Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    pventura

crédito habitação / IRS

Recommended Posts

pventura

boa noite! será que alguém aqui no forum me pode esclarecer sobre o seguinte:

hoje disseram me que contrair um crédito habitação pode ser uma forma de poupar dinheiro uma vez que se consegue um maior reembolso do IRS (compensando os juros a pagar pelo CH). será mesmo assim? alguém me pode esclarecer como fazer estas contas?

obrigado

pauloaguia

Regra geral o reembolso que se tem em sede de IRS é bastante inferior ao que se paga de juros. Contrair um crédito habitação só para esse efeito é capaz de não ser assim tão económico como possa parecer a algumas pessoas (até porque há toda uma série de comissões a pagar só pela constituição do empréstimo).

Além disso, a tendência nos dias que correm, é de esta dedução deixar de ser possível aos escalões mais altos (não sei se é o caso). Outro fator a ter em conta é que só é possível a dedução se o empréstimo for para habitação própria e permanente (do próprio ou de eventual inquilino, caso a casa seja arrendada). Para comprar uma segunda casa, por exemplo, já não serve.

Seja como for, a forma de fazer as contas para calcular a dedução podes encontrá-la em http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/60/6015/601525/article.jhtml?articleID=3950

pventura

obrigado pela reposta pauloaguia,

sim, as contas não são fáceis de fazer, pelo que li, existem muitas despesas a considerar e as possíveis variações nas taxas do CH também não ajuda. talvez o melhor será mesmo contrair o menor montante possível para o efeito.

cump.

Roger
    A 2011-9-14 às 11:46, pauloaguia disse:

Regra geral o reembolso que se tem em sede de IRS é bastante inferior ao que se paga de juros. Contrair um crédito habitação só para esse efeito é capaz de não ser assim tão económico como possa parecer a algumas pessoas (até porque há toda uma série de comissões a pagar só pela constituição do empréstimo).

Além disso, a tendência nos dias que correm, é de esta dedução deixar de ser possível aos escalões mais altos (não sei se é o caso). Outro fator a ter em conta é que só é possível a dedução se o empréstimo for para habitação própria e permanente (do próprio ou de eventual inquilino, caso a casa seja arrendada). Para comprar uma segunda casa, por exemplo, já não serve.

Seja como for, a forma de fazer as contas para calcular a dedução podes encontrá-la em http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/60/6015/601525/article.jhtml?articleID=3950

Isso da dedução já não está em vigor... certo?