Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

há 17 horas, Patrone disse:

A minha ideia era também investir agora em ETF's de acumulação mas no futuro quando já tiver uma carteira considerável, tipo daqui a 20-30 anos, talvez considerasse usufruir dos dividendos. Há alguma forma de fazer isto sem levar uma machadada em impostos? 

Que eu saiba, não.

há 17 horas, Patrone disse:

Quais são os ETFs mais low cost para investir no s&p 500 que se consegue em Portugal neste momento?

Só verificando a disponibilidade nas corretoras. O único problema é a documentação não estar em português.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

há 15 horas, pfonseca disse:

Que eu saiba, não.

Só verificando a disponibilidade nas corretoras. O único problema é a documentação não estar em português.

H6SQbfK.jpg

É possível comprar algum destes por exemplo? Na Degiro obriga-me a meter dinheiro para poder ver o que quer que seja.

Já agora qual a razão da fama do SPY se tem quase o dobro da expense ratio da vanguard?

Editado por Patrone
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 minuto, Patrone disse:

H6SQbfK.jpg

É possível comprar algum destes por exemplo? Na Degiro obriga-me a meter dinheiro para poder ver o que quer que seja.

Já agora qual a razão da fama do SPY se tem quase o dobro da expense ratio da vanguard?

Se não estou em erro, o SPY foi o primeiro ETF que foi criado.

É vero que é o dobro do expense ratio, mas estamos a falar de cagajéssimos. Se estivessemos a falar de 2% vs 4%, aí sim faria diferença...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

O que acham do Banco Carregosa para investimento em ETFs? 

Segundo o Observador, é a opção mais vantajosa em bancos físicos nacionais: https://observador.pt/especiais/comissoes-bolsa-reduza-os-seus-custos-20-euros-ano/

Parece-me melhor que o Best, Invest, Big que normalmente são recomendados, não?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, pfonseca disse:

Não, nenhum deles está disponível da Degiro.

recomendas alguma alternativa?

acham que vão traduzir os documentos em breve ou vai ser algo para durar?

Na vanguard quando meto estes filtros não tem resultados nenhuns. Se em vez de ETF's colocar Index Funds já aparecem alguns (imagem em baixo)

1.PNG.ab2295e202c1fdf1453c8076395755b4.PNG

2.PNG.719f833bb119c0289f0079187d168942.PNG

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 21/07/2018 às 16:39, Patrone disse:

recomendas alguma alternativa?

aqui ETF do SP500 no justETF, Vê aqui um comentário do gustafsson.

O iShares Core S&P 500 UCITS ETF (Acc) IE00B5BMR087 está disponível na Degiro.

Editado por pfonseca
    acrescentei a disponibilidade do Ishares na Degiro
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 22/07/2018 às 06:32, pfonseca disse:

aqui ETF do SP500 no justETF, Vê aqui um comentário do gustafsson.

O iShares Core S&P 500 UCITS ETF (Acc) IE00B5BMR087 está disponível na Degiro.

esse ETF por exemplo é em dolares logo fico sujeito à conversão da moeda na compra e na venda certo?

A sigla "UCITS" signifca apenas que o fundo é sediado na Europa ou tem mais alguma implicação?

Editado por Patrone
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, Patrone disse:

esse ETF por exemplo é em dolares logo fico sujeito à conversão da moeda na compra e na venda certo?

aqui a minha resposta a uma questão semelhante.  Observando no justETF, no listing, dependendo do ticket do ETF podes transaccionar o ETF em EUR, USD, e GBP. Mas a moeda base é USD.

há 12 horas, Patrone disse:

A sigla "UCITS" signifca apenas que o fundo é sediado na Europa ou tem mais alguma implicação?

Tens aqui uma explicação do justETF, em inglês.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    A 30/07/2018 às 12:43, pfonseca disse:

aqui a minha resposta a uma questão semelhante.  Observando no justETF, no listing, dependendo do ticket do ETF podes transaccionar o ETF em EUR, USD, e GBP. Mas a moeda base é USD.

Tens aqui uma explicação do justETF, em inglês.

Obrigado pfonseca. Podes partilhar o teu portfólio?

Outra dúvida, escolhido o ETF que considerações devo ter ao escolher a bolsa em que vou comprar? A liquidez do ativo é dependente da bolsa em que está a ser negociado certo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 10/08/2018 às 21:24, Patrone disse:

Obrigado pfonseca. Podes partilhar o teu portfólio?

aqui, na pag. 3 do "Como é o vosso portfólio e qual é a vossa idade". Aqui partilhei uma carteira fícticia, semelhante à minha.

A 10/08/2018 às 21:24, Patrone disse:

Outra dúvida, escolhido o ETF que considerações devo ter ao escolher a bolsa em que vou comprar? A liquidez do ativo é dependente da bolsa em que está a ser negociado certo?

aqui uma resposta sobre a liquidez de um ETF e lê também os 3 comentários a seguir a esse.

Editado por pfonseca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, xgoldpt disse:

... não tens/incluis acções emergentes. Alguma razão em específico ?

A minha carteira é uma adaptação da carteira do David Swensen, que, na versão mais recente, tem 10% de acções dos mercados emergentes. Não incluí os mercados emergentes apenas para simplificar a minha carteira (menos ETF), mas planeio acrescentá-los mais tarde.

Aqui está uma análise da carteira pela portfólio charts (carteira com fundos dos EUA)

Editado por pfonseca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    • 2 weeks later...

Grande tombo nos últimos dias... a única coisa que tenho positiva são as msci world e cyber security, que não compensam o total sequer.

Como é que anda a vossa carteira?

@Cardoso24 achas que é o fim do bull ou apenas uma depressão passageira devido à Turquia, Venezuela, etc ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, CDCD disse:

Grande tombo nos últimos dias... a única coisa que tenho positiva são as msci world e cyber security, que não compensam o total sequer.

Como é que anda a vossa carteira?

@Cardoso24 achas que é o fim do bull ou apenas uma depressão passageira devido à Turquia, Venezuela, etc ?

Vou apenas pronunciar-me sobre uma parte pra evitar mal entendido ou induzir em erro (nesta fase).

No caso da tua carteira de ETFs, esta altura e dependendo dos critérios que definiste inicialmente, deveria ser aproveitada para reforçar.

Respondo com isto, eu gosto de volatilidade ;) 

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 19/07/2018 às 08:02, pfonseca disse:

Que eu saiba, não.

Hoje consegui comprar na Degiro o IWDA (IE00B4L5Y983) que não tem a documentação em pt e não tive custos nenhuns. Apesar de não aparecer nos ETF gratuitos na aplicação aparece na lista que está no site.

Para encontrar pela aplicação é só tirar o certo de produtos populares. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 7/2/2018 at 4:18 PM, gustafsson said:

Já fiz aqui um post  sobre isso , ao eleger menos volatilidade existe um corte na rendibilidade , no mesmo periodo de 2007 até 2018 , um portolio só de accões (existem vários)

Vanguard 500  8.09%

Vanguard total stock ETF 8.34%

Etc.

Existem drawdonws elevados sim , mas são escolhas que cada um tem que fazer em função da sua personalidade e situação financeira.

Acho mais lógico investir por exemplo 80% accoes e no caso das obrigações optar por PPRs nacionais de  estrategia defensiva/moderada

que  investem uma grande parte em obrigações e temos a vantagem de ser só taxados a 8% .

Não investi em ETFs de Obrigações , REIT etc precisamente por isso se vamos ser taxados a 28 e a rendibilidade vai ser igual...

80-20 Parece me razoavel para um prazo a 25-30 anos

11 anos é pouco , agora se forem comparar a 25-40  anos um Portfolio só de accões contra o que escolheste , estes 3-4-5% de diferença aumentam a rendibilidade de forma impressionante.

--------

Se pudesses responder 

Como sabes muita gente não tem ETFs americanos mas recordo que no caso do BEST(tradingpro)  das primeiras coisas que tens lá e podes preencher é o impresso do ADT....

Se puderes ser mais concreto e explicar exactamente a diferença seria optimo.

Se bem entendo , ter as UPs dos  ETFs numa conta normal do banco BEST protege o investidor e usando a plataforma existe um risco enorme.

Ora embora possa ser verdade gostava de entender a lógica até porque seria gravissimo para o Banco se não informa-se os clientes das diferenças .

Estamos a falar de má fé e desonestidade , neste tipo de trabalho , omitir é tão grave como mentir.Era importante esclarecer este assunto

Obrigado

Obrigado pela partilha ?

De facto os PPR parecem-me uma boa alternativa aos ETFs de Obrigações.

Já agora alguma sugestão para quem invista num portfolio simples baseado em 80% Acções ( iShares MSCI World Dist ) / 20% Obrigações - convém que esse PPR invista puramente em Obrigações certo?

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 12/09/2018 às 11:31, jppg disse:

Obrigado pela partilha ?

De facto os PPR parecem-me uma boa alternativa aos ETFs de Obrigações.

Já agora alguma sugestão para quem invista num portfolio simples baseado em 80% Acções ( iShares MSCI World Dist ) / 20% Obrigações - convém que esse PPR invista puramente em Obrigações certo?

Cumprimentos

Dist  ??  Vais pagar dividendos anuais?

Eu neste momento sigo outro tipo de Portfolio , em relação aos PPR , em breve (em principio) irá aparecer uma alternativa melhor 2019 segundo dizem

UM PPR  fundo imobiliário será transferivel para o novo produto ? Pessoalmente não investiria neste momento sem ter a certeza

Como deves imaginar isso da % de obrig  é relativo , usa o teu bom senso 

Editado por gustafsson
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico