Ir para o conteúdo
papidan13

Dúvidas mais malias e ANEXO G

Recommended Posts

papidan13

Boa tarde,

Tenho uma dúvida relativa a IRS que passo a expor:

- Em 2004 comprei em co-propriedade (50/50) uma casa por 210 mil euros pois vivia em união de facto

- Em 2010 surgiu a separação e passei a minha parte para a minha ex-companheira recebendo o valor de 11 mil euros como mais valia. Existia uma divida de 135 mil euros ao banco que ela integralmente assumiu.

- Tive despesas com essa transacção e o restante valor foi investido numa nova casa

– Tenho mais valias a declarar?

Será pedir muito indicarem quais os campos a preencher no anexo G do Modelo 3! :)

Obrigado

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Deixa lá ver se percebi:

* Pagaste 105.000€ por meia casa em 2004

* Em 2010 recebeste 11.000€ pela venda da mesma, mais os 67.500€ de amortização da parte do crédito que estava em teu nome (já não está em teu nome, certo?).

Não recebeste mais nada? Se foi só isto não tiveste mais-valias, acho eu, só prejuízo. (e a tua ex ganhou uma dívida bastante significativa, bem se diz que raramente alguém sai a ganhar numa separação...)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
papidan13

A história é um pouco comprida. Quando adquirimos a casa por 210 mil foi com o lucro obtido da venda de uma casa que era pertença dela, cerca de 60 mil euros. Portanto, na separação, de imediato se descontou esse valor.

Recebi unicamente os 11 mil, o resto fui à conservatória assinar os papéis para passar tudo para nome dela e até aí paguei despesas.

É verdade que ela assumiu a divida ao banco, cerca de 135 mil euros, mas também ficou com um bem cuja avaliação ronda os 250 mil euros numa futura venda.

Obrigado pela ajuda,

miguel dantas

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

A história é um pouco comprida. Quando adquirimos a casa por 210 mil foi com o lucro obtido da venda de uma casa que era pertença dela, cerca de 60 mil euros. Portanto, na separação, de imediato se descontou esse valor.

Recebi unicamente os 11 mil, o resto fui à conservatória assinar os papéis para passar tudo para nome dela e até aí paguei despesas.

A menos que no empréstimo tivesses uma "percentagem" maior do que a dela, o facto dela ter entrado com 60.000€ não interessa ao fisco porque não tendes isso registado em lado nenhum. Aliás, a casa foi registada em 50/50, ou seja, supostamente entraste tu com tanto dinheiro como ela.

Na escritura em que lhe vendes a tua metade, é dito qual foi o valor da venda? São apenas e só os 11.000€?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
papidan13

Não interessou ao fisco mas interessou para partilhas! São as incongruências das leis neste país de faz de conta!

Não foi dito qual o valor, o acordo foi unicamente de transacção da dívida ao Banco para que ela ficasse com a casa. O empréstimo era de 150 mil, faltavam pagar 135 mil. Ao que juntou acertos de recheio da casa e perfez os 11 mil. Resumindo, da transacção supostamente recebi 11 mil, menos as despesas.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
papidan13

Obrigado pela atenção e desed já peço desculpa de alguma palavra mais "azeda" mas ainda me custa a digerir toda esta situação.

Obrigado por tudo,

MD

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa