Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

  • Vanbru

    Poupanças no exterior em caso de saída da zona euro?

    Recommended Posts

    Vanbru

    Meus caros,

    Com toda a convulsão que vivemos, surgem, ocasionalmente, opinadores que dizem que Portugal pode ter de abandonar a Zona Euro. Convido-vos a ignorar se isso é ou não provável ou viável. Assumamos que isso acontece, para efeitos da questão que vos vou colocar:

    Se Portugal sair do Euro, o nosso dinheiro perderá valor, certo? I.e., quem tenha, por exemplo, 10 mil euros, ao ver esse montante convertido para a moeda nacional, verá esses seus 10 mil euros a deixarem de o ser, ou antes, terão em moeda nacional um valor inferior ao que tinha quando a poupança era expressa em euros. Estou certo no raciocínio?

    Se assim for, ter o dinheiro depositado fora do país, numa economia da Zona Euro, significa que os 10 mil euros continuam a ser 10 mil euros, e portanto o depositante retém o valor das suas poupanças. Faz sentido pensar assim? Se faz, que mecanismos existem para constituir poupanças no exterior?

    Estamos familiarizados com a abertura de contas em Portugal: papelada, comprovativos, ir ao balcão ou fazê-lo via net. Mas, e se for uma poupança no estrangeiro, como é que isto se processa? Admito que seja possível mas não sei como se faz, nem tão pouco se isto faz algum sentido ou se justifica o esforço.

    Obrigado.

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    pauloaguia

    Só por sair do Euro o dinheiro não desvaloriza (muito).

    Agora, o problema é que as políticas económicas que Portugal necessariamente teria que adotar para sair da situação em que está, quase de certeza que passariam por injetar capital desvalorizando a moeda.

    Quanto às poupanças, em Portugal já tens alguns bancos que permitem a abertura de contas em dólares, por exemplo, e certamente nesse cenário, muitos mais permitiriam a abertura de contas em euros.

    Não seria preciso andar a passar pela confusão de abrir uma conta no estrangeiro.

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites

    Your content will need to be approved by a moderator

    Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


    ×
    FinancasPessoais.pt

    Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

    Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

    Não mostrar mais esta caixa