Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

há 2 horas, Mouro Emprestado disse:

Eu quando penso em saldos, penso em 40 ou 50% de desconto.

O SP500 já voltou aos 1800 pontos?

Saldos dessas magnitudes só os tivemos aí umas 10 vezes em 100 anos...para estarmos à espera apenas dessas liquidações seria preciso primeiro termos sido batizados de Mathusalem. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Boa noite,

Tendo em conta a baixa atual do mercado, que ETFs considerariam para rebalancear a minha carteira, que atualmente é apenas composta pelo IWDA?

Dado a grande queda das tecnologias, seria de aproveitar um ETF neste setor? 

Sugestões?

Obrigado :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 23 horas, Ricardo2028 disse:

Boa noite,

Tendo em conta a baixa atual do mercado, que ETFs considerariam para rebalancear a minha carteira, que atualmente é apenas composta pelo IWDA?

Dado a grande queda das tecnologias, seria de aproveitar um ETF neste setor? 

Sugestões?

Obrigado :)

Sim, claro.

Se o sector das tecnologias vale, em capitalização bolsista mundial (representado pelo índice MSCI World), 10%, então faz todo sentido adquirir um ETF de empresas tecnológicas para que o peso desse sector na tua carteira represente 20%.

Isto, claro, se souberes mais que o "mercado" (o tal que só dá 10%).

E quem falta no sector tecnológico, fala noutro sector qualquer.

Agora mais a sério.

Acreditas que o mercado accionista é eficiente e que o peso de cada sector representa a procura e a oferta entre todos os agentes económicos? Se sim, não te metas nisso de apostar em sectores específicos. Escolhe o ETF plain vanilla (MSCI World) e aproveita o teu tempo para outras coisas.

Se não acreditares, então vais estar a fazer uma aposta activa. Tens 50% de probabilidade de correr bem. E 50% de correr mal. Mais que isto ninguém te consegue dizer. 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Mouro Emprestado disse:

Sim, claro.

Se o sector das tecnologias vale, em capitalização bolsista mundial (representado pelo índice MSCI World), 10%, então faz todo sentido adquirir um ETF de empresas tecnológicas para que o peso desse sector na tua carteira represente 20%.

Isto, claro, se souberes mais que o "mercado" (o tal que só dá 10%).

E quem falta no sector tecnológico, fala noutro sector qualquer.

Agora mais a sério.

Acreditas que o mercado accionista é eficiente e que o peso de cada sector representa a procura e a oferta entre todos os agentes económicos? Se sim, não te metas nisso de apostar em sectores específicos. Escolhe o ETF plain vanilla (MSCI World) e aproveita o teu tempo para outras coisas.

Se não acreditares, então vais estar a fazer uma aposta activa. Tens 50% de probabilidade de correr bem. E 50% de correr mal. Mais que isto ninguém te consegue dizer. 

Obrigado pela partilha! 

Concordo, acho que vou reforçar o IWDA... 

Dado o valor investido ser baixo, penso que ainda não se justifica o balanceamento com um etf de obrigações... 

Mas no que diz respeito ao ppr, apesar de poder desequilibrar a carteira, penso que possa ser uma boa aposta, devido aos benefícios fiscais. 

Concordas? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite,

Deparei-me com esta notícia: https://banyanhill.com/exclusives/70-stock-market-crash-to-strike-august-1-economist-warns/

Será desta que o mercado vai cair? Dei por mim a pensar se retirava tudo o que tenho em ETFs e acções para evitar perder dinheiro. Lá está, o emocional a vir mexer com o racional do buy and hold. 

Vou deixar estar, e caso a queda venha fico uns bons anos a lamentar até o mercado voltar ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 4 horas, Conrad Hart disse:

Alguém leu este artigo sobre os perigos dos Fundos de Indices? Em que medida poderá afectar os mesmos ETF's?

E em quê que isso é diferente se as acções das empresas fossem detidas por fundos (ou ETF's!!!!!!) que não são índices? 

Por exemplo, se não existissem fundos-index, nem ETF's de gestão activa.

Isto é, só existiam FIGA's e ETF de Gestão Activa, mas o seu valor em termos de AUM era o mesmo que existe hoje distribuído entre FI's-index, ETF-GP, ETF-GA e FIGA's.

O problema seria exactamente o mesmo.

Portanto, dizer que esse problema existe por causa dos index-funds ou ETF's é totalmente falso.

Quanto muito, hoje em dia há é cada vez menos pessoas a investir directamente em acções. Sendo um jogo de soma-nula, é normal que cada vez mais as pessoas invistam directamente no índice, dado que vão obter um resultado igual ao índice, deduzido dos (reduzidos) custos dos Index-Fund ou ETFs.

Aliás, convenhamos, qual o poder que 500.000 pequenos accionistas têm na Apple? Quanto muito, a transferência desse poder individual para uma casa de investimento colectiva poderá fazer com que a gerência das empresas passe a ser alvo de maior escrutínio. Se calhar isso é mau para o CFO ou CEO que não poderá mais andar a passear no jacto da empresa ou torrar milhões em p**** e vinho verde :-)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Um membro deste fórum fez neste tópico uns cálculos relativos ao peso que a TER tem ao longo dos anos num portefólio. Até verificou que os primeiros cálculos estavam errados e depois corrigiu. Alguém me consegue apontar a página deste tópico com isso? Estou farto de procurar e não encontro ?

Ou então podem-me esclarecer relativo ao cálculo do TER. Imaginem que invisto 20k com um TER de 1%. Ao fim de um ano o valor do investimento caiu para 10k.

Quando é que as taxas são pagas? São pagas sobre os 20k ou os 10k?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Estás a falar sobre os custos de gestão?
    São cobrados em função do AUM (assets under management).
    Logo, se um ETF tem uma desvalorização de 50%, o valor absoluto dos custos de gestão cai também para metade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Mouro Emprestado disse:

Estás a falar sobre os custos de gestão?
    São cobrados em função do AUM (assets under management).
    Logo, se um ETF tem uma desvalorização de 50%, o valor absoluto dos custos de gestão cai também para metade.

Isso mesmo. Como são cobrados esse valores?  

Editado por Patrone
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 34 minutos, Mouro Emprestado disse:

São cobrados directamente ao fundo.

Tal como nos fundos de investimento, PPR's, etc.

Então essa cobrança é apenas reflectida no NAV do fundo ao longo do tempo?

Por exemplo se eu comprei um etf que distribui dividendos, eu recebo esses dividendos na totalidade? ou será descontada a % relativa aos custos de gestão?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 hora, Patrone disse:

Então essa cobrança é apenas reflectida no NAV do fundo ao longo do tempo?

Sim.

há 1 hora, Patrone disse:

Por exemplo se eu comprei um etf que distribui dividendos, eu recebo esses dividendos na totalidade? ou será descontada a % relativa aos custos de gestão?

Não. Levas com retenção na fonte e, eventualmente, comissões do teu broker.
    Por isso ETFs que distribuem dividendos são bastante ineficientes de um ponto de vista fiscal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 38 minutos, Mouro Emprestado disse:

Sim.

Não. Levas com retenção na fonte e, eventualmente, comissões do teu broker.
    Por isso ETFs que distribuem dividendos são bastante ineficientes de um ponto de vista fiscal.

Sim mas eu referia-me apenas à parte dos custos de gestão. Então num fundo que distribui dividendos onde vão buscar o dinheiro para pagar os custos de gestão?

Se eu investi um valor para comprar 10 ações (esquecendo comissões do broker etc.) esse valor é o valor exacto para comprar as 10 ações. Se depois os dividendos me são distribuídos na totalidade (esquecendo mais uma vez as comissões do broker e retenção na fonte etc.) não estou a ver de onde vem o dinheiro para pagar ao fundo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Errrrr, what?
    Tens um ETF ou Fundo que tem um AUM de EUR 1b.

O custo de gestão é de 0,10% ao ano (EUR 1m).

A dividend yeld é de 2% (EUR 20m)
    Depois dos dividendos serem distribuídos, o AUM baixa para EUR 980m (mantendo-se ceteris paribus o valor de cada UP). E, naturalmente, o custo de gestão passa a ser de EUR 980k.

Não estou a perceber a questão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O gestor do fundo recebe o dinheiro de todos os investidores nesse fundo. Dependendo dos objetivos do fundo (tipos de ativos em que investe, benchmark que segue,...) o gestor vai decidir em que ativos vai colocar os fundos disponíveis. Independentemente das Acções, obrigações, ... que decida comprar e em que quantidade ele vai deixar sempre um remanescente não investido (em caixa/dinheiro) para fazer face a necessidades várias. Nem tudo o que recebe é investido (se bem que quanto mais tiver por investir mais dificil será aproximar-se da performance do benchmark). O gestor tem sempre fundos para se fazer pagar das comissões a que haja lugar. Pode faltar dinheiro para muita coisa mas nunca faltará para pagar ao gestor - já que é por ele que passa todo o dinheiro e é ele que decide o que fazer com ele...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, Mouro Emprestado disse:

Errrrr, what?
    Tens um ETF ou Fundo que tem um AUM de EUR 1b.

O custo de gestão é de 0,10% ao ano (EUR 1m).

A dividend yeld é de 2% (EUR 20m)
    Depois dos dividendos serem distribuídos, o AUM baixa para EUR 980m (mantendo-se ceteris paribus o valor de cada UP). E, naturalmente, o custo de gestão passa a ser de EUR 980k.

Não estou a perceber a questão.

A minha questão é precisamente de onde sai esse EUR 1m do custo de gestão..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 46 minutos, Mouro Emprestado disse:

Mas já respondi acima, directamente do valor total dos activos do fundo/etf (AUM).

Continuo sem perceber onde está a dúvida.

eu percebi que o custo de gestão é calculado com base nos AUM. Mas se o capital do fundo está todo investido nos ativos (ações ou o que for) com que dinheiro são pagos os custos de gestão?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 11 horas, Patrone disse:

eu percebi que o custo de gestão é calculado com base nos AUM. Mas se o capital do fundo está todo investido nos ativos (ações ou o que for) com que dinheiro são pagos os custos de gestão?

Ahhh.

Não, não funciona assim.

O gestor nunca tem 100% dos activos investidos em acções (ou obrigações, etc.). Existe sempre uma pequeníssima parte em liquidez, para fazer face às despesas correntes, bem como para fazer face a eventuais resgates que façam diminuir o valor dos activos sobre gestão.

No Morningstar, dentro de cada fundo ou ETF, tem lá essa informação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 horas, Visitante sinbad disse:

O gestor do fundo recebe o dinheiro de todos os investidores nesse fundo. Dependendo dos objetivos do fundo (tipos de ativos em que investe, benchmark que segue,...) o gestor vai decidir em que ativos vai colocar os fundos disponíveis. Independentemente das Acções, obrigações, ... que decida comprar e em que quantidade ele vai deixar sempre um remanescente não investido (em caixa/dinheiro) para fazer face a necessidades várias. Nem tudo o que recebe é investido (se bem que quanto mais tiver por investir mais dificil será aproximar-se da performance do benchmark). O gestor tem sempre fundos para se fazer pagar das comissões a que haja lugar. Pode faltar dinheiro para muita coisa mas nunca faltará para pagar ao gestor - já que é por ele que passa todo o dinheiro e é ele que decide o que fazer com ele...

há 1 hora, Mouro Emprestado disse:

Ahhh.

Não, não funciona assim.

O gestor nunca tem 100% dos activos investidos em acções (ou obrigações, etc.). Existe sempre uma pequeníssima parte em liquidez, para fazer face às despesas correntes, bem como para fazer face a eventuais resgates que façam diminuir o valor dos activos sobre gestão.

No Morningstar, dentro de cada fundo ou ETF, tem lá essa informação.

Era isso mesmo. Já percebi. Realmente pensei que o valor era directamente investido nos activos. Então quer dizer que eu como investidor não tenho uma subscrição directa para com as acções que compro mas sim com o fundo.

Editado por Patrone
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Patrone disse:

Era isso mesmo. Já percebi. Realmente pensei que o valor era directamente investido nos activos. Então quer dizer que eu como investidor não tenho uma subscrição directa para com as acções que compro mas sim com o fundo.

Exatamente. Tu investes comprando Unidades de Participação do Fundo que são representativas do que faça parte do fundo a cada momento (o Fundo, por sua vez, tem lá dentro Acções e Obrigações diversas, liquidez,...). 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico