Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• FIM DO CRÉDITO (Custos do levantamento da hipoteca)

sultão

Recommended Posts

Em breve liquidarei o crédito à habitação da minha casa. Sei que terei de pagar na CGD algo mais que 100€ para a emissão do distrate, porém, desconheço qual será o custo que terei de pagar no Registo Predial. Algum membro que já tenha vivido esta situação ou então alguém que tenha conhecimentos na matéria pode fazer-me o favor de informar qual o valor dos custos aproximados que terei de suportar para que a casa fique livre da hipoteca? Desde já agradeço as respostas que me possam dar. Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

qual o valor dos custos aproximados que terei de suportar para que a casa fique livre da hipoteca?

http://www.dsaj.gov.mo/CAJ/pt/CRP/CrpBody_info05_pt.htm

Creio que o valor estará aqui, mas ainda não o descobri: http://www.irn.mj.pt/sections/irn/legislacao/docs-legislacao/regulamento-emolumentar/

Quando souber, diga algo!  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Em breve liquidarei o crédito à habitação da minha casa. Sei que terei de pagar na CGD algo mais que 100€ para a emissão do distrate,....

Fiz, há dias, a liquidação antecipada (com penalização de 0,5% sobre o capital vincendo) e paguei 18,00€. O Banco foi o Montepio. Parece-me uma diferença muito grande relativamente à Caixa, mas foi o que paguei; tenho o recibo do débito efectuado na conta na mão.

.... porém, desconheço qual será o custo que terei de pagar no Registo Predial.....

Paguei na Conservatória do Registo Predial 50,00 € e já tenho o documento (não sei como se chama; será certidão?) comigo. Só demorou 2 dias.

E pronto, espero que tenha ajudado.

Livrei-me da dívida muito antes do que imaginava, apesar de algumas vicissitudes, não correu muito mal (paguei a casota em 10 anos!!)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fiz, há dias, a liquidação antecipada (com penalização de 0,5% sobre o capital vincendo) e paguei 18,00€. O Banco foi o Montepio. Parece-me uma diferença muito grande relativamente à Caixa, mas foi o que paguei; tenho o recibo do débito efectuado na conta na mão.

Paguei na Conservatória do Registo Predial 50,00 € e já tenho o documento (não sei como se chama; será certidão?) comigo. Só demorou 2 dias.

Livrei-me da dívida muito antes do que imaginava, apesar de algumas vicissitudes, não correu muito mal (paguei a casota em 10 anos!!)

Parabéns! Fizeste muito bem...

Ajudaste e muito. Obrigado por partilhares esta informação. Pensei que para levantar a hipoteca se pagasse muito mais. Daqui por 4 meses sigo os mesmos passos  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Há quem defenda que o custo do distrate está incluído nos tais 0,5% do valor em dívida que o banco pode cobrar no máximo. A própria DECO apresenta um "truque" para fazer baixar o seu custo com base nesse pressuposto: http://www.deco.proteste.pt/dinheiro/credito-a-habitacao-terminar-mais-cedo-pode-compensar-s612151.htm

Por acaso não sei bem qual é o entendimento do BdP sobre esta matéria. Mas não se perde nada em perguntar-lhe se estiverem interessados ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parabéns. Em 10 anos foi obra. Devem ter sido muitos tostões poupados!...  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Há quem defenda que o custo do distrate está incluído nos tais 0,5% do valor em dívida que o banco pode cobrar no máximo. A própria DECO apresenta um "truque" para fazer baixar o seu custo com base nesse pressuposto: http://www.deco.proteste.pt/dinheiro/credito-a-habitacao-terminar-mais-cedo-pode-compensar-s612151.htm

Por acaso não sei bem qual é o entendimento do BdP sobre esta matéria. Mas não se perde nada em perguntar-lhe se estiverem interessados ;)

Interessante, mas sinto-me sem autoridade moral para fazer essa questão, porque, apesar de estar no contrato com todas as letras a penalização de 0,5% por amortizações antecipadas somente me cobraram 1 ou 2 vezes, as restantes (e foram muitas) foram-me "perdoadas"  ;) Então .....fico-me por aqui.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parabéns. Em 10 anos foi obra. Devem ter sido muitos tostões poupados!...  ;)

Não foi grande obra, pois comprei casa muito tarde relativamente à maioria, e "só" recorri ao crédito em  50%. E a palhota não é grande coisa, foi baratinha. Mas a verdade é que posso partir para outra etapa sem um peso atrás. Não gosto de dívidas, preocupo-me demasiado, foi um alívio :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu poderia pagar a minha , tenho o dinheiro. Na verdade estou super ansioso por fazê-lo , mas com o que eu pago de juros (euribor 3 meses + .25% de spread) , seria uma decisão puramente emocional.

Mais compensa continuar com a dívida e ir buscar mais ao mercado.Com o que os DP a prazo estão a pagar hoje em dia...

Speedbird

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Informei-me hoje junto da CGD e soube que agora o distrate não se paga, quer o empréstimo seja efectuado no final ou mesmo até antecipado. Por isso é que tu só deves ter pago os juros ou penalizações por antecipação e nada pelo distrate. A lei não o permite. Assim é que está certo. Era um custo injusto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Informei-me hoje junto da CGD e soube que agora o distrate não se paga, quer o empréstimo seja efectuado no final ou mesmo até antecipado. Por isso é que tu só deves ter pago os juros ou penalizações por antecipação e nada pelo distrate. A lei não o permite. Assim é que está certo. Era um custo injusto.

Telefonei para o banco para saber e tens toda a razão. É a penalização por liquidação antecipada de 0,5% + I. selo.

Ora aqui está uma boa notícia .....para variar :D

Obrigada pela informação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 8 years later...
    Visitante Fernando Dias Sousa

Boa tarde a todos,

Entrei aqui com o intuito de solicitar esclarecimentos sobre algumas questões quanto ao pagamento total do meu crédito à habitação.

Qual o meu espanto constatei com todos os vossos comentários onde, sem recorrer a mais ninguém, fiquei esclarecido, penso, na sua totalidade a não ser que nesta altura já possam haver algumas alterações que tenho de considerar. 

Sendo assim, e como todos vocês foram espetaculares na ajuda para a minha tomada de decisão deixo aqui o meu agradecimento.

Com os meus melhores cumprimentos

Fernando Sousa

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites