Ir para o conteúdo
fhff

Venda UP´s fundo

Recommended Posts

fhff

Boa tarde a todos,

Peço desculpa por esta dúvida de principiante.

Recebi no envelope fiscal do banco, um documento descevendo a venda que realizei, referentes a UP´s de um fundo de acções. A minha dúvida é se a mais valia da venda deve ser mencionada da declaração de IRS e se sim, onde? Penso que a operação já foi tributada em sede de IRS, não é?

Obrigado a todos. Estou a finalizar a minha declaração e surgiu esta dúvida.

Cumprimentos.

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
fhff

Obrigado.

Estou a falar de uma mais valia de 35 EUR! Tenho de submeter na declaração? O imposto não foi já retido na fonte?

Obrigado

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
fhff

Obrigado.

Quando simulo no próprio formulário, com a opção de englobamento, não há alteração no valor "a receber". Quando não opto pelo englobamento, o valor a receber baixa cerca de 8 EUR.

Sei que os valores são ridículos, mas queria ficar a saber como isto se processa.

Existe alguma desvantagem "escondida" de, neste caso, optar pelo englobamento?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Os rendimentos de fundos de investimento não eram simplesmente tributados a uma taxa liberatória, e sem necessidade de os declarar? Mudou alguma coisa ou fui sempre eu que tive a ideia errada ???

Quanto à opção pelo englobamento, se decidires ir por aí, tens de incluir obrigatoriamente todos os outros rendimentos de capitais cuja declaração é opcional, como os juros dos depósitos a prazo, por exemplo. Em muitos casos, já foi feita retenção na fonte a uma taxa mais baixa do que a do escalão de IRS em que se fica, pelo que, sendo englobados e tributados segundo o escalão em que se ficou, haverá ainda mais algum imposto a pagar sobre esses rendimentos.

Além disso, supostamente, deverias ter uma declaração do banco a indicar quais são todos esses rendimentos e a autorizar o levantamento do sigilo bancário para o fisco confirmar se declaraste mesmo tudo. Tipicamente os bancos só passam essa declaração em Janeiro.

Sinceramente, devido ao baixo montante em causa, eu deixava sem opção pelo englobamento...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa