Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

  • Sign in to follow this  
    Guest Nii

    Herança de um tio

    Recommended Posts

    Guest Nii

    Boa tarde,

    Gostava de ser esclarecida num assunto à qual sou alheia. Tenho um tio ( marido irmã da minha mãe ) que tem algum dinheiro no banco. Um tanto a prazo e outro a poupança. O que acontece é que ele não tem filhos e a minha tia também já faleceu. A questão é que foram eles que me criaram basicamente e sempre me trataram como uma filha. Como ele já está a ficar bastante debilitado no banco aconselharam-no a colocar alguém como 2º titular da conta. E então ele pediu-me para ser eu e quando morresse eu ficava com aquela conta.

    A minha duvida é que eu creio que ele não fez testamento nenhum. E vivos da parte dele só tem uma irmã e sobrinhos. O que quero saber é a que parte do dinheiro eu tenho direito. Porque um supor , eu sou titular da conta, não faz muito sentido à morte dele o dinheiro ir todo para a irmã. Porque eu poderia ter andado a depositar lá dinheiro meu .

    Alguém me sabe responder que direitos tenho eu sendo a 2ª titular da conta ?

    Muito obrigada

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    pauloaguia

    Por defeito assume-se que numa conta conjunta o dinheiro pertence aos titulares em partes iguais - metade de um e metade do outro. Ou seja, se o teu tio falecer antes de ti, metade do dinheiro seria considerado teu, a outra metade entra para a herança, a dividir pelos herdeiros.

    Ele pode deixar-te o dinheiro dessa conta em testamento, aí já ficaria tudo para ti. Mas se faleceres tu antes do teu tio, ele perde metade do dinheiro para os teus herdeiros.

    É possível que não seja assim se se conseguir provar, por exemplo, que foi só um dos titulares que entrou com dinheiro para a conta. Mas se ele levar 10 anos a falecer, querem andar com 10 anos de extratos bancários às costas para provar que é tudo dele?

    Porque não coloca ele a irmã (tua mae) como segundo titular? E deixa-te o dinheiro da conta em testamento e depois vocês entendem-se as duas.

    Já agora, assumindo que ele não tem ascendentes nem descendentes e que não volta a casa entretanto, a herança é dividida em partes iguais pelos irmãos vivos ou falecidos mas que ainda tenham descendentes vivos (depois de descontadas as disposição feitas em testamento, naturalmente).

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    Guest Nii

    Ola Paulo,

    Desde já, muito obrigada pela resposta. Não me devo ter expressado bem mas a minha mãe é irmã da falecida mulher dele. Ou seja , a minha mãe é cunhada dele. Por isso não importa ser eu ou a minha mãe na conta. Eu lancei esta questão porque me disseram que caso ele morra a irmã dele é que tem direito ao dinheiro todo. O que eu não acho lógico porque eu sendo titular tenho lá dinheiro depositado por mim. :S

    Quanto ao testamento eu sempre lhe falei mas não acredito que ele o vá fazer. as pessoas antigas acreditam mais na palavra do que na lei . Só que eu sei que um dia que ele morra vai cair tudo em cima de mim !

    Obrigada ;)

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    pauloaguia

    Expressaste-te bem, eu é que li mal :P

    Então é verdade - se ele não tem descendentes nem ascendentes vivos, a irmã é a herdeira natural. Para caber alguma coisa a outros só por testamento.

    A questão de se assumir que a conta é metade de cada titular continua válida... Mas a irmã pode tentar pedir os extratos para confirmar se não foi ele que meteu o dinheiro todo lá...

    Mais seguro é ele deixar testamento mesmo... Lê-lhe o Código Civil, a partir do artigo 2024º, está lá tudo ;)

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites

    Join the conversation

    You are posting as a guest. If you have an account, sign in now to post with your account.
    Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

    Guest
    Reply to this topic...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

    Sign in to follow this  

    ×
    ×
    • Create New...
    FinancasPessoais.pt

    Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

    Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

    Não mostrar mais esta caixa