Ir para o conteúdo
sccristina

Mais uma dúvida sobre heranças

Recommended Posts

sccristina

Os meus avós paternos morreram há mais de 10 anos,primeiro o meu avô e de seguida a minha avó.Eram proprietários de um prédio herdado por um tio do meu avô paterno depois de ele se casar com a minha avó.Eles os dois tiveram um filho,que entretanto faleceu e fiquei eu a única descendente dos dois e do meu avô (sendo que a minha avó já tinha uma filha de um casamento anterior).Quando a minha avó morreu paguei o imposto sucessório tal como a minha tia (a tal filha do 1ºcasamento dela) e ela assumiu-se como cabeça de casal e ocupou quase todos os andares do prédio,dois para a filha dela,que nunca pagou rendas, e o r/c para o filho dela que o transformou num bar e do qual aufere lucros.Em todos estes anos nunca "liguei" muito à situação nem tão pouco auferi rendimento algum mas passado tanto tempo começa a fartar ver tanto abuso.A minha questão é,sendo que eu sou a única herdeira do meu avô,não terei direito a uma parte maior do seu património (porque a minha tia era herdeira apenas da minha avó),não deveria ser eu o cabeça-de-casal?quais são os meus direitos afinal?

Obrigada desde já pela atenção que possam dispensar!

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Em teoria deveria ter sido:

* Por morte do teu avô, metade do seu património passava para a tua avó e a outra metade para ti. Se eles eram os dois proprietários do prédio, então cada um deles era dono de metade, logo ficava 1/4 para ti e 3/4 para a tua avó.

* Por morte da tua avó, e assumindo que não havia mais herdeiros, o património da tua avó seria dividido em partes iguais entre ti e a tua tia: ficava assim 5/8 do prédio para ti e 3/8 do prédio para ela.

Uma coisa que não cheguei a perceber - chegaram a fazer as partilhas ou não? Se sim e já passaram mais de 10 anos, é provável que já tenham prescrito os prazos para reclamares. Senão pede para fazerem as partilhas e cada uma administra a sua parte como achar melhor...

Já agora, a tua avó seria a cabeça de casal mais natural, no caso da morte do teu avô e a tua tia a cabeça de casal da herança da tua avó. Não é forçoso que assim fosse, mas ela é a filha mais velha, logo a primeira a quem tipicamente perguntam se aceita ser a cabeça de casal.

Mas mesmo enquanto cabeça de casal, é obrigada a todos os anos dar contas do património da herança que está a administrar... Mas assumindo que é ela que tem andado a pagar o IMI do prédio estes anos todos, por exemplo, também é natural que deixe algumas receitas do mesmo mais para si... mas tem que dar contas de tudo isso... ou então façam as partilhas de uma vez.

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa