Ir para o conteúdo
Visitante Paulo Teixeira

Recibos verdes Vs Contabilidade organizada

Recommended Posts

Visitante Paulo Teixeira

Boa tarde, aproveito para dar os parabéns a todos vós pelo vosso excelente trabalho a manter este fórum.

Agora quanto às minhas questões:

Trabalho por conta de outrem e a recibo verde (recibos passados a uma empresa que tem 1 sócio em comum com a empresa empregadora, por isso não sei se não será considerada do mesmo grupo). Como trabalho a comissões não sei qual o valor ao certo que terei de passar em recibos verdes, mas deverá rondar os 50.000€/60.000€, poderá ser menos. As despesas são poucas, uns 80€ telemóvel, 150€ gasóleo mensais. Compensa passar para contabilidade organizada? Ao passar para contabilidade organizada, já não irei trabalhar por conta de outrem, mas isso não afectaria os ganhos, pois é tudo a comissões. Gostaria de saber quais as despesas que posso colocar na empresa, por exemplo, tenho um jantar de negócios e são 75€, posso colocar essa despesa na empresa e "retiro" o valor a 100% sem pagar imposto? O mesmo passa-se com o automóvel, penso comprar um novo, imaginemos que o leasing fique a 400€ por mês, é despesa a 100%? Gasóleo? Telemóvel?

Peço desculpa por alguma gafe bem grande que tenha dado, pois eu não "pesco" nada de contabilidades.

Muito obrigado

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Eu falaria com um contabilista que analisasse o teu caso concreto.

Assim de repente, se dizes que tens poucas despesas, é provável que compense mais o estado assumir que 30% da receita é despesa (regime simplificado) do que passar a declarar só as despesas que efetivamente tens...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante Paulo Teixeira

Obrigado pela resposta,

Pois, bem pensei isso. E já agora...a nivel do IVA? É tudo "perdido" ou pode ser devolvido depois no IRS? E quanto à SS? Estou isento? Ou com estas novas regras, por as empresas terem 1 socio em comum já fazem parte do mesmo grupo e tiram a isenção?

Obrigado

Cumps

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

IVA e IRS são independentes - não vais buscar reembolsos de um ao outro. A recuperares alguma coisa seria na declaração de IVA, caso apresentasses comprovativos de pagamento de IVA a fornecedores...

Quanto ao resto, não vejo porque é que haveriam de ser consideradas empresas do mesmo grupo, só por esse motivo. Mas podes sempre confirmar com as Finanças... ou até mesmo com as empresas em causa, porque não?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
LM

Aproveito para colocar uma duvida: é possivel no regime "recibos verdes" (ie sem contabilidade organizada) apresentar declaração de IVA, sem intervenção de TOC...?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Aproveito para colocar uma duvida: é possivel no regime "recibos verdes" (ie sem contabilidade organizada) apresentar declaração de IVA, sem intervenção de TOC...?

Sem contabilidade organizada chama-se "regime simplificado". Recibos verdes tanto se podem passar com contabilidade organizada como sem... ;)

E sim, é possível.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
LM

Obrigada pela rápida resposta - pelo visto por um lado o estado permite "simplificar" (rendimento bruto - X% = rendimento colectavel), mas após 10.000€ o contribuinte tem que manter "contabilidade"  por muito informal que seja, de forma a poder deduzir despesas... e saber que despesas pode deduzir, etc.

Já agora, o registo das facturas passiveis de terem o IVA deduzido têm que ter alguma organização tipificada na lei (um livro de lançamentos) ou basta guardar...?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa