Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

Ontem ao fazer uma mobilização parcial de um Depósito a Prazo de 90 dias do BPI, deparei-me com uma situação inédita.

Até à data, sempre que fazia uma mobilização do capital, "caiam" logo na conta DO, juros, IRS e a mobilização. Mesmo que faltasse algum tempo para o vencimento.

Ontem, apenas "caiu" a mobilização parcial...faltavam 20 dias para o vencimento...que é dos juros e IRS???? >:(

Outra situação. O mês passado fiz um Depósito a Prazo a 30 dias, tx 1,55%. Na data do vencimento, cairam juros e IRS na conta DO. Ontem fui consultar o Depósito a Prazo, que entretanto se renovou, a tx estava a 4%!!!! ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O melhor é perguntar ao Banco.

Mas será que não havia penalizações da totalidade dos juros por mobilização antecipada? Quais eram as condições de movimentação do depósito a prazo, quando o constuiu (ou na última renovação)?

É, não é só para os créditos que as taxas sobem ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

pauloaguia

Sempre fiz mobilizações antecipadas nos DP e sempre me creditaram na conta DO, os juros e IRS até à data. Não fiz contas se tive alguma penalização, mas que me davam juros, davam.

Ontem isso não aconteceu... :'(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estive a ler o preçário do BPI (assumindo que o seu depósito a prazo é um dos normais e não tem condições especiais definidas). Relativamente aos depósitos a prazo há a seguinte alínea:

(6) Em caso de mobilização antecipada (total ou parcial), sobre o saldo levantado são calculados juros, desde o 1º dia, à taxa em vigor na data de mobilização do património mais baixo, para o prazo inicialmente contratado.

(por mais que tente não consigo perceber o significado desta frase)

Seja como for, à partida parece que tem direito pelo menos a uma parte dos juros... Mas (tinha que haver um MAS ;D) também lá diz que os juros são creditados no vencimento (o que é prática habitual).

Só agora reparei que no primeiro post dizia que fez um levantamento parcial, quer dizer que ainda lá tem mais algum. Quando chegar ao fim dos 90 dias é que lhe vão ser creditados. Por isso está tudo bem ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites