Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• mix_10

Amortização parcial - Redução do tempo ou prestação

Recommended Posts

mix_10

Boa Tarde

Tenho um empréstimo já lá vão 7 meses, e agora em Março decidi amortizar parcialmente mil € e, como tinha lido no blog compensa mais reduzir o tempo do empréstimo em vez de reduzir na prestação mensal.

Acontece que hoje recebi um e-mail do banco (Santander) que não é possível reduzir o tempo do empréstimo!!

"As amortizações parciais apenas podem incidir sobre o montante, não podendo ter reflexo no prazo do empréstimo.

O que podemos fazer, quando acumular um valor considerável de amortizações, é pedir uma alteração contratual para redução de prazo do empréstimo."

Como sendo o meu 1º empréstimo e 1ª amortização, agradecia imenso que me ajudassem, se perante a lei posso pedir redução do tempo e o banco está a tentar iludir-me, ou realmente só com uma grande quantia amortizada poderei pedir a dita alteração contratual??

O meu objectivo era, amortizar pelo menos mil € por ano, no mínimo, e com a redução do tempo do empréstimo, como se encontra no blog, poupasse mais juros.

Obrigado

pauloaguia

Alguns bancos aceitam mudar o prazo do empréstimo sem grandes problemas. Outros nem por isso. A verdade é que normalmente não são obrigados a fazê-lo, pois o contrato não prevê esse tipo de alteração.

(Quando assinaste o contrato com o banco, imagino que o prazo foi uma das coisas que lá ficou definida).

Obviamente, se fizeres um pedido de alteração contratual, o banco também é livre de o aceitar ou não, conforme lhe apetecer. Pode também fazer uma contra-proposta (tipicamente aproveitam essas alturas para tentar impor um aumento de spread - "nós damos-lhe o que quer, se nos der algo em troca"). Também és livre de aceitar ou recusar a contra-proposta, ou seja, nunca perdes nada em tentar propor alterações ao contrato.

Não há condições mínimas para pedir alterações contratuais. Em teoria podes ir todos os dias ao banco pedir para te reverem o prazo ("água mole em pedra dura..." - repara que o banco não definiu o que considerava ser um "valor considerável de amortizações" ;)). Claro que a probabilidade de veres essas pretensões realizadas serão tanto maiores quanto maiores as diferenças relativamente às condições iniciais.

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa