Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• kika

Fiança

Recommended Posts

kika

Boa tarde

Gostaria de saber se alguem me pode ajudar

Os meus pais foram fiadores de um emprestimo já a mais de 16 anos, e os senhores nunca pagaram a renda.

Na altura fomos chamados ao banco, a casa foi vendida e os juros foram parcialmente pagos, por nós uma vez que na altura os senhores nao tinham bens.

Quando finalizamos o pagamento de parte dos juros, o advogado do banco diz para nao fazermos mais nada que ele ia tentar anular a divida perante o banco, e durante 12 anos nada nos foi dito.

Agora passados 12 anos ficamos a saber que o nome do meu pai consta no banco de portugal, quando pensamos que o assunto estaria mais que resolvido.

Agora pergunto:

Tenho conhecimento que ambos os devedores estao a trabalhar, e ambas as filhas também, nao sei se haverá algum bem em nome deles, no entanto judicialmente pode-se entrar com uma acção para que lhe seja descontado uma parcela do ordenado por mês???

aguardo a vossa ajuda

obrigado

José Ribeiro

Os meus pais foram fiadores de um emprestimo já a mais de 16 anos, e os senhores nunca pagaram a renda.

Na altura fomos chamados ao banco, a casa foi vendida e os juros foram parcialmente pagos, por nós uma vez que na altura os senhores nao tinham bens.

Quando finalizamos o pagamento de parte dos juros, o advogado do banco diz para nao fazermos mais nada que ele ia tentar anular a divida perante o banco, e durante 12 anos nada nos foi dito.

Agora passados 12 anos ficamos a saber que o nome do meu pai consta no banco de portugal, quando pensamos que o assunto estaria mais que resolvido.

Agora pergunto:

Tenho conhecimento que ambos os devedores estao a trabalhar, e ambas as filhas também, nao sei se haverá algum bem em nome deles, no entanto judicialmente pode-se entrar com uma acção para que lhe seja descontado uma parcela do ordenado por mês???

Não haverá por ai alguma omissão?

Seja como for, o advogado tratou de tudo ou não tratou?

Se tratou, deu-vos algum documento onde constava a não obrigatoriedade de continuar a pagar os juros e de serem fiadores?

O advogado ainda tem escritório? Deveriam, primeiro pedir esclarecimentos a ele. Depois ao Banco de Portugal. Mas era bom que tivessem algum documento da época que comprovasse a não obrigatoriedade de continuarem a serem fiadores. E por fim, entrar na via judicial, que deveria ser evitada a todo o custo.

Observação - Eis aqui um caso, de uma divida que permanece para toda a vida, mesmo quando se julgava que já estava saldada (http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=4658.msg36017;topicseen#msg36017)!...

pauloaguia

Quando as coisas ficam resolvidas diz-se alguma coisa. Se nada é dito em contrário, o problema continua, como é óbvio.

Aliás, o mais provável é que os juros tenham continuado a aumentar desde essa altura... a dívida agora deve estar bem maior.

Agora pergunto:

Quanto às filhas nada feito - ninguém é obrigado a pagar pelos problemas dos pais.

Quanto a eles é possível que sim - falem com o advogado. Até porque ao fim de tantos anos começam a correr sérios riscos de começarem a prescrever certos prazos e ainda ficam com o problema todo às costas...

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa