Ir para o conteúdo
pventura

compra de terreno

Recommended Posts

pventura

antes de mais gostaria de dar os parabéns pelo fórum que desconhecia até hoje mas pelo que vi vou passar a ler com regularidade dada a preciosa informação que contém!

passo agora à questão que aqui me trouxe e para a qual peço a vossa ajuda:

1º pretendo comprar o terreno A.

2º o terreno A pertence a 3 herdeiros e não está dividido (penso que se diz loteado).

3º a perspectiva é de comprar apenas 2/3 do mesmo. um dos herdeiros não está disposto a vender mas mostra-se interessado em resolver a questão da divisão do mesmo.

agora as minhas dúvidas:

a) para comprar os 2/3 é necessário fazer o loteamento certo?

B) o loteamento é feito em 3 ou pode ser feito em 2 partes (uma com 2/3 e outra com 1/3)?

c) que custos são aplicados a este tipo de transação? quantas mais partes mais caro?

d) há outra forma de resolver esta questão sem fazer loteamentos (tipo doação de herança)?

obeigado pela vossa ajuda!

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

a) não, podes perfeitamente comprar 2/3 de um terreno indiviso. Obviamente, qualquer coisa que queiras fazer no terreno tem que ser sempre com o acordo do outro proprietário, porque ele também é dono.

B) julgo que pode ser feito em 2 partes, eventualmente também depende do tamanho do terreno e do que a câmara deixar fazer nessa zona

c) não sei

d) se queres ficar com a propriedade plena de uma parte do terreno e o outro não quer vender, a única hipótese julgo que é mesmo o loteamento...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pventura

obrigado pela resposta.

de facto não há interesse em ser co-proprietário de um terreno e esperar sempre pela aprovação de outrem para fazer o que quer que seja no mesmo....

estive a ler algumas coisas e fique confuso se seria melhor comprar antes de lotear para fazer 2 lotes ou deixar que os actuais donos façam o loteamento e depois adquirir 2 partes. é nestas coisas há sempre custos associados e é isto que gostaria de saber para depois poder negociar a melhor solução para todas as partes.

li que estaria isento do IMT uma vez que o terreno é para construção de habitação própria certo?

"São isentas do IMT as aquisições de prédio urbano ou de fracção autónoma de prédio urbano destinado exclusivamente a habitação própria e permanente cujo valor que serviria de base à liquidação não exceda (euro) 92 407.

(Redacção da Lei n.º55-A/2010, de 31 de Dezembro)"

podem indicar onde me posso informar sobre os custos e procedimentos associados a este tipo de transacção (instituição ou gabinete de apoio)?

para já vou estudar isto que deve ser o diploma que regulamenta este tipo de transacção certo?

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/A2F76C31-49F0-4C95-884A-22E3DB10F341/0/decretolei_n_2872003_de_12_de_novembro.pdf

obrigado pela ajuda!

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Eu loteava primeiro para comprar depois. sobretudo se queres entrar com as isenções para habitação própria.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
reymisterio

Temos e ter em atençaõ que os lote de tereno naão têm isençaõ e são tributados em 6,5% em IMT e o,8% em imposto de selo.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pventura

obrigado reymisterio pelo aviso! é possível indicar a legislação disto para incluir no ficheiro?

não há forma de ultrapassar isto? doação ou venda simbólica... isto vem complicar as contas :( e muito...

cump.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante latrum

obrigado reymisterio pelo aviso! é possível indicar a legislação disto para incluir no ficheiro?

não há forma de ultrapassar isto? doação ou venda simbólica... isto vem complicar as contas :( e muito...

cump.

Não se meta nisso a doação pode ser anulada pelos herdeiros legitimários, a venda simbólica permite ao outro proprietrário exercer o direito de preferência pelo "valor simbólico".

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
reymisterio

No artigo 17º do Codigo do imposto municipal sobre imoveis, ter em atenção no seu nº1 al. a) é para predios urbanos já construidos exclusivamente para habitação propria e permanente, na al. B) é para prediso urbanos já construidos exclusivamente para habitação , al. c) para todos os predios rusticos e na al. d) para aquisição de outros predios urbanos e outras aquisições onerosas e aqui cabem o slotese terreno paar construção

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pventura

latrum, obrigado pelo esclarecimento. começo a perceber porque é que me avisaram que não ia ser fácil resolver o problema...

reymisterio, vou lêr o imposto municipal sobre imoveis tal como indicas.

já percebi que para alguém leigo como eu, querer resolver as coisas não chega. no meio de tanta legislação é muito fácil que cometer erros (e graves!) enfim...  

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa