Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Boa tarde,

após ter iniciado esta estratégia em Abril através da plataforma Gobulling Pro e de ter percorrido este tópico algumas vezes, continuo com problemas a nível fiscal.

Sei que tem sido um tópico muitas vezes discutido, mas continuo a não estar inteiramente esclarecido. Já pedi por telefone e presencialmente (hoje) à GoBulling para preencher o protocolo W-8BEN e eles dizem que não o podem fazer.

Entretanto tenho assistido aos dividendos que recebo a serem taxados a 55%, uma loucura e o montante já começa a acumular valores razoáveis.

A somar a isto, tenho pensado ultimamente em investir em ETFs indexados ao setor financeiro e obrigações, o que se iria traduzir num acréscimo substancial de dividendos.

Queria saber quais as vossas sugestões para contornar este problema (se existir solução possível). Alguma destas alternativas é possível?

- Deixo a Gobulling e adiro a uma plataforma nacional que celebre o acordo W-8BEN?

- Abro conta no IB, onde pelo que percebi é possível preencher o formulário quando abrimos a conta?

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Boa tarde

A informação de que disponho do best é que o acordo de dupla tributação só está dísponivel para os mercados americanos e que só é possível no best, através do BES, não sendo necessário o preenchimento de nenhum impresso, ou seja é feito de forma automática com a abertura de conta, no entanto no caso da plataforma BTP o acordo já não é possível de ser praticado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Daniel Ribeiro

Caro Salvador,

Sigo o seu post á poucos dias, mas fiquei bastante interessado em todo o seu assunto.

Sou COMPLETAMENTE LEIGO na matéria, mas tenho bastante fé neste investimento.

Estou sinceramente inclinado para o investimento passivo a longo prazo neste tipo de fundo (ETF).

Para um investimento de 10.000€ acha que devo seguir o seu portefólio ou consegue ajudar-me num mais pequeno?

Tenho algumas dúvidas:

Quando é que se recebe os dividendos, e de que forma são capitailizados?

Como não tenho conta nos EUA, devo trabalhar atravês do BTP, certo?

A taxa a pagar ao estado em 2013 será na ordem dos 28%, certo? Mesmo apartir do BTP ou será de 30%+28%?

Ontem fiz o download do BTP, realizei as ordem de compra para o seu fundo, mas hoje mesmo é que me apercebi que a versão Demo é de 20 dias logo para aplicações a longo prazo a demontração não serve para nada certo?

Se me puder ajudar ficaria bastante grato,

Cumprimentos,

Daniel Ribeiro

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou bastante interessando em começar um portefólio ETF (focado mais em Ações), mas continuo com algumas questões, aqui estão para já 2:

Devido ao tamanho do mercado americano creio que o melhor será em investir em ETF cotados em NY do que na Europa (Paris/Londres/Frankfurt etc.) concordam?

Que corretora (internacional) recomendam SÓ para negociar ETFs? Tenciono mexer talvez umas 2x ou 3x por ano para re-balanceamento.

Thanks

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ola a todos,

agradecia se alguem me indicasse se existe um limite maximo (em termos de montante) para subscricao de Planos Poupanca Reforma? E estou a referir-me a limite em termos globais, ou seja se ha um limite para a soma total de todos os PPRs que subscrevo em um so ano?

Muito obrigado,

Colina

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Limites não tens...o limite que há, refere-se a dedução à colecta:

PPR (Planos Poupança Reforma)PPR inferior a 35 anos - 20% do valor aplicado com o limite de 400 euros;

• PPR de 35 a 50 anos - 20% do valor aplicado com o limite de 350 euros;
    • PPR superior a 50 anos - 20% do valor aplicado com o limite de 300 euros.;

• Nota: não são dedutíveis as importâncias relativas às aplicações efetuadas após a data da passagem à reforma.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se não te importas, poderias colocar uma short list desses livros "que valem a pena e não são tempo perdido"? Gosto de ler, e se isso significar um aumento de fontes de rendimento ao final do mês eu agradeço! :)

salvador_, também gostava de ter a lista dos melhores livros para me "cultivar".

Já agora, viram esta notícia?

http://community.nasdaq.com/News/2012-10/vanguards-index-changes-could-hamper-bdcs.aspx?storyid=179165

Se a Vanguard realmente seguir para a frente com a alteração do ETF Vanguard MSCI Emerging Markets ETF (NYSE: VWO ), significa que temos de vender as parte que possuímos ou a transferência é de alguma forma automática?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Salvador_

Boa tarde,

após ter iniciado esta estratégia em Abril através da plataforma Gobulling Pro e de ter percorrido este tópico algumas vezes, continuo com problemas a nível fiscal.

Sei que tem sido um tópico muitas vezes discutido, mas continuo a não estar inteiramente esclarecido. Já pedi por telefone e presencialmente (hoje) à GoBulling para preencher o protocolo W-8BEN e eles dizem que não o podem fazer.

Entretanto tenho assistido aos dividendos que recebo a serem taxados a 55%, uma loucura e o montante já começa a acumular valores razoáveis.

A somar a isto, tenho pensado ultimamente em investir em ETFs indexados ao setor financeiro e obrigações, o que se iria traduzir num acréscimo substancial de dividendos.

Queria saber quais as vossas sugestões para contornar este problema (se existir solução possível). Alguma destas alternativas é possível?

- Deixo a Gobulling e adiro a uma plataforma nacional que celebre o acordo W-8BEN?

- Abro conta no IB, onde pelo que percebi é possível preencher o formulário quando abrimos a conta?

Cumprimentos

Isso é uma barbaridade.

Sinceramente eu já nao tenho conta em corretoras portuguesas há algum tempo, mas lembro-me que antes havia assinatura do W8Ben salvo erro.

Sinceramente, muda de corretora.

A IB é chata apra alguns que não negoceiem tanto porque cobra 10 dólares por mes por inactividade. No entanto, tive conhecimento recentemente da TD Ameritrade uma corretora americana, que as comissões de transacção são de 7,95 dólares, no entanto ... numa lista de mais de 130 ETF's as transacções são gratuitas!!!

A sorte, é q praticamente todos os ETFs aqui estão lá listados e são portanto grátis de comissões. Pode ser portanto uma alternativa.

Quanto aos dividendos a serem taxados a 55%, tenta falar com eles na impossibilidade do W8BEN o que é que se pode fazer para contornar isso visto que não devias estar a pagar isso mas no max os 25% actuais, seja atraves da diminuição da retenção da fonte ou posteriormente através de um crédito fiscal em sede de IRS como dedução, não sei como isso está a funcionar.

Quanto ao facto do porque de se conseguir histórico para lá da data que alguns ETF's foram criados, está explicado no tópico mas eu repito. Foram utilizados os históricos dos fundos de investimento que já existiam bem antes. A versão ETF pode ser recente, mas o seu congénere fundo de investimento já existiria há muito tempo. Portanto foram usados esses históricos até à data da criação do ETF em questão.

Quanto ao valor do risco, é simplesmente o desvio padrão dos retornos do portfolio. Assim como o drawdown máximo é a distancia do peak-to-valley da curva de capital.

BL, corretora americana parece-me agora a TD Ameritrade dado que oferece os trades de borla para ETFs. Penso que a Charles Schwab também oferece trades em ETF's mas axo que menos.

Xcite, não não precisas de mexer, é tudo automático. O que acontece é que o benchmark deles vai ser alterado, pelo que vao apssar a comprar de acordo com a fórmula do novo índice e fazer as alocações devidas. Tudo isso se passa internamente e não precisas de fazer nada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A mim acontece-me o mesmo que acontece ao Lovelock. Cobram-me "à cabeça" pelos dividendos das minhas posições 30%:

btp.png

por cima destes 30% ainda tenha que declarar mais valias em pt, +25%, totalizando os 55% que o Lovelock indica.

Uso o BestTradingPro.

Se mudar de corretora para uma dessas recomendadas isto nao acontece? é isso?..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Salvador_

Não.

Estão a cobrarvos bem então.

Ou seja, cobram ai 30% e não teem mais qualquer responsabilidade face ao Estado. Os dividendos são taxados autonomamente, pelo que no que toca a esse caso, não precisam fazer mais nada.

Mais valias é diferente e não diz respeito ao "rendimento" mas sim a mais valias face a' diferença entre o preço de venda e compra > 0.

Contudo, mesmo assim, penso que ao haver crédito fiscal, conseguem ir buscar ai uns 5-10% do valor de que foi taxado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isso é uma barbaridade.

Sinceramente eu já nao tenho conta em corretoras portuguesas há algum tempo, mas lembro-me que antes havia assinatura do W8Ben salvo erro.

Sinceramente, muda de corretora.

A IB é chata apra alguns que não negoceiem tanto porque cobra 10 dólares por mes por inactividade. No entanto, tive conhecimento recentemente da TD Ameritrade uma corretora americana, que as comissões de transacção são de 7,95 dólares, no entanto ... numa lista de mais de 130 ETF's as transacções são gratuitas!!!

A sorte, é q praticamente todos os ETFs aqui estão lá listados e são portanto grátis de comissões. Pode ser portanto uma alternativa.

Quanto aos dividendos a serem taxados a 55%, tenta falar com eles na impossibilidade do W8BEN o que é que se pode fazer para contornar isso visto que não devias estar a pagar isso mas no max os 25% actuais, seja atraves da diminuição da retenção da fonte ou posteriormente através de um crédito fiscal em sede de IRS como dedução, não sei como isso está a funcionar.

Boa tarde,

hoje liguei para o Banco Best para saber se com eles era possível aplicar o acordo W-8BEN e eles confirmaram que sim.

No entanto, após adicionar os custos de transferência dos títulos para a instituição, a comissão de custódia e principalmente a comissão sobre os dividendos (2% + IVA, mínimo de €2,5), seria um acto pouco inteligente passar para este banco.

Posto isto, analisei o TD Ameritrade e parece-me muito atractivo. Responderam-me aos e-mails em menos de 5 minutos. Relativamente às comissões:

"We do not charge any monthly, annual, custodial, maintenance, inactivity or low equity fees to our accounts. There are some miscellaneous fees which would show up only if your account activity warrants it.  Those fees are published on this site. Here is a link: http://www.tdameritrade.com/ratesfees.html"

Adicionalmente, existe uma promoção em que não se pagam fees de transação durante os primeiros 60 dias após abrir conta:

"Correct, there are no charges or fees for trading stocks or ETF's in the first 60 days (up to a maximum of 500 trades)"

Relativamente à amaldiçoada dúvida de taxação dos dividendos, ele não tinha muita informação, no entanto:

"You will need to complete an application and IRS form W-8BEN, and mail those to us."

Já estive a analisar a publicação 515 do IRS americano e realmente existe um acordo que atenua o tax withholding para 15% sobre os dividendos (pág. 42 coluna nº 6 linha Portugal). Ainda tenho algumas dúvidas se esta taxa não pode ser deduzida em sede de IRS nacional, mas pelo meu entendimento pagaríamos no máximo 40% de imposto e nunca 55%.

Resumindo, a nível fiscal é uma boa escolha, a nível de produtos também, as comissões de compra inexistentes no início são óptimas para quem pensa em comprar e manter, fazendo poucas transações. Parece-me que se depositarem 25.000$ na abertura de conta eles oferecem 100$.

All and all, obrigado Salvador!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Lovelock

Penso que o que o Salvador quis dizer no seu post é que todo o imposto que pagas sobre os dividendos são os 30% que são taxados na plataforma BTP, não há lugar a mais impostos sobre os dividendos, a taxa dos 25% não se aplica sobre este valor ou melhor provavelmente está incluída nos 30% (não sei o suficiente sobre o assunto), penso que o dividendo tem um tratamento fiscal "idêntico" ao dos juros dos depósitos a prazo...

Pelo contrário no caso de teres mais valias decorrentes da venda dos ETFS serás taxado a 25% ou a taxa em vigor...

Mas corrijam-me por favor se estou a ver mal a coisa...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Salvador_

Boa tarde,

hoje liguei para o Banco Best para saber se com eles era possível aplicar o acordo W-8BEN e eles confirmaram que sim.

No entanto, após adicionar os custos de transferência dos títulos para a instituição, a comissão de custódia e principalmente a comissão sobre os dividendos (2% + IVA, mínimo de €2,5), seria um acto pouco inteligente passar para este banco.

Posto isto, analisei o TD Ameritrade e parece-me muito atractivo. Responderam-me aos e-mails em menos de 5 minutos. Relativamente às comissões:

"We do not charge any monthly, annual, custodial, maintenance, inactivity or low equity fees to our accounts. There are some miscellaneous fees which would show up only if your account activity warrants it.  Those fees are published on this site. Here is a link: http://www.tdameritrade.com/ratesfees.html"

Adicionalmente, existe uma promoção em que não se pagam fees de transação durante os primeiros 60 dias após abrir conta:

"Correct, there are no charges or fees for trading stocks or ETF's in the first 60 days (up to a maximum of 500 trades)"

Relativamente à amaldiçoada dúvida de taxação dos dividendos, ele não tinha muita informação, no entanto:

"You will need to complete an application and IRS form W-8BEN, and mail those to us."

Já estive a analisar a publicação 515 do IRS americano e realmente existe um acordo que atenua o tax withholding para 15% sobre os dividendos (pág. 42 coluna nº 6 linha Portugal). Ainda tenho algumas dúvidas se esta taxa não pode ser deduzida em sede de IRS nacional, mas pelo meu entendimento pagaríamos no máximo 40% de imposto e nunca 55%.

Resumindo, a nível fiscal é uma boa escolha, a nível de produtos também, as comissões de compra inexistentes no início são óptimas para quem pensa em comprar e manter, fazendo poucas transações. Parece-me que se depositarem 25.000$ na abertura de conta eles oferecem 100$.

All and all, obrigado Salvador!

No BEST tens essas comissões todas na versão WEB.

Ao usares a versão PRO que é a mesma plataforma que a Gobulling... essas comissões desaparecem :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Salvador_

Lovelock

Penso que o que o Salvador quis dizer no seu post é que todo o imposto que pagas sobre os dividendos são os 30% que são taxados na plataforma BTP, não há lugar a mais impostos sobre os dividendos, a taxa dos 25% não se aplica sobre este valor ou melhor provavelmente está incluída nos 30% (não sei o suficiente sobre o assunto), penso que o dividendo tem um tratamento fiscal "idêntico" ao dos juros dos depósitos a prazo...

Pelo contrário no caso de teres mais valias decorrentes da venda dos ETFS serás taxado a 25% ou a taxa em vigor...

Mas corrijam-me por favor se estou a ver mal a coisa...

Sim é isso.

Quanto ao TD Ameritrade durante 60 dias ou o q é eles dão-te bónuis para transacção, no entanto os ETF's listados são para SEMPRE. Portanto, pode compensar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem, nesse caso o Sr. do Best com quem falei explicou-se muitíssimo mal.

Parece-me que o Best é a melhor plataforma Portuguesa para implementar esta estratégia (aplica o W-8BEN), no entanto a plataforma americana consegue ainda ser melhor pois evita-se o pagamento de comissões de transacção.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem, nesse caso o Sr. do Best com quem falei explicou-se muitíssimo mal.

Parece-me que o Best é a melhor plataforma Portuguesa para implementar esta estratégia (aplica o W-8BEN), no entanto a plataforma americana consegue ainda ser melhor pois evita-se o pagamento de comissões de transacção.

boa noite

será então o unico inconveniente a colocação das nossas poupanças numa correctora estrangeira (?) sem termos contacto com o tradicional balcão que dá ao menos emocionalmente, alguma segurança.

cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

hoje ligaram-me e aproveitei para falar nisto dos impostos. O que compreendi foi:

* O W8BEN é preenchido por nós na altura do preenchimento do IRS. Devemos ir entregar esse formulário às finanças. Para preenchê-lo devemos tomar por base a carta do banco que descreve as mais valias desse ano.

* Se houve dupla tributação, as finanças devolvem o valor duplamente tributado;

* É valido para os dividendos também.

Nao tomem estas informações como verdadeiras, confirmem. Só escrevi o que me disseram.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia

então qual a diferença no pagamento de taxas de uma carteira de ETF's como esta para uma carteira de Fundos obrigacionistas?

Disseram-me que a de fundos tipo PIMCO só paga os 25% na fonte e depois de descontos uma carteira destas pode dar 8% ao ano no longo prazo liquidos.

Considerando uma carteira de ETF's que dê 10% ao ano depois das taxas pelo que tenho percebido podem ir aos 40% então a rentabilidade liquida será 6%.

Devo estar a ver esta questão erradamente.

O que sabem disto?

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vejo muita gente a utilizar o Banco Best para colocar em prática esta estratégia. Porque não consideram o Banco Big? Parecem-me ser sempre muito atenciosos e dedicados ao cliente. Já enviei email a perguntar se comercializavam todos os ETF's aqui descritos e a resposta foi positiva. Eu estava a pensar utilizar precisamente este banco, que vos parece?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu estou a planear usar ETFs (agora ando de volta dos detalhes da coisas - e aí é que a coisas se complica :P).

Em relação ao BIG o problema a meu ver é que pagas pela guarda de títulos, uns 6 ou 7 euros por trimestre. Para um pequeno investidor é dinheiro!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico