Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• IRS (anexo G) e mais valias por herança de uma casa

Antau

Recommended Posts

Minha mãe faleceu este ano em fevereiro,sou herdeira com rendimentos. aconteçe que não consegui empréstimo bancário ,junto dos bancos para um credito pessoal para pagamento de algumas dívidas devido a eu n ter Irs meu e o dela vir ainda em seu nome comigo como cabeça de casal. Não consigo fiador pois não tenho ninguém conhecido onde moro a herança,que possuo tem uma clausula onde nada posso vender só meus filhos ,mas um deles é menor e n sei como vou pagar pois usufruo de 3000 euros mensais mas tenho muitas despesas com casa e 2 filhos desempregados e 1 estuda em colégio privado . como posso pedir assim eu um empréstimo? ???

Só uma dúvida antes de dar uma resposta melhor - se não consegues pagar as despesas agora, como vais depois reembolsar o empréstimo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    • Respostas 85
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Ra

17

• pauloaguia

16

• artpinheiro

4

Visitante Paula Sá

Boa noite.

Por morte do meu pai foram feitas partilhas pelo tribunal por existir uma menor, filha só do meu pai. Sendo herdeiras a minha mãe e quatro filhas.

Foi feita a partilha correspondendo a uma habitação, uma embarcação de pesca, uma sepultura, um carro e uma arma de caça, deduzindo ao valor as dividas deixadas pelo meu pai.

O valor que cada filha foi de cerca de 10000euros,o que nos filhas maiores de idade não recebemos por respeito a minha mãe e termos decidido fazer partilhas de tudo aquando do seu falecimento, mas não tendo declaro não termos recebido o valor.

Este ano teremos que fazer a declaração de IRS declarando mais valias de alguma coisa?

Atenciosamente

Paula Sá

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite.

Por morte do meu pai foram feitas partilhas pelo tribunal por existir uma menor, filha só do meu pai. Sendo herdeiras a minha mãe e quatro filhas.

Foi feita a partilha correspondendo a uma habitação, uma embarcação de pesca, uma sepultura, um carro e uma arma de caça, deduzindo ao valor as dividas deixadas pelo meu pai.

O valor que cada filha foi de cerca de 10000euros,o que nos filhas maiores de idade não recebemos por respeito a minha mãe e termos decidido fazer partilhas de tudo aquando do seu falecimento, mas não tendo declaro não termos recebido o valor.

Este ano teremos que fazer a declaração de IRS declarando mais valias de alguma coisa?

Atenciosamente

Paula Sá

O que se passou foi que as quotas-partes das filhas foram vendidas à mãe, é isso?

Se sim, cada filha tem de declarar a venda da sua quota-parte da habitação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...

Boa noite tenho 3 sobrinhos q apos a morte do pai receberam uma heranca de uma casa que era a parte de seu pai.logo teem q declarar a parte que receberam os 3?

O que se declara no IRS é a venda da casa, não a aquisição.

Se um dia venderem a parte que lhes tocou da casa é que têm que declarar para se apurar se houve ou não mais valias que possam ser tributadas. Por esse motivo, convém que guardem todos os documentos relacionados com a transmissão que ocorreu agora até ao dia em que essa venda acontecer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    Visitante Roseta

Tenho uma tia solteira que herdou dum irmão também solteiro ,ambos sem filhos 5.000eurs que foi a divisão de um terreno que valia 40.000eur dividido pelos 8 irmãos vivos.

Como declaro o que recebeu de herança e a venda da mesma -pois recebeu 5000eur na venda ao irmão da sua 8ªparte.

è no anexo G mas em que quadros?

Agradecia ajuda já que nas finanças não são nada esclarecedores

Obrigada

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho uma tia solteira que herdou dum irmão também solteiro ,ambos sem filhos 5.000eurs que foi a divisão de um terreno que valia 40.000eur dividido pelos 8 irmãos vivos.

Como declaro o que recebeu de herança e a venda da mesma -pois recebeu 5000eur na venda ao irmão da sua 8ªparte.

è no anexo G mas em que quadros?

Quadro 4.

Põe 5000 como valor de aquisição e outro tanto como valor de realização.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Será que me podem eslarecer?

Comprei uma garagem. Tenho que preencher algum impresso especifico para o IRS??

Não. O que é de declaração obrigatória são as vendas de imóveis, não as compras.
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Zaida Roques

Boa tarde,

Gostava de expor a minha situação.

Eu era proprietária de um terreno o qual vendi por 39500€, e depois investi num apartamento que custou 40000€ contudo o mesmo ficou em meu nome e em nome do meu irmão, tendo sido eu a pagara totalidade.

Agora no anexo G preencho a venda do terreno, e depois a parte do reinvestimento coloco apenas os 20000€ e que tenho 50%, ou coloco a totalidade uma vez que fui eu que paguei tudo e coloco 50% da parte do prédio urbano?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde

O meu caso: o meu sogro morreu em 2004. A mãe do meu sogro morreu à 20 anos. O pai do meu sogro morreu em 2009 anos atrás. O meu sogro tem 2 irmãos.

Os pais do meu sogro tinham uma casa, que se herdou na altura da morte do pai dele (na altura da morte da mãe não foram feitas partilhas). A casa foi vendida o ano passado.

Duvidas:

1- o valor de aquisição seria o valor de avaliação aquando da morte do pai do meu sogro?

2- mas caso não tenha sido avaliada na altura (tenho quase a certeza que não feita a avaliação), e so avaliada na altura da escritura de venda como se procede? (estou a tentar perceber como foi o caso)

3- que despesas/encargos é que podem ser consideradas? valores de advogados para tratarem da documentação?

Melhores cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eu era proprietária de um terreno o qual vendi por 39500€, e depois investi num apartamento que custou 40000€ contudo o mesmo ficou em meu nome e em nome do meu irmão, tendo sido eu a pagara totalidade.

Agora no anexo G preencho a venda do terreno, e depois a parte do reinvestimento coloco apenas os 20000€ e que tenho 50%, ou coloco a totalidade uma vez que fui eu que paguei tudo e coloco 50% da parte do prédio urbano?

Eu punha tudo - tens o comprovativo que foste tu que pagaste, certo?
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde

O meu caso: o meu sogro morreu em 2004. A mãe do meu sogro morreu à 20 anos. O pai do meu sogro morreu em 2009 anos atrás. O meu sogro tem 2 irmãos.

Os pais do meu sogro tinham uma casa, que se herdou na altura da morte do pai dele (na altura da morte da mãe não foram feitas partilhas). A casa foi vendida o ano passado.

Duvidas:

1- o valor de aquisição seria o valor de avaliação aquando da morte do pai do meu sogro?

2- mas caso não tenha sido avaliada na altura (tenho quase a certeza que não feita a avaliação), e so avaliada na altura da escritura de venda como se procede? (estou a tentar perceber como foi o caso)

3- que despesas/encargos é que podem ser consideradas? valores de advogados para tratarem da documentação?

1 - sim, é o valor na altura da transmissão.

2 - foi quase de certeza. Casas que não tivessem sido avaliadas depois de 2003, eram obrigatoriamente avaliadas quando houvesse uma transmissão de propriedade, que foi o que aconteceu na altura das partilhas.

3 - o valor pago na altura das partilhas pela escritura da casa. o valor de eventuais obras que tenham feito. O valor pago a uma imobiliária pela venda, se eventualmente existiu. Quanto aos advogados, que tipo de documentação?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante eugenio tavares

boa tarde

os meus pais tem uma casa antiga que herdaram já à muitos anos.(ano 1986+-)

mas eu queria pedir um empréstimo para arranjar essa casa mas para isso queria pedir um empréstimo para compra no valor de 25.000 eur pois é menos burocrático e fica mais barato no empréstimo  do que pedir credito para obras mas se eu comprar por 25.000 eur quanto pagariam os meus pais de mais valias  já que a casa veio de herança.

obrigada pela vossa ajuda

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

os meus pais tem uma casa antiga que herdaram já à muitos anos.(ano 1986+-)

mas eu queria pedir um empréstimo para arranjar essa casa mas para isso queria pedir um empréstimo para compra no valor de 25.000 eur pois é menos burocrático e fica mais barato no empréstimo  do que pedir credito para obras mas se eu comprar por 25.000 eur quanto pagariam os meus pais de mais valias  já que a casa veio de herança.

Se a casa veio à posse antes de 1989 as eventuais mais valias não estão sujeitas a tributação. A venda teria, mesmo assim, de ser declarada, mas no anexo G1.

Mesmo que fosse depois de 1989, o que conta como valor de aquisição é o valor por que a casa tinha sido avaliada na altura. Com o coeficiente de atualização e o facto de o valor da venda ser tão baixo, dificilmente haveria mais valias para tributar...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atenção que para ser aceite o reinvestimento, o valor reinvestido tem de corresponder à venda de uma habitação própria e permanente.

O que não é o caso, pois foi vendido um terreno.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Ana Patricia

:-[ Boa noite,

Estava a tentar preencher o IRS,mas parei no modelo G, não sei por onde começar.

Podem ajudar-me por favor.

O meu pai é herdeiro do meu avó que morreu em Agosto de 75.

Em 2013 recebeu o valor da venda de um terreno que foi herdado.

E recebe parte da herança da irmã dele que não tinha descendentes ou marido, que morreu em junho 2007.

Como a minha mãe morreu em Junho de 2008, nós vamos receber parte do valor que lhe pertencia.

Como coloco isto no modelo G?

Escritura Jan 13

43.750€ seria o valor a dividir pelos 4 irmãos (falecida incluida)

70,39€ seria o valor da aquisição a dividir pelos 3

Podem ajudar-me por favor.

obrigada

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

1º ponto:

O teu avô faleceu em 75. Mas a quota parte correspondente passou para o nome do teu pai antes ou depois de 31 de Dezembro de 1989?

Se foi até 1989, então essa parte é inscrita no anexo G1. Se depois, então é inscrita no anexo G, juntamente com a parte da irmã - uma linha para cada parte.

2º ponto:

O valor da aquisição não é aquele por que o teu avô comprou a casa mas sim o valor por que ela estava avaliada na altura de cada uma das transmissões. Ou, pelo menos no caso da herança da irmã, o valor da avaliação que foi feita por causa dessa transmissão.

3º ponto:

Vais preencher 2 linhas relativas ao mesmo imóvel, com valores e datas de aquisição (provavelmente) diferentes e o mesmo valor e data de venda. Outra coisa que os vai distinguir é o campo quota-parte, em que deve indicar quanto do imóvel é que herdou em cada uma das ocasiões.

Isto ajuda? Ou continuas com dúvidas?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 9 months later...
    Visitante JoseMartins

Boa tarde. agradecia uma ajuda no seguinte:

O meu pai faleceu em 2005 a minha mãe é viva e tenho um irmão, havendo uma casa antiga de herança.

Em 2014 fizemos a escritura da casa diretamente para mim, dando tornas à minha mãe e irmão. O valor de matriz é de 5000€ e a escritura e tornas foram feitas com base nesse valor tendo liquidado IMT e outras despesas.

Como preencho o anexo G e como é que a minha mãe preenche?

Muito obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    O meu pai faleceu em 2005 a minha mãe é viva e tenho um irmão, havendo uma casa antiga de herança.

Em 2014 fizemos a escritura da casa diretamente para mim, dando tornas à minha mãe e irmão. O valor de matriz é de 5000€ e a escritura e tornas foram feitas com base nesse valor tendo liquidado IMT e outras despesas.

Como preencho o anexo G e como é que a minha mãe preenche?

Tu não preenches - tu não alienaste o imóvel (não vendeste nem doaste) e é essa operação que é declarada no anexo G.

A tua mãe e irmão devem indicar a transmissão da sua quota parte - o valor de aquisição será o valor patrimonial e o valor de realização o valor das tornas (sendo o mesmo não há mais valia logo não há nada a tributar, mas a declaração é obrigatória à mesma).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...
    Visitante Carlos Macedo

Boa tarde.

Venho por este meio pedir um esclarecimento.

A minha esposa recebeu de herança metade de um apartamento de uma madrinha dela. O valor apresentado no testamento é de ( metade) 32.000 Euros. Vendeu o apartamento por (metade) 72.000€... Vai adquirir um apartamento com o valor de 35.000 €..... Pagou á ERA 4.500€ de comisão. Sabem me indicar se vai ter algum valor a pagar de mais valias ou qual a taxa aplicada de imposto sobre as mais-valias?...... Um muito obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A minha esposa recebeu de herança metade de um apartamento de uma madrinha dela. O valor apresentado no testamento é de ( metade) 32.000 Euros. Vendeu o apartamento por (metade) 72.000€... Vai adquirir um apartamento com o valor de 35.000 €..... Pagou á ERA 4.500€ de comisão. Sabem me indicar se vai ter algum valor a pagar de mais valias ou qual a taxa aplicada de imposto sobre as mais-valias?...... Um muito obrigado.
    É preciso saber a data da morte da madrinha para dar a resposta exata. Porque o valor de aquisição é atualizado para a data atual antes de se fazerem as contas.

Admitindo que ela herdou o imóvel nos últimos 2 anos (em que não há qualquer atualização a fazer, logo o coeficiente de atualização é 1), a mais valia dela foi de 72.000 - 32.000 * 1 - 4.500 = 35.500€. Ela pode deduzir ainda o IMT que pagou na altura, bem como os custos que assumiu com os registos, na altura das partilhas e eventuais obras que tenham sido feitas no imóvel nos 5 anos anteriores à venda (obviamente, tem de ter comprovativos de ter suportado essas despesas).

Metade das mais-valias (17.750€, ignorando outras deduções) é sujeito a imposto, ou seja, englobado na declaração de IRS como se fosse o salário, por exemplo. A taxa exata de imposto vai depender do escalão em que ela ficar, o que depende do resto dos rendimentos dela. Mas em qualquer caso ainda vai ter uns milhares a pagar de imposto.

Se o apartamento vendido fosse a habitação própria e permanente dela (morada fiscal) então poderia também abater à mais valia o dinheiro investido no apartamento que vai comprar, desde que a compra fosse também para HPP. Nesse caso, conseguiria praticamente não pagar imposto. Mas se não for o caso, é melhor mesmo ir preparando o dinheiro para pagar o imposto sobre as mais valias.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite,

Agradecia a vossa ajuda para esta situação.

Os meus sogros venderam uma casa que pertencia a diversos herdeiros. A quota parte dos meus sogros é de 14,28%. No valor de aquisição e no valor de venda devo colocar o valor da avaliação total à data da transmissão e o valor total da venda, ou apenas o valor de aquisição e o valor de venda respeitantes à quota-parte, ou seja o que efectivamente receberam? Muito obrigado. É a primeira vez que faço este anexo....Muito obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Os meus sogros venderam uma casa que pertencia a diversos herdeiros. A quota parte dos meus sogros é de 14,28%. No valor de aquisição e no valor de venda devo colocar o valor da avaliação total à data da transmissão e o valor total da venda, ou apenas o valor de aquisição e o valor de venda respeitantes à quota-parte, ou seja o que efectivamente receberam?
    O valor total. Não é o que diz nas instruções de preenchimento?
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nas instruções diz que: "o valor de realização é determinado de harmonia com as regras previstas no artigo 44.º do Código do IRS". Tenho dificuldade em perceber se devem declarar o valor que receberam em quota-parte ou o valor total de venda do imóvel. Já li, noutros posts que se apenas se coloca o valor recebido e fico baralhado... Obrigado pela resposta.

Quando simulo com o valor total de venda, o valor a pagar de IRS é de mais 5.000 EUR, do que quando simulo com o valor efectivamente recebido pelos meus sogros. Parece-me estranho pagarem mais 5.000 EUR de imposto quando o valor que efectivamente receberam foi 5.400 EUR. Por esta lógica deverei colocar o valor recebido (quota-parte) e não o valor total. Será assim? Obrigado...estou às aranhas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites