Ir para o conteúdo
Visitante Susana D.

Descontos para empregada doméstica

Recommended Posts

Visitante Susana D.

Boa tarde e, antes de mais, muitos parabéns pelo blog!

Pretendo contratar uma empregada doméstica para 20h semanais (ordenado=350€) e gostaria que me esclarecessem como deverei proceder relativamente à segurança social. Não percebo absolutamente nada desta questão (até agora sempre tive empregadas pagas à hora...) e tenhos dúvidas relativamente aos procedimentos relacionados, por exemplo:

- Sou eu que devo inscrever a senhora ou é ela que deve dirigir-se à SS?

- Qual o valor dos descontos?

- Qual a percentagem paga por mim e por ela?

Estas são só algumas dúvidas que, para já, se me colocam mas existem seguramente muitas outras questões que deverei saber.

Agradeço desde já todos os comentários.

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
carlos2008

1º) em principio a senhora já tem número de Segurança Social atribuído - geralmente todos os adultos que já trabalharam, por pouco que seja, têm esse número

2º) não necessitas de fazer nada nem tu nem ela - ou seja, se ela já tiver o tal nº - não necessitam de comunicar nada à SS

3ª) mas, na hipótese remota de não o ter, terá que ser ela a inscrever-se na SS

4º) tu apenas tens que ir ao Multibanco e, até ao dia 20 de cada mês, pagar o mês anterior. É a forma mais prática.

5º) deves aceder a "pagamentos" de "segurança social" e preencher o que te pedem: mês a pagar, nº de horas e nº da SS da empregada

6ª) depois automaticamente o multibanco dá-te o valor a pagar - para essas horas (cerca de 84/mês) deve andar à volta de 58 euros (podes tb. fazer confortavelmente em casa no homebanking, a maior parte dos bancos já tem isso no homebanking).

7º) a taxa total é de 28,3% sendo 9,4% pago pelo empregado e 18,9% pelo patrão - mas atenção que o valor que pagas, no caso de empregadas domésticas, é calculado sobre um salário de referência que a SS determina e não sobre o que efectivamente pagas - no teu caso ela deve pagar cerca de 19 euros e tu cerca de 39 euros ( para um total de 58 euros, como disse atrás).

8º) consulta as tabelas no site da SS:

http://www2.seg-social.pt/left.asp?03.03.01

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa