Ir para o conteúdo
cppomv

Será que me podem dar uma ajuda???

Recommended Posts

cppomv

Boa tarde,

Em 2006 recebi do meu avô em herança um terreno que, inicialmente fazia parte de um todo de 9000m2, desse todo foi feito um destaque e ficou um terreno de 3000m2. Este ano regularizei a situação nas finanças, foi feito o registo e as finanças avaliaram o terreno em 375.000 euros.

Vendi o terreno por 100.000 e a escritura foi feita nesse valor.

Pedia a vossa ajuda relativamente a duas questões:

- O IMI é pago pelo actual proprietário, certo?

- Quanto é que " mais ou menos" tenho de pagar às finanças por esta venda?

muito obrigado

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Se ainda estiver em dívida o IMI deste ano, esse é pago por ti. O do próximo ano é pago pelo atual proprietário, sim.

Quanto ao imposto não sei muito bem. O que foi avaliado em 375k? O terreno grande ou a parcela mais pequena? E isso conta como valor de aquisição?

Normalmente não terias nada a pagar por ter vendido com "prejuízo", logo não há imposto sobre as mais-valias... Mas como criaste um artigo novo, não sei bem o que entra aí como valor de aquisição... :-\

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
cppomv

Obrigado desde já pela resposta... o valor de 375.000 ( valor exorbitante) foi a avaliação que as finanças fizeram do terreno mais pequeno, que foi o que vendi por 100.000. Aqui está em causa se o valor para considerar mais valias é o zero da herança ou os 375.000 da avaliação, não é? Será que podem considerar o valor patrimonial actual como valor de aquisição?!? Como se eu não paguei nada pelo terreno???

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa