Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Venda UP´s fundo

fhff

Recommended Posts

Boa tarde a todos,

Peço desculpa por esta dúvida de principiante.

Recebi no envelope fiscal do banco, um documento descevendo a venda que realizei, referentes a UP´s de um fundo de acções. A minha dúvida é se a mais valia da venda deve ser mencionada da declaração de IRS e se sim, onde? Penso que a operação já foi tributada em sede de IRS, não é?

Obrigado a todos. Estou a finalizar a minha declaração e surgiu esta dúvida.

Cumprimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado.

Quando simulo no próprio formulário, com a opção de englobamento, não há alteração no valor "a receber". Quando não opto pelo englobamento, o valor a receber baixa cerca de 8 EUR.

Sei que os valores são ridículos, mas queria ficar a saber como isto se processa.

Existe alguma desvantagem "escondida" de, neste caso, optar pelo englobamento?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os rendimentos de fundos de investimento não eram simplesmente tributados a uma taxa liberatória, e sem necessidade de os declarar? Mudou alguma coisa ou fui sempre eu que tive a ideia errada ???

Quanto à opção pelo englobamento, se decidires ir por aí, tens de incluir obrigatoriamente todos os outros rendimentos de capitais cuja declaração é opcional, como os juros dos depósitos a prazo, por exemplo. Em muitos casos, já foi feita retenção na fonte a uma taxa mais baixa do que a do escalão de IRS em que se fica, pelo que, sendo englobados e tributados segundo o escalão em que se ficou, haverá ainda mais algum imposto a pagar sobre esses rendimentos.

Além disso, supostamente, deverias ter uma declaração do banco a indicar quais são todos esses rendimentos e a autorizar o levantamento do sigilo bancário para o fisco confirmar se declaraste mesmo tudo. Tipicamente os bancos só passam essa declaração em Janeiro.

Sinceramente, devido ao baixo montante em causa, eu deixava sem opção pelo englobamento...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites