Ir para o conteúdo
duckpt

Deducoes de vendedor ambulante de fruta

Recommended Posts

duckpt

Olá boa noite.

Eu alterei a actividade para comercio de fruta ambulante e agora surgiu me umas duvidas.

Eu fiquei no regime normal trimestral. Suponho que o simplificado é isento de IVA e depois o outro regime é o de contabilidade organizada...

Portanto minha actividade é vender fruta tremoços e produtos alimentares como por exemplo bolos secos.

Acontece que nisto de fruta, tem os seus "qs". estraga se alguma cereja, melão, maças, pessego e as peras é raro. Ainda a semana passada foi uma caixa inteira de 9 kilos de pessego, falei com o fornecedor e ele falou que 3 dias depois é normal o pessego estar todo negro podre...fiquei revoltado com ele e sei que não é bem assim...as camaras é que estragam e aceleram a maturação das frutas, já fiz testes com pessegos vindos de camaras e com pessegos apanhados diretamente do pomar e claro os que nao passaram pelo frio e são vendidos no imediato, chegam em condicoes aos clientes.

Mas isto nao tendo muito a ver com a pergunta, faz parte dela para que as pessoas entendidas aqui percebam a explicacao que eu preciso e que eu pretendo.

Já vi que se estraga em média 8 a 10% da fruta que eu tenho comprado...e eu queria saber, se eu pago o iva desta fruta que se  estraga, e não vou receber o iva dela porque eu nao vendo fruta estragada, e até acontece qdo há reclamaçoes eu devolvo o quilo ou o dinheiro que o cliente pagou, que na sua maioria sao reformados com aquelas reformas que toda a gente conhece...

...a questão central é se eu tenho que declarar aquele iva da fruta que se estragou como fruta vendida, mesmo eu nunca a ter vendido.

e se existe alguma forma de eu declarar essas perdas, porque pra despesas ja chega o gasoleo que são cerca de 50€ por semana.

As outras perguntas são:

se a minha actividade é andar de carro comercial porta a porta, só deduzo 50% do iva do gasoleo ou deduzo 100%?

pastilhas de travao, buzinas e pneus deduz se quanto % de IVA?

telemovel, internet e lanches em pastelarias quanto %?

Fiz uma publicidade na imprensa regional, deduzo 100%?

Gas dá pra deduzir tambem?

Pra ja ficamos por aqui, se me lembrar mais alguma questao, colocarei mais tarde.

Agradeço a atenção de alguem que seja entendido na materia, já que não queria ir incomodar nenhum escritorio de contabilidade ou enfrentar as filas na reparticao de financas.

Abraços

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa