Ir para o conteúdo
sollis

Calculadoras - Imposto extraordinário - Sub. natal

Recommended Posts

sollis
fclage

Boa tarde

Informo que o software IRX também já efectua o cálculo da sobretaxa prevista - tanto para o subsídio de natal como para imposto final da liquidação.

IRX-2011-Sobretaxa.png

A versão foi disponibilizada hoje (dia 4 de Agosto de 2011) a público.

Abraços

// FCLage

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Talvez sim, talvez não... até pode ter dinheiro a receber de volta.

É como quem tem atividade por conta de outrem - vai-lhe sendo feita retenção na fonte todos os meses. No ano seguinte, quando meter a declaração e ele puder dizer o que há para descontar ou não, é que é possível saber exatamente qual o imposto a pagar. Nessa altura ou lhe pedem o que falta ou devolvem o que pagou a mais.

Com os trabalhadores independentes ou que passem ato único é exatamente a mesma coisa ;)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante Paula Frederico

Olá a todos

Venho por este meio informar a todos que o calculo que a maquina faz está errado.

O calculo do imposto extraordinário é da seguinte forma:

Um salário de 1.000,00

Desconta (3%) IRS - 30€

Segurança Social (11%) - 110€

Dedução de um salário minimo - 485

O valor a pagar de IE - (1.000€-30€-110€-485€=375/50€=187,50€)

Neste exemplo o valor a pagar de IE é:  187,50€

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
José Ribeiro

Olá a todos

Venho por este meio informar a todos que o calculo que a maquina faz está errado.

O calculo do imposto extraordinário é da seguinte forma:

Um salário de 1.000,00

Desconta (3%) IRS - 30€

Segurança Social (11%) - 110€

Dedução de um salário minimo - 485

O valor a pagar de IE - (1.000€-30€-110€-485€=375/50€=187,50€)

Neste exemplo o valor a pagar de IE é:  187,50€

A que se devem os 50€?

375/50=7,5

Deve ter havido ai um lapso qualquer!...  :P

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Eu julgo (mas sem certeza) que o cálculo do imposto extraordinário é feito sobre o bruto e não sobre o rendimento líquido...

Ao dia de hoje a SS não é descontada para cálculo de imposto. Não vejo porque seria neste caso também.

Quanto à retenção na fonte normal, ela diz respeito ao cálculo habitual de IRS - este é um imposto extraordinário, a adicionar ao que já se paga de IRS...

Quanto aos 50€, a que o JRibeiro chamou bem a atenção, julgo que seria intenção de multiplicar por 50% ou dividir por 2 :)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
ildemaro

Exemplo prático de apuramento da retenção na fonte de sobretaxa a efectuar:

Valor do subsídio de Natal bruto (por sujeito passivo): € 1.300

Retenção na fonte a título de sobretaxa (por sujeito passivo): € 258

[€ 1.300 – retenção na fonte de IRS (12% = € 156) – Segurança Social (11% = € 143) – RMMG (€ 485)] x 50% = € 258

In Aiccopn.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
fclage

Eu julgo (mas sem certeza) que o cálculo do imposto extraordinário é feito sobre o bruto e não sobre o rendimento líquido...

o Imposto Extraodinário em Sede de IRS é feito sobre 50% do montante líquido deduzido do salário mínimo nacional.

Ou seja, IE = (( RENDIMENTO BRUTO - RETENÇÃO IRS - SEGSOCIAL) - 485€) / 2

De qualquer forma, este montante apenas serve como crédito (ou se preferirem retenção), porque o imposto final é:

3,5% * (Rendimento Colectável IRS - (SMN*14)) / Coeficiente Conjugal - 12,13€ * Numero de Dependentes

Poderão fazer a simulação dos 2 valores (retido no subs. de natal e a liquidar na altura da liquidação de IRS) com o IRX (www.irx.com.pt).

Abraços

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
fclage

Eu gostava de usar o IRX mas não há nada para Linux pois não?

Vivas Hitchi...

O iRX é uma aplicação desenvolvida para ambiente windows... no entanto, já o consegui também correr no Ubuntu utilizando o WinE...

Experimente e depois diga qq coisa.

Abraços

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante fokitu

Bom dia caros,

então e no caso de quem trabalhou 6 meses em 2011 e aufere 1000€ brutos mensais (valores redondos para facilitar contas)

Quanto terá que descontar neste imposto Extra(Ordinário) do Estado?

Obrigado!

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
anaritav

Se não estiver a trabalhar, não irá ter Subsídio de Natal por isso não desconta nada por agora.

Mas depois, em sede de IRS, no fecho de 2011, as contas são feitas à mesma. Julgo que podem fazer algo do género: (total rendimentos / 14 - salário mínimo)/2.

Mas tenho de ver melhor a lei, porque no subsídio de natal falam no corte de 50% no que excede o salário mínimo. No entanto o imposto extraordinário é de 3,5% para os rendimentos de 2011. Por isso não sei bem como vai ser no IRS de 2011...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Mas tenho de ver melhor a lei, porque no subsídio de natal falam no corte de 50% no que excede o salário mínimo. No entanto o imposto extraordinário é de 3,5% para os rendimentos de 2011. Por isso não sei bem como vai ser no IRS de 2011...

A lei diz isso mesmo: é aplicada uma taxa adicional de 3,5% sobre os rendimentos depois de descontado o salário mínimo.

3,5% é aproximadamente 1/14/2 ;)

Artigo 72.º-A (*)

Sobretaxa extraordinária

1 - Sobre a parte do rendimento colectável de IRS que resulte do englobamento nos termos do artigo 22.º, acrescido dos rendimentos sujeitos às taxas especiais constantes dos n.os 3, 4, 6 e 10 do artigo 72.º, auferido por sujeitos passivos residentes em território português, que exceda, por sujeito passivo, o valor anual da retribuição mínima mensal garantida, incide a sobretaxa extraordinária de 3,5 %.

2 - À colecta da sobretaxa extraordinária são deduzidas apenas:

a) 2,5 % do valor da retribuição mínima mensal garantida por cada dependente ou afilhado civil que não seja sujeito passivo de IRS;

B) As importâncias retidas nos termos do artigo 99.º-A, que, quando superiores à sobretaxa devida, conferem direito ao reembolso da diferença.

Atenção que isto é no cálculo de imposto (ou seja, quando for metida a declaração no próximo ano). A retenção na fonte que está a ser feita agora sobre o subsídio de Natal não tem em conta o número de filhos...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante Paula M.

Boas! Ora, eu tenho uma duvida... Trabalho numa empresa desde meados de Julho de 2011, ou seja, no final do ano vou ter 5 meses completos de trabalho mais uns quantos dias... Embora o meu salário liquido seja superior a 485€, contas feitas normalmente, o meu acerto de subsidio de Natal será inferior ao salario minimo nacional. Neste caso, vai haver alguma incidência sobre o meu subsidio? O contabilista da empresa diz que sim, e uma amiga minha advogada diz que não... no caso de não haver incidência no meu subsidio, onde posso ir buscar informação oficial para apresentar na empresa?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Diz o Código do IRS:

Artigo 99.º-A (*)

Retenção na fonte - Sobretaxa extraordinária

1 - As entidades devedoras de rendimentos de trabalho dependente e de pensões são, ainda, obrigadas a reter uma importância correspondente a 50 % da parte do valor devido do subsídio de Natal ou da prestação adicional correspondente ao 13.º mês que, depois de deduzidas as retenções previstas no artigo 99.º e as contribuições obrigatórias para regimes de protecção social e para subsistemas legais de saúde, exceda o valor da retribuição mínima mensal garantida.

2 - Encontra-se abrangido pela obrigação de retenção prevista no número anterior o valor devido do subsídio de Natal ou da prestação adicional correspondente ao 13.º mês, cujo pagamento ou colocação à disposição do respectivo beneficiário incumba, por força da lei, à segurança social ou a outra entidade.

3 - A retenção na fonte prevista nos números anteriores é efectuada no momento em que os rendimentos se tornam devidos nos termos da legislação aplicável ou, se anterior, no momento do seu pagamento ou colocação à disposição dos respectivos titulares.

4 - Quando o valor devido do subsídio de Natal ou da prestação adicional correspondente ao 13.º mês for pago fraccionadamente, retém-se, em cada pagamento, a parte proporcional da sobretaxa extraordinária, calculada nos termos do n.º 1.

5 - As quantias retidas devem ser entregues no prazo de oito dias contados do momento em que foram deduzidas, e nunca depois de 23 de Dezembro, nos locais indicados no artigo 105.º

Pessoalmente estou mais tentado a concordar com a interpretação do contabilista. Mas se a tua amiga te diz que não, porque não lhe pedes a ela para fundamentar o que disse? (seja como for, em assuntos fiscais mais depressa confio num contabilista que num advogado; e mesmo assim confio mais em mim, depois de ler a legislação :P)

Seja como for, é mais ou menos indiferente - mesmo que não fizesses retenção na fonte agora, ias ter que o pagar na altura da entrega da declaração... só nessa altura é que é efetivamente calculado o imposto a pagar.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante Paula M.

Muito obrigada pela ajuda!

Em relação ao confiar mais nos contabilistas, se conhecesses o da minha empresa não dizias o mesmo! O homem é a pessoa que trata dos vencimentos dos funcionários e esqueceu-se de dar o subsidio de ferias a duas pessoas, segundo ele "porque não reparei que iam ter férias"...

Realmente, tendo em conta o artigo que publicas aqui suponho que o meu caso se enquadre no ponto 4. Só não entendo é porque é que conheço pessoas que estão na mesma situação e receberam o valor dito "normal".

Mais uma vez, obrigada!

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia
Em relação ao confiar mais nos contabilistas, se conhecesses o da minha empresa não dizias o mesmo! O homem é a pessoa que trata dos vencimentos dos funcionários e esqueceu-se de dar o subsidio de ferias a duas pessoas, segundo ele "porque não reparei que iam ter férias"...

Por isso é que disse que no fim das contas confio mais em mim ;)

Mas toda a gente se engana de vez em quando - um erro não faz um mau profissional (obviamente não conheço a peça)

Realmente, tendo em conta o artigo que publicas aqui suponho que o meu caso se enquadre no ponto 4. Só não entendo é porque é que conheço pessoas que estão na mesma situação e receberam o valor dito "normal".

Por acaso acho que o ponto 4 se aplica mais aos casos em que o subsídio de Natal é pago às prestações. Provavelmente foi criado para evitar que de repente houvesse muitos patrões a pagar o subsídio de Natal de forma fracionada para evitar a retenção na fonte aos seus funcionários...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa