Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Banco Finantia

tiagos

Recommended Posts

Visitante Margarida Couto

Tenho sido alertada por outras instituições bancárias sobre as taxas de juros praticadas pelo Financia, referem que segundo o Artigo 165.º , Depósitos excluídos da garantia:

<<g) Os depósitos relativamente aos quais o titular tenha injustificadamente obtido da instituição de crédito, a título individual, taxas ou outras vantagens financeiras que tenham contribuído para agravar a situação financeira da instituição de crédito.>>

Acham que é de considerar este alerta?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 105
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• ruicarlov

16

• daniel__

9

• rcgomes

9

Eu penso que não.

A palavra chave aqui é injustificada. Sendo uma promoção que eles apregoam aos 4 ventos, penso que é bem justificada.

Nunca tínhamos aqui discutido este ponto, que poderá ser bem polémico!

Não sei o que pretende o legislador dizer por "forma injustificada" e a "título individual"...o banco (ou algum seu funcionário) "enganar-se" e atribuir uma taxa fora do preçário oficial?

então, desse ponto de vista, poderia alegar-se muitas vezes essa prerrogativa, sempre que a taxa é negociada directamente com um balcão (ex. Privat Bank do Porto, já aqui citado muitas vezes...) e não consta de qualquer informação ou publicitação transmitida de forma generalizada aos clientes...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá a todos.

Tomo a liberdade de colocar aqui a resposta do site do Fundo de Garantia sobre o tema do Artigo 165

Não. A causa de exclusão estabelecida na alínea j) do n.º 1 do artigo 165.º do RGICSF não pretende abranger situações em que, no âmbito das suas políticas comerciais regulares e com o objectivo de alargar a sua base de depósitos, as instituições de crédito oferecem taxas de remuneração elevadas, de forma generalizada, aos seus clientes, ainda que ao abrigo de campanhas promocionais eventualmente dirigidas a determinados perfis de cliente. O que aquela disposição procura fazer excluir da garantia são situações em que determinados clientes se aproveitam de relações privilegiadas com a instituição de crédito para, de forma abusiva, obter vantagens que estão vedadas ao cliente comum. Assim, não se tratando de uma vantagem individual, que o cliente obtém abusivamente, fruto de relações privilegiadas com a instituição, a existência de uma taxa de remuneração superior ao limiar estabelecido pelo Banco de Portugal na Instrução n.º 28/2011 não implica, por si só, a exclusão da garantia de reembolso pelo FGD.

http://www.fgd.pt/pt-PT/FAQs/Paginas/default.aspx

Ver pergunta 23

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 5 weeks later...
    Visitante Poseidon

Para quem está disposto a depositar o seu $$$$ no Finantia, aconselho a que tenham muito cuidadinho, principalmente se o valor for superior ao que é coberto pelo FG. Pesquisem no google (também por Sofinloc que é detida a 100% pelo grupo e que está pelas ruas da amargura), informem-se bem na internet sobre a forma como este grupo trata os seus clientes, os seus accionistas e os seus empregados (quebra de confiança por terem retirado unilateralmente somas importantes das remunerações dos colaboradores que se tinham comprometido a pagar) e consultem bem as contas que publicaram relativamente aos últimos anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva!..Deixo a minha humilde sugestão..dividir o "bem"pelas aldeias,acabei de fazer depositos em tres bancos,activo bank a 4meses(4,75%),banco invest a 1ano (5,25%)e finantia a 1ano(5,75%),embora neste ultimo no minímo teria que ser 50k,nos outros deixei de 25 a 30 em cada..estou mais descansado do que tudo no mesmo,assim se um for abaixo tenho dinheiro nos outros para ir para tribunal que espero nunca acontecer claro!

Sei que isto já foi escrito há algum tempo. De qualquer forma não concordo com a palavra diversificação em DP´s... o que interessa é o que se recebe líquido no final do ano. Ficar descansado é apenas um conforto psicológico que para isso serve bem o FGD. Pelo que referiu investiu 105k em 3 bancos será que num Banif/Finantia ou Privat não conseguiria uma taxa acima das fixadas?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para quem está disposto a depositar o seu $$$$ no Finantia, aconselho a que tenham muito cuidadinho, principalmente se o valor for superior ao que é coberto pelo FG. Pesquisem no google (também por Sofinloc que é detida a 100% pelo grupo e que está pelas ruas da amargura), informem-se bem na internet sobre a forma como este grupo trata os seus clientes, os seus accionistas e os seus empregados (quebra de confiança por terem retirado unilateralmente somas importantes das remunerações dos colaboradores que se tinham comprometido a pagar) e consultem bem as contas que publicaram relativamente aos últimos anos.

Eu tenho lá 100ME e esta agora esta tudo bem...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho conta a prazo no Finantia, mas como não movimento a conta à ordem eles não enviam extratos de conta.

O valor que tneho investido ultrapassa 100k

se eu fizer uma transferência de 1 cêntimo por mês para a conta à ordem do Finantia eles enviam o extrato? Tem algum custo?

Obrigada

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Poseidon

Tenho conta a prazo no Finantia, mas como não movimento a conta à ordem eles não enviam extratos de conta.

O valor que tneho investido ultrapassa 100k

se eu fizer uma transferência de 1 cêntimo por mês para a conta à ordem do Finantia eles enviam o extrato? Tem algum custo?

Obrigada

É preciso ter coragem para manter um depósito acima do FG principalmente em bancos como o Finantia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    • 2 weeks later...
    Visitante Poseidon

Não é preciso coragem amigo, é preciso sim mas é dinheiro...

É mais o nível de risco que se está disposto a assumir, ou a ausência de sensibilidade para o mesmo se o capital aplicado representar parte significativa do património.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

alguem tem uma resposta com fundamento para explicar o que diz o economico?

Diz o que disse para quase todos os bancos, baixaram os lucros, o que não deixa de ser normal, acho que apenas o Best e porventura um outro subiram nos lucros, é importante subirem o core e se subiu é bom sinal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...

Há poucos dias levantei o meu dinheiro do Finantia. Apenas foi necessário enviar por mail o NIB de outro banco. Tudo certinho com uma excelente comunicação.

A transferência foi 10 euros mas, tendo em conta os juros que auferi (6%) considero razoável.

Adianto que não me desloquei ao banco nenhuma vez. Fica aqui o meu testemunho.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 months later...
    Visitante cruzader

caros senhores, tenho conta no banco finantia com 100ME investidos, deve ser mafia como todos elas, mas SOU MUITO BEM TRATADO! qualquer coisa ligo logo para o Simao Oom que atende rápido! recebo correspondência que qualquer pessoa entende! simples e resumido! cartas a avisar transacções etc,com muito boa qualidade!! Para mim o melhor banco que lidei e já lidei com uns 10 diferentes, Tenho também dinheiro no privat na expo, mas aquilo parece uma creche em comparação com finantia e não tem organização nenhuma!nem correspondência nem nada, não existimos... para uma pessoa falar a sós com um rapaz temos de ir cá para fora ao café ou no elevador. Pode dar mais juro, mas não me sinto bem lá. Parece como nos correios quando tinha certificados de aforro, dizia que queria levantar um bom montante, logo os clientes e funcionarios todos a olhar etcetc tudo espantado parece que uma pessoa é rica! Sinto que o privat é assim, pelo menos em lisboa, são amadores

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

caros senhores, tenho conta no banco finantia com 100ME investidos, deve ser mafia como todos elas, mas SOU MUITO BEM TRATADO! qualquer coisa ligo logo para o Simao Oom que atende rápido! recebo correspondência que qualquer pessoa entende! simples e resumido! cartas a avisar transacções etc,com muito boa qualidade!! Para mim o melhor banco que lidei e já lidei com uns 10 diferentes, Tenho também dinheiro no privat na expo, mas aquilo parece uma creche em comparação com finantia e não tem organização nenhuma!nem correspondência nem nada, não existimos... para uma pessoa falar a sós com um rapaz temos de ir cá para fora ao café ou no elevador. Pode dar mais juro, mas não me sinto bem lá. Parece como nos correios quando tinha certificados de aforro, dizia que queria levantar um bom montante, logo os clientes e funcionarios todos a olhar etcetc tudo espantado parece que uma pessoa é rica! Sinto que o privat é assim, pelo menos em lisboa, são amadores

a falta de privacidade é um mal em muitos bancos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Infelizmente, tenho de concordar com tudo aquilo que dizes. Em Lisboa (e parece-me que o Porto está muito à frente) a organização não é má. O tempo que te levam a tratar das coisas é enorme, não recebes nada por escrito sobre alterações, tens de andar a ver o site. Os telefonemas para te atenderem levam horas. O único ponto positivo que tinham, deixaram de o ter (taxas elevadas). Mesmo que os outros baixem para 1,5% e o privat ofereça 3,9X%. Isso não vale a falta de organização, e estes detalhes como o facto de demorarem muito tempo para responder às questões.

Quando o meu DP terminar, vou deixar a conta em "stand by". Também não tenho mais que 7%... Estou à espera desde meados de Fevereiro para que me resolvam a questão dos acessos (introduzi mal a password de assinatura). Portanto como podem ver o tempo que demoram para responder, nem falo em resolver é enorme.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 months later...
    • Pedro Pais unpinned this tópico