Ir para o conteúdo
Absolom

Alerta muitissimo importante!

Recommended Posts

Absolom

Caros "colegas", fiz questão de me registar no fórum apenas para partilhar com vocês uma situação que ocorre frequentemente mas julgo ser pouco divulgada, pois a grande maioria não se apercebe do sucedido.

Vou dar o meu exemplo prático, julgado tornar-se mais perceptível o que eu quero transmitir.

Celebrei a 4 de Agosto um crédito habitação com o Santander Totta e pedi um capital de 107.000,00€, a pagar em 480 meses, com taxa swap a 5 anos a 4,862% + 0,5 spread perfazendo uma taxa fixa de 5,362% nos primeiros 5 anos de prestações dando uma prestação mensal de 544,40€. A primeira prestação que paguei foi no dia 2 deste mês (Outubro), e foi-me cobrado um total de 992,71€ correspondente a 1 mês e 25 dias. Qual é o meu espanto quando verifico que nesta primeira prestação paguei um total de 64,04€ de capital em divida e os restantes 928,67€ foram para juros. Segundo o plano de amortizações (no qual me auxiliei do simulador facultado neste site) efectivamente na primeira prestação eu devia amortizar 64,04€ do capital em divida, mas isto caso paga-se apenas o valor de uma prestação mensal, que seria 544,40€, ao invés dos 992,71€ que paguei Resumindo, cobraram-me 25 dias de uma prestação mensal a mais (448,31€) dissimulados em juros.

Mais grave do que me terem cobrado a mim, pois podia ser um engano, é eu ter constatado que o BPI fez exactamente a mesma coisa a um amigo meu de longa data. Foi uma situação idêntica à minha. Eu já estava sob aviso, pois sabia do sucedido com este meu amigo, mas fiquei espantado ao acontecer-me a mesma coisa. Na altura o meu amigo queixou-se à DECO sendo que esta informou que havia várias queixas nesse sentido.

Resumindo, é uma situação simples de perceber mas que nem todos se apercebem. Fiquem alerta e verifiquem se não vos aconteceu a mesma coisa.

Eu segunda-feira próxima vou começar a lutar pelo ressarcir de 448,31€ cobrados indevidamente.

Saudações.

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Eu segunda-feira próxima vou começar a lutar pelo ressarcir de 448,31€ cobrados indevidamente.

Atenção antes de te meteres numa batalha perdida. Esse dinheiro não foi indevidamente cobrado: pelo que percebi o banco pôs-te o dinheiro à disposição para pagar a casa em Agosto e tu só pagaste 1 mês e 25 dias depois. Nesse caso devias efectivamente o montante correspondente de juros.

Aquilo contra que eventualmente podes argumentar é contra o facto de o banco ter demorado 1 mês e 25 dias a cobrar a primeira prestação. Porque não foi cobrada uma prestação no início de Setembro? Se isso foi feito com o teu acordo, acho que só podes fazer uma reclamação genérica ao Banco de Portugal contra esta prática dos bancos. Se não tinha sido definido quando seria paga a primeira prestação, podes sempre tentar argumentar que o banco ta devia ter cobrado em Setembro e, por não o ter feito, estás a dever mais dinheiro do que devias nesta altura (com o consequente impacto que isso tem sobre os juros). Mas a diferença não serão seguramente 448,31€...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Absolom

Atenção antes de te meteres numa batalha perdida. Esse dinheiro não foi indevidamente cobrado: pelo que percebi o banco pôs-te o dinheiro à disposição para pagar a casa em Agosto e tu só pagaste 1 mês e 25 dias depois.

Porque não foi cobrada uma prestação no início de Setembro? Se isso foi feito com o teu acordo, acho que só podes fazer uma reclamação genérica ao Banco de Portugal contra esta prática dos bancos.

Foi uma imposição do banco pagar a primeira prestação 1 mês e 25 dias depois, sendo-me informado que pagaria duas prestações que no caso foi 1 mês e 25 dias. Que culpa tenho eu que não me tenham cobrado a primeira prestação a 4 de Setembro? Ou então que me cobrassem duas prestações (2x 544,40€) englobando o capital em divida e os juros.

No caso falando portuguesmente, roubaram-me 448,31€ pois não me abateram 1 cêntimo de capital sobre este valor pago.

Logo na minha modesta opinião, ao contrário da sua, sinto que me foram cobrados valores indevidamente. Reforço a ideia que a DECO no caso do meu amigo, foi clara ao informar que havia imensas reclamações sobre essa prática nos diferentes bancos.

Independentemente das minhas palavras que aparentam haver firmeza e razão do meu lado, óbvio que agradeço qualquer tipo de sugestão/comentário da vossa parte, pois se estou errado, tenho de corrigir este erro, mas não me parece....

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa