Ir para o conteúdo
tuti

Imposto de Selo dos Veículos

Recommended Posts

carlos2008

só agora é que viste isso ?  andas na lua....

o critério é simples : em dada altura o Governo baixou o imposto sobre veículos ( pago no acto da compra ) e, para compensar, aumentou o imposto municipal sobre veículos (pago todos os anos ).

isso resultou em carros mais baratos no acto de compra e mais caros no dia-a-dia : eu, por acaso, acho isso muito bem pois nós portugueses damos ao carro uma importância "social" que ele não tem ( não te critico a ti que tens um carro com 20 anos, a ti elogio-te, o meu Mercedes tem quase 10 e ainda fará mais uns 5 ) e além disso eu acho bem que se onere o uso de viatura própria : olha, acho excelente esta medida de terem aumentado para o dobro o estacionamento da Baixa de Lisboa e de terem acabado com as borlas na 25 de Abril em Agosto, que eram um escândalo. Até que enfim que se resolveram a fazer isso !

portanto amigo... no que concerne ao IUC....paga e não te lamentes ou então vê se consegues fazer 30 anos com o Toyota !

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
tuti

Pois só agora vi porque só agora é que me interessou comprar um carro novo. Mas assim o meu toyota ainda vai fazer bastante mais KMs. Quanto as portagens, a mim tb me parece muito bem e o estacionamento devia era não ser permitido carros no centro (excepto moradores)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante dascaldas

Até poderia concordar a 100% com a ideia do estacionamento mas deviam criar uma medida para as cargas/descargas, tipo cartão de 15 minutos como nos parques do continente.

Ninguem vai á baixa, a uma qualquer loja como a Polux e trás um trem de loiça no autocarro ou metro, quem diz isto diz outras lojas que existem, e até são boas, mas vao acabar nestas zonas de Lisboa.

Fomentar a não ida de carros e não ter medidas alternativas é surreal.

Depois é essencial comparar custos:

Metro:

Cartão viva Viagem tem um custo de aquisição de 0,50 Euros

Bilhete simples 1 zona  €0,90

Faz uma viagem ida e volta: 2,30

Um casal e duas crianças são 9,20

Carro:

Uma  hora de estacionamento 1,60€

Seguintes 3,20€

Logo, podem ir ao teatro de carro, que nessas três horas gastam menos de carro que de metro...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
evoliveira

E o carro anda a ar?

Percebo as tuas contas mas se vai ao pormenor... devias colocar mais um Cartão Viva Viagem para cada pessoa, ehehehe

ah, esses podes devolver no final e ser ressarcido do dinheiro.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
carlos2008

dascaldas,

repara que surreal são as nossas cidades estarem atafulhadas de carros - Lisboa será o expoente máximo - em tudo o que é passeio e até jardins: em certas zonas de Lisboa já é vulgar estacionar-se sobre relvados de jardim o que além de falta de civismo é 3º mundista e deixa qualquer estrangeiro de boca aberta.

eu só posso falar pela minha experiência - conheço (não me estou a gabar de nada) práticamente a europa toda e não vejo isto em lado nenhum - nem em Badajoz se vê isso hoje!

Vivi cerca de 2 anos em Londres - e nem sequer tive carro pois lá ninguém vai à Polux ou ao cinema de carro, vai de metro !  E, quando tinha necessidade de carro ao fim de semana alugava um e lá muita gente faz isso pois lá a tolerância é zero para abusos do tipo dos que descrevi, paga-se portagem no centro e o estacionamento é caro e raro !

em Tóquio só podes comprar carro se provares que tens garagem própria para o guardares !

as medidas - tímidas - que estão a ser tomadas em Lisboa são urgentes, necessárias e só pecam por tardias - tu consegues compreender que andemos à 15 anos a dar borlas em Agosto na 25 de Abril ? Um atentado que já devia ter terminado há muito, aliás essa portagem e todas as que dão entrada em Lisboa e Porto deviam ser multiplicadas por 2 !

Infelizmente nisto e em muitas outras coisas aos nossos politicos faltam-lhes tom@tes e dão mais importância à sua re-eleição do que a determinar um caminho correcto para as coisas.

É pá, desculpa lá mas eu estou tão farto de carros por todo o lado que me tornei um radical contra estes abusos - dos quais os carros não têm culpa, quem tem são os respectivos donos e os bananas dos políticos que nós vamos elegendo !

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
sollis

Percebo as tuas contas mas se vai ao pormenor... devias colocar mais um Cartão Viva Viagem para cada pessoa, ehehehe

ah, esses podes devolver no final e ser ressarcido do dinheiro.

Eu contei um Lisboa Viva por pessoa, e não pode ser devolvido de fizer viagem de ida e volta, pois só serve para uma viagem. (claro que pode devolver após cada viagem e depois comprar outro)

Depois eu percebo bem a alternativa entre ir de metro ou de carro, e felizmente opto pela primeira opção, embora sinta que é mais dispendioso e menos prático.

o Aluguer simples já existe:

http://www.mobcarsharing.pt/pt/tarifario.asp

agora resta saber se os valores são considerados justos.

Depois, será considerado adequado os horários do metro? começar ao serviço ás 6:30h?

Estações que fecham alguns acessos ás 21h?

Sei que sou novo e ainda não vi tudo, ou bastante para comparar, mas existem alternativas que na verdade não o são.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
MiguLuso

Comparar londres a Lisboa... não dá para comparar!

A cidade de londres foi uma cidade planeada do 0, já Lisboa foi-se construindo aqui, agora ali... e é melhor nem dizer mais.

Alternativas aos carros? Bicicletas! ou motas. As bicicletas não pagam parquimetro, não precisam de combustivel (a não ser a sandes...). Se o problema for o suor epá isso quer dizer que andavam sedentários.

Em relação aos transportes publicos. Para quem anda com bilhete é normal esses preços. Se comprar o pass compensa muito.

Tambem existem taxis e outros transportes que podem utilizar para navegar por lisboa.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Comparar londres a Lisboa... não dá para comparar!

A cidade de londres foi uma cidade planeada do 0, já Lisboa foi-se construindo aqui, agora ali... e é melhor nem dizer mais.

É melhor mesmo, que já disseste de mais ;)

Cidades planeadas a partir do zero são cidades como Brasília ou aquela que anda esta semana nas notícias e que foi inaugurada perto de Luanda.

Londres é das cidades mais antigas do mundo, foi crescendo à medida das necessidades. Prova disso são algumas das coisas que ainda se vêm em pleno centro turístico e que ainda fazem lembrar o auge da revolução industrial.

Lisboa foi completamente refeita depois do terramoto, foi planeada nessa altura (e graças ao Marquês de Pombal e ao dinheiro do ouro do Brasil, muito para lá das necessidades de então!)

Agora Londres evoluiu de uma forma e Lisboa de outra. E nem é assim tão verdade que Londres evoluiu melhor do que Lisboa - nuns aspetos terá sido assim, noutros nem por isso. Por exemplo, acho que é inegável que a rede de transportes em Londres tem uma cobertura excelente. Mas quem tiver que se deslocar de transportes públicos com uma perna partida ou a empurrar um carrinho de bebe vai passar por bem mais dificuldades em Londres do que em Lisboa (e cá já não passa por pouco)

Enfim, estou-me a desviar do assunto. Mas estas saídas do género "lá fora é que se fez bem", ainda por cima temperadas por argumentos disparatados, tiram-me um pouco do sério  :P

Mas tirando este pequeno argumento, concordo na generalidade com o resto do que disseste. A rede de transportes públicos é tão boa quanto as necessidades - se as pessoas os usarem mais, ela vai melhorar e alargar ainda mais 8)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa