Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

  • Descontos para empregada doméstica


    Visitante Susana D.

    Recommended Posts

    Visitante Susana D.

    Boa tarde e, antes de mais, muitos parabéns pelo blog!

    Pretendo contratar uma empregada doméstica para 20h semanais (ordenado=350€) e gostaria que me esclarecessem como deverei proceder relativamente à segurança social. Não percebo absolutamente nada desta questão (até agora sempre tive empregadas pagas à hora...) e tenhos dúvidas relativamente aos procedimentos relacionados, por exemplo:

    - Sou eu que devo inscrever a senhora ou é ela que deve dirigir-se à SS?

    - Qual o valor dos descontos?

    - Qual a percentagem paga por mim e por ela?

    Estas são só algumas dúvidas que, para já, se me colocam mas existem seguramente muitas outras questões que deverei saber.

    Agradeço desde já todos os comentários.

    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

    1º) em principio a senhora já tem número de Segurança Social atribuído - geralmente todos os adultos que já trabalharam, por pouco que seja, têm esse número

    2º) não necessitas de fazer nada nem tu nem ela - ou seja, se ela já tiver o tal nº - não necessitam de comunicar nada à SS

    3ª) mas, na hipótese remota de não o ter, terá que ser ela a inscrever-se na SS

    4º) tu apenas tens que ir ao Multibanco e, até ao dia 20 de cada mês, pagar o mês anterior. É a forma mais prática.

    5º) deves aceder a "pagamentos" de "segurança social" e preencher o que te pedem: mês a pagar, nº de horas e nº da SS da empregada

    6ª) depois automaticamente o multibanco dá-te o valor a pagar - para essas horas (cerca de 84/mês) deve andar à volta de 58 euros (podes tb. fazer confortavelmente em casa no homebanking, a maior parte dos bancos já tem isso no homebanking).

    7º) a taxa total é de 28,3% sendo 9,4% pago pelo empregado e 18,9% pelo patrão - mas atenção que o valor que pagas, no caso de empregadas domésticas, é calculado sobre um salário de referência que a SS determina e não sobre o que efectivamente pagas - no teu caso ela deve pagar cerca de 19 euros e tu cerca de 39 euros ( para um total de 58 euros, como disse atrás).

    8º) consulta as tabelas no site da SS:

    http://www2.seg-social.pt/left.asp?03.03.01

    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

    Join the conversation

    You are posting as a guest. If you have an account, sign in now to post with your account.
    Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

    Visitante
    Responder a este tópico

    ×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

    ×
    ×
    • Criar Novo...