Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

  • Venda UP´s fundo


    fhff

    Recommended Posts

    Boa tarde a todos,

    Peço desculpa por esta dúvida de principiante.

    Recebi no envelope fiscal do banco, um documento descevendo a venda que realizei, referentes a UP´s de um fundo de acções. A minha dúvida é se a mais valia da venda deve ser mencionada da declaração de IRS e se sim, onde? Penso que a operação já foi tributada em sede de IRS, não é?

    Obrigado a todos. Estou a finalizar a minha declaração e surgiu esta dúvida.

    Cumprimentos.

    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

    Obrigado.

    Quando simulo no próprio formulário, com a opção de englobamento, não há alteração no valor "a receber". Quando não opto pelo englobamento, o valor a receber baixa cerca de 8 EUR.

    Sei que os valores são ridículos, mas queria ficar a saber como isto se processa.

    Existe alguma desvantagem "escondida" de, neste caso, optar pelo englobamento?

    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

    Os rendimentos de fundos de investimento não eram simplesmente tributados a uma taxa liberatória, e sem necessidade de os declarar? Mudou alguma coisa ou fui sempre eu que tive a ideia errada ???

    Quanto à opção pelo englobamento, se decidires ir por aí, tens de incluir obrigatoriamente todos os outros rendimentos de capitais cuja declaração é opcional, como os juros dos depósitos a prazo, por exemplo. Em muitos casos, já foi feita retenção na fonte a uma taxa mais baixa do que a do escalão de IRS em que se fica, pelo que, sendo englobados e tributados segundo o escalão em que se ficou, haverá ainda mais algum imposto a pagar sobre esses rendimentos.

    Além disso, supostamente, deverias ter uma declaração do banco a indicar quais são todos esses rendimentos e a autorizar o levantamento do sigilo bancário para o fisco confirmar se declaraste mesmo tudo. Tipicamente os bancos só passam essa declaração em Janeiro.

    Sinceramente, devido ao baixo montante em causa, eu deixava sem opção pelo englobamento...

    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

    Join the conversation

    You are posting as a guest. If you have an account, sign in now to post with your account.
    Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

    Visitante
    Responder a este tópico

    ×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

    ×
    ×
    • Criar Novo...