Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• duvida sobre altura para renegociar spread

luana

Recommended Posts

O "spread" de 0,29% é muito bom, certamente, porque foi conseguido antes do estalar desta crise financeira!

Se fores lá hoje, como eu fui, e apesar de uma grande amizade com o gerente do balcão (BPI), das duas uma:

1 - Ou tens um depósito altíssimo, que garanta a dívida;

2 - Ou então, não levas nada,  dizem-te que para a conjuntura actual, o "spread" é bom e de que nada vale, apresentares simulações de outros Bancos, com "spreads" mais baixos!

Quanto aos seguros, estou como tu, procuro melhor. Estou a seguir o conselho do hsfarao e 2ª feira vou contactar a mediadora, cujo endereço electrónico é www.portoseguro.co.pt! Liguei-lhes hoje, mas não tinham o simulador disponível! Na CGD, penso que não ganhas nada! Quando fiz o meu crédito hipotecário (contactei-os primeiro, antes de ficar pelo BPI), os seguros deles - Fidelidade Mundial - eram claramente superiores aos da Allianz (seguradora associada ao BPI). De qualquer forma, podes tentar! Não há situações iguais, a começar logo pela idade do/dos proponente(s)!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É verdade que a altura não é propícia para renegociar o spread.

Tentei no Montepio, onde tenho o crédito, mandaram-me aguardar e ontem recebi um telefonema, informando-me que o meu empréstimo era titularizado! Por causa dessa titularização o spread não pode baixar. Parece que quando pedi o empréstimo ( há 6 anos) o spread foi abaixo da média paraticada - 1,25%

Tenho que ler o meu contrato e ir ao banco esclarecer a situação.

Alguém sabe, realmente, o que é  a dita titularização?

Obrigada

m.elis

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pensa no caso da cedência de créditos fiscais ao Citigroup, pelo Estado em 2003, quando, para baixar o "deficit" foi necessário arranjar "artificialmente" receitas! O que é que aconteceu? Tudo o que o Fisco cobrava, ia temporariamente para os Cofres do Estado, mas depressa fazia viagem para o Citigroup!

No fundo, nos casos dos créditos a habitação, a situação é basicamente a mesma. Sendo o país pobre em termos económicos, aquilo que a Banca fazia até há poucos anos, pedindo emprestado à Banca estrangeira (mais forte), titularizava os créditos (os valores que todos nós pagávamos, ia para o BPI, mas de seguida, para o Banco estrangeiro X ou Y).

Actualmente a Banca, em vez de ir pela via da titularização, vai pelo caminho da emissão hipotecária!

No fuindo são nos dois casos, operações bancárias entre Bancos, passe a redundância!

Porquê actualmente a via da emissão hipotecária?

Porque, em termos práticos, nas obrigações hipotecárias, se o património não for suficiente, o Banco responde apenas pelo que faltar, enquanto que na titularização, só o património responde pela dívida! Daí, o Banco, não te querer baixar o "spread"!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

m.elis, faz o seguinte, no "Google", faz a busca - Daniel Silva Finance: crise financeira: o problema do crédito.

A explicação está mais clara, se bem que o resultado final, seja aquele, que eu refiro na parte final da mimha mensagem!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pensa no caso da cedência de créditos fiscais ao Citigroup, pelo Estado em 2003, quando, para baixar o "deficit" foi necessário arranjar "artificialmente" receitas! O que é que aconteceu? Tudo o que o Fisco cobrava, ia temporariamente para os Cofres do Estado, mas depressa fazia viagem para o Citigroup!

No fundo, nos casos dos créditos a habitação, a situação é basicamente a mesma. Sendo o país pobre em termos económicos, aquilo que a Banca fazia até há poucos anos, pedindo emprestado à Banca estrangeira (mais forte), titularizava os créditos (os valores que todos nós pagávamos, ia para o BPI, mas de seguida, para o Banco estrangeiro X ou Y).

Actualmente a Banca, em vez de ir pela via da titularização, vai pelo caminho da emissão hipotecária!

No fuindo são nos dois casos, operações bancárias entre Bancos, passe a redundância!

Porquê actualmente a via da emissão hipotecária?

Porque, em termos práticos, nas obrigações hipotecárias, se o património não for suficiente, o Banco responde apenas pelo que faltar, enquanto que na titularização, só o património responde pela dívida! Daí, o Banco, não te querer baixar o "spread"!

Descupa a maçada mas percebi mal a última parte. Então para os bancos é mais vantajosa a titularização ou a emissão hipotecária? Estou em desvantagem? Achas que posso mudar isso nesta altura?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Descupa a maçada mas percebi mal a última parte. Então para os bancos é mais vantajosa a titularização ou a emissão hipotecária? Estou em desvantagem? Achas que posso mudar isso nesta altura?

Neste momento, para a Banca em geral, a mudança de titularização de créditos para emissão de obrigações hipotecárias, é mais favorável, por razões de mercado e fiscais, sobretudo!

De qualquer forma, isto é um assunto "pesado"! Pará nós clientes, o que nos importa é saber se podemos baixar ou não o "spread" e como a titularização fica mais cara à Banca, do que a emissão de obrigações hipotecárias, aí estará a razão do teu Banco te informar que não é possível baixá-lo! Mudar o quê? Desculpa..não percebo... ou queres dizer, mudar de titularização para obrigações hipotecárias? Se é isso, obviamente que não, por uma simples razão:no ano do "estalo" do subprime, a Banca arrepiou caminho da titularização para as obrigações hipotecárias. Aliás isto foi objecto de lei em 2006!Tudo foi exterior à relação cliente/banco! Tudo se passou no âmbito fechado dos "negócios" da Banca, por lhes ser mais favorável!

De qualquer forma se quiseres aprofundar um pouco a questão, aconselho-te a pesquisar no Google: IN VERBIS:obrigações hipotecárias e titularização de créditos. É uma entrevista a um advogado, que esteve na origem e desenvolvimento da titularização dos créditos fiscais ao Citigroup em 2003!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

m.elis, experimenta pedir simulações noutros bancos. Não conheço os detalhes do empréstimo mas acho que abaixo de 1,25% de spread não deve ser muito dificil arranjar, mesmo em tempo de crise. Julgo que continua a haver bancos que inclusive pagam uma boa parte dos custos da transferência.

Se o teu banco não quiser rever a sua posição mesmo face a uma oferta concorrencial melhor, muda-te para outro lado...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

m.elis  :)

Tendo em conta os dados que forneceste, se o empréstimo fosse contratado nas mesmas condições, o BPI não aceitaria a transferência do teu crédito, porque o capital a financiar teria de ser superior a 50.000eur. :P

Ver mais aqui: http://www.bancobpi.pt/pagina.asp?a=1&f=1803&opt=f&p=1&s=1

Compreendo-te perfeitamente, tb já tive um empréstimo à habitação no Montepio, o meu spread tb era altíssimo. :-\

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pipocas :)

Já vi o endereço que me mandaste. Na verdade tinha que dever um valor igual ou superior a 50 000,00€

"Capital a financiar (capital em dívida a transferir incluindo LCP´s em curso na OIC liquidadas por nova LCP contratada no BPI e/ou nova LCP e um eventual novo empréstimo para Obras a contratar no BPI) seja igual ou superior a € 50.000"

Vou continuar na luta. Obrigada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites