Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• joape

Como declarara a pensão de alimentos em casais divorciados

Recommended Posts

joape

Sou divorciado e tenho uma filha. Mensalmente contribuo com um valor para encargos, acordado com a mãe. Em termos de IRS a minha filha vai estar associada ao agregado familiar da mãe. A mãe entregou-me um documento assinado em que refere que recebeu de mim um valor anual para ajuda de custos com a nossa filha. Onde declaro isso no IRS? Devo colocar a minha filha também no meu agregado familiar?

Posso colocar isso como Mecenato Familiar?

pauloaguia

A pensão de alimentos pode ser deduzida no IRS de quem a paga, salvo erro no quadro 6 do anexo H (procura na ajuda ao preenchimento, por temas)

Julgo, no entanto, que o seu valor tem de estar homologado pelo tribunal para ser aceite como dedução...

Quanto à vossa filha, ela só pode constar numa declaração de rendimentos, como qualqer outra pessoa. Se consta na da mãe, não pode constar na tua. E, para este efeito, nem precisa...

caçote

E parece-me que por exemplo o pai deduz como despesa a pensão de alimentos que entrega á mãe da filha na sua declaração de irs, e a mãe da filha tem de declarar (Entidade pagadora Pai) (código 406) o que recebe como pensão de alimentos na declaração de IRS dela.

1-A filha tem de ser dependente da pessoa que recebe a pensão de alimentos!

2-A morada fiscal da dependente tem de ser a mesma da pessoa que recebe a pensão de alimentos!

Cump.

joape

Obrigados a todos. Só mais uma dúvida: o numero de contribuinte que coloco no campo 6 é o da mãe ou da filha?

Guest sandradias

E parece-me que por exemplo o pai deduz como despesa a pensão de alimentos que entrega á mãe da filha na sua declaração de irs, e a mãe da filha tem de declarar (Entidade pagadora Pai) (código 406) o que recebe como pensão de alimentos na declaração de IRS dela.

1-A filha tem de ser dependente da pessoa que recebe a pensão de alimentos!

2-A morada fiscal da dependente tem de ser a mesma da pessoa que recebe a pensão de alimentos!

Cump.

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa