Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

A 23/08/2018 às 19:17, CDCD disse:

A minha carteira actual de ETFs.

IfEhdMy.png

Pessoalmente eu revia ligeiramente a tua carteira . Segundo a minha análise tens aí uns travões , pesquisa. Atenção não acho má. Concordo com o principio geral.

A 30 anos será seguramente lucrativa

Eu não vou partilhar a minha mas pesquisei exaustivamente por isso te dou a sugestão.

Concordo com o inicio da página e o principio geral é válido mas devem ter muito cuidado , usem o vosso espírito critico e de analise e comparem bem as opções.

Hoje chego á conclusão que estão lá não erros mas coisas que se podem fazer muito melhor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

A 15/09/2018 às 00:32, gustafsson disse:

Dist  ??  Vais pagar dividendos anuais?

Eu neste momento sigo outro tipo de Portfolio , em relação aos PPR , em breve (em principio) irá aparecer uma alternativa melhor 2019 segundo dizem

UM PPR  fundo imobiliário será transferivel para o novo produto ? Pessoalmente não investiria neste momento sem ter a certeza

Como deves imaginar isso da % de obrig  é relativo , usa o teu bom senso 

Obrigado pela resposta ?

A descrição do ETF de Acções está errada queria referir-me ao IWDA.

Quanto ao tema dos PPR pelo que percebi indica que não é um bom momento para entrar porque está previsto aparecer um produto alternativo em 2019 com melhores condições é isso? Já agora que tipo de produto é?

Cumprimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Numa óptica de investimento entre 10 a 15 anos, compensa mais investir num PPR como o Alves Ribeiro do Banco Invest ou numa carteira diversificada de ETF's?

Este PPR tem uma rentabilidade atractiva, mas custos elevados de gestão. No entanto, a partir do 8° Ano tem-se um beneficio fiscal bastante atractivo que poderá compensar.

Qual é a vossa opinião?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, Conrad Hart disse:

Numa óptica de investimento entre 10 a 15 anos, compensa mais investir num PPR como o Alves Ribeiro do Banco Invest ou numa carteira diversificada de ETF's?

Este PPR tem uma rentabilidade atractiva, mas custos elevados de gestão. No entanto, a partir do 8° Ano tem-se um beneficio fiscal bastante atractivo que poderá compensar.

Qual é a vossa opinião?

Ninguém sabe se daqui a 10 a 15 anos qual das duas opções terá alcançado os melhores resultados. Numa optica de diversificação se calhar o melhor será ter os dois, quanto ao resto só pode olhar para os históricos, comparar as condições actuais (daqui a uns anos a fiscalidade já pode ser outra) e baseado nisto fazer as suas apostas, esperando com optimismo acertar no vencedor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Afonso 80

Encontrei há pouco este ETF de Obrigações Soberanas Europeias com qualidade creditícia AAA e AA. Só investe em obrigações da Alemanha, França, Holanda, Áustria e Finlândia (sendo que as alemães compõem metade do ETF).

Lyxor EuroMTS Highest Rated Macro-Weighted Government Bond DR UCITS ETF C-EUR

ISIN LU1287023342

Tem um TER de 0,17% , um tamanho médio (411 milhões) e é recente (21 de Julho de 2016).

Que tal vos parece para investimento a longo prazo,?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    A 01/10/2018 às 14:11, Ricardo2028 disse:

Boa tarde,

Têm alguma recomendação de um bom ETF de obrigações diversificadas, para aplicação numa ótica de balanceamento junto com o IWDA?

Obrigado

Bom dia, alguma sugestão? :)

A ideia seria aplicar 28% nesse ETF... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 5 horas, Ricardo2028 disse:

Tens uma boa dica no post anterior:  

Lyxor EuroMTS Highest Rated Macro-Weighted Government Bond DR UCITS ETF C-EUR

ISIN LU1287023342

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, já tive oportunidade de ver e parece ser uma boa aposta, mas são obrigações exclusivamente da Europa (centro-norte). 

A pergunta seria no sentido de perceber se existe alguma opção a nível mundial, com acumulação de rendimentos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 6 horas, Ricardo2028 disse:

Sim, já tive oportunidade de ver e parece ser uma boa aposta, mas são obrigações exclusivamente da Europa (centro-norte). 

A pergunta seria no sentido de perceber se existe alguma opção a nível mundial, com acumulação de rendimentos...

Tens noção do risco da moeda, sobre obrigações emitidas noutras moedas, certo?

Por exemplo: tens uma posição que vale 100 euros, ao câmbio de 1. Entretanto a moeda estrangeira desvaloriza 10% (nada de especial diga-se), então a obrigação passa a valer apenas 90.

O contrário também é verdade, mas numa carteira, a parte das obrigações deve corresponder à parte "menos volátil".

Nota que o que digo acima não se aplica às acções mundiais. Porque as acções são emitidas por empresas que, normalmente, têm negócio mundial. Ora, as treasuries americanas não são afectadas  (na maior parte) pelo par EUR/USD.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 01/10/2018 às 14:11, Ricardo2028 disse:

Têm alguma recomendação de um bom ETF de obrigações diversificadas, para aplicação numa ótica de balanceamento junto com o IWDA?

aqui a sugestão do Mouro Emprestado. Aqui o meu comentário. E ainda aqui uma sugestão do Virtua para fundos de investimento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 12/10/2018 às 07:44, Ricardo2028 disse:

Eu já tive este o db x-trackers II Barclays Global Aggregate  - LU0942970798.

Agora tenho outros 2:

Amundi ETF Govt Bond EuroMTS Broad Investment Grade 10-15 UCITS ETF 18MW - FR0010754143 - 13%

iShares USD TIPS UCITS ETF IUST - IE00B1FZSC47 - 13%

Numa carteira onde ainda tenho

db x-trackers FTSE EPRA/NAREIT  - LU0489337690 - 12%

iShares Core S&P 500 UCITS ETF - IE00B5BMR087 - 27%

SPDR MSCI Europe UCITS ETF - IE00BKWQ0Q14 - 35%
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 14/10/2018 às 17:50, Max_Filas disse:

Eu já tive este o db x-trackers II Barclays Global Aggregate  - LU0942970798.

Agora tenho outros 2:

Amundi ETF Govt Bond EuroMTS Broad Investment Grade 10-15 UCITS ETF 18MW - FR0010754143 - 13%

iShares USD TIPS UCITS ETF IUST - IE00B1FZSC47 - 13%

Numa carteira onde ainda tenho

db x-trackers FTSE EPRA/NAREIT  - LU0489337690 - 12%

iShares Core S&P 500 UCITS ETF - IE00B5BMR087 - 27%

SPDR MSCI Europe UCITS ETF - IE00BKWQ0Q14 - 35%

Obrigado Moura, Max, e PFonseca pelas respostas. 

Estou um pouco reticente em investir num ETF de obrigações, uma vez que se calhar o valor que tenho em mente não justifica (o valor que tenho no Iwda é baixo ainda)... 

Por exemplo acham que é uma boa opção investir apenas 1000€, por exemplo? É que a variação destes ETFs parece tão baixa que ganhos ou perdas parecem irrelevantes com baixos valores, não? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Ricardo2028 disse:

Estou um pouco reticente em investir num ETF de obrigações, uma vez que se calhar o valor que tenho em mente não justifica (o valor que tenho no Iwda é baixo ainda)...  

Tudo depende do nível de risco que pretendes com a tua carteira. Nesta tabela, da bogleheads "risk tolerance", podes ter uma ideia do nível de risco de um carteira de acções e obrigações. São valores históricos, não quer dizer que se repitam no futuro, mas acho que é uma boa base. De uma maneira geral, menor risco corresponde a um retorno menor.

Mais sobre risco e tolerância ao risco (bogleheads):

Risk and return: an introduction

Risk and return: application

Risk tolerance

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, pfonseca disse:

Tudo depende do nível de risco que pretendes com a tua carteira. Nesta tabela, da bogleheads "risk tolerance", podes ter uma ideia do nível de risco de um carteira de acções e obrigações. São valores históricos, não quer dizer que se repitam no futuro, mas acho que é uma boa base. De uma maneira geral, menor risco corresponde a um retorno menor.

Mais sobre risco e tolerância ao risco (bogleheads):

Risk and return: an introduction

Risk and return: application

Risk tolerance

Certo, e também segundo a bogleheads, existe uma filosofia de investir percentagem igual à idade em obrigações, ajustando anualmente. 

A mim agrada-me esta teoria, mas a dúvida é se valerá a pena estar a investir apenas 1000€, por exemplo, tendo em conta que as variações das obrigações são baixas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 17/10/2018 às 00:20, Max_Filas disse:

Alguém usa ETFs de Commodities?

E ETFs de Obrigações Corporate Globais de acumulação? 

Boas

Encontrei este de obrigações:

Bonds Corporate ISIN FR0010737544, WKN LYX0EE

E de Commodities, podem dizer quais estão a usar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico