê? 

Muito obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Depois de ponderar, confesso que não me sinto confortável com uma alocação de 25% - 40% a obrigações de longo prazo europeias. Como mencionaste, quando (e se) existir o tal ETF, avanço nessa direcção.

Acabei de ler o "Millionaire Expat" e aqui ele aborda as obrigações a longo prazo da seguinte forma:

"Yes, you will find bond ETFs with better historical returns. Long‐term bond market ETFs include bonds with longer‐term maturities. But bonds aren't meant to be big money makers. A short‐term bond market index will beat inflation over time. It's main purpose, however, is to stabilize the portfolio. No matter what happens to bond prices or interest rates, it should beat inflation. It also provides dry powder for the rebalancing process when stocks hit the skids.

That said, you could also select an intermediate bond market index instead of a short‐term index. An intermediate‐term bond market index, such as iShares € Gov't Bond 3– 7 yr Euro ETF (CBE7), will probably earn better returns than the short‐term bond market index. But it will also be more volatile. Whatever you do, don't let historical returns seduce you into buying a long‐term bond market index. When inflation rears its head and when bond prices fall, such an index could lose (when measured against inflation) for many years in a row."

Hallam, Andrew. Millionaire Expat (Kindle Locations 8351-8359). Wiley. Kindle Edition. 

Reforço que se tivesse um ETF diversificado de obrigações a longo prazo, não hesitaria em seguir o All Weather!

Como eu já disse, as obrigações soberanas de longo-prazo só fazem sentido em carteiras de risco-paridade. 

É como o ouro. Só faz sentido em conjunto com outros activos não correlacionados. 

Muito obrigado pela tua opinião. 

O autor que referi em cima aborda o seguinte portfólio:

image.thumb.png.47408df33dc85c08e1e960e13e051644.png

Este portfólio é de todo idêntico ao que pretendo criar. Resta-me aumentar a alocação ao IWDA (que já possuo) e vender todos os FIGA.

O que me intriga é a utilização de inflation linked bonds. Acabei por não conseguir averiguar a diferença entre Obrigações nominais vs. Obrigações "Inflation Linked" (além de que as últimas estão indexadas à taxa de inflação.)! 

Li também, que as TIPS em caso de deflação, garantem o montante depositado. O mesmo já não sei se acontece com obrigações (inflation-linked) emitidas por outros países.

Ao comparar o Total Bond Market (US) com TIPS [2001 - 2018], verifico que as últimas têm uma correlação superior com o US Mkt (-0.12 vs 0.02), um Max. Drawdown 4x superior (3.99 vs 12.5) e uma rentabilidade ligeiramente superior (4.24% vs 4.71%).

Entre um ETF de Global Inflation Linked Govt Bond e um de Global Government Bond, qual escolheriam e porquê? 

Muito obrigado!

Já dei a minha opinião sobre os mercados emergentes e sobre TIPS.

Para uma carteira dessas, escolhia apenas o iShares Core MSCI World e um ETF de obrigações sobernas europeias de médio prazo (5-7 anos).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Balinese Butterfly

Ola a todos. 

Muito obrigada pela vossa discussao - é bastante esclarecedora em certos aspectos!

Tenho  a minha estratégia de investimento em mente mas nao consigo perceber que passos concretos devo dar para a executar.

- o que acontece se compro os ETFs via um banco e esse banco depois entra em falencia? quem tem a custodia da nossa conta de investimento?? 

- algum de voces estaria disponivel para me dar conselhos financeiros personalizados a troco de uma fee? isto é, alguem que via skype me ajudasse a investir e me mostrasse que passos devo dar para rebalancar todos os meses?

Obrigada!!! e bom ano :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 07/01/2019 às 16:31, Visitante Balinese Butterfly disse:

Ola a todos. 

Muito obrigada pela vossa discussao - é bastante esclarecedora em certos aspectos!

Tenho  a minha estratégia de investimento em mente mas nao consigo perceber que passos concretos devo dar para a executar.

- o que acontece se compro os ETFs via um banco e esse banco depois entra em falencia? quem tem a custodia da nossa conta de investimento?? 

- algum de voces estaria disponivel para me dar conselhos financeiros personalizados a troco de uma fee? isto é, alguem que via skype me ajudasse a investir e me mostrasse que passos devo dar para rebalancar todos os meses?

Olá

Aconselhamento financeiro não irei dar posso no entanto transmitir-te informações muito importantes e que não foram abordadas neste forum. 

Caso queiras envia email para :

Finantia.Intelligentia@gmail.com

-----

O motivo pelo qual deixei de postar é que após 10 anos de pesquisa e estudo cheguei á conclusão que o que está nesta thread é apenas parcialmente verdade .

Ou seja eu concordo com a filosofia geral e com a abordagem no entanto em termos práticos e por vários motivos quem quer investir precisa de um conhecimento muito vasto sobre tudo o que envolve o processo bem como sobre os intervenientes do mesmo de forma a ter resultados satisfatórios .

Em relação á informação do porquê tenciono em breve fazer um blog.

MODERADOR 

Eu por engano respondi como guest ,não reparei . Caso possam apagar a resposta para não ser duplicada agradeço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas a todos,

A 06/01/2019 às 13:50, Mouro Emprestado disse:
    A 05/01/2019 às 15:29, Edge disse:

Eu tenho conta basic.

Já mandei email. Realmente foram rápidos na resposta.

E também já consegui abrir a conta Custody.

Após uma comparação de (quase) todas as opções em Portugal, bancos e correctoras, e com este passo decidi-me por investir na carteira de ETF's através da DEGIRO.

Um à parte: Depois desta comparação, fiz um descoberta interessante. O Santander através da plataforma Ebroker passou a ser um forte concorrente para ser usado para investimentos.

Apesar de ter um custo de custódia, as comissões das ordens são relativamente baixas. (mas mesmo assim não se compara à Degiro ou ao Invest).

Mas fiquei admirado porque as comissões deles são mais baixas que no BIG.

Agora, decidida a correctora, passei a procurar os ETF's que preciso para formar a minha carteira, mas (como é óbvio) que estejam disponiveis na DEGIRO.

Nesta minha busca encontrei estes 3 de REIT. (em baixo estão os principais indicadores deles)

SPDR Dow Jones Global Real Estate UCITS ETF SPYJ   IE00B8GF1M35   511 m   0,400%   Distribution   USD Physical
    iShares US Property Yield UCITS ETF IUSP IE00B1FZSF77 602 m   0,400% Distribution   USD Physical
    iShares Developed Markets Property Yield UCITS ETF IWDP IE00B1FZS350 2580 m   0,590% Distribution   USD Physical

Qual a vossa opinião?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá @gustafsson

há 1 hora, gustafsson disse:

O motivo pelo qual deixei de postar é que após 10 anos de pesquisa e estudo cheguei á conclusão que o que está nesta thread é apenas parcialmente verdade .

Ou seja eu concordo com a filosofia geral e com a abordagem no entanto em termos práticos e por vários motivos quem quer investir precisa de um conhecimento muito vasto sobre tudo o que envolve o processo bem como sobre os intervenientes do mesmo de forma a ter resultados satisfatórios .

Em relação á informação do porquê tenciono em breve fazer um blog.

Fiquei curioso por saber mais acerca desta tua opinião, se puderes desenvolver (e quiseres claro :))

Isto porque eu concordo contigo que o que está neste tópico é a filosofia geral, com a qual eu também concordo

Mas não concordo com a parte de ser "parcialmente verdade". Penso que, como forúm que é, as informações aqui são opiniões e experiências de várias pessoas com contextos diferentes e que, na minha opinião, fica claro que tem de existir busca de informação por outras vias.

Ou seja, "nada" do que está aqui ou noutros forúms deverá ser entendido como uma espécie de "biblia" dos investimentos, porque o que funciona para uns não quer dizer que funcione para outros, mesmo quando se tenta replicar com a máxima perfeição possivel.

Claro, isto não deixa de ser apenas a minha opinião. E também por isso, gostava que desses mais informações sobre isso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Edge disse:

Olá @gustafsson

Fiquei curioso por saber mais acerca desta tua opinião, se puderes desenvolver (e quiseres claro :))

Isto porque eu concordo contigo que o que está neste tópico é a filosofia geral, com a qual eu também concordo

Mas não concordo com a parte de ser "parcialmente verdade". Penso que, como forúm que é, as informações aqui são opiniões e experiências de várias pessoas com contextos diferentes e que, na minha opinião, fica claro que tem de existir busca de informação por outras vias.

Ou seja, "nada" do que está aqui ou noutros forúms deverá ser entendido como uma espécie de "biblia" dos investimentos, porque o que funciona para uns não quer dizer que funcione para outros, mesmo quando se tenta replicar com a máxima perfeição possivel.

Claro, isto não deixa de ser apenas a minha opinião. E também por isso, gostava que desses mais informações sobre isso.

Parcialmente verdade porque certamente reparaste que com o tempo os users vão vendo que muitas coisas não funcionam da mesma forma e as pessoas começaram a apresentar alternativas , no entanto as coisas ainda vão mais longe em vários sentidos e é isso que pretendo explicar quando tiver tempo.

Portanto o faça isto e fique rico simplesmente não funciona a não ser que se  tenha efectivamente um conhecimento global de tudo. 

Podes tentar encontrar uma forma gramatical mais adequada mas de certa forma tu mesmo já referiste que são opiniões e experiências , ensinamentos têm que ser validados na minha perspectiva .

Infelizmente para explicar e acima de tudo VALIDAR os pontos iria demorar algum tempo daí o facto de querer fazer o blog

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, gustafsson disse:

Parcialmente verdade porque certamente reparaste que com o tempo os users vão vendo que muitas coisas não funcionam da mesma forma e as pessoas começaram a apresentar alternativas , no entanto as coisas ainda vão mais longe em vários sentidos e é isso que pretendo explicar quando tiver tempo.

Portanto o faça isto e fique rico simplesmente não funciona a não ser que se  tenha efectivamente um conhecimento global de tudo. 

Podes tentar encontrar uma forma gramatical mais adequada mas de certa forma tu mesmo já referiste que são opiniões e experiências , ensinamentos têm que ser validados na minha perspectiva .

Infelizmente para explicar e acima de tudo VALIDAR os pontos iria demorar algum tempo daí o facto de querer fazer o blog

Ok! Compreendo!

Ficarei então à espera do blog! Depois partilha por aqui para podermos ir ver!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    A 07/01/2019 às 17:31, Visitante Balinese Butterfly disse:

Ola a todos. 

Os activos serão sempre teus, nunca do banco, porque existe uma clara segregação entre os activos do banco e os activos dos utilizadores (não é a mesma coisa dos depósitos, em que aí sim fazem parte do Balanço).

Naturalmente, podem existir falcatruas (a única certeza da vida é a morte).

Por isso existe, tal como para os depósitos, uma salvaguarda até 25.000 para os casos em que claramente existiu uma apropriação indevida dos fundos dos investidores (à semelhança dos 100k para os depósitos).

Nota que quer no caso do BES, quer no do BANIF, nunca se ouviu falar em ninguém que tenha ficado a arder pelos bancos serem meros custodiantes de investimentos.

A 07/01/2019 às 17:31, Visitante Balinese Butterfly disse:

Aconselhamento financeiro desse tipo só com com quem está autorizado junto da CMVM. Atenção a isso!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 hora, Edge disse:

Agora, decidida a correctora, passei a procurar os ETF's que preciso para formar a minha carteira, mas (como é óbvio) que estejam disponiveis na DEGIRO.

Nesta minha busca encontrei estes 3 de REIT. (em baixo estão os principais indicadores deles)

SPDR Dow Jones Global Real Estate UCITS ETF SPYJ   IE00B8GF1M35   511 m   0,400%   Distribution   USD Physical
    iShares US Property Yield UCITS ETF IUSP IE00B1FZSF77 602 m   0,400% Distribution   USD Physical
    iShares Developed Markets Property Yield UCITS ETF IWDP IE00B1FZS350 2580 m   0,590% Distribution   USD Physical

Qual a vossa opinião?

Já comparaste esses ETFs com FI's? É que esses ETFs distribuem dividendos, o que não é nada eficiente.
    Em alternativa, tens também este ETF na Degiro: LU1437018838

Editado por Mouro Emprestado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico