Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Obrigações EDP

diogo_duarte

Recommended Posts

De uma forma ou doutra, aquilo que o JR Jordão afirmou sobre o investimento em obrigações apenas compensar para investidores com mais posses, aplica-se ainda mais nestes casos dos leilões de obrigações de grandes empresas, em que se espera que a procura exceda largamente a oferta!

Ou entao para pessoas com veia de jogador, que arrisquem dar ordens de subscricao diversas vezes acima do montante que tem capacidade para (e contam vir a) adquirir, ja' contando com um determinado rateio. O site da CMVM costuma disponibilizar actualizacoes do volume da procura, mas mesmo assim ha' um risco consideravel.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Conheces algum? Acho que as condicoes sao bastante semelhantes nos restantes.

Alem disso, o numero de bancos que dao acesso a estas ofertas publicas de subscricao costuma ser bastante limitado. A compra posterior no mercado secundario e' que ja' pode ser feita em um maior numero de bancos.

Pois, realmente não sei a que bancos está limitado esta oferta. Era bom que desse no Invest, que nunca leva comissões de guarda, mas sendo um banco tão pequeno não me parece. O BiG é capaz de dar. Penso que as comissões iriam ser pelo menos mais baixas, já que é o BEST é o mais careiro nas obrigações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois, realmente não sei a que bancos está limitado esta oferta. Era bom que desse no Invest, que nunca leva comissões de guarda, mas sendo um banco tão pequeno não me parece. O BiG é capaz de dar. Penso que as comissões iriam ser pelo menos mais baixas, já que é o BEST é o mais careiro nas obrigações.

Segundo o prospecto (página 4), BPI, BCP, Barclays, ActivoBank e BES(T).

Creio que o BiG não costuma dar acesso a este tipo de ofertas. E o custo de guarda de títulos é igual ao do BEST, como podes ver no preçário. A diferença é que o BiG isenta desse custo os títulos da selecção online. A aquisição de quaisquer outros títulos implica o pagamento dos tais 6€+IVA trimestrais. Onde o BiG é de facto menos careiro é no custo de subscrição, aplicável à compra em mercado secundário e não às ofertas públicas de subscrição como a que está a ser discutida neste tópico.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só uma correção - mesmo sem contar com outros títulos/ações, não podes dizer que essas contam são por cada 1000€ - são para 1000€ apenas.

Se o cliente comprar 2 obrigações, o peso do custo da custódia de títulos cai para metade por cada obrigação - o cliente fica com cerca de metade dos juros...

Se conseguir comprar 10, já são os impostos que têm a fatia de leão sobre o corte que os juros vão sofrer...

Esse é mesmo o pior caso possível (mas se houver muita procura e necessidade de rateio, é aquele em que algumas pessoas poderão ficar, sim).

Sim, 100% de acordo, bem observado. O "por cada 1000€" que usei não se aplica à custódia mas apenas aos custos percentuais.

Não sei se a generalidade das pessoas tem presente o custo de custódia.

Mas para quem não tem já uma carteira de títulos num banco, é um custo que reforça a importância de ver bem as contas quando se pensa em iniciar um investimento. 30 €/ano não é um valor menor (e é apenas para pagar "o parqueamento" dos títulos no banco).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

ainda bem que vi este forum antes.

estava a pensar meter 1000 ou 2000 euros nas obrigações edp.

mas não me apetece andar a sustentar bancos.

podia comprar "através" dos meus pais que têm acções e talvez nao pagassem mais pela custódia dos titulos.

mas sendo assim acho que vou meter em certificados do tesouro... lol

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Com 3000 já consegue comprar obrigações em mercado secundário, em bancos onde não levam custódias.

De qualquer forma, cuidado com os CTs, cujo nível de risco não é tão pequeno como algumas pessoas julgam. 10 anos é muito tempo, e nunca se sabe se ainda acabaremos a dar perdões da dívida que os apanhem.

É claro que se pode sempre resgatar antecipadamente, mas isso ia comer na rentabilidade, já que nos primeiros anos a taxa é baixa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...

Se foi mau ou nao só se apura fazendo as conta às comissoes levadas e à rentabilidade líquida.

Agora poderia ter sido melhor, esperando por as comprar em mercado secundàrio. Náo só poderia beneficiar de um preço de compra inferior a 100%, como ainda poderia fazê-lo por um banco que levasse menos comissoes (Big).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em relacao 'a fama de "careiro" (merecida) do Best, queria so' comentar que, pode ter sido coincidencia mas as 2 vezes que pedi precos do mesmo titulo ao Best e ao BiG, o Best ofereceu-me um preco 1,5% a 2% abaixo, o que facilmente compensou os custos mais elevados. Parece-me haver uma maior capacidade de negociacao por parte do Best, talvez devido a um maior volume de negocios.

Moral da historia: comparem!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O maior problema do BEST são as comissões de custódia. Para quem já tiver qualquer coisa que implique o seu pagamento, ou o seu investimento seja de uma dimensão muito razoável, as maiores comissões de subscrição mais as de custódia tornam-no mesmo mais caro. Só mesmo vendo caso a caso (e já agora comparando com o Invest, que também consegue cotações abaixo das do BiG, embora seja mais uma ordem que pode ou não ser satisfeita.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O título que adquiri não faz parte da selecção online do BiG, portanto estaria sujeito ao mesmo montante de custódia.

Assim sendo, é simples fazer uma comparação básica.

Para um investimento de 5000 EUR, no BiG consigo adquirir (5000 EUR - 30 EUR) / 82% = 6061 EUR nominais.

No Best consigo adquirir (5000 EUR - 100 EUR) / 79,14% = 6192 EUR nominais.

Nota: Omiti os juros decorridos, pois não me parece que tenham impacto nesta comparação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É possível que isso tenha também a ver com a tendência das cotações. Como expliquei noutro tópico, os "pacotes" de obrigações disponíveis no BiG têm um atraso face às cotações no momento. Logo no Invest (e presumo que através do PFA do BEST seja algo semelhante), as cotações que se conseguem por telefone eram inferiores às do BiG, quando se estava num dia de descidas, e superior quando a tendência do dia era de subidas.

Penso que quanto menor a liquidez das obrigações em causa, maior poderá ser o desfazamento que se observa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites